“AO PÃ VOLTARÃS”
7 Jeová explicou claramente o que a morte significaria para o pecador Adão. Disse ele: “No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Para onde Adão voltaria? Para o solo, o pó do qual fora criado. Na morte Adão simplesmente deixaria de existir.
8 Neste respeito, a morte humana não difere da morte dos animais. Eles também são almas, e o mesmo espÃrito, ou força de vida, os energiza. (Gênesis 1:24) Em Eclesiastes 3:19, 20, o sábio Salomão nos diz: “Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espÃrito, de modo que [na morte] não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal . . . Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” O homem é superior aos animais no sentido de que foi criado à imagem de Deus, refletindo as qualidades de Jeová. (Gênesis 1:26, 27) Todavia, na morte, tanto humanos como animais retornam ao pó.
9 Salomão explicou mais a respeito da morte, dizendo: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” Os mortos não sabem de absolutamente nada. Em vista disso, Salomão instou: “Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.” (Eclesiastes 9:5, 10) Para onde vão os mortos? Para o Seol (hebraico: she’óhl), a sepultura comum da humanidade. Os nossos entes queridos falecidos não estão conscientes de nada. Não estão sofrendo, e de modo algum nos podem afetar.
10 Será que todos nós e nossos entes queridos somos obrigados a viver apenas alguns anos e daà deixar de existir para sempre? Não segundo a BÃblia. Por ocasião da rebelião de Adão, Jeová Deus imediatamente tomou medidas para reverter as terrÃveis conseqüências do pecado humano. A morte não fazia parte do propósito de Deus para com a humanidade. (Ezequiel 33:11; 2 Pedro 3:9) Assim, a morte não precisa ser o fim definitivo para nós e para nossos entes queridos.
“FOI DESCANSAR”
11 à do propósito de Jeová libertar a nós e a nossos entes queridos da morte adâmica. Por conseguinte, a Palavra de Deus refere-se aos mortos como se estivessem dormindo. Por exemplo, ao saber que seu amigo Lázaro havia morrido, Jesus Cristo disse a seus discÃpulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.” Visto que os discÃpulos não captaram imediatamente o significado dessa declaração, Jesus disse claramente: “Lázaro morreu.” (João 11:11, 14) Daà Jesus foi à cidade de Betânia, onde as irmãs de Lázaro, Marta e Maria, choravam a morte do irmão. Quando Jesus disse a Marta: “Teu irmão se levantará”, ela expressou sua fé no propósito de Deus de reverter os efeitos da morte sobre a famÃlia humana. Disse ela: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” — João 11:23, 24.
12 Marta nada disse a respeito de uma alma imortal que continuasse viva em algum lugar depois da morte. Ela não acreditava que Lázaro já tivesse partido para algum domÃnio espiritual a fim de continuar a sua existência. Marta tinha fé na esperança maravilhosa da ressurreição. Ela não achava que uma alma imortal tivesse deixado o corpo de Lázaro, mas sim que seu falecido irmão havia deixado de existir. A solução seria a ressurreição de seu irmão.
13 Jesus Cristo é aquele a quem Jeová Deus deu poderes para redimir a humanidade. (Oséias 13:14) Assim, em resposta à declaração de Marta, Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” (João 11:25) Jesus demonstrou o poder que recebera de Deus nesse respeito quando foi ao túmulo de Lázaro, que já estava morto havia quatro dias, e o trouxe de volta à vida. (João 11:38-44) Imagine a alegria dos que viram essa ressurreição, ou outras, realizadas por Jesus Cristo! — Marcos 5:35-42; Lucas 7:12-16.
14 Pare por um momento e considere o seguinte: ninguém precisaria ser ressuscitado, ou trazido de volta à vida, se uma alma imortal sobrevivesse à morte. De fato, não teria sido bondade ressuscitar alguém como Lázaro de volta a uma vida imperfeita na Terra, caso ele já tivesse recebido uma maravilhosa recompensa celestial. Realmente, a BÃblia jamais usa a expressão “alma imortal”. Em vez disso, as Escrituras dizem que a alma humana, pecadora, deveras morre. (Ezequiel 18:4, 20) Portanto, a BÃblia indica a provisão de uma ressurreição como solução real para a morte.
“TODOS OS QUE ESTÃO NOS TÃMULOS MEMORIAIS”
15 A palavra que os discÃpulos de Jesus usaram para “ressurreição” literalmente significa “erguer” ou “levantar”. Isto significa erguer-se da inerte condição da morte — como que levantar-se de dentro da sepultura comum da humanidade. Jeová Deus pode facilmente ressuscitar uma pessoa. Por quê? Porque Jeová é o Originador da vida. Hoje, os humanos podem gravar vozes e imagens de homens e mulheres em fitas de vÃdeo e reproduzir essas gravações depois da morte da pessoa. Certamente, então, o nosso Criador todo-poderoso pode gravar os detalhes de qualquer indivÃduo e ressuscitar a mesma pessoa, dando-lhe um corpo recém-formado.
16 Jesus Cristo disse: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [de Jesus] e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” (João 5:28, 29) Todos os que estiverem na memória de Jeová serão ressuscitados e instruÃdos nos Seus caminhos. Para os que então agirem em harmonia com o conhecimento sobre Deus, esta será uma ressurreição de vida. Contudo, será uma ressurreição de julgamento condenatório para aqueles que então rejeitarem os ensinos e o domÃnio de Deus.
17 Naturalmente, os que seguiram um proceder correto como servos de Jeová serão ressuscitados. De fato, a esperança da ressurreição fortaleceu muitos a enfrentar a morte, mesmo em casos de perseguição violenta. Eles sabiam que Deus poderia restituir-lhes a vida. (Mateus 10:28) Mas milhões de pessoas morreram sem mostrar se se conformariam ou não aos justos padrões de Deus. Estes também serão ressuscitados. Confiante no propósito de Jeová neste respeito, o apóstolo Paulo disse: “Eu tenho esperança para com Deus . . . de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15.
18 O apóstolo João teve uma emocionante visão de pessoas ressuscitadas em pé diante do trono de Deus. Ele escreveu: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo.” (Revelação [Apocalipse] 20:12-14) Imagine! Todos os mortos que estão na memória de Deus têm a perspectiva de serem libertados do Hades (grego: haÃdes), ou Seol, a sepultura comum da humanidade. (Salmo 16:10; Atos 2:31) Eles terão a oportunidade de demonstrar por meio de suas ações se servirão ou não a Deus. DaÃ, “a morte e o Hades” serão lançados no que é chamado de “lago de fogo”, que simboliza a destruição completa, simbolizada também pelo termo “Geena”. (Lucas 12:5) A própria sepultura comum da humanidade terá sido esvaziada e deixará de existir quando a ressurreição tiver acabado. Como é consolador aprender da BÃblia que Deus não tortura ninguém! — Jeremias 7:30, 31.
2006-08-13 00:23:26
·
answer #5
·
answered by LLian 3
·
0⤊
0⤋