Porque JESUS CRISTO revogou tais ordenanças, através da nova aliança.
Mateus 15.11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Deus ordenará isto a Israel no deserto pois sabia que tais animais transmitiam doenças pois eram criados soltos.
2006-08-10 16:13:08
·
answer #1
·
answered by Marza 3
·
2⤊
0⤋
Pq naquele tempo o povo era cabeça dura, tinha vindo de uma terra cheia de ritos q Deus detestava, então O Senhor quiz moldar aquele povo da forma que ele acha ideal, por isso foi feito o livro de leviticos q é um tipo de manual (Judeu). Os cristão não precisam seguir isso pois quando os Judeus não aceitaram a Jesus como seu salvador, a salvação passou a toda a humanidade, uma vez que a salvação era apenas para os Judeus. E disse Jesus (que é o Salvador e Dono de tudo), por que dizer ser impuro o que Deus purificou, então o vc condena já esta condenado, mas o q vc purifica não destroi. Pois o q polui o homem não é o que entra em seu ventre, mais sim o que sai do seu coração.
Fique na Paz do Senhor Jesus! Salvador e Dono de todas as coisas.
Amém!!!
2006-08-10 23:12:58
·
answer #2
·
answered by Júnior 1
·
2⤊
0⤋
Acredite se quiser. Deus nas antigas escrituras, ensinava ao seu povo costumes morais e higienicos. Os judeus praticaram tudo o que foi ensinado na época porque era preciso para a saúde do povo. O porco tinha muita contaminação devido aos seus hábitos anti higienicos, assim como tudo o que não tinha como fazer assepcia. Até a circuncisão, naquela época, era necessária devido a falta de higiene masculina que contaminava as mulheres. Estas morriam muito cedo devido a infecções uterinas. Deus precisou fazer um pacto "espiritual" com os homens da época, para eles aceitarem cortar um pedaço, logo em que lugar, né? Assim como Deus teve que proibir que os homens parassem de beber o sangue humano, hábito que eles tinham ao matar os inimigos e beber o sangue dos mesmos, coisa que vinha cheio de doenças (sifilis, etc). Trazendo tudo para o sagrado, Deus conseguiu que eles mudassem os comportamentos. Quando Cristo veio á terra, traz uma nova mensagem.Vem falando da existencia de um mundo espiritual, e que a pessoa não tem mais que fazer o olho por olho, que deve amar a todos indistintamente, coisas que eram novidades se comparada com o passado. Por isso quase foi linchado e apedrejado nos templos. A igreja católica também não acompanhou mais o antigo testamento e sim o novo testamento (a vida de Cristo). Sendo que Cristo, respeitou o antigo mas não o aceitou mais, porisso a briga que deu e ele acabou na cruz. O que me deixa arrepiado é que se Cristo voltar e vier com novas verdades, que mudam a nossa maneira de viver e de ser, nós não vamos aceitar de novo, vamos dizer que ele é falso e vamos cruxificá-lo outra vez. O mundo material e espiritual evolui sempre e profundamente, só que a gente não consegue aceitar nada disso. Hoje o porco é saudavel, o camarão é agradável, e o pintho é lavavel e o sangue é injetavel. Cristo veio para dar novos recados e devemos sair dos 5000 anos atras e nos atualizarmos pelo menos para só 2000 anos atrás. E cuidado se novidades já não nos foram enviadas, só que nós gostamos de não caminhar na evolução espiritual. Abraços.
2006-08-10 23:39:21
·
answer #3
·
answered by Beto 3
·
1⤊
0⤋
É inacreditável que , na era da Internet e do telefone celular ainda existam pessoas que prefiram viver na pré-história, seguindo costumes de 5000 anos atrás ,ditados por um povo semi- bárbaro .
Seguir os costumes do Velho Testamento é continuar preso a proibições sem sentido , numa era cuja característica principal era a supertição. Analise : não comer peixe de couro ou porco , qual o sentido dessa proibição absurda? O Velho Testamento explica? Eu duvido !! ou qual o objetivo de se sacrificar um pobre animal ?
Quando Jesus multiplicou os peixes e pães , não interessava se os peixes era de escamas ou de couro , o que ele desejava , em sua graça divina , era matar a fome dos que ali estavam.
Olha só : " Em templos sem escadas , para que não vejam nossa nudez !! "
Quando Jesus invadiu o templo , ele disse : " Estão fazendo da casa de meu pai , um bazar !! " Ele se indignava por causa do que faz a maioria das igrejas hoje , vendendo produtos, água benzida e outras coisas , para engrossar sua renda . Jesus não foi ao templo , para ver se tinha alguém abaixado para ver os fundilhos de alguma donzela desavisada.
A fé cega ,sem discussão , baseadas em conceitos da era das cavernas, tem se mostrado ao longo do tempo a verdadeira arma do mal , pois é um poderoso argumento para manipular as pessoas e induzir-lhe a total obediência e as leva a adotar posturas absurdas e desvairadas , como verdadeiros fanáticos . Isso tem criado e fortificado os Bin Laden da vida.
Porém , eu aconselho comer carne de boi e não de porco , comer peixe de escamas e não de couro , para quem quiser uma comidinha bem light , pois ambos tem gordura saturada , mas pra quem tem fome , eu aconselho a comer de tudo , pois a vida não tem moleza !!!
2006-08-10 23:33:00
·
answer #4
·
answered by LsAlpha 4
·
1⤊
0⤋
Viva a vida e não se prenda a fatos ocorridos há milhares de anos atrás. Vai fazer alguma diferença na sua vida comer ou não comer esses alimentos? Nós fazemos parte de uma Cadeia Alimentar, pra não encumpridar mto a minha resposta: Está no prato? então, coma e depois de umas horas............tchibum! (KH)
2006-08-10 23:13:30
·
answer #5
·
answered by Dodonis 1
·
1⤊
0⤋
Quanto aos animais, a proibição se justificava por causa da saúde do povo. Não se esqueça que eles estavam no meio do deserto em condições precárias. Quanto ao sacrifício, o abate de animais, era um sacrifício de substituição, pois quem deveria morrer seria o homem, no entanto em sua misericórdia, Deus permitiu que um animal morresse em seu lugar. Contudo, devemos lembrar que em Genesis 3:15 há uma promessa de um sacrifício definitivo: Cristo que morreria em nosso lugar, sendo ele o sacrifício perfeito e definitivo. Por isso o animal sacrificado tinha que ser perfeito, sem manchas sem defeitos macho (podia ser cordeiros ou bezerros), pois simbolizavam a Jesus Cristo Que seria morto para que os nossos pecados fossem perdoados. Cristo o homem, morreu por todos os homens. Um só homem toma sobre si a responsabilidade do pecado e paga o preço da Salvação. Isto inaugura a Dispensarão da Graça (misericórdia), e abole definitivamente o ritual do sacrifício. Se os judeus continuam a fazer tais sacrifícios, é por que ainda esperam a vinda do messias permanecendo ainda na dispensaçao da Lei mosaica.
2006-08-14 15:48:25
·
answer #6
·
answered by David G 2
·
0⤊
0⤋
Aqui quem escreve é o autor da pergunta. Já que não posso reformular minha pergunta ou refutar algumas das respostas, então pedi pra um amigo postar por mim o seguinte:
Muitos de vocês deixaram bem claro, praticamente numa resposta única, que Cristo revolucionou tal lei ao falar sobre a contaminação da alma através do que dizemos e pensamos. Tão embora, ainda sigamos costumes de higiene e regras moisaicas, também presente no Corão, que foi escrito depois de mais de 600 anos da vinda de Cristo - e vale salientar, reconhece o Cristo como Filho de Deus, e se diz escrito pelo mesmo Jeová ou Deus dos cristãos e judeus: nossas culturas religiosas são muito mais próximas do que pensamos, são todas baseadas nos escritos judaicos antes de Cristo.
Me pareceu que Cristo, nessa máxima de Mateus, quis mostrar é maior a importância do que dizemos e pensamos do que os hábitos alimentares.
Enfim, o que quero dizer é que ainda lavamos nossas mãos, ainda alguns de nós ainda cortamos o prepúcio; por que não ainda seguimos a regra da alimentação? - bem como nosso amigo acima bem lembrou, a carne de porco ainda hoje traz doenças e é até recomendado a não ser comida por muitos médicos. E não é difícil estranhar a podridão de tal carne, considerando o modo como os porcos ainda são criados até hoje. Também vale lembrar os hábitos alimentares dos camarões, que também são proibidos nas Escrituras, e são vistos hoje pelos biólogos como uma espécie de "barata do mar". Também não mais bebemos sangue, pois é sagrado. Também procuramos evitar nos embriagar do vinho. Então é importante a alimentação, não?
Ora, por que teimamos em ainda nos alimentar de tal forma? Será que é pelo fato do cristianismo ter sido disseminado principalmente pelos europeus mundo afora, África, Américas e Ásia? Os europeus, bem sabemos, antes do cristianismo tinham hábitos selvagens e pagãos, como os judeus antes da revelação de Moisés. A grande diferença é que ignoramos muitas passagens bíblicas, e permanecemos com alguns hábitos antigos, como outro amigo bem disse acima, comemoramos a Páscoa e lidamos com ela de forma pagã: trocando ovos de chocolate. O Natal também é comemorado de forma pagã: presentes, a lenda do Papai Noel e seus duendes no Pólo Norte, pinheirinhos enfeitados, etc...
É verdade o que Cristo disse, é mais importante o que carregamos na alma do que no estômago. Mas não se esqueçam que Deus pediu para que cuidássemos de nossos corpos, pois afinal estes são o templo que abriga a alma insuflada na carne por Deus.
Vale ainda salientar que São Mateus (só considerado santo pelos católicos apostólicos romanos que, na prematuridade de seu cristianismo, selecionaram com dedos pagãos os livros sagrados), enfim, Mateus não conviveu com Cristo, assim como Lucas e Marcos. Somente João! E evangelhos considerados hereges pelas igrejas católica e protestante, como é o caso de São Tomé, que conviveu com Cristo e tocou suas chagas, tem sua obra marginalizada. Parece até uma caça as bruxas medieval, onde queimavam livros.
O que me dizem vocês sobre a alimentação?
2006-08-13 20:45:35
·
answer #7
·
answered by J. Castekari 1
·
0⤊
0⤋
Porque tudo o que Deus criou é bom, ver Gn 1, 2.
E porque teremos que fazer mais sacrificios se o maior sacrificio já foi feito (Jesus morreu na cruz).
Mais uma coisa, devemos seguir os mandamentos do novo testamento, e não do antigo, há agora uma nova aliança q é eterna.
2006-08-11 12:03:00
·
answer #8
·
answered by aline 2
·
0⤊
0⤋
A lei mosáica (são mais de 600) foram estabelecidas como um código de conduta, convivencia, adoração, saúde, higiene, negócios etc.. para o povo judeu...
Alguns principios da Lei são eternos e JESUS os definiu em dois:
1 - Amar a DEUS acima de todas as coisas
2 - Amar ao próximo como a nós mesmos...
Quando Cristo cumpriu a Lei, não nos sujeitou mais à regras e sim a liberdade que ele nos proporciona...
Leia o livro de Romanos e a Hebreus, como as coisas do velho testameo as coisas do velho testamento eram sombras do que iria acontecer e como o apostolo Paulo debate essa questão da rejudaização entre os gentios (aqueles que não são judeus)...
Hoje "o comer carne de porco" é apenas uma questão cultural judaica e nós não precisamos estar sujeitos a regras....
Foi pela Lei que nós conhecemos o pecado, mas pela graça de Cristo somos livres do mesmo....
F
2006-08-11 11:35:26
·
answer #9
·
answered by EU 4
·
0⤊
0⤋
vc levanta uma questão, fiz esta pergunta á vários evangélicos e eles disseram que entra pela boca não é pecado,,e sim que sai, por isso que eu digo á bíblia não tem nenhum fundamento, muitos lêem, mas cada um segue á seu bel prazer
2006-08-11 01:34:19
·
answer #10
·
answered by iskaprapeskapaku 2
·
0⤊
0⤋