English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Doi muito minha coluna e eu preciso saber do que se trata os médicos falam, mas na verdade não dizem nada, preciso saber o que é.

2006-08-14 14:23:36 · 5 respostas · perguntado por Mari 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

5 respostas

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA -
OSTEOARTROSE OU ESPONDILOARTROSE

A osteoartrose é considerada processo degenerativo que atinge as articulações diartrodiais. Incide predominantemente no sexo feminino, na idade adulta entre 4ª e 5ª décadas e no período da menopausa. Do ponto de vista histológico caracteriza-se por alterações da cartilagem articular que perde a viscoelasticidade natural, dando origem a focos "amolecimento" na superfície cartilaginosa que se deprime tomando-se descontínua pelo aparecimento de "zonas de fibrilação" que provocam reação do osso subcondral que se condena nas áreas de pressão (esclerose) e prolifera junto às bordas da articulação (osteofitose). A osteoartrose é a doença mais comum nos ambulatórios médicos da especialidade, sendo responsável pela incapacidade laborativa de aproximadamente 15% da população adulta do mundo. No Brasil ocupa o 3º lugar na lista dos segurados da Previdência Social que recebem auxílio-doença, ou seja 65% das causas de incapacidade, sendo apenas superada pelas doenças mentais e cardiovasculares. De acordo com os estudos de Wagenhauser, a partir dos 30 a 35 anos aproximadamente 50% das pessoas adultas apresentam alterações articulares degenerativas compatíveis com AO, e após a quinta década praticamente toda a população dessa faixa etária. No entanto, apenas parte dessa população apresenta queixa clínica, permitindo distinguir entre a chamada "Artrose muda" e a "Artrose doença", isto é, aquela que exige tratamento.

A "artrose muda" foi denominada assim porque apesar da presença de degeneração cartilaginosa física ou morfológica das superfícies articulares é clinicamente assintomática, observando-se quanto muito crepitação articular eventual e/ou ligeira limitação da mobilidade. Este tipo de dano articular foi interpretado no passado por alguns autores como simples senescência. No entanto, o estudo do envelhecimento articular apesar dos resultados controversos vem demonstrando a existência de diferenças bem evidentes com o processo osteoartrítico. Por outro lado, o processo senil evolutivo não justifica por si só o cortejo clínico observado nos pacientes portadores de AO, fato que nos leva a admitir a existência de outros fatores ou com causas no processo degenerativo articular primário.


A transição da "artrose muda" para a forma "ativa" ou para "artrose-doença" pode resultar da interação da SOBRECARGA ARTICULAR (excesso de peso corporal, defeitos posturais, sobrecarga mecânica pela prática inadequada de certos esportes etc) ou de outros fatores adicionais, que Otte denomina de FATORES IRRITATIVOS (lesões traumáticas, infecções focais articulares, influência hormonal e/ou vascular, stress ou hipersensibilidade as condições meteorológicas etc).


A etiologia da osteoartrose primária permanece desconhecida; várias hipóteses tentam explicar os mecanismos etiopatogênicos envolvidos no desenvolvimento da mesma. Considera-se de importância a participação de fatores mecânicos, bioquímicos, inflamatórios, imunológicos, genéticos e metabólicos. Para muitos autores a ação do "stress" mecânico sobre a articulação constitui o principal mecanismo ativador ou determinante da AO. Os micro-traumatismos constantes atuando sobre as áreas de fibrilação da superfície articular iniciariam a erosão da cartilagem que pela sua vez induz o aumento da fagocitose dos restos cartilaginosos pelas células sinoviais e a migração condrocitária para reparação da cartilagem comprometida, entretanto, nesse processo alguns condrócitos degeneram liberando enzimas proteolíticas e colagenolíticas que continuam a degradação da cartilagem e favorecem o aparecimento de "fibrilações" por onde penetra a hialuronidase e outras enzimas do líquido sinovial que agindo sobre os componentes da substância fundamental aumentam a degradação dos complexos proteína-polissacarídeos (responsáveis pela elasticidade da cartilagem). Por outro lado a ação da interleucina-1 e do fator de necrose tumoralalfa (TNF) produzidos pelos condrócitos e pela membrana sinovial perpetuam a ação das enzimas degradantes, com conseqüente acentuação do processo de degradação que resulta em perda cartilaginosa.


Nos estágios finais da AO, a cartilagem desaparece quase completamente da superfície articular e o osso permanece em contato direto com a superfície articular da junta adjacente com conseqüente perda da sua conformação natural e grave limitação. O "stress" contínuo sobre a cartilagem comprometida tende a perpetuar o processo. No entanto, o mecanismo exato como essa extensa degradação ocorre não é ainda completamente conhecido nem compreendido.

2006-08-14 14:42:28 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

é um mal que degenera a camada óssea da região baixa da coluna. Tipo assim, essa "artrose" é restrita á essa região, não se espalha. mas através de medicamentos de ossificação o problema pode ser resolvido.

2006-08-14 21:29:53 · answer #2 · answered by John The Underlost 5 · 1 0

espôndilo = discos intervertebrais
artrose = processo degenerativo em articulação
incipiente = no início.
Gostaria de saber mais informações como sua idade e gostaria de saber se foi mencionado algo sobre sacroileíte.

2006-08-14 21:29:52 · answer #3 · answered by André 4 · 1 0

hernia de disco e causa muita dor e desconforto

2006-08-15 01:01:35 · answer #4 · answered by nanadepg 2 · 0 0

Eu não sei mas estou muito interessada na resposta pois tenho artrose na coluna.Já pesquisou no wikipédia? Vou aguadar ansiosa as respostas, pois aqui tem muita gente consciente e bem informada.

2006-08-14 23:36:30 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers