Este é um dos grdes temas do Concilio Vaticano II. O concilio q se intitulou "ecumenico" e se iniciou em 1962 sob Joao XXIII e terminou em 65 sob Paulo VI.
Este Concilio mudou bastante a prática da Igreja Catolica, alterou a liturgia e apostou no dialogo ecumenico como forma de responder ao mandado de Jesus "que todos sejam um para q o mundo possa crer".
O ecumenismo nao significa fusao de Igrejas, não busca unificar as varias denominações cristãs mas busca o entendimento de todos e a reuniao dos cristaos sob aquilo q é comum a todos,a fé em Jesus Cristo Ressuscitado.
A ideia central do ecumenismo é "buscar o q nos une e afastar o que nos separa".
Porém, sempre há o porém, as Igrejas da Reforma aderiram ao ecumenismo, porque sao sobrias, são serias, e não exercem este proselitismo exarcebado e danoso das seitas neo petencostais, que tanto mal causam ao cristianismo porque se firmam no fundamentalismo, e isto é a mae do fanatismo, da intolerancia e do desrespeito etc etc.
Penso sempre no que os anjos cantaram nos campos qdo anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus, Gloria a Deus nas ALturas e PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE. Este e o porem, não reconheço nos neo petencostais os homens de boa vontade previstos pelo coro dos anjos. Vejo antes toda sorte de desvisos graves e interpretações deturpadas do texto sagrado para interesses inconfesáveis.
Assim sendo não prestam verdadeiro culto a Deus nas alturas e nem promovem a paz entre os homens, muito pelo contrario, disseminam a discordia, o desrespeito à crença alheia, a intolerancia religiosa.
Entao meu caro suas noticias estão totalmente equivocadas, não existem fax pedindo fusao, nao existe sequer temor pelo crescimento numerico das seitas, o temor nao este, o temor é pelo descaminho que elas provocam.
2006-08-11 04:10:44
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
O EUA desde o tempo antigo é protestante em sua maioria, contrário do Brasil que foi colonizado por padres jesuítas.No nosso país e a redor do mundo existe um movimento chamado Ecumênico com objetivo de unificar todas as igrejas que procuram seguir ensinamentos bíblicos e que crêem em Jesus Cristo mas que divergem quanto há doutrina,liturgia,usos e costumes bíblicos e plano da salvação.Portanto não creio que a igreja evangélica vá se unir a católica.
2006-08-10 20:40:49
·
answer #2
·
answered by REGIS MARK 1
·
2⤊
0⤋
As igrejas católicas se interessam em se unir às igrejas protestantes, pois estas(protestantes) crescem grandemente em números cada dia mais, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Os "padres" querem se fazer de iguais às doutrinas dos "pastores", mas na verdade, diferem em vários aspectos, como adorar um único Deus e não possuir imagens de escultura alguma, que possa tirar Deus do centro e da primordia.
Outro fato também é que Deus é Deus e não precisa de ajuda espiritual para realizar suas maravilhas, como os católicos falam e colocam nos seus carros:"Tudo por Jesus e nada sem Maria"- isso os protestantes não aceitam.
2006-08-10 23:00:50
·
answer #3
·
answered by Lulú 2
·
0⤊
0⤋
Que coisa boba!.
Os americanos são pessoas boazinhas que matam centenas por dia, invadem um pais com argumento falsoe aniquilam sua população.
Pense grande!.
O problema do catolicismo é o anacronismo, o atraso mental.
Você falou bem, quantas igrejas são erigidas toda hora, e esse dinheiro saiu de onde?.
O protestatismo não é uma unidade e sim múltiplos e heterogêneos pensamentos.
Digo uma coisa, se esse crescimento realmente formar homens de bem, justos, tolerantes, que seja bem vindo!.
Hoje você defende uma ideia com fervor, amanhã encontra mais respostas e muda.
Nunca se prenda ao limite de sua religião, pois você chega a um ponto de descrença por não mais achar o que conhecer.
Abraço.
2006-08-10 22:51:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque sabe q o catolicismo tá perdendo para os evangélicos...
2006-08-10 22:01:36
·
answer #5
·
answered by Ju 1
·
0⤊
0⤋
Sem intenção de ofender, essa é a pergunta mais confusa que já vi no YR.
Não tem uma palavra que seja verdade, que faça sentido, que tenha uma lógica mínima.
Pode ser mentira ou engano.
Quem a fez estava mentalmente confuso no momento de elaborá-la.
2006-08-10 21:38:07
·
answer #6
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
0⤋
É dificil de entender.
Sei que aumenta a cada dia o n° de sem religião.
2006-08-10 21:27:18
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
http://66.218.69.11/search/cache?ei=UTF-8&fr=slv1-yphoto&p=dr+alberto+rivera%2Cecumenismo&u=www.israel3.com/ftopicp-5476.html&w=dr+alberto+rivera+ecumenismo&d=feEwMWP9NMu7&icp=1&.intl=us
2006-08-10 21:26:26
·
answer #8
·
answered by cristoamistad 5
·
0⤊
0⤋
Se a Igreja Católica qr se unir com as protestantes eu não sei. Mas q no momento qm pode abençoar o nosso país com o desenvolvimento somos nós, em outubro (e Deus tbm); os políticos e eleitores americanos têm mais vergonha na cara, pq votam pelo desenvolvimento da nação, não pq prometeram votar se recebessem cestas básicas, camisas, dinheiro... mas não qr dizer q todos os brasileiros são assim.
2006-08-10 20:50:32
·
answer #9
·
answered by Lilica 2
·
0⤊
0⤋
Deve estar acontecendo algum engano, ou isso é apenas um boato, pq eu nunca ouvi falar q os católicos qrem esta união. Não importa de qual das 2 religiões a pessoa é, mas sim o tamanho da fé dela, o simples fato de q se algum dia no Brasil a religião predominante for a Protestante, não irá mudar a nossa situação econômica, pois nos EUA as pessoas não são bem de situação por causa de sua religão, mas sim por causa de seu trabalho e do desenvolvimento do país, q é decorrente de uma boa administração.
Para ser sincera...
O Brasil precisa não é de mudar de religião, mas precisa msm é q o brasileiro tenha bom senso na hora de escolher seus governantes (q a longo prazo mudará o país), e de ter vontade de trabalhar, pq muitos brasileiros qrem ter muito dinheiro como os americanos, mas não qrem trabalhar, qrem q o dinheiro caia do céu.
2006-08-10 20:50:30
·
answer #10
·
answered by Gatinha 2006 2
·
0⤊
0⤋