English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se JESUS em Lucas 22:20 e em Marcos 14:24, afirma que o SANGUE DELE foi derramado para a SALVAÇÃO da muitos... e em João 6:54 diz: "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."

Porque nas missas somente o padre bebe o "sangue" ???

2006-08-14 03:54:24 · 11 respostas · perguntado por rocsoledade 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Imagino que somente o sacerdote (Padre) é considerado digno de salvação por algumas igrejas católicas, mas esta realidade está mudando e em varias igrejas católicas estão abandonado hábitos e costumes e buscando serem fieis aos principios Biblicos, inclusive em relaçao a imagens e a adoração.
Nas igrejas Evangélicas é servido o Pão (sem fermento) e Vinho (suco da vide sem fermentação) à toda congregação, para se cumprir a palavra de Nosso Senhor.

2006-08-14 04:16:59 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Não há diferença nas duas espécies, veja bem, é possivel tirar um pedaço de carne sem sangue?
Jesus esta presente na hóstia consagrada por inteiro, não é só um pedaço dele, mas ele por inteiro.
E tbm não seria complicado dar a todos o sangue para beber? Não é melhor que um só beba?
Mas tbm tem ocasiões que o Pe. dá a comunhão nas duas espécies (molha o corpo no sangue).

2006-08-14 12:15:50 · answer #2 · answered by aline 2 · 0 0

Jesus "afirma"... né?! E você acreditou.. né?!...

Além do mais, que bebe sangue é vampiro. Você acredita em vampiros também? Muito bommm!!!!....

É por essas e outras que o Lula vai ganhar. E depois você se queixa que o povo é isso e aquilo... e tal e coisa...

2006-08-14 12:06:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Procure primeiro as resposta de qual o siguinificado de padre ou papa(siguinifica pai)e a biblia dis que a ninguem tenha por pai pois só a um pai que é Deus.Ele não tem esse direito pois em corintios vemos que todos somos participantes do corpo de cristo e temos direito de participar da santa ceia do Senhor.Não aceite que os quias da igreja catolica te levem a uma verdade fausa busque a Deus como Lutero fes ao se revoutar contra o catolicismo,por que diziam coisas que não eram verdade.como imagens santos e intersessores que é condenavel aos olhos Deus e a luz da palavra.Lutero conheceu o versiculo que dis"conhecereis a verdade e a verdade voz libertara".Pois bem reflita e leia a biblia para que você também venha conhecer a verdade e seja leberto desses condutores segos.Qual quer coisa mande me um email,Valeu que Jessus te abençoe!

2006-08-14 11:18:49 · answer #4 · answered by macilo m 1 · 0 0

Engraçadinho!!!

2006-08-14 11:15:52 · answer #5 · answered by Lucy 3 · 0 0

Cristo está presente inteiramente tanto no pão como no vinho, sob ambas as espécies. E nem poderia ser diferente, pois se faltasse algo ao pão ou vinho consagrados, estes não poderiam ser o Corpo e Sangue de Cristo, que é perfeito e ao qual nada falta.

Santo Tomás de Aquino ensina que Cristo está presente no sacramento da Eucaristia de dois modos: por virtude do sacramento e por natural concomitância.

Por virtude do sacramento, sob as espécies ou acidentes de pão, está o corpo de Cristo, e, sob as espécies ou acidentes de vinho, está o sangue de Cristo. Pois Cristo disse: "Isto é meu Corpo", "Este é meu Sangue".

Por natural concomitância, está na hóstia consagrada o que realmente está unido ao corpo de Cristo, isto é, seu Sangue, Alma e Divindade. E, ao Sangue, está unido, por natural concomitância, seu Corpo, Alma e Divindade. (Cfr. Santo Tomás, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 1).

"Sob as espécies de pão, está o Corpo por virtude do sacramento, e o Sangue por real concomitância como se disse da Alma e da Divindade. Sob as espécies de vinho, está o Sangue de Cristo por virtude do sacramento, e o Corpo por real concomitância, como a Alma e a Divindade, já que agora, atualmente, não está o Sangue separado do seu Corpo, como esteve no tempo de sua Paixão e da morte" (Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 2).

A seguir, Santo Tomás explica:
"É evidente que toda a natureza da substância está em cada parte das dimensões que a encerram, como em cada parte do ar está toda a sua natureza, e, em cada parte do pão, toda a natureza do pão, quer estejam o pão e o ar divididos, de fato, em partes, quer não estejam, de fato, divididos. Daqui que seja coisa clara que Cristo está todo inteiro em cada parte da espécie de pão, não só quando este é partido, mas também quando a hóstia permanece inteira" (Santo Tomás, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 3).

Logo, Cristo está inteiramente presente em ambas as espécies e em cada partícula do pão ou do vinho. Por isso basta receber a Nosso Senhor em uma das espécies para que O recebamos inteiramente.

Durante muito tempo a Igreja admitiu a comunhão em duas espécies aos fiéis. Mas esta prática trazia um grande problema, que era a facilidade com que gotas do Sangue de Nosso Senhor fossem derramadas durante a administração da Comunhão. E estando Cristo presente inteiramente em cada partícula do Vinho Consagrado, este derramamento constitui um grave desrespeito para com Cristo. Assim a Igreja, conduzida pelo Espírito Santo, sabiamente interditou a comunhão em duas espécies aos fiéis, para evitar que partículas do Sangue de Nosso Senhor fossem derramadas desnecessariamente, pois, conforme já lhe disse acima, uma pessoa não precisa receber a ambas as espécies para receber a Nosso Senhor inteiramente.

2006-08-14 11:08:49 · answer #6 · answered by alexpiai 1 · 0 0

O sangue quer dizer o vinho, e os evangélicos tomam o vinho e comem o pão como alinça do Senhor, para seus filhos.
Se na católica não fazem isso eu acho que é porque os padres não querem que tenham essa aliança que pode mudar sua vida, e isso não é brincadeira, pois a palavraq do Senhor permanece viva em nossas vidas.

2006-08-14 11:07:07 · answer #7 · answered by Queridinha 2 · 0 0

Infelizmente tem muita coisa q não é certa na igreja catolica.
Eu posso dizer isso pq eu ja fui catolica.
Na igreja evangelica a gente chama isso de CEIA.
E somente os batizados q podem participar.

2006-08-14 11:06:28 · answer #8 · answered by *_*Tchuc@ *_* 5 · 0 0

O início do questionamento já está na palavra MISSA que alguns dicionários descrevem como "Celebração da Morte de Cristo" (Não seria melhor comemorar sua Ressurreição?)
O catolicismo se reserva o direito a alguns erros e a forma da ceia é um deles.

2006-08-14 11:04:46 · answer #9 · answered by fox18cm 6 · 0 0

Sei lá, é jeito q. católicos interpretam a Bíblia. Os evangélicos todos bebem em um copinho de plástico.

2006-08-14 11:04:40 · answer #10 · answered by C鬩a Lfoquinha 5 · 0 0

Depende da paróquia, na que eu frequento, o padre permite que os fiéis molhem a hóstia no vinho, ou seja, todos bebemos o sangue. E na religião evangélica, esse rito simplesmente não existe...

2006-08-14 11:01:35 · answer #11 · answered by bela 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers