oLHA ,NÃO SEI QUEM SÃO ESTES CARAS ,AFINAL ISSO FOI A MUITO TEMPO ATRAZ,MAS ATUALMENTE FOI O FHC E SUA TURMA ,QUE VENDEU TODAS AS NOSSAS ESTATAIS ,E SUMIU COM O DINHEIRO.
2006-08-12 08:06:30
·
answer #1
·
answered by el_kbum 5
·
0⤊
0⤋
Há uma passagem no Novo Testamento onde alguns judeus comercializavam no Templo. Essa expressão vem daí. Note bem, alguns não significa toda a atitude de uma congregação. Assim como nos dias atuais algumas pessoas fazem de algumas religiões um meio lucrativo e individual. Também repito que algumas pessoas e de algumas religiões. Existem pessoas sérias e íntegras, mas infelizmente poucos conseguem diferenciá-las, principalmente numa época de grande carência espiritual.
2006-08-12 14:26:34
·
answer #2
·
answered by Siber 4
·
1⤊
0⤋
Vendilhões através dos tempos
A leitura fácil do novo romance de Moacyr Scliar, Os Vendilhões do Templo, acoberta toda a extensa pesquisa e as múltiplas interpretações sobre as relações entre homens perturbados e rumos incertos
Na vida são mais numerosas as perguntas que as respostas. Essa é uma das certezas que o médico e escritor Moacyr Scliar afirma em seu mais novo romance, Os Vendilhões do Templo (Companhia das Letras, 304 pág.). Nas três histórias independentes que compõe o livro, ambientadas em três momentos distintos da história mundial (33 a.C., 1635 e 1997) os personagens de Scliar comungam da mesma opinião do autor. O que eles talvez não saibam, no entanto, é que o comércio e a religião também são duas constantes na vida em sociedade – e acabam por reger seus destinos.
Porto Alegre, em 1937, dava à luz ao menino Moacyr, pelos pais José e Sara Scliar, imigrantes judeus. A juventude foi dedicada ao estudo da medicina e só aos 35 anos publicou o primeiro livro, Histórias de um Médico em Formação . Hoje o currÃculo do autor acumula mais de 70 livros, entre ensaios, contos, crônicas e romances. à exemplo do que fez em A Mulher que Escreveu a BÃblia (Companhia das Letras), quando envolve questões religiosas em histórias pouco comuns, em Os Vendilhões do Templo Scliar envereda por dramas pessoais (abrindo frestas para observar dramas sociais) partindo da conhecida passagem bÃblica.
A atitude inesperada de Jesus descrita na BÃblia, quando a fúria e a agressividade tomam o messias por completo, e fazem com que ele derrube mesas dos vendilhões (denominação mais pejorativa que vendedor) é um dos pontos chaves da narrativa. A partir dele o protagonista, identificado apenas como o vendilhão, se questiona e ao mesmo tempo reafirma crenças nas mudanças que o comércio pode trazer para todas as nações. Uma desses desejos era a formação de uma aldeia global, partindo da troca de mercadorias por dinheiro, como numa antecipação ao capitalismo.
A segunda história, que tem como plano de fundo uma missão jesuÃta no sul do paÃs, em 1635, retoma a idéia de homem equivocado – uma espécie de vendilhão da era colonial – que surge na primeira parte. Aqui, um jovem missionário é incubido de catequisar Ãndios que não conhecem o português – o último padre não se empenhou nessa tarefa óbvia para a época. Numa manhã de domingo ele se depara com um Ãndio trocando imagens de barro por comida e agasalhos. à a representação do novo vendilhão na missão cristã.
Em seguida há o salto para o Brasil de 1997. Na cidade de São Nicolau do Oeste (cidade fundada pelo jovem missionário e que leva o seu nome) o assessor de imprensa da prefeitura se vê inserido na nova gestão, de esquerda. Numa manhã é procurado por um antigo colega, a pedir um favor com gosto de jeitinho brasileiro. Aqui a idéia do vendilhão aparece na juventude do assessor, na forma de uma peça de teatro encenada pelos amigos. Encenação que terminou em tragédia justamente para o colega pobre que interpretava o vendilhão, como se o infortúnio do primeiro personagem fechasse um ciclo como o deste último.
Scliar não intenta uma conversa com o leitor sobre os rumos da polÃtica nacional, já que a caracterização que faz do partido de esquerda da prefeitura de São Nicolau do Oeste – um grupo de idealistas, quase ridÃcula em seu dogmatismo, mas no fundo honesta – pode soar ingênua. Os Vendilhões do Templo mira mais longe: é uma crÃtica ao desejo incontido pelo poder do dinheiro. O comércio aparece no livro como um empreendimento incerto, representado por homens com projetos de dominar o mundo. Tendo por trás outros tantos corruptos.
2006-08-12 14:21:14
·
answer #3
·
answered by Cigana 5
·
1⤊
0⤋
sao as igrejas que vendem tudo dentro delas
2006-08-15 09:04:21
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
A passagem está em Mateus 21.12-13. Os vendilhões são aqueles que negociam com DEUS ou pensam estar negociando com ELE através de suas promessas, querendo dar algo para ganhar outra coisa em troca. E também aqueles que distorcem a Palavra de Deus (Bíblia) tirando-a fora dos contextos que são eles: Cultural, Lingüístico, Histórico e Geográfico. Estes só falam em bençãos e prosperidade, mas a Palavra diz muito mais do que isto, eles pegam só o que agrada aos homens e pregam para eles fora dos contexto agradando seus corações iníquos e explorando seus bolsos. Manchando o Nome de DEUS. Estes são citados por JESUS em Mateus 7.17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
No texto também fala que naquela época tinha pessoas que vendiam objetos dentro do templo em JERUSALÉM.
2006-08-12 14:37:15
·
answer #5
·
answered by Marza 3
·
0⤊
0⤋
Eram camelôs que vendiam coisas na porta do templo. Jesus os expulsou pq ali era um lugar sagrada e não de comércio de coisas relacionadas.
2006-08-12 14:21:22
·
answer #6
·
answered by chaotic_rave 4
·
0⤊
1⤋
a estrutura
2006-08-12 14:20:05
·
answer #7
·
answered by silascecilia 2
·
0⤊
1⤋