Não será punido, em neste será como um ajuste de contas , mais ele deve automaticamente avisar ou denunciar a corte das condições atuais dele, para evitar punições.assim que a pessoa conseguir um novo trabalho ela terá que pagar a mensualidade atual , mais a que esta devendo sera parcelada pelo juiz, depende do estado em que a pessoa vive, Mais se o individuo e de menor os pais se fazem responsável , neste caso os avos a pagar a mensualidade alimentícia da criança indicada.
2006-08-14 09:31:41
·
answer #1
·
answered by ida_silveira 2
·
0⤊
0⤋
Bom Dia!
Com certeza vc tem que pagar. A lei é bem clara quanto a isso. Pense bem: se vc está desempregado, vc pára de comer e beber? Acho que não. Pois então. Seu filho tb não pára.
Vc pode fazer o seguinte: conversar com a mãe da criança, e explicar a situação. Ajude na medida do possível, não desampare seu filho. Se vc deixar simplismente de pagar e ela entrar na justiça contra vc, com certeza vc perderá a causa.
Lembre-se que pensão alimentícia no Brasil é a única que leva o camarada pra cadeia. Sem dó nem piedade.
Boa sorte!
2006-08-17 09:14:33
·
answer #2
·
answered by Malú 4
·
0⤊
0⤋
Pelo que sei a pessoa é obrigada a comunicar o fórum competente para que seja feito uma "justificativa". Após encontrar um trabalho é só retornar ao fórum e reiniciar a pagar os atrasados.
2006-08-15 03:34:47
·
answer #3
·
answered by r_sygma 3
·
0⤊
0⤋
Sim. vc vai preso do mesmo jeito......
2006-08-14 16:44:19
·
answer #4
·
answered by mulangoo 3
·
0⤊
0⤋
Claro. Só paga pensões quem tem condições, de acordo com seus recursos materiais. De qualquer forma, existindo um processo de cobrança alimentos, caberá ao alimentante comprovar que encontra-se desempregado. De qualquer forma, o alimentando não poderá ficar desamparado, cabendo o dever de pagar alimentos aos ascendentes ou parentes... Boa sorte no seu processo!!!!
2006-08-14 16:36:30
·
answer #5
·
answered by Jota 2
·
0⤊
0⤋
Não será necessário que a pessoa desempregada efetue o pagamento da pensão, porém é de suma importancia ir aos autos do processo e informar ao juíz a situação. Simplesmente deixar de pagar não é nada recomendável, pois o juiz não terá ciencia da situação logo a outra parte (que recebia a pensão) pode pedir para executar os atrasados e o "devedor" ir preso!
Mas assim que voltar a trabalhar deve ser comunicado também, assim, não corre o risco de executar o pagamento de meses passados!
2006-08-14 16:35:49
·
answer #6
·
answered by * * * Flor * * * 4
·
0⤊
0⤋
Obrigação de pai
Desemprego não desobriga o pagamento de pensão
Desemprego não desobriga o pagamento de pensão alimentÃcia. O entendimento é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça que determinou prosseguimento de ação de execução de alimentos, acatando recurso de menores contra o pai, que deixou de pagar a pensão após perder o emprego.
Segundo o relator do STJ, ministro Jorge Scartezzini, presente a liquidez do tÃtulo executivo judicial em discussão, não há nulidade da execução com base no artigo 618, I, do CPC — Código de Processo Civil. “à nula a execução se o tÃtulo executivo não for lÃquido, certo e exigÃvel”, afirmou. O ministro conheceu parcialmente do recurso e determinou o processamento da ação de execução de alimentos. As informações são do STJ.
A 4ª Vara da FamÃlia de São Paulo, diante do pedido dos menores, não deu prosseguimento ao processo. O juÃzo entendeu que, como o pai não tinha vÃnculo empregatÃcio durante o perÃodo cobrado, o tÃtulo executivo judicial não é lÃquido. Então fixou a pensão alimentÃcia em percentual sobre os rendimentos lÃquidos do pai, mediante desconto em folha de pagamento.
Os filhos apelaram, mas a 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, foram unânimes ao negar provimento ao pedido. Eles recorreram em recurso especial ao STJ. O relator do processo, ministro Jorge Scartezzini, observou que o tribunal já havia decidido que a rescisão do contrato de trabalho do devedor de alimentos não retira a liquidez do tÃtulo executivo judicial que fixa a pensão alimentÃcia em percentual incidente sobre a remuneração efetivamente percebida.
Resp 726.752
Revista Consultor JurÃdico, 21 de junho de 2005
2006-08-14 16:34:38
·
answer #7
·
answered by Marco Aurelio Angelo de Carlos S 3
·
0⤊
0⤋
Imediatamente vc deve entrar com uma ação informando sua condição de desempregado. Desta forma vc poderá conseguir que a sustação do pagamento de Pensão Alimentícia. Agora, quando começar a trabalhar novamente, deverá retornar aos pagamentos mensais. O que não pode é simplesmente deixar o processo parado, ou seja, não informar que está desempregado e não pagar.
2006-08-14 16:34:34
·
answer #8
·
answered by Antonio 6
·
0⤊
0⤋
não~precisa pagar... mas deve provar sua condição junto aos orgãos legais
2006-08-14 16:31:51
·
answer #9
·
answered by Lucio 4
·
0⤊
0⤋