Boa pergunta caro Onizuka.
Ai vai minha humilde opniao:
A fe e como se fosse um musculo, precisa ser execitada para nao atrofiar.
A fe inteligente e aquela usada com sabedoria.Uma fe direcionada para o proposito desejado.Amparada pela Palavra de Deus ( A Biblia ) direcionada com embasamento biblico.
A fe que tem seu merito pessoal pois e recompensada.E firme ante dificuldades inesperadas ou fatos contrarios.
A fe emotiva e aquela que como a propria palavra diz e amparada e embasada pela emocao e o coracao do homem e enganoso. E uma fe que ante o primeiro obstaculo, TOMBA, porque foi alicercada num momento de emocao,
E a fe nada mais e do que a certeza das coisas que nao se ve mas que se esperam alcancar.
Um abracao e desculpe pela falta de acentos meu treclado pirou de vez e desculpe pelos erros HERRAR E UMANU :) !
2006-08-16 01:45:25
·
answer #1
·
answered by Mr.Friend? 2
·
1⤊
1⤋
Não existe "fé inteligente", e falo isso sem qualquer provocação ou crítica.
O fato é que a fé é um sentimento. Você não tem fé porque "aquilo foi comprovado", mas porque você "sente" que aquilo é uma verdade para você. Por ser um sentimento é, por definição, irracional e, portanto, não é inteligente.
A fé é assim, por natureza, emotiva, seja ela forte ou fraca, em um deus ou em vários deuses, não importa, é sempre emotiva (não colocando em questão se isso é bom ou ruim).
2006-08-16 11:09:08
·
answer #2
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
0⤊
0⤋
A fé inteligente, questiona o que está escrito, não pelo simples prazer de questionar, mas com o objetivo do crescimento contínuo, e buscando sempre compreender pessoas, como seres humanos, indendentemente de religiões.
Ter fé inteligente, é quando se começa a dar valor as boas obras ou atos das pessoas, independente da religìão que a mesma segue.
É quando você começa a praticar o bem, não pelo medo da punição ou porque você receberá uma recompensa, mas pelo simples prazer de ajudar ao próximo.
É quando você passa a questionar os seus atos como ser humano, não por medo, mas sim pela questão do autoconhecimento, e sempre pensando antes de agir.
Quando você começa a seguir algo pelo medo, a agir ou a pensar apenas pelo que está escrito, sem questionar, sem buscar outras fontes de conhecimento, passa a ser fé emotiva.
E ainda digo que para ter fé, nao precisa nem acreditar em Deus, basta apenas fazer o que ele ensinou.
Esta é minha humilde opinião
Abraços.
2006-08-16 10:24:00
·
answer #3
·
answered by JotaErre 4
·
0⤊
0⤋
Para mim, fé inteligente e emotiva são coisas diferentes do que a maioria disse. Eles estão caracterizando fé forte e fé fraca.
Fé inteligente é aquela em que você acredita em Deus e pensa sobre os ensinamentos dele. Aquela em que você não aceita tudo que o pastor fala só porque ele é pastor, não ora só por orar, e não aceita o livro sagrado da sua religião como uma verdade absoluta (tanto a bíblia quanto o alcorão quanto outros, se aceitos como verdade absoluta, levam a banhos de sangue). Na fé inteligente você pensa sobre o que ouve, reflete sobre a sua religião e crenças, e as segue porque acha que eles estão corretas.
Fé emotiva é aquela em que a pessoa acredita em tudo que está relacionado a sua religião, porque está relacionada a sua religião. Se o pastor disse, como ela poderia questionar? Se está no livro sagrado, deve ser verdade. A pessoa segue a religião porque precisa ou quer, e acredita porque sim.
Uns exemplos:
Fé inteligente: Jesus era um homem bom, perfeito, que fez o bem para todos. Logo ele só pode ser o filho de Deus. O dilúvio, a terra ser o centro do universo e ser criada em sete dias são metáforas, e não verdade absoluta, e servem para dar a beleza que a bíblia tem.
Fé emotiva: Está escrito na bíblia, então Jesus é o filho de Deus, e como alguém poderia afirmar diferente? É um pecador que vai arder no inferno. Os cientistas são mentirosos, e eu não vim do macaco, Deus que me criou, e óbvio que aconteceu o dilúvio no mundo inteiro.
2006-08-16 09:27:27
·
answer #4
·
answered by Dani 3
·
0⤊
0⤋
a fé inteligente está baseada nos seguimentos teologicos. É uma fé fundamentada e com base na vida de Cristo.E a fé emotiva é aquela que as pessoas tem quando buscam a Deus para ouvir o que querem ou barganham com Deus ( nas comunidades evangelicas existe muito isso) tipo assim uma lavagem cerebral: Você chega e o celebrante começa: temos aki hoje uma pessoa que está precisando muito de Deus (todos precisam). Temos uma pessoa que está com problemas de saúde (todos tem) nem que seja uma gripe... e por ai vai...
só que ela se convense de que cumprindo aquele proposito de dizimista sua vida vai mudar! self service da fé e da cura...
Ora bolas, e o que mais me assusta é que alguns são pessoas estudadas e realmente entendedores dos textos bíblicos, iludindo pessoas deseperadas.
FÉ INTELIGENTE: Me preoucupo com minha familia, meus filhos e minha comunidade. Participo da comunidade e vivo a realidade de hoje com os fundamentos de Cristo.
FÉ EMOTIVA: Vivo preoucupado com o que os outros pensam e estou cheio de ideas para apontar a fé alheia. Não sei nada e vou a igreja somente procurar benção. Não faço nada pela minha comunidade. Me emociono com os hinos de louvor, chego na porta de saida vejo a realidade que nem me toca e nem me emociona ver uma pessoa morrer de fome....
2006-08-16 09:03:21
·
answer #5
·
answered by victor b 2
·
0⤊
0⤋
acredito que fé é fé!!!..
a fé não pode ser "inteligente" pq a fé crer em algo que não se pode provar....
ou se tem fé.. ou não???
quem te garante que o padeiro que fez o pão que vc comeu no café da manhã não cuspiu na massa???
Ninguém.... vc simplesmente acredita nisso e pronto!!!
2006-08-16 08:58:24
·
answer #6
·
answered by rocsoledade 6
·
0⤊
0⤋
Na verdade existem 3 tipos de fé:
A natural - nascemos com ela ( aquela que quase todo brasileiro tem para ganhar na sena)
A Espiritual - Aquela que cultivamos e amadurecemos durante a caminhada cristã
A Sobrenatural - Dom de DEUS (1 Cor. 12)
Inteligência e emoções são caracteríscticas que influenciam os dois primeiros tipos, mas principalmente o primeiro, onde a base da fé é algo instável... e não se sustenta em nenhuma esperança....
Fé é Fé.... vc crê ou não.... agora existem níveis de fé de vc pode descobrir e o incenticvo à essa caminhada...
Fique com DEUS...
.
2006-08-16 08:48:46
·
answer #7
·
answered by EU 4
·
0⤊
0⤋
A biblia define fé como "o firme fundamento das coisas que não se vêem, mas que se esperam". Então acredito que a "fé" em si não pode ser diferenciada, pois quem tem fé está depositando esperança em algo que não é concreto. A inteligência está na capacidade de escolher "onde" e em "quê" devemos ou podemos depositar nossa fé. A fé é, por essência, um sentimento, e sentimentos tendem a ser coordenados pelo lado emotivo do cérebro.
2006-08-16 08:43:19
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Gostei muito desta pergunta e será base para o estudo de hoje na igreja.
A fé emotiva é aquela que a pessoa não está enraizada na palavra e qualquer coisinha abala esta fé enquanto que na fá inteligente, a pessoa pode passar o que for, não é uma fé momentânea... é como uma casa construída na rocha, é... boa comparação. A fé emotiva = casa na areia e a fé inteligente = casa na rocha.
Um abraço.
Pr. Eli Peixoto Ministério MAIP Itacuruçá
2006-08-16 08:38:42
·
answer #9
·
answered by Pr. Eli P 3
·
0⤊
1⤋