Pois é, Júlia.O fanatismo, em qualquer situação, é uma atrofia da personalidade. Seja no esporte, seja na política. O fanatismo religioso, para mim, é um dos piores, pois, em nome de Deus, se comete inúmeras atrocidades. Foi assim, ao longo da história da humanidade; é assim nos dias de hoje e - infelizmente - será assim sempre, até que um dia haja consiência plena de que essa "doença" não leva a lugar algum. Não existe tratamento, pois é uma coisa ligada a conscientização. E você sabe que isso é bem difícil...
2006-08-13 06:29:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Toda forma de fanatismo cega a inteligência e o raciocínio.
A verdadeira fé é somente aquela que é capaz de encarar a razão face a face em qualquer época da humanidade.
2006-08-13 06:27:54
·
answer #2
·
answered by Rafael B 1
·
2⤊
0⤋
Para se tratar um doente, primeiramente esse deve querer ser tratado.
2006-08-13 06:31:04
·
answer #3
·
answered by Hokus Phokus 7
·
1⤊
0⤋
As grandes tragédias da humanidade não acontecem por causa do fanatismo religioso e sim por causa do fanatismo.
Veja em estádios de futebol: os fanaticos da torcida é que causam as maiores tragédias, ou você acha que estão fazendo culto no estádio e dai saem zoando?
Veja num show de rock: os fanáticos saem fazendo tragédias.
Então não são os religiosos, os torcedores ou os que gostam de rock, mas todo e qualquer "fanatico" é que causa o problema.
2006-08-13 06:30:17
·
answer #4
·
answered by caloroso 2
·
1⤊
0⤋
Fanatismo não é nada de doença.
fa.na.tis.mo
s. m. 1. Excessivo zelo religioso. 2. Dedicação excessiva; paixão. 3. Adesão cega a uma doutrina ou sistema.
Não é isso que causa danos.
Os danos são causados por uma causa chamado PECADO.
O PECADO ENGANA E DEPOIS DESTROI.
ISAIAS 59.
12 Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; pois as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades.
13 transgredimos, e negamos o Senhor, e nos desviamos de seguir após o nosso Deus; falamos a opressão e a rebelião, concebemos e proferimos do coração palavras de falsidade.
14 Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.
15 Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor o viu, e desagradou-lhe o não haver justiça.
Ai do mundo se não fosse religião.
Se com religião está assim, imagine sem religião.
Divise o seguinte:
Nem toda religião é de Deus.
O diabo tem seus seguidores. São as falsas religiões.
Após Jesus, não existe mais matar em nome de Deus, a religião que faz isso, não provém de Deus. Não é verdadeira.
Veja tudo sempre subdividido em grupos.
Assim, existe o mal e o bem.
Existe o falso e o verdadeiro.
Dentro do grupo verdadeiro, tem os fingidos.
As questões são complexas.
2006-08-13 07:16:03
·
answer #5
·
answered by fr_bezerra 3
·
0⤊
0⤋
afirma The New Encyclopædia Britannica: “O legado de intolerância cristã e os métodos por ela desenvolvidos (i.e., a inquisição, ou a lavagem cerebral) influem na intolerância da ideologia e das técnicas das modernas revoluções polÃticas.”
Sim, ao passo que, em alguns sentidos, existe declÃnio da intolerância religiosa , nossa geração testemunha um surto de intolerância polÃtica e racial.
Esta intolerância secular é deveras um ‘legado de intolerância dos cristãos [apóstatas]’. O holocausto nazista, ou o extermÃnio de cerca de seis milhões de judeus, é exemplo disto.
E cita-se Hitler como justificando sua intolerância para com os judeus por afirmar: “Estou apenas seguindo a mesma diretriz que a Igreja Católica tem adotado por 1.500 anos.”
Outros ditadores, desde Hitler, têm empregado a lavagem cerebral, bem como a tortura mental e fÃsica, em sua luta contra os “hereges” ideológicos.
.Em Cuba, um cristao foi despido , envolto com arame farpado e colocado no topo dum telhado como isca humana para mosquitos famintos. Em outro paÃs, cinco foram detidos e submetidas a graves ameaças e espancamentos por vários dias. Uma delas teve de ser hospitalizada em resultado dos ferimentos recebidos.
Em três paÃses no nordeste da Ãfrica, foram submetidos à detenção. (Até 5 por cento deles num único paÃs!) Muitos foram torturados, e três delas foram até mesmo mortos.
Sim, governantes polÃticos fanáticos e outros intolerantes aprenderam muito das igrejas a respeito de silenciar os dissidentes.
2006-08-13 06:41:50
·
answer #6
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
Olá. Eu acredito que seja sim uma doença, e sem sombra de dúvidas, essa doença hoje afeta a maioria das pessoas. Temos como exemplo as guerras no oriente médio, e claro, o 11 de Setembro, em que os terroristas mataram não sei quantas pessoas em nome do Deus deles! Por isso que eu defendo a liberdade de uma religião "personalizada" e de livre escolha. Seria o mais certo, pois, de acordo com seus conhecimentos, cada um poderia escolher em que acreditar ou não!
2006-08-13 06:37:46
·
answer #7
·
answered by Bruno 1
·
0⤊
0⤋
Amiga, todos nós na Terra estamos em evolução. Esta escola, é para todos. Prá chegar a faculdade você tem que passar pelo maternal, jardim de infância, ensino fundamental e médio, não é assim? Então, é apenas uma questão de tempo. Só busca um médico quem esta a fim de se curar. Abraços fraternos
2006-08-13 06:37:11
·
answer #8
·
answered by Sônia Sant'Anna 5
·
0⤊
0⤋
QUE PERGUNTA!!!! BASTA VC VER OS EVANGÉLICOS. COM CERTEZA PRECISAM URGENTE DE UM TRATAMENTO MENTAL. MAS REALMENTE ISSO ESTÁ SE TORNANDO MUITO SÉRIO E PARA MUITOS QUANDO RESOLVEREM ACORDAR OU ACEITAR SE TRATAR, VAI SER MUITO TARDE,
2006-08-13 06:36:09
·
answer #9
·
answered by ATECUBANOS 4
·
0⤊
0⤋
Olhe Júlia. Eu computo isso como gravíssimo e procuro muito combater esse fanatismo pela racionalidade.
Tive uma mulher fanática que levava os filhos todo domingo para a igreja. Como eu só tinha o domingo para ficar com a família, tentava levar os meninos à praia, mas ela não deixava. Anos assim. Certa vez eu bati pé e forcei a barra. Ela foi parar no IML, eu na farmácia e os filhos acabaram na casa dos avós. Mas não foram a praia. Por sorte o casamento acabou aí. Ufa!... Fanatismo é fogo!... Hoje eu sou ateu, minha nova mulher (a 23 anos) nem quer saber de religião, meus dois novos filhos são inteligentíssimos e livres, e eu sou muito feliz.
Se eu soubesse de uma injeção daria na ex, porque até hoje não saiu mais da Universal e dá metade dos ganhos (50%) para a igreja. Já foi despejada, já passou fome, nunca arranjou o novo marido prometido pelo pastor, mas não pára de sustentar aquele antro de vigaristas...
Isso é triste... E tem uns b b por aqui que ainda perguntam o que eu, um ateu, tenho a ver com isso!... Se ainda estou procurando deus... Ai... ai... Viu? Não é mole, minha filha!...
2006-08-13 07:18:24
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋