Muito boa esta pergunta!
A pergunta é excelente, mas gera polêmica.
Sinceramente falando, a única e verdadeira igreja de Jesus Cristo na terra não tem nome. Portanto, denominar-se - Assembléias de Deus, Batistas, Quadrangulares, Universais, Católicas, Brasil para Cristo, Adventistas, Congregações Cristãs, Presbiterianas, Luteranas, Anglicanas, Igreja disso ou daquilo ou daquilo outro, Igrejas Pentecostais, Protestantes, Metodistas e uma infinidade de nomes, é causar divisão no corpo de Cristo, (na verdade ai em cima, entre todos os nomes citados estão os pentecostais, os protestantes e os católicos, e por favor, mórmons entre outras coisas, não são consideradas igrejas e sim seitas)
Quando, em Mateus 16:18, o Senhor Jesus falou a Pedro: "Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra (rocha) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela", Ele estava dizendo que Pedro deveria edificar a Sua igreja sobre a pedra, ou a rocha que é Ele mesmo. Jesus Cristo é a rocha, ou a pedra sobre a qual a igreja deveria, e foi, edificada. Isso derruba por terra a tese católica de que a igreja é a catedral de São Pedro, lá no Vaticano, não é, nunca foi e nunca será, nem ela e nem as demais igrejas católicas apostólicas romanas espalhadas mundo a fora.
A primeira vez que ouvimos esse termo " IGREJA ", é em Mateus 16:18, depois em Mateus 18:17, por duas vezes. Em Atos dos apóstolos, ocorre 17 vezes, Romanos 4 vezes, 1º Coríntios 9 vezes, 2º Coríntios 4 vezes, Gálatas 1 vez, Efésios 3 vezes,, Filipenses 1 vez, Colossenses 2 vezes, 1º Timóteo 3 vezes, Hebreus 1 vez, Tiago 1 vez, 3º João 1 vez e Apocalipse 11 vezes. Não vou listar aqui todos os versículos que falam deste termo " igreja " e são muitos, pois posso cometer o erro de esquecer um ou outro versículo que faça tal correspondência.
O termo igreja, é uma palavra de origem grega, lingua original do Novo Testamento, que quer dizer ( Ek-Kaléo ), ou assembléia dos chamados para fora. Mas para fora de quê? Para fora do sistema mundano. Ser chamada de assembléia dos chamados para fora, não quer dizer que o nome Assembléia de Deus, seja o nome da igreja, isto é uma denominação. A igreja não tem nome, ou melhor dizendo, o único nome que a igreja deve ter é o mesmo da cidade onde ela está, e isto não é nada confuso, antes, é muito simples; por exemplo: a igreja em Roma (capital da Itália - obs. a igreja em Roma, não é a mesma igreja católica apostólica romana), a igreja em Antioquia, a igreja em Derbe, a igreja em Jerusalém (a primeira igreja a ser levantada na terra), a igreja em Corinto - Grécia) a igreja em Filipos (primeira cidade da Europa que ouviu a pregação do evangelho, e 1º igreja da Europa - Macedônia [hoje Grécia]), Tessalônica (Macedônia), igreja em Colossos (cidade da Frígia, distrito da provincia da Ásia) e as sete igreja em Apocalipse, entre outras. Todas sem excessão, levam apenas o nome da cidade onde se encontram. Como por exemplo, igreja em Nova York, igreja em Los Angeles, igreja em Londres, igreja em Tókio, igreja em São Paulo, etc...
Porque o nome da cidade deve ser o nome da igreja? Porque entende-se por igreja (corpo de Cristo), todos os cristãos, idependentes de qual grupo frequentem. Logo, igreja, são todos os que foram redimidos pelo sangue de Cristo. Quando vemos em algumas placas espalhadas por ai a fora, isso na verdade é uma denominação, ou seja estão se denominando a igreja com um nome qualquer que se tenha achado na Bíblia.
Uns, após a reforma de Lutero, acharam que o batismo era por imersão, dai discordaram de outros e se dividiram, causando muitas mortes, surgiu então a igreja dos Anabatistas, futuramente, os Batistas. Depois outros viram, que a igreja era uma assembléia, Assembléia de Deus, outros, optaram por ser seguidores de Lutero, os luteranos, alguns criam que há presbíteros na igreja (e há realmente), mas criaram uma nova denominação, os presbiterianos, outros ainda, viram que Jesus Cristo salvará (Rm 3:23), curará (Mt 8:17), batiza no Espírito Santo (At 1:5,8) e voltará (1º Ts 4:16 a 18) ou a igreja do Evangelho Quadrangular. Depois apareceram outras com nomes que apenas fazem menção de versículos bíblicos, como Universal do Reino de Deus, Deus é Amor, Congregação Cristã, O Brasil para Cristo, outros ainda vivem como se vivessem no Velho Testamento e com as suas práticas de guardar o sábado, como os Adventistas do 7º Dia, etc... Existem algumas igrejas que tomaram nomes muito estranhos, esquisitíssimos mesmo, tudo baseado em versículos bíblicos e citações das Escrituras. Tudo isso é muito bonito, mas é divisão do Corpo de Cristo. Porque os cristãos em uma cidade, não se reúnem todos juntos num único lugar? Porque teimam em ser diferentes uns dos outros, por causa de práticas ou coisas que viram na Bíblia? Muitas vezes fazem da Bíblia Sagrada um livro de curiosidades ou de descobertas, para assim dar veracidade às suas convicções.
O corpo de Cristo é único e indivizível, ou seja, não pode ser dividido por critérios, práticas, ou outra coisa qualquer. Não vem ao caso se uma igreja uns falam em linguas, outros acham que o batismo é por imersão, outros acham que Deus é amor, é Luz, voltará, curará, em fim, não importa, se todos fossem um só em uma cidade. Mas infelizmente não é assim.
Quando o Senhor falou a Pedro, que sobre esta rocha ele edificaria a Sua igreja e que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, isto é fato, o inferno, ou Satanás, nunca jamais poderá destruir a igreja,mas pode dividi-la, causando milhares de facções, por isto, por aquilo e por outras tantas coisas. Isso é uma vergonha para os cristãos, uma afronta a Deus, e um deboche do diabo.
"Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1º Coríntios 12:13).
2006-08-11 18:47:56
·
answer #4
·
answered by Rafael 2
·
0⤊
0⤋
Se Jesus Cristo disse que fundou uma Igreja, é claro que existe a Igreja de Jesus Cristo, pois Ele, sendo Deus, não pode mentir.
Se essa Igreja existe, ela tem que ser facilmente reconhecida, pois que de nada adiantaria fundar uma Igreja se ele não pudesse ser reconhecida. Logo a Igreja fundada por Cristo deve ser facilmente reconhecida.
Ora, Cristo disse a Simão, filho de Jonas: "Bem aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne, e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. Por isso Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". (Mt XVI, 17-18).
Então, Cristo fundou a sua Igreja sobre Pedro, constituindo-o como autoridade fundamental da Igreja. Prova disso são as palavras que Cristo acrescentou então: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus; e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus" (Mt. XVI, 19).
Ora quem tem as chaves de alguma coisa, é quem tem a autoridade sobre ela.
E essa autoridade de Pedro era infalível, pois que tudo o que Pedro decidir sobre a terra é porque já foi decidido nos céus. Logo, Pedro quando decide como Vigário de Cristo, no lugar de Cristo, usando o poder que Cristo lhe deu, é infalível.
A Igreja fundada por Cristo necessariamente tem que ser infalível. Ora, a única Igreja que se afirma infalível é a Igreja Católica Apostólica Romana. Logo, ela é a Igreja infalível de Cristo.
Todas as demais seitas que se dizem evangélicas não se dizem infalíveis. Logo, elas mesmas se reconhecem falíveis. Logo, elas mesmas admitem que erram, e que não são a Igreja de Cristo, que tem que ser infalível.
A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e, por isso, é indivisível. Quem quer que se separe desse corpo já não tem mais vida, e está morto.
Ok??
2006-08-11 17:17:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋