Se for somente crítica, sim, ele aprova e defende o direito a isso. São os princípios da liberdade de crença, de pensamento e de expressão, garantidos não só no Código Civil, como na Constituição.
O que não é permitido é você negar emprego a alguém por ser de determinada religião, ou pedir a morte de todos os religiosos, etc... Isso é considerado preconceito. Críticas não.
2006-08-14 12:28:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque todo posicionamento religioso envolve a aceitação de um certo conjunto de suposições como verdadeiras, independente de prova, e, em consequência da abstinência da capacidade de julgamento e crítica em favor da fé cega, deixa como única arma de auto-afirmação uma indisposição agressiva irrefletida e gratuita contra qualquer afirmação contrária: toda oposição ao dogma aceito passa a ser vista como tentação demoníaca a ser combatida.
2006-08-14 19:40:53
·
answer #2
·
answered by Geek 5
·
1⤊
0⤋
Assim como vc tem o direito de expor suas idéias , nós tb temos . Negar a liberdade de expressão é crime , chamar vc de babaca é um dever !
2006-08-18 08:09:21
·
answer #3
·
answered by Tyflash 2
·
0⤊
0⤋
Tb concordo. Ak deveria ser um lugar onde as pessoas pudessem tirar dúvidas, aprender um poukinho mais sobre a sua religião e as outras tb, mas a gareinha prefere agredir a religião da qual naum participa, se é q participa e crê am alguma coisa, pois com certeza isso não é de Deus.
2006-08-17 10:41:58
·
answer #4
·
answered by Tatiana F 3
·
0⤊
0⤋
O preconceito existe dos religiosos contra os não-religiosos.
* "Não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé. Quando digo que não tenho religião, acham que sou imoral. É como se eu tivesse parte com o diabo." -- Drauzio Varella
2006-08-14 22:31:18
·
answer #5
·
answered by marcel 2
·
0⤊
0⤋
acho q a questao nao e o preconceito, é a intolerancia.
Intolerancia que é a mae de todos os extremismos.
Afinal vc percebe que todo preconceito q lemos nas respostas provem dos evangelicos, como eles se denominam, esquecem q quem segue o evangelho de jesus por definiçao e paciente e tolerante, Jesus teve esta atitude diversas vezes no evangelho sempre demonstrando amor e apreço pelo semelhante.O episodio da mulher adultera reflete bem esta atitude,Quem nao tem pecados q atire a primeira pedra....
Mas da parte deles nao e so preconceito, é proselitismo em alto grau, Uma necessidade imensa de fazer crescer o numero dos pagantes de dizimo e eleitores de deputados sanguessugas. Ai apelam pra agressoes sem fim, e ataques a crença alheia. Vc ja viu algum catolico atacando a forma como o outro cre?
2006-08-14 21:10:10
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Ronaldo, sem querer clikei em resposta ruim!!!! Desculpe, era para clicar como boa resposta.
Para todos:
Favor não levar em conta a avaliação feita por mim... "dedo para baixo"!!!!!
2006-08-14 19:45:54
·
answer #7
·
answered by hfredericomeyer 4
·
0⤊
0⤋
Como o preconceito racial o preconceito religioso é algo de hereditário passado e transportado pelo ódio de uma região que tem um certo segmento, uma certa tradição.
Essas tradições que são passadas muitas vezes são colocadas pela religião.
O preconceito religioso é forte em várias partes do mundo, mais antigo do que o racismo, detalhado bem na era de cristo, a dois mil anos atrás.
Mas se quisermos poderíamos ser mais longes nessa especificação, onde lapidações comprovam que já existia o preconceito religioso bem antes do que imaginávamos, no começo da história da civilização humana, nas primeiras tribos, um ódio que foi se passando de pai para filho e permanece até hoje em pleno século XXI d.c.
Tribos com certa religião nunca se misturavam com outra tribo, não se praticava o escambo que começava a ser presente nessa época, e enfim, não se tinham si quer contato, porque em muitos lugares a religião consegue dominar a ponto de mudar, diferenciar hábitos extra-religiosos.
Como poderia descrever em meus conceitos de preconceito se não citar casos como o que acontecem no Oriente Médio, na Irlanda do Norte e pequenos casos presentes na sociedade brasileira que como qualquer outra sociedade de qualquer outro país poderia ser focada.
No Brasil ser evangélico tem várias definições, como crente, fanático e outros nomes que servem popularmente para identificar aquele que segue a religião protestante.
Infelizmente isso é mais do que comum, tanto no evangélico quanto no Católico, mas por serem e crerem no mesmo criador, por estarem definidos como pessoas que crêem no Cristianismo não há nenhuma certa violência, mesmo ainda não havendo respeito.
Mas existem casos que mesmo com o cristianismo presente nas religiões causasse conflitos que acabam partindo um país no meio, como na Irlanda do Norte, um país presente na Ilha da Pequena Bretanha.
Católicos batem em filhos de Protestantes, Protestantes apedrejam filhos de Católicos.
Nessas presentes representações de ignorâncias existem uma briga territorial enorme e um parlamento que se divide em busca da conquista maior que é a dominação de um país.
Times norte irlandeses católicos não se debatem com times protestantes, como se fosse um desrespeito a Deus.
Se realmente fosse seguida a religião nessa região, veríamos ao menos o respeito ao próximo, mas essas diferenças somente os afastam, os dividem e deixam cada vez mais distante uma relação de fraternidade na Irlanda do Norte.
Eu poderia citar o oriente médio e dois casos especiais.
Caso 1, o Iraque, país que mesmo com a queda de Saddam, ditador durante anos com o apoio dos estadunidenses continua sem uma solução para o controle da região.
Daí ao falar do Iraque, deveria observar não somente a religião e sim também as raças, pois o país é divido em três, Xiitas (a maioria do país), Sunitas e Curdos que são a minoria presente na parte norte do rio Tigre que cortam o país, entre Turquia e Irã.
No oriente médio é muito presente preconceito religioso mas o local de destaque é a região da Palestina.
Alguns tentam dizer que isso começou depois da anunciação do estado de Israel, mas isso somente é um atenuante, porque essa briga é fortemente narrada na história bíblica, ao longo de gerações.
A ignorância ali é a ponto de palestinos provocar atentados em Israel e Judeus invadir cidades palestinas com tanques e destruírem tudo com suas represarias.
Temos a visão que nunca irá acabar com a briga nesse ponto do país.
A religião nos dias de hoje se tornou para os estadunidenses uma desculpa, porque além dos mais de cinco bilhões investidos anualmente em Israel (com padrão hoje de primeiro mundo) ali é um ponto estratégico para os norte-americanos, uma ótima base, um aliado importantíssimo.
Assim vemos introduzido no oriente médio o preconceito justificável de árabes contra cristãos, mais especificamente americanos pela fomentação de um império construído e estruturado pelo ódio de dois povos.
Mas quem se prejudica no Oriente Médio?
Logicamente os dois lados, em Jerusalém não se podem ir a um restaurante sossegado livre de atentados, e também não se pode viver com dignidade e poder ter um território como os palestinos, infelizmente, sem pátria.
Até quando o preconceito religioso será desculpa para a aniquilação de um estado como vemos não só no oriente médio mas em muitos locais do mundo onde existem divergências religiosas.
2006-08-14 19:25:18
·
answer #8
·
answered by taniamichelejr 5
·
0⤊
0⤋
desculpe a minha falta de experiência de vida, mas sabe que eu nunca vi um ato puramente de preconceito????
muito menos religioso!!!
apenas ouço piadas sobre negros, japoneses, portugueses......mas na brincadeira!! assim como brincam com o são paulo fc (eu sou sao paulino), brincam com varias coisas, mas é brincadeira!
preconceito, racismo, qualquer coisa do tipo, eu nunca presenciei, e religioso então....o brasil é uma mistura tremenda de religiões!! é impressionante!
2006-08-14 19:24:52
·
answer #9
·
answered by gsmohor 2
·
0⤊
0⤋
Em qq parte do mundo existem essas pessoas. Não importa se vc tem ou não uma religião ou qual é ou qual deveria ser. Na minha opinião, essas pessoas agem assim, devido sua ignorancia no que diz respeito a fé, compaixão, amor... E para sentir isso vc não precisa crer em algo que aprende na igreja, basta vc crer em vc mesmo ou em algo que lhe seja bom!! Quer saber o pior de tudo isso? Elas acham que conhecem a essência disso td. São dignas de dó, pois para mim quem crê em algo que não pratica, crê no vazio. Somos todos iguais!! É um aprendizado diário e apenas tendo uns aos outros conseguiremos realmente compreender. São vários caminhos, mas tds nos levam a mesma verdade!
2006-08-14 19:22:18
·
answer #10
·
answered by Just_a_Girl 2
·
0⤊
0⤋