English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Somos homens falhos, temos o livre-arbítrio, mas não sabemos usá-los como convém...

2006-08-13 10:40:10 · 8 respostas · perguntado por bibliovcs 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Por isso mesmo por sermos humanos ,q cometem erros q às vezes ,temos a capacidade de mal utilizar os nossos dons q Deus nos proporcionou e usamos p coisas indevidas,temos q ficar atentos p n se arrepender depois ,lá em cima n vai ter papai e nem mamãe p cobrir as nossas falhas, é só DEUS E NÓS!

2006-08-13 10:54:01 · answer #1 · answered by salmo 6 · 0 2

concordo plenamente as vezes chego a pensar que se não tivesemos o livre arbitrio as coisas seriam bem melhores

2006-08-14 08:37:49 · answer #2 · answered by lana 2 · 0 0

NÃO ESTAMOS NOS PREJUDICANDO!o espírito não retrocessa,
pára, podemos estar parados, ou usando um outro caminho mais longo e doloroso para chegarmos ao Pai, mas não prejudicando-nos
assim como uma criança teimosa, que quando não ouve o pai, procura um "atalho", acaba se perdendo , sente desespero, e começa a busca desesperada para reencontrar o caminho que leva ao pai, nessa experiência com certeza houveram alguns aprendizados.

2006-08-13 23:47:23 · answer #3 · answered by Jaqueline K 3 · 0 0

Livre arbitrio é algo estranho, você pode fazer o que quiser, mas se você desobedecer Deus você morre estranho não?! Olha só, Hitler, Stalin, Mao Tse Tung.... Você acha que alguma divindade levou eles a fazer o que eles fizeram?! Isso é muito mais do que fé e espiritualidade, é algo que está dentro de cada ser humano, e não, não foi Deus nem o Diabo que nos deu isso...

2006-08-13 16:34:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O Livre-arbítrio naum existe.

Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que os homens têm o poder de escolher suas acções.

*Crença: Em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é um estado mental que pode ser verdadeiro ou falso. Uma pessoa pode acreditar em algo e, ainda assim, ter dúvidas. Acreditar em alguma coisa é dar a isso mais de 50% de chance de ser verdadeiro.

O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não impõe seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos podem ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.

Normalmente a sociedade considera as pessoas responsáveis pelas suas ações. Normalmente as pessoas são elogiadas ou reprovadas pelas suas ações. Contudo, muitos acreditam que a responsabilidade moral requer livre-arbítrio, isto é, a capacidade de agir de outro modo. Assim, outra questão importante é se os indivíduos sempre são moralmente responsáveis, e, se sim, em que sentido.

O comportamento humano seria totalmente determinado, sendo a liberdade a nossa capacidade de saber que somos determinados e compreender por que agimos como agimos. Deste modo, liberdade não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.

*Determinismo: É a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte.

O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer e não poderia fazer outra coisa; a determinação de seus atos pertence à força de certas causas, externas e internas. É a principal base do conhecimento científico da Natureza, porque afirma a existência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais: o que acontece não poderia deixar de acontecer porque está ligado a causas anteriores.

A doutrina oposta é a do livre-arbítrio, que declara a vontade humana livre para tomar decisões e determinar suas ações. Diante de várias opções oferecidas por uma situação real, o homem poderia escolher uma racionalmente e agir livremente de acordo com a escolha feita (ou não agir se o quisesse). Exige, portanto, capacidade de discernir e liberdade interior. O animal e o selvagem vêem as coisas em função da sua utilidade imediata na satisfação de instintos e impulsos primários. O civilizado, porém, percebe as coisas sob múltiplos aspectos.

Tem ele, conseqüentemente, de tornar uma decisão sobre a escolha a fazer. Podemos supô-lo livre para tanto, reconhecendo, contudo, que freqüentemente a condição mental do sujeito impõe restrições ao livre-arbítrio: irreflexão (impulsividade), hábitos fixos, inércia, imitação, moda, etc. Todavia, essas limitações não chegam a caçar a liberdade por completo nem eliminam a responsabilidade dos atos.

O aspecto essencial da questão consiste em saber se o sujeito, ao praticar a ação, era livre ou não para praticá-la, se há liberdade de escolha diante de várias possibilidades oferecidas por uma situação - ou se ele só poderia ter feito precisamente o que fez.

PS: Se naum assistiu o filme Crash, assista que vc entenderá de uma maneira super fácil essa questão do Livre-arbítrio.

2006-08-13 11:36:44 · answer #5 · answered by Kaoanne 4 · 0 0

Herdamos esta natureza pecaminosa através de Adão o primeiro homem que pecou e perdeu a comunhão com Deus, sendo assim somos propensos a errar, pecar e muitas vezes egoístas.

2006-08-13 10:54:17 · answer #6 · answered by REGIS MARK 1 · 0 0

Por causa do livre arbítrio! Vc acredita que tem gente que ainda vai votar no LULALA???

Sacou?

2006-08-13 10:47:04 · answer #7 · answered by regina o 7 · 0 0

Oie...!
Vota na minha resposta como melhor resposta..è que eu tô precisando muito de pontos...!
Ta acabando ja..è que eu num entendia que quando fazia pergutas tirava 5 pontos..Daí eu perdi quase tudo...!
Me ajuda...Com 10 pontos por favor??
Brigaaada se vc me ajudarr!!
Bjooos!!!

2006-08-13 10:44:17 · answer #8 · answered by Bianca 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers