English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Poder pode, mas não é recomendável, o óleo lubrificante sintético tem uma estabilidade termo-quimica muito maior que um óleo de base mineral, existe uma base de óleo sintético que é miscivel (misturavel) com óleo mineral, mas todo cuidado é pouco nesta troca, tecnicamente o que voce tem que fazer no motor é um "flushing" que nada mais é do que uma limpeza interna por arrasto ou fluxo, como o nome já diz, após a realização do "flushing" é necessário fazer pelo menos duas trocas de intervalo reduzido e acompanhamento constante para retirada de todo o resquicio do óleo sintético, após essa tarefa obedeça os intervalos de troca do novo óleo mineral escolhido, que deve ser sempre um multiviscoso lembrando que a a letra que segue o S.... (E,F,G,H etc) quanto mais alta maior a qualidade do óleo em obediencia a norma classificadora S.A.E (sociedade dos engenheiros automotivos-eua) em resposta a viscosidade voce deve usar um oleo que tenha o maior diferencial possivel entre os numeros que definem a mesma ( ex. um óleo 20w50 é mais eficiente em termos de viscosidade que um 20w40).
Essas são as regras gerais para troca de óleos lubrificantes de bases diferentes, mas lembre-se que voce está fazendo um "downgrade" ou seja, você está trocando um produto de melhor qualidade por outrode qualidade inferior, porém a escolha é sua. espero ter ajudado qualquer dúvida sobre o assunto formule outra pergunta ou me passe um e-mail.

2006-08-14 04:52:57 · answer #1 · answered by rubem r 5 · 2 0

O VÉIO PRESTA ATENÇÃO!!! ESQUECE TODAS AS RESPOSTAS ABAIXO OU ACIMA!!!

VOCÊ PODE USAR O OLEO MINERAL SEM PROBLEMA... DESDE QUE VC. ACHE A ESPECIFICAÇÃO DO OLEO SINTÉTICO EM UM OLEO MINERAL.

Esse negócio que não deve mudar de oléo é mito, não deve mudar a especificação do oléo, ou seja, se o manual manda colocar 20W 40, vc. não deve colocar 20W 50. Por que? O motor que trabalha com o 20W 40, foi projetado para trabalhar com o 20W 40 e não com o 20W 50, mesmo que o outro tem tecnologia melhor, não quer dizer que ele é especifico para seu veículo, pois seu veículo tem menos tecnologia que outros.
Resumindo, olhe o manual a especificação do oléo, coloque sempre o especifico sintético ou não é a mesma coisa, os sintéticos dão a vc. uma maior kilometragem... ENTENDIDO? Abraços..

2006-08-17 20:18:31 · answer #2 · answered by Turbinado 2 · 0 0

Use o tipo q esta especificado no manual do proprietário!!!
Ele é q terá o melhor rendimento no motor do seu carro.
Usar um tipo diferente nao vai fundir o motor, mas pode acelerar o seu desgaste!

2006-08-17 02:56:45 · answer #3 · answered by Rodolfo 2 · 0 0

Se o fabricante do seu carro recomenda, no manual, que se use o óleo sintético, então continue usando. Se não houver esta exigência, então passe a usar o óleo comum. Óleos sintéticos são recomendados para motores de alta performance (que funcionam em altas rotações). Para motores de carros "de passeio", não há necessidade. É dinheiro jogado fora, pois o óleo sintético é muito mais caro que o comum. Então, use o comum, mantenha as rotações dentro da normalidade e faça as trocas nos períodos recomendados. O motor de seu carro vai durar muito tempo.
Para passar de óleo sintético para óleo mineral, você deverá, OBRIGATORIAMENTE, trocar o filtro do óleo do motor e deixar o parafuso de drenagem do carter aberto por bastante tempo. Depois coloque o óleo comum (veja a quantidade recomendada no manual de seu carro, lembrando que o filtro foi trocado, o que aumenta um pouco a quantidade de óleo).
Aqui no Rio de Janeiro, 1 litro de óleo comum custa por volta de R$ 7,00, enquanto o sintético custa aproximadamente R$ 20,00.

2006-08-14 07:43:01 · answer #4 · answered by Paulo Felix 5 · 0 0

Apenas se o seu veículo não requer uso de óleo sintético. Certos motores requerem especificações técnicas que não são atingíveis por óleos minerais, mesmo com aditivos. Estas especificações referem-se a viscosidade e limite de temperatura. Se não houver restrição, você pode fazer a troca tranquilamente.

A borra com óleo mineral, somente pode acontecer se houver excesso de temperatura no motor, indicando que existe um outro problema. Às vezes o óleo sintético mascara ineficiência no sistema de arrefecimento por resistir a temperaturas mais altas. O sintético não forma borra, mas o motor pode estar trabalhando em temperaturas mais altas do que foi projetado.

Uma das vantagens do uso do óleo mineral é que por ser mais barato é viável a troca a cada 5.000km, permitindo que mais cedo a sujeira do motor seja levada para fora.

2006-08-14 02:54:41 · answer #5 · answered by Eduardo Costa 4 · 0 0

Claro q pode é soh vc trocar o oleo e filtro de oleo, e eu recometo a troca a cada 5.000 km

2006-08-14 02:51:57 · answer #6 · answered by M Rodrigues Myrkis 1 · 0 0

Só faltou dizer que a mistura de óleo sintético com óleo mineral não é aconselhavel pois transforma-se em uma "borra" e prejudica considerávelmente o motor do seu carro.
Mas vai trocar pra que? Deixe como está, afinal ele foi projetado para utiliozar esse tipo de óleo.

2006-08-14 02:18:33 · answer #7 · answered by mvldomingues 2 · 0 0

Não é aconselhavel. Voce deve sempre usar de preferencia o mesmo tipo e ate mesmo marca de oleo, a troca pode causar danos no sistema de lubrificação, não de imediato, mas diminiu a vida util do motor. O inverso pode ate ser, mineral pra sintetido, mas, sintetico pra mineral não aconselho.

2006-08-14 01:46:32 · answer #8 · answered by DVD PH 2 · 0 0

O melhor óleo para seu carro é aquele que esta especificado no manual do proprietário, Afinal os projetistas devem saber o que fazem, você não acha ?

2006-08-14 01:40:37 · answer #9 · answered by lusquadon 3 · 0 0

primeiro vc deve saber c o motor d seu carro é compativel com oleo minerao, c for deve fazer uma limpeza antes de subistituilo por um oleo mineral, deve fazer um flash!!

2006-08-14 02:30:13 · answer #10 · answered by thiago d 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers