uma das causas do soluço, é a queda de açúcar no sangue.
quando a pessoa ingere muito álcool os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem expressivamente acarretando uma hipoglicemia e o soluço.
ingerir algo doce, quase sempre, acaba com este terrível incomodo.
2006-08-13 18:39:39
·
answer #1
·
answered by grazia brasiliana 4
·
0⤊
0⤋
Isoo ocorre quando vem aquelas frases:
"Eu não devia dar trabalho prá vocês..."
"Eu sou um peso prá vocês",
"Porque que eu faço essas coisas?"...
Aí o bebum começa a chorar e, consequentemente, soluçar.
Não esquenta que a ressaca é sempre pior...
2006-08-12 01:54:52
·
answer #2
·
answered by Pedroka 6
·
0⤊
0⤋
As várias substâncias, não só o etanol, causam "irritação" entre os "contatos" dos neurônios, o que pode causar o soluço, quando a ação atinge o nervo frênico (do diagrama) ou correlato
2006-08-11 07:58:00
·
answer #3
·
answered by Ro 2
·
0⤊
0⤋
O principal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o tórax do abdômen: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.
Mas qual é a relação de tudo isso com o soluço? Bem, é a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Irritação? Se você já pensou no nervo frênico mal-humorado, nervoso e de cara feia, contenha a imaginação! Vamos ver o que acontece de verdade. Com a ingestão de líquidos ou comida em excesso; bebidas muito quentes, geladas ou com gás em demasia, o estômago incha e por estar muito perto do nervo frênico pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.
O nervo frênico irritado manda o diafragma se contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando uma "tampinha" que há no fundo da garganta, a glote, se fecha de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e "hic, hic, hic", lá vem o soluço! Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.
Qualquer pessoa e até animais, como cachorros, gatos e outros mamíferos, podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.
No caso do soluço comum, há maneiras de acabar com ele! Tomar um copo de água com o nariz tampado, por exemplo. Como fica difícil respirar, aumenta a quantidade de gás carbônico no corpo, o que inibe a irritação do nervo frênico e o faz voltar a trabalhar corretamente. Mas, cuidado: tampe o nariz por pouco tempo! E caso você veja um amigo soluçando, dê um susto nele! Assim será liberada no sangue uma substância chamada adrenalina, que fará o nervo frênico voltar ao normal!
Para evitar soluços, alimente-se de forma equilibrada e tente não ingerir líquidos durante a refeição, em especial, refrigerantes. Caso contrário, agüente o "hic, hic, hic...".
2006-08-11 07:47:32
·
answer #4
·
answered by Carol 4
·
0⤊
0⤋