English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

posso dar respostas biblicas a favor disso e dos porques de suas condenações.O intuito não é ir contra as pessoas mas abrir os olhos dos mesmos nesses ultimos tempos.Pois dis a palavra de Deus "conhecereis a verdade e a verdade voz libertara"

2006-08-14 03:58:19 · 14 respostas · perguntado por macilo m 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Eles alegam que mantêm estas imagens só por lembrança , porén na bíblia católica nos livros apócrifos, fala claramente sobre isso:

SAbedoria 14

Sab.14: 8. mas maldito é o ídolo, ele e o que o fez; este porque o formou, aquele porque, sendo corruptível, leva o nome de deus.
9. Com efeito, Deus odeia tanto o ímpio quanto sua impiedade,
10. e a obra sofrerá o mesmo castigo que o autor.
11. Este é o motivo porque também os ídolos das nações serão julgados, porque, na criação de Deus, eles se tornaram uma abominação, objetos de escândalo para os homens, e laços para os pés dos insensatos.
12. É pela idealização dos ídolos que começou a apostasia, e sua invenção foi a perda dos humanos.
13. Eles não existiam no princípio e não durarão para sempre;
14. a vaidade dos homens os introduziu no mundo. E, por causa disso, Deus decidiu a sua destruição para breve.
15. Um pai aflito por um luto prematuro, tendo mandado fazer a imagem do filho, tão cedo arrebatado, honrou, em seguida, como a um deus aquele que não passava de um morto, e transmitiu, aos seus, certos ritos secretos e cerimônias.
16. Este costume ímpio, tendo-se firmado com o tempo, foi depois observado como lei.
17. Foi também em conseqüência das ordens dos príncipes que se adoraram imagens esculpidas, porque aqueles que não podiam honrar pessoalmente, porque moravam longe deles, fizeram representar o que se achava distante, e expuseram publicamente a imagem do rei venerado, a fim de lisonjeá-lo de longe com seu zelo, como se estivesse presente.
18. Isto contribuiu ainda para o estabelecimento deste culto, mesmo entre os que não conheciam o rei; foi a ambição do artista,
19. que, talvez, querendo agradar ao soberano, deu-lhe, por sua arte, a semelhança do belo;
20. e a multidão, seduzida pelo encanto da obra, em breve tomou por deus aquele que tinham honrado como homem.
21. E isto foi uma cilada para a humanidade: os homens, sujeitando-se à lei da desgraça e da tirania, deram à pedra e à madeira o nome incomunicável.
22. Como se não bastasse terem errado acerca do conhecimento de Deus, embora passando a vida numa longa luta de ignorância, eles dão o nome de paz a um estado tão infeliz.
23. Com efeito, sacrificando seus filhos, celebrando mistérios ocultos, ou entregando-se a orgias desenfreadas de religiões exóticas,
24. eles já não guardam a honestidade nem na vida nem no casamento, mas um faz desaparecer o outro pelo ardil, ou o ultraja pelo adultério.
25. Tudo está numa confusão completa - sangue, homicídio, furto, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio,
26. perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade das uniões, adultérios e impudicícias -
27. porque o culto de inomináveis ídolos é o começo, a causa e o fim de todo o mal.
28. (Seus adeptos) incitam o prazer até a loucura, ou fazem vaticínios falsos, ou vivem na injustiça, ou, sem escrúpulo, juram falso,
29. porque, confiando em ídolos inanimados, esperam não ser punidos de sua má fé.
30. Contudo, o castigo os atingirá por duplo motivo: porque eles desconheceram a Deus, afeiçoando-se aos ídolos, e porque são culpados, por desprezo à santidade da religião, de ter feito juramentos enganadores.
31. Pois não é o poder dos ídolos invocados, mas o castigo reservado ao pecador, que sempre persegue as faltas dos maus.

e se eles lerem Exodo 20

1. Então Deus pronunciou todas estas palavras:
2. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
3. Não terás outros deuses diante de minha face.
4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,
6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

2006-08-16 04:28:55 · answer #1 · answered by RAQUEL 4 · 0 1

Deus é a onipotência e a onipresença constante,mas não esqueçamos que existe um Panteão de Mártires e Santos que, em nome de Deus e sob suas ordens, estão próximos de nós para nos auxiliar e ajudar. Pedimos aos Santos e eles nos auxiliam, certamente. Não é uma questão de idolatria, mas voltar nosso pensamento, nosso pedido a um ser de grande luz, que dá continuidade às obras do Criador. O grande problema é essa tentativa de impor, mesmo nas entrelinhas, o dogma e o proselitismo evangélico, que a cada dia, vem se tornando mais inconveniente e insuportável. Esta soberba de vocês só fazem afastar as pessoas de forma a compreender o Protestantismo. Cuide de sua vida, pois outras pessoas tem suas convicções e crenças e não vão se curvar a vontade dos evangélicos, só porque vocês acham serem os melhores, os donos da verdade. Fica no teu meio, cara, assim não há discussão, até porque vocês não sabem discutir...

2006-08-14 11:45:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A idolatria é a prática de adoração a ídolos. Um termo originalmente de cunho religioso, a idolatria foi duramente condenada por certas religiões cujos ritos não incluíam imagens, ídolos, ou adoração a qualquer símbolo como a materialização de suas divindades. A Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosas não abraâmicas.

A Adoração

Ato de reverência pelo qual se reconhece a Deus como ser supremo. Aos santos se venera não se adora. também a Nossa Senhora não se adora, mas se venera . Ao dizer que adoramos a cruz de Cristo, não queremos expressar uma adoração em sentido absoluto, mas em sentido relativo, quer dizer, esta adoração se dirige a Cristo, Deus e homem crucificado, não à cruz. Portanto a adoração é um culto que prestamos somente a Deus.
Na atitude de adoração tomamos consciência da majestade e da grandeza de Deus Senhor e Criador e nos colocamos no nosso lugar de criaturas pobres e pequeninas.

A prática da veneração de imagens para a teologia católica e ortodoxa não é confundida com idolatria. Mesmo porque, para tais grupos religiosos, as imagens seriam meras representações das entidades a quem as orações são direcionadas.

2006-08-14 11:12:40 · answer #3 · answered by Kaoanne 4 · 1 0

Religião é assim: Cada um inventa uma coisa e os outros seguem ou não. Cada um cria a sua história e as sua regras, quem quer segue, quem não quer não segue. O que você acha dos 4 bilhões de homens e mulheres no mundo que não concordam com você?!...

2006-08-14 11:12:09 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Imagens são meramente símbolos de uma crença e santos são somente pessoas escolhidas por Deus para conduzir uma mensagem de fé. As pessoas se aproximam de santos, pois eles estão mais próximos de nossas realidades. Suas vidas, em geral, foram sofridas e eles superaram todas as dores se apoiando em Deus. Dessa forma, as pessoas e apegam a eles para se aproximarem de Deus e não porque O esqueceram.

2006-08-14 11:11:01 · answer #5 · answered by Superbila 1 · 1 0

eu respondi a diversas perguntas semelhantes, mas já que o pessoal cristão é sem criatividade para fazer perguntas, vou repetir a resposta: a bíblia é papel e tinta, que contém palavras, que simbolizam, significam a idéia ou imagem sobre o que vem a ser Deus, portanto, dar importância demais à bíblia é também idolatria.

2006-08-14 19:37:21 · answer #6 · answered by betoquintas 6 · 0 0

....é melhor abrir os olhos que pessoas como o Filósofo, ele não sabe ainda que o único intercessor que Deus deixou foi Jesus, e esse negócio de Madre não sei do que, Chico não sei do que lá, não fizeram mais que a obrigação de ajudar as pessoas, e que cada um faça sua parte!!! Abre o olho e leia a Biblia, talvez você se torne também uma pessoa mehor, ao invés de criticar!

2006-08-14 15:42:59 · answer #7 · answered by Cristiano R 3 · 0 0

Deus condena a idolatria, sim, mas num aspecto bem mais amplo do que supõem aqueles que não se aprofundaram nos estudos, quer científicos ou teológicos. Os Livros Sagrados, até pela complexidade lingüística, por falarem através de metáforas, podem se tornar incompreensíveis a um leigo e por isso mesmo suscitarem diversas interpretações. Em uma comparação grosseira, seria como um jurista debruçar-se diante do Código Penal e sacar a absolvição de um réu, que seria condenado se seu defensor não estivesse atento aos parágrafos da Lei. Ou seja: o bom jurista sabe interpretar as Leis; o mau, vê apenas a superfície, sente enorme dificuldade para enxergar o que se embute em cada palavra, cada metáfora etc, e por isso não é capaz de defender ninguém. Daí que o crente mais simplório, quando o assunto é religião, costuma levantar sempre esse ítem da adoração de imagens. Quanta bobagem, meu Deus!!! Fosse assim não guardaríamos mais as fotografias das pessoas que nos são caras. Não mandaríamos erguer bustos ou estátuas dos vultos mais representativos da nossa História. Não existiriam mais escultores, nem pintores, nem templos barrocos, nem arte, nem nada. Existiria apenas o FANATISMO RELIGIOSO. A hipocrisia prevaleceria no mundo.

2006-08-14 11:51:53 · answer #8 · answered by Literatura 4 · 0 0

o, decha de ce xato, decha os peçoau credita nu qui eles quizé. decha eles carregá os santu que eles beim intende. cara maiz xato so.

2006-08-14 11:18:04 · answer #9 · answered by Leandro Corrꡠde A 3 · 0 0

Você pode dar respostas?!?!
Como você é esclarecido... Quer abrir nossos olhos?
Que tal começar corrigindo seus erros de grafia e concordância?
- Bíblicas e não biblicas;
- porquês e não porques;
- das mesmas, e não dos mesmos, pois se refere às pessoas;
- últimos tempos, e não ultimos tempos;
- diz, e não dis
- a verdade vos libertará, e não "a verdade voz libertara".
Agora vamos à resposta: idolatria significa adoração de ídolos. Santos não são ídolos, são pessoas de carne e osso, que viveram como testemunhas do amor de Deus. São exemplos: São Francisco, Madre Paulina, Madre Tereza...
E os católicos, a quem certamente você se refere, pois pessoa você também deve ser, não adoram santos, mas os vêem como intercessores e modelos do seguimento de Cristo.

2006-08-14 11:09:58 · answer #10 · answered by Filósofo 3 · 1 1

Porque Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos o que quisermos, e condenou as pessoas que julgam as outras...
(mais 2 pontos...)

2006-08-14 11:09:05 · answer #11 · answered by bela 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers