English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há uma expressão profundamente feliz de Plutarco: “Se saís pelo mundo, encontrareis povos e cidades sem muralhas, sem cultura, sem reis, sem casas, sem riquezas, sem dinheiro, sem teatros nem lugares para exercícios físicos. O homem, porém, nunca viu, nem verá cidade alguma sem templos e deuses, ou que não faça uso da oração, dos juramentos, das adivinhações e dos sacrifícios para a obtenção de bênçãos e benefícios e o afastamento de maldições e calamidades”. Platão acresce seu testemunho: “Todos os homens, que tenham algum grau de sensatez, no começo de toda impresa, grande ou pequena, invocam a Deus”. Além disto, agrupamentos humanos sem nenhuma crença, não os há. Quatrefages assim se expressa: “Obrigado a passar em revista todas as raças humanas, procurei o ateísmo entre as mais degradadas e as mais elevadas. Não o encontrei em lugar nenhum a não ser no estado individual ... O ateísmo só existe em estado errático. errantes de plantão, o que dizem sobre tudo?

aganunte...

2006-08-12 15:49:45 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

para errantes de plantão, entenda-se ateus de plantão.
a pergunta versa sobre o questionamento aos ateus, que não acreditam em Deus, como sendo esta descrença um fato transitório.
minha fé, meu único caminho.... este é meu lema!

2006-08-12 17:18:48 · update #1

6 respostas

Sim.
O ser humano tende sempre a procurar o "Centro do Ser".
Sendo Deus real, a necessidade natural de compreender é despertada em condições variadas.
Mas, uma vez que a sociedade estabelecer um consenso sobre o mesmo, quem estiver de fora vai se encontrar deslocado, excluído da mesma.
É como a vinda de uma grande onda, ou se compreende e acompanha, ou é deixado para trás.
Faz-se também necessário ter uma função na sociedade, e para isso deve estar de acordo com a mesma.
A erraticidade de alguns, da-se a falta de compreensão, ou a negação da mesma por conceitos próprios e individuais, o que não quer dizer que, na atual sociedade, não seja necessária para o questionamento.
Quando essa função tornar-se obsoleta, naturalmente passará a não existir mais. Quanto aos que insistirem na mesma, serão transferidos a uma sociedade que necessite dos mesmos, e isso se repetira até que compreendam.
Podemos dizer que em nosso mundo atual, todos são necessários.

2006-08-12 16:37:50 · answer #1 · answered by Hokus Phokus 7 · 2 0

acredito que sim. mesmo o mais " teimoso" um dia se rende, abre os olhos, o coração, e percebe, em sua essência a presença do Divino. é a mais pura verdade, por mais que vc procure não existe a filosofia ateísta, é apenas um estado individual pois acredito que a descrença gera um grande vazio dentro do ser humano, um dia s rende e encontra o lado bom da vida.
parabéns pela sua pergunta!!!!

2006-08-13 00:27:29 · answer #2 · answered by grazia brasiliana 4 · 1 0

Tudo aquilo que Deus deseja transmitir p nós, só vai ser possível compreender se estivermos em comunhão com ele.''Portanto quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades Espirituais aos que são Espirituais''. ''Essas verdades são loucura p essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo Espiritual'' l Co 2.13,14b.
Os ''pecados'' nos separam de Deus. Is. 59.1-2. Assim fica impossível comprrende-lo...

2006-08-12 23:43:09 · answer #3 · answered by Irmão ''G'' 1 · 1 0

Transitório para alguns, pois a dúvida e a certeza diante de uma fé no sobrenatural extrapolam as capacidades individuais e até coletivas para apreciar ou não, recorrer ou não.

2006-08-12 22:54:48 · answer #4 · answered by José Leonides 3 · 1 0

“VIVEMOS numa sociedade secular em que Deus não desempenha nenhum papel importante na vida, nos pensamentos ou nas ações dos homens; os homens sabem hoje que podem sair-se bem prática, emocional e intelectualmente sem levar Deus em conta.”

Essas são as palavras de um filósofo que estudou o problema da descrença, conforme foi citado no livro Religion in a Secular Age (A Religião Numa Era Secular). Concorda o leitor com ele?

Em caso afirmativo, você se considera, sem dúvida, ateísta, tendo a convicção de que Deus não existe. Ou talvez seja agnóstico, considerando que, bem, talvez Deus exista, talvez não; mas, já que não temos nenhum meio de saber, não faz muita diferença. Alternativamente, talvez seja o que a Encyclopœdia Britannica chama de “praticamente ateísta”. Talvez creia em Deus; mas sua crença não faz praticamente nenhuma diferença em sua vida.

Qualquer que seja a descrição que fizer de si, por que não pausa e pensa por um momento? Se existe Deus, e ele tem realmente um propósito para você, não é grave negar a própria existência dele? Não seria como viver num país e recusar reconhecer a existência do governo daquele país? Logo entraria em conflito com o governo. E não estaria à altura de poder tirar proveito de quaisquer serviços, proteção ou recompensas providos pelo governo.

Por conseguinte, precisa ter certeza. E instamos que considere seriamente seu próprio raciocínio sobre este assunto. Se você não acredita em Deus, qual a razão? Será que chegou a essa conclusão de per si? Será devido à sua formação? Ou é por causa da influência das pessoas ao seu redor? Quais as razões mais comuns por que as pessoas não acreditam em Deus?

A maioria dos referidos acima não acredita em Deus por causa da influência da sociedade em que vive. Mas, caso você seja descrente, talvez tenha uma razão mais pessoal.

Talvez tenha sofrido uma tragédia ou tenha considerado o grande sofrimento em geral existente no mundo. Talvez tenha chegado à conclusão de que Deus não existe, porque, se existisse, faria algo a respeito dessas coisas.

Ou fez, talvez, uma decisão intelectual?

Acha que, à luz do conhecimento muito maior que o homem tem sobre o universo, e especialmente em vista do ensino da evolução, não se pode mais crer num Criador Supremo?

2006-08-13 00:03:31 · answer #5 · answered by LLian 3 · 0 0

Será que vc podia perguntar algo?

2006-08-12 23:26:05 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers