O VINHO USADO NA CEIA DO SENHOR
No tocante à Ceia do Senhor os três primeiros escritores dos Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” (Mt.26:19; Mc.14:25; Lc.22:18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural , contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.
O Senhor instituiu a Ceia quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Êx.12:14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de “seor” (Êx.12:15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqüentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o “hametz”, ou seja, qualquer coisa fermentada era proibido (Êx.13:7; Êx.12:19). Deus dera esta lei por ser a fermentação o símbolo da corrupção e pecado (ICor.5:7-8), sendo exatamente isso o que causa a bebida alcoólica no Homem.
No Antigo Testamento, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv.10:8-9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus no novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb.3:1). Sendo Ele Sacerdote e conhecedor da Lei de Deus é lógico que podemos entender que ele não tomou nenhuma bebida alcoólica e que o vinho da Ceia era puro e sem álcool.
A GLÓRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVÉS DO VINHO
Em João 2 , vemos que Jesus transformou água em “vinho” nas bodas em Caná. Que tipo de vinho era esse? A resposta deve ser determinada pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. Acreditamos piamente que Jesus fez o mesmo vinho da Ceia, sem nenhum álcool. O objetivo desse milagre foi manifestar a sua glória (Jo.2:11), de modo a despertar a fé pessoal e a confiança no Senhor Jesus como filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (Mt.1:21). Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como filho Unigênito de Deus (Jo.1:14), mediante uma festa de bebedeira é heresia. Leiamos: Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (ou fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente(Pv.23:31). É claro que essa passagem santa e que simboliza a transformação do homem não poderia ser feita com uma bebida alvoroçadora. O Senhor conhecia muito bem os textos bíblicos que condenam o vinho embriagante (Pv.20:1), bem como as palavras de Habacuque 2:15-16
2006-08-17 15:44:38
·
answer #1
·
answered by gizamioto 1
·
0⤊
1⤋
É vinho comum mesmmo: com mesmo teor de álcool dos vinhos atuais com pequenas diferenças quanto ao preparo.
Em Mateus 11:18 e 19 Jesus diz:
- "Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras."
Isto prova que Jesus era um homem como nós, que bebia e comia e chegava ao ponto de ser acusado de "bebedor de vinho" contudo ele nunca pecou - ele nunca ficou bêbado e não usava a bebida como fuga.
Paulo em sua carta aos Efésios disse:
- "Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito" (Ef. 5:17).
Inclusive o próprio Jesus disse que não irá mais beber vinho até que todos os salvos estiverem com ele para bebermos todos juntos:
- "Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da [videira] até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai." (Mateus 26:29 / Marcos 14:25 / Lucas 22:18).
Logo, o vinho aqui era vinho de verdade, assim como hoje. O pecado não está em beber; o pecado está em se embebedar e em escandalizar o irmão mais fraco na fé. Se para um irmão mais fraco beber causa transtorno ou causa indignação, então devemos nos abster.
E, por último, nós como cristãos devemos dar um bom exemplo então é recomendável ficar longe de bebidas pois o que para um é apenas um inocente drink, para outro pode significar o alcolismo e até a morte.
2006-08-17 20:43:56
·
answer #2
·
answered by CavanhaMan 5
·
0⤊
0⤋
Naquela época o vinho não continha álcool.
2006-08-14 18:29:41
·
answer #3
·
answered by Roni 2
·
0⤊
0⤋
Nada disso aconteceu, Nick!... Tudo invenção dos padres! Se liga!... Pára de acreditar nesses absurdos! Vai tentar andar sobre as águas pra ver o que acontece?!...
2006-08-14 11:49:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se era suco, não era fermentado. Mas já na palavra vinho, subentende-se que seja fermentado.
2006-08-14 11:41:39
·
answer #5
·
answered by Filósofo 3
·
0⤊
0⤋
Sim era fermentado, pois todos os registros bíblicos e históricos apontam para esse fato:
Há 2.000 anos A.C as civilizações já produziam vinho para consumo próprio e comércio, há registro por todas as civilizações sobre esse fato no ocidente e alguns no oriente.
Os Romanos eram grande consumidores e produtores na época, onde absorveram e introduziram culturas ao povo de Israel. Já A.C o vinho era visto como uma bebida nobre e de homem civilizado, normalmente associado com fortes simbolismo.
2006-08-14 11:30:24
·
answer #6
·
answered by Lyo Gautier 1
·
0⤊
0⤋
Foi um milagre
doo
2006-08-14 11:23:29
·
answer #7
·
answered by João 2
·
0⤊
0⤋
se era fermentado ou suco de uva, não sei. mas que eles devem ter todo mundo abraçado e cantado juntos: nessa casa tem goteira, pinga ni mim, pinga ni mim.... com certeza sim.
2006-08-14 11:20:52
·
answer #8
·
answered by Leandro Corrꡠde A 3
·
0⤊
0⤋
Vinho é vinho, suso de uva é suco de uva, quando a Bíblia diz vinho é realmento vinho, ou seja, uva fermentada que era o unico modo de preservar o produto. Mas na época era comum beber vinho ( teor alcolico era bem menor do nosso de hoje) com água, duas partes de água e uma parte de vinho, que ficava bem fraquinho. Vc conhece o vinho feito na colonia italiana, pois é, ele tem o teor alcolico bem fraco.
2006-08-14 11:15:28
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Foi usado realmente o próprio vinho, que era retirado da uva...
A diferença é que, os vinhos de hoje em dia, tem muito mais substância, álcool.. Entendeu!!!
A palavra diz... " E não vos EMBRIAGUEIS com bebidas forte"... Não diz para não beber!!! Mas também diz " TODAS as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém"!!!
Não é pecado beber um pouquinho de vinho... Mas não convém!!! Me desculpa por viajar tanto assim na resposta... rsrsr. É só para explicar melhor, para que não pensem que Jesus bebia e diz para não beber!!! Não se compara o vinho de antigamente com o de hoje em dia... E ele nunca se embriagou!!!
Abraço
2006-08-14 11:14:32
·
answer #10
·
answered by Cami 2
·
0⤊
0⤋