English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” Einstein

2006-08-15 08:19:51 · 15 respostas · perguntado por Fernando 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

EM MUITOS ASPECTOS SOMOS REALMENTE UM GRUPO MUITO DESPREZÍVEL. - SAIR DISSO NÃO É TÃO SIMPLES.
(como temos um "lado positivo" natural embutido em cada um de nós, com educação e concientização poderemos sobrepujar esse outro lado)

O HUMANO, COMO OUTRO GRUPO animal qualquer, luta por comida, segurança, procriação, poder (ser o chefe da matilha). A medida que foi se desenvolvendo, foi se sofisticando, mas não perdendo seus instintos.

A RELIGIÃO, VEIO, de certa forma colocar algum freio nisso, e deu um certo contrôle social da plebe pela massa dominante. Com seu sistema de punição e recompensa, ainda mais por que não se pode cobrar diretamente , pois para falar com Deus é preciso morrer, e quem morre não volta para dizer se recebeu recompensa ou não, a questão em parte fica "RESOLVIDA" (se é que isso é solução decente!)

A RELIGIÃO TOCA NA PARTE INCONSCIENTE e irracional do seu humano. Você segue muitas ordens sem questioná-las. Até porque em muitas isso é proibido. Não podendo questionar de forma coerente e lógica, muitos absurdos acabam passando, embora algum contrôle social sobre a multidão seja muitas vezes benéfico.

QUANDO SE COLOCOU PARA ALGUMAS RELIGIÕES que comer carne de porco era pecado, na realidade estava se salvando o povo ignaro de ser dizimado pela peste vinda do suíno. Explicar para o povo ignorante de outrora o real motivo, não daria certo. Não tinham cabeça para entender. Para haver controle social sobre esse perigo, a desculpa salvadora foi inventada. E "cimitarra no pescoço " de quem ousar questionar essa ordem. (temor do castigo - atribuida a Deus, mas vindo de mãos muito humanas ! ! !) O duro é ter que aceitar isso como verdade, muitos séculos depois, quando a Ciência consegue produzir essa carne sem contaminação nenhuma.
MAS, A "ORDEM" GRAVADA no nosso inconsciente e reforçada pelos ditos e auto intitulados representantes do Homem lá de cima, dos dias de hoje, sobrepõe-se à lógica e o bom senso.
(HOMENS BOMBA NÃO CONTESTAM SUAS ORDENS. EM SUA FANTASIA ACHAM QUE O QUE ESTÃO FAZENDO É CERTÍSSIMO)

(TODOS NÓS FUGIMOS DA DOR E BUSCAMOS O PRAZER - FAZ PARTE DO NOSSOS INSTINTOS DE SOBREVIVÊNCIA)
Só quando as pessoas forem realmente educadas a ponto de conseguirem ser boas e decentes porque isso é correto e direito, independente de qualquer castigo do céu ou recompensa divina, - serem recompensadas pelo SIMPLES PRAZER DE AJUDAR O OUTRO e fugir do "castigo" de ter uma SOCIEDADE DESMANTELADA, agressiva, cheia de injustiça e desamor, independente de qualquer outro motivo, teremos deixado realmente de sermos um grupo um tanto quanto DESPREZÍVEL ! (nas palavras do autor da frase.)

2006-08-15 09:02:08 · answer #1 · answered by ClaiX 6 · 0 0

Não devemos seguir os ensinamentos Divinos por medo mas sim por Amor, pois Deus é Amor, Bondade e Sabedoria Perfeita. Da mesma forma que nós que somos pais queremos que nossos filhos sejam bons porque eles compreenderam que ser bom é uma coisa legal, Deus também espera que sigamos o caminho do Bem por termos compreendido que esse é o melhor caminho e não por medo de um castigo.

2006-08-15 10:46:21 · answer #2 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Einstein foi brilhante - como sempre - em sua afirmativa. Muita gente é boa por temer algum tipo de castigo e espera ser recompensado por isso. Na verdade, este notável cientista entendia que usar a bondade é uma alternativa normal a todos os seres humanos, sem temer ou esperar absolutamente nada. Para ele, o comportamento das pessoas deveriam ser naturais, espontâneos, mais a maioria das pessoas são bitoladas e se agarram ao temor do castigo, ou ficam no aguardo de serem recompesadas por "atos bons" que praticam. Na verdade, ser uma pessoa boa é uma obrigação de caráter. Não por temer castigos ou por reivindicar recompensas, mas por ser naturalmente boas, por essência, não por imposição.

2006-08-15 09:08:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo em gênero, número e grau,

2006-08-15 09:00:24 · answer #4 · answered by fran 7 · 0 0

Einstein talvez estivesse em um patamar tal de progresso moral que ele nem sequer precisava de qualquer temor ou recompensa para fazer o bem ao próximo. Ele fazia o bem por fazer, só isso... Difícil chegar nesse ponto, mas não impossível, né?

2006-08-15 08:49:05 · answer #5 · answered by schrödingerman 1 · 0 0

Einsten está completamente certo, não somos capazes de fazer algo pelo simples motivo de fazer, sempre queremos algo em troca, nem que seja um elogio, um agradecimento, mas sempre queremos, por exemplo, quando fazes alguma coisa boa, espera receber um "obrigado"e se não recebe, não volta a fazer
Realmente, todos somos desprezíveis.

2006-08-15 08:33:19 · answer #6 · answered by LuH... 2 · 0 0

legal..
nos so aceitamos as regras por que queremos ganhar

2006-08-15 08:33:06 · answer #7 · answered by ingridsybele 4 · 0 0

Ele está correto.
Devemos ser bons para nossa evolução espiritual e não temendo um castigo ou uma recompensa, pois Deus não castiga seus Filhos e não da nenhuma recompensa.

Um abraço.

2006-08-15 08:32:58 · answer #8 · answered by César 6 · 0 0

Concordo com ele. As pessoas deveriam ser boas genuinamente e não apenas visando algo.

2006-08-15 08:30:16 · answer #9 · answered by ::: Simone ::: 2 · 0 0

Concordo em partes.
Acho que somos um grupo desprezível por cometer pecados, saber que o fazemos, temer o castigo e ainda esperar a recompensa depois de um simples desculpa ou eu não sabia.

2006-08-15 08:29:35 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers