Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, que aparece de forma recorrente e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais.
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Sintomas
2 Agentes causadores
3 Prevenção
4 Tratamento
[editar]
Sintomas
Coriza, coceira e ardor nos olhos, nariz e boca, espirros. Algumas vezes a doença é acompanhada de febre.
[editar]
Agentes causadores
A rinite pode ser provocada devido a reação alérgica à poeira, produtos químicos, cigarros, remédios etc. Também pode ocorrer devido a deformidades na parte interna do nariz.
[editar]
Prevenção
Deve-se evitar permanecer por muito tempo em locais mal ventilados, não fumar, não ficar perto de lugares com cheiros fortes, ficar longe do mofo e, em caso de repetição freqüente, procurar algum tratamento preventivo prescrito por um médico otorrinolaringologista.
[editar]
Tratamento
O tratamento da rinite deve ser prescrito por um médico, e inclui medicamentos antialérgicos, descongestionantes, analgésicos, anti-térmicos, anti-inflamatórios e antibióticos.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinite"
2006-08-10 11:54:25
·
answer #1
·
answered by Flávia HP 4
·
1⤊
0⤋
se tiver me digam, já não aguento mais..................
2006-08-12 06:56:32
·
answer #2
·
answered by Heri 2
·
2⤊
0⤋
A rinite é uma desgraça, não tem cura ,quem tem ela sofrerá para sempre,é um demonio.já tomei tudo quanto é ti´po de remedio e nadaaaaaaaaaaaa 15anos com essa infeliz!
2016-07-16 06:20:03
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só tem fera respondendo aqui.
Aceite as respostas mais extensas, estão no caminho certo.
Más só para informa-se sobre a doença.
Não vá fazendo tratamentos por sua própria conta.
Não acredite no seu farmacêutico "de confiança", ele não é médico.
Procure um Clínico Geral, que é, sem dúvida, quem poderá te orientar com segurança.
2006-08-13 14:15:21
·
answer #4
·
answered by drdanieltaborda 2
·
0⤊
0⤋
RINITE ALÉRGICA
A rinite alérgica, ou rinopatia alérgica, constui-se numa reação alérgica da mucosa nasal a determinados antígenos, principalmente inalatórios. Freqüentemente, estas manifestações alérgicas se estendem aos seios paranasais, sendo comum a coexistência de rinopatia e sinusopatia alérgicas, em graus variados, numa mesma pessoa. Afetam indistintamente ambos os sexos, e geralmente existe história de alergia (atopia) na família.
É uma doença muito comum em adolescentes e adultos jovens, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária.
Os fatores desencadeantes da rinite alérgica são os mesmos da asma brônquica; podem ser alimentos, animais, ácaros, poeiras, drogas ou substâncias químicas, embora os inalantes sejam os principais responsáveis pela rinite alérgica.
pó encontrado na residência, especialmente em carpetes e cortinas, rico em ácaros;
inalação de pólen presente no ar, grama ou árvores poluentes atmosféricos (principalmente o ozônio e o dióxido de enxôfre);
infecções do trato respiratório por vírus (especialmente o adenovírus) e bactérias;
pêlos de animais domésticos (gatos, cachorros);
esporos de fungos presentes na terra (poeira) e em suspensão no ar atmosférico;
inspiração de ar frio;
estado emocional;
fumaça do cigarro;
inalação de sprays de cabelo e desodorantes;
aspirina;
exercíciosfatores ocupacionais: farinha (para padeiros), pêlos de animais ou suas fezes (para pessoas que trabalham em zoológico, etc.), vapores, etc.
alimentos como leite, chocolate, tomate, crustáceos, etc.
Todas estas substâncias funcionariam como precipitadores e desencadeariam um tipo de reação alérgica, conforme já citamos anteriormente.
Na rinite, assim como em todo tipo de alergia, encontra-se presente o envolvimento do fator emocional como potencializador das manifestações alérgicas. Outro importante estímulo alérgico é a inspiração de ar frio pois, a inspiração rápida e intensa de ar frio pode levar à paralisação momentânea dos cílios da mucosa nasal, favorecendo, assim, o aparecimento de rinites infecciosas, sinusites e infecções respiratórias.
O quadro clínico das rinites alérgicas é caracterizado pelos seguintes sinais e sintomas:
Espirros - muitas vezes, constituem-se no único sintoma da rinite. Ocorrem logo após o contato com o alérgeno e podem chegar a durar vários minutos.
Prurido (Coceira) - os espirros geralmente são acompanhados de coceira nasal, que pode estender-se à conjuntiva ocular, ao canal auditivo externo e, até mesmo, ao lábio superior. A presença de coceira na sintomatologia nasal constitui, praticamente, o selo para um diagnóstico positivo de alergia nasal. Tanto os espirros quanto o prurido ou coceira ocorrem por irritação das terminações nervosas da mucosa local, pela presença de edema e da inflamação presente na região.
Coriza - a coriza é a saída abundante de secreção nasal, de aspecto aquoso. Pode, até mesmo, haver gotejamento espontâneo da secreção. Ocorre devido ao aumento da secreção das glândulas da mucosa nasal. Quando a alergia se prolonga, esta secreção torna-se mais densa, apresentando-se esverdeada ou, quando ocorrerem infecções associadas, amarelada.
Obstrução Nasal - é um sintoma também muito freqüente. Mais raramente, pode ser o único sintoma que o paciente rinopata apresenta. Pode acometer uma ou ambas as fossas nasais e é o sintoma que mais incomoda o paciente, pois obriga-o à respiração bucal, além de perturbar muito o seu sono (ocorre piora da obstrução nasal quando o paciente deita a cabeça devido ao acúmulo de secreção no local).
CONDUTA TERAPÊUTICA DA RINITE
A terapêutica da rinite alérgica divide-se em:
Corticóides inalatórios ou tópicos - o uso desta classe terapêutica tem por objetivo diminuir a reação inflamatória da reação alérgica, sendo muito eficaz. Os corticóides normalizam a permeabilidade vascular, estabilizam as membranas dos mastócitos, diminuem o edema, enfim, proporcionam regressão de todos os sinais inflamatórios e alérgicos e, conseqüentemente, da sintomatologia. Dentre os corticóides, vale citar o spray de dipropionato de beclometasona, cuja ação local é bastante satisfatória.
Anti-histamínicos - é o tratamento de primeira linha para o tratamento e controle da rinite alérgica. Esses medicamentos bloqueiam a ligação de histamina ao receptor- H1, bloqueando, então, a maior parte dos sintomas associados a essa doença.
Cromoglicato de sódio - utilizado no tratamento da asma brônquica, esta substância teria um efeito similar ao do corticóide nas rinites alérgicas. Utilizado por via tópica, apresenta resultados variáveis segundo a opinião de diversos especialistas.
Vasoconstritores locais - Estes medicamentos podem ser absorvidos para a circulação sistêmica e provocar taquicardia e aumento da pressão arterial (secundário à vasoconstrição de outros vasos sangüíneos).
Terapêutica Profilática
Vacinas de Hipossensibilização - podem ser aplicadas, por via subcutânea ou intradérmica, através da administração de doses gradativamente crescentes dos principais antígenos que podem estar causando a rinite em um determinado paciente, com resultados variáveis. O objetivo, neste caso, é promover a formação de anticorpos.
Medidas de Prevenção
Todas as medidas citadas para a prevenção da asma brônquica são válidas também para a rinite alérgica. Evitar pó, poeira, cheiros fortes, cobertores de lã, praticar exercícios, etc.
Outra medida preventiva útil é o uso de aparelhos especializados na esterilização do ar, principalmente para os ácaros.
2006-08-12 09:06:07
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pelo que sei, não. Eu tenho rinite, mas comecei a nadar com 3 aninhos de idade, parei com uns 14, melhorou muuuuuuuuuiiiito!!! E tb fiz tratamento com uma alergista excelente, quando tinha uns 6 anos, e ela me receitou uma vacina, q tb melhorou muuuuiiito. Quase não tenho crises, só quando fico mt tempo exposta à poeira, fumaça, cigarro, etc., aí começo a espirrar...!
2006-08-10 17:14:57
·
answer #6
·
answered by *Morena*jS2m 4
·
0⤊
0⤋
Sofro com renite tambem. Fiz caminhada por 4 anos e não me lembro de renite, so foi parar e a renite voltou. Caminhada é muito bom, assim como qualquer esporte. um abraço.
2006-08-10 11:57:35
·
answer #7
·
answered by handyman 3
·
0⤊
0⤋
Depende, se sua rinite for crônica, não tem cura, mas os outros casos tem cura sim.
2006-08-10 11:56:13
·
answer #8
·
answered by Edison 2
·
0⤊
0⤋
sim , visite um alergista para combater a mesma com medicamentos
2006-08-10 11:53:33
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Procure u m médico
2006-08-10 11:52:58
·
answer #10
·
answered by Leone 6
·
0⤊
0⤋