Não.
É o sinal de uma mania que tende a se eternizar.
Minha sobrinha roía as paredes da casa. Não tem criança mais normal e "terrível" nesse mundo.
***
2006-08-16 08:41:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Desestressa, Melissa! Apesar de não ser um hábito bonito nem tão pouco saudável, é muito comum não só em crianças, mas até em adultos!
Pode ser sinal de ansiedade, mas não chega a ser grave!
Meu filho de 10 anos tem o mesmo costume, incomoda muito, o que faço é tentar corrigir, mostrar as consequências que isso pode ter, como micose nos dedos por exemplo, mas sem stress, eu roi unhas até ter uma micose chamada unheiro, doía pra caramba, sofri horrores, mas o costume passou, acabou, e eu sou absollutamente normal, ou pelo menos... quase!
2006-08-19 02:41:22
·
answer #2
·
answered by mona.st 2
·
0⤊
0⤋
Roer unhas é uma demonstração de ansiedade sim. Se ela deixou a chupeta há pouco tempo é uma forma de compensar a satisfação. Se ela só rói em momentos de tensão converse com ela de muito carinho nesta hora. Crianças precisam sentir-se seguras. Observe
2006-08-18 18:14:01
·
answer #3
·
answered by tess 3
·
0⤊
0⤋
Não . Meu filho de 2 anos tb ficou assim , insuportável. Acredite que até os dedos do pé ele roía, mais com o tempo ele foi deixando e hoje não faz mais .
Antes comprei um esmalte na revista AVON que deixa a unha com uma gosto horrível, e toda vez que ele botava a mão na boca fazia careta e parava .
Tente, pode dar certo . Boa sorte !
2006-08-18 06:59:33
·
answer #4
·
answered by Flor 3
·
0⤊
0⤋
Prezada Mamãe,
Não é um disturbio... Não é algo grave...
Eu não roou unha e acho um hábito ou evento isolado horrível...
Meu filho de 3 anos ocasionalmente faz...
Existem outros eventos mais comuns como passar as mãos no cabelo, ou catotar o nariz, tão feios quanto...
Talvez o mais grave é que unhas não são tão comuns assim e talvez tanto no meu quanto no teu caso, eventos que não fazemos...
Eu acredito que deve ser desestimulado... Ou seja associar com uma sensação desagradável para desapreender o evento...
É bastante simples....
Geralmente em farmácia, vende-se um esmalte para este tratamento, ele tem um sabor tipo de alho, ou seja, desagradável e inofensivo, isto deve desestimular o ato e com o tempo ela não roerá mais as unhas, pois terá apreendido...
Se meu filho de 3 anos, acentuar este evento, o tornando em hábito, eu faria isto... Até já solicitei a patroa para comprar...
Penso assim...
[]s
2006-08-17 09:38:30
·
answer #5
·
answered by Geninho 2
·
0⤊
0⤋
É sempre bom a ajuda de um psicólogo. A sua pergunta é muito complexa.
Como é a rotina da sua filha?
Existe brigas no lar?
Ela está em alguma creche?
Quem cuida dela?
Quem são as pessoas que convivem regularmente com ela?
Geralmente, roer unhas significa tensão, nervosismo, ansiedade.
Tente procurar observar melhor o dia a dia dela, isso vai ser fundamental.
Boa sorte!
2006-08-16 23:37:36
·
answer #6
·
answered by Claudia 3
·
0⤊
0⤋
olha pode ser um tic nervoso que ela adiquiriu por ter sido repreendida, ou ter visto alguma briga sua com o seu marido ou namorado que nao a fez bem por isso ela se alivia roendo as unhas.
2006-08-16 16:04:51
·
answer #7
·
answered by ††† þ&Ð®Ø ††† 2
·
0⤊
0⤋
Ei, calma amiga... Digamos que a palavra distúrbio seja muito forte pela a idade da pequenina... Mas digamos que isso pode se tornar uma mania muito feia, mas pode ser corrigida com tempo.
Basta ser paciente!
Beijos
E boa sorte.
2006-08-16 15:47:26
·
answer #8
·
answered by elisuperdoida 2
·
0⤊
0⤋
Roer as unhas pode ser um transtorno..
Se você já está "se roendo" de curiosidade para saber o que poderei esclarecer sobre um hábito que lhe persegue há tempos, contenha-se. Segundo especialistas, roer as unhas é uma manifestação de ansiedade. Mas há casos em que a onicofagia -nome científico para o hábito de roer unhas- é apenas um reflexo condicionado, como passar a mão no cabelo ou coçar o nariz de tempos em tempos. "Nem todo mundo que rói unha sofre de ansiedade, assim como nem todo ansioso rói unha".
O limite entre a normalidade e a patologia não é fácil de delimitar. O primeiro sintoma está nas próprias unhas. "Para que a onicofagia seja considerada doença, a pessoa precisa necessariamente roer todas as unhas, sem distinção.
A gravidade varia conforme a consequência do ato de roer. "Alguém que rói as unhas até machucar a carne, provocando sangramentos e inflamações, é diferente daquele que rói uma ou outra unha como atividade distrativa.
Segundo os médicos, os casos de onicofagia começam a ser notados a partir dos três anos de idade. A incidência aumenta um pouco entre os sete e os dez anos e sobe consideravelmente entre dez e 18.
"Aos 18 anos, eu estava prestes a ganhar meu primeiro carro. Fiquei tão ansioso na época que comecei a roer as unhas", . O que parecia resposta a uma ansiedade momentânea virou um hábito. "Costumo roer durante o dia. À noite passo a lixa para igualar. Mas não sou do tipo que que rói até a carne", diz.
As crianças podem tentar imitar os mais velhos. A técnica em imagens laboratoriais Nádia Pina Rodrigues, 29, tem de se policiar diante da filha. "Ela me chama a atenção quando me vê com o dedo na boca", diz. Motivada, Nádia completou quatro meses sem comer as unhas. "Mas tenho de fazê-las toda semana. Do contrário, não resisto."
Roer as unhas pode ser a segunda etapa de um processo. A estudante Lilian Figueira dos Santos, 16, adquiriu o hábito de morder a ponta do cabelo. "Quando estava impaciente ou sem nada para fazer, vivia comendo as pontas do cabelo, depois passei a roer unhas e hoje não consigo me controlar", diz ela.
Casos de onicofagia associados a ansiedade são atenuados com técnicas de relaxamento. "Exercícios de respiração, por exemplo, são ótimos porque podem ser praticados em qualquer hora ou lugar.
Mas há pessoas que podem precisar tomar medicamentos ou associá-los a outras terapias, como a cognitiva. "A idéia é ajudar a pessoa a identificar e a desconstruir pensamentos disfuncionais".
2006-08-16 15:46:16
·
answer #9
·
answered by neisimples 5
·
0⤊
0⤋
nao sera insegurança??geralmente demosntra pessoas inseguras e ansiosas!!ela nao passou ou presencio situaçoes que a deixaram assim??bjnhos
2006-08-16 15:45:39
·
answer #10
·
answered by Pipoca 2
·
0⤊
0⤋
Repreenda ela pode ser curiosidade, pois vc sabe q criança põe qualquer coisa na boca, fala pra ela q num eh bom ela por a unha na boca por q tem bichinhos q machucam o estomago, se naum resolver compre uma base anti-roedor de unha e passe lá q vai resolver!
Provérbios 22:6 ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele
2006-08-16 15:45:14
·
answer #11
·
answered by Intelectual 5
·
0⤊
0⤋