Por que soluçamos?
Vale tudo na luta contra o soluço: levar susto, beber copos de água e até grudar com saliva (arght!) um pedaço de papel no meio da testa. Mas nada garante que todos esses improvisos funcionem. Na maioria das vezes, o "hic, hic, hic", teimoso, continua! Qual será a causa desse misterioso barulho? Como fazê-lo parar?
O principal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o tórax do abdômen: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.
Mas qual é a relação de tudo isso com o soluço? Bem, é a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Irritação? Se você já pensou no nervo frênico mal-humorado, nervoso e de cara feia, contenha a imaginação! Vamos ver o que acontece de verdade. Com a ingestão de líquidos ou comida em excesso; bebidas muito quentes, geladas ou com gás em demasia, o estômago incha e por estar muito perto do nervo frênico pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.
O nervo frênico irritado manda o diafragma se contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando uma "tampinha" que há no fundo da garganta, a glote, se fecha de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e "hic, hic, hic", lá vem o soluço! Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.
Qualquer pessoa e até animais, como cachorros, gatos e outros mamíferos, podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.
No caso do soluço comum, há maneiras de acabar com ele! Tomar um copo de água com o nariz tampado, por exemplo. Como fica difícil respirar, aumenta a quantidade de gás carbônico no corpo, o que inibe a irritação do nervo frênico e o faz voltar a trabalhar corretamente. Mas, cuidado: tampe o nariz por pouco tempo! E caso você veja um amigo soluçando, dê um susto nele! Assim será liberada no sangue uma substância chamada adrenalina, que fará o nervo frênico voltar ao normal!
Para evitar soluços, alimente-se de forma equilibrada e tente não ingerir líquidos durante a refeição, em especial, refrigerantes. Caso contrário, agüente o "hic, hic, hic...".
2006-08-14 14:06:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax). A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos.
2006-08-14 21:09:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O SOLUÇO E A AÇÃO INVOLUNTARIA DA GLOTE , E SO AGUADAR ALGUNS INSTANTES QUE PASSA ! OK !
2006-08-14 23:21:12
·
answer #3
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
O soluço acontece qd vc bebe cerveja barata ou refri com muito gás, ri aos borbotões. Daí vc fica soluçando q nem um doido. Meu irmão diz q a sensação do soluço é a mesma de passar num quebra molas... Aff!
2006-08-14 21:12:50
·
answer #4
·
answered by Olhos verdes 2
·
0⤊
0⤋
O soluço caracteriza-se por um espasmo repentino e involuntário do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, tem papel fundamental na respiração e está conectado ao nervo frênico. O soluço acarreta uma inspiração rápida e curta, que altera o ciclo respiratório. Seu ruído decorre do fechamento súbito da glote, que produz vibração nas cordas vocais. Normalmente, o soluço é assintomático, mas pode provocar desconforto. Desaparece espontaneamente, na maioria das vezes em alguns minutos.
O soluço é causado por qualquer irritação do nervo frênico ou do diafragma, o que acontece em várias situações do dia-a-dia: distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal (como sauna seguida de ducha gelada); ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas. Quando as crianças comem rapidamente, por exemplo, algumas vezes engolem ar. Nesse caso, o ar engolido, sem ter para onde ir, pode sair na forma de soluços. Entretanto, o soluço pode ser persistente ou recorrente, o que pode estar relacionado a: acidente vascular cerebral, tumor cerebral, insuficiência renal devido ao aumento da tireóide, esofagite, pneumonia, tumores de cabeça, pescoço ou abdômen, hepatite ou pancreatite. A anestesia geral também pode acarretar soluço.
Geralmente, os quadros agudos e benignos de soluço podem ser resolvidos com algumas manobras, como puxar a língua para fora, ingerir uma colher de açúcar, pão seco ou gelo triturado, prender a respiração, beber um copo de água fria, assoar o nariz, dobrar as pernas sobre o abdômen, respirar em um saco de papel e fazer gargarejo com água. O alívio da distensão abdominal por eructação (arroto) também melhora o soluço. Quando o soluço é de tal intensidade que faz o indivíduo procurar assistência médica, geralmente já está presente há pelo menos várias horas ou dias. O tratamento deve ser direcionado às suas causas, descobertas a partir de vários exames (neurológico detalhado, de sangue e radiológico).
2006-08-14 21:10:41
·
answer #5
·
answered by diasdm 2
·
0⤊
0⤋
O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no peito é expulso com um ruído característico. Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido.]
2006-08-14 21:09:15
·
answer #6
·
answered by igorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr 2
·
0⤊
0⤋
O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax). A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos.
2006-08-14 21:07:13
·
answer #7
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋
Quando vc começa a soluçar.
2006-08-18 00:52:38
·
answer #8
·
answered by drakullyno 4
·
0⤊
2⤋
Devido ao esfriamento interno do corpo, basta beber água ou prender a respiração
2006-08-14 21:09:50
·
answer #9
·
answered by ceci 1
·
0⤊
2⤋
o soluço e um pum que errou o caminho
2006-08-14 21:05:25
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋