Carlos, mando algumas informações sobre o kefir, espero que goste.
Kefir é o produto obtido através da fermentação do leite por organismos benéficos. Seu aspecto é muito semelhante ao do iogurte, no entanto, tem maior valor nutricional e terapêutico.
Além das bactérias benéficas e leveduras, o kefir contém minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais importantes para a manutenção das funções vitais do organismo. Seu abundante teor do aminoácido essencial triptofano, de cálcio e de magnésio promovem um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa no processo da absorção de carboidratos, gorduras e proteínas. Estes nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção e crescimento celular, e fornecimento de energia ao nosso organismo. Além disso, o kefir é uma fonte excelente de vitamina K e vitaminas do complexo B. A ingestão adequada destas vitaminas promovem a regulação do funcionamento renal e hepático, aceleram os processos de cicatrização e proporcionam aumento da função imunológica (aumento da resistência). O uso regular do kefir pode aliviar desordens intestinais, reduzir a flatulência (exceso de gases), proporcionando um funcionamento intestinal mais saudável.
O Kefir apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Também possui efeitos aperitivos e afrodisíacos. Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colites ulcerosas, intolerância gástrica, etc. è muito útil em uso externo para patologias dérmicas (Acne, eczemas, psoríase, alergias, etc.), dado que é um poderoso anti-séptico que ajuda a curar ferida. Seu uso continuado produz muito bons efeitos em convalescença após graves doenças.
O kefir pode ser consumido "in natura" ou incrementado com outros alimentos como frutas, cereais, mel, etc., o que o torna ainda mais nutritivo.
O kefir difere do iogurte por conter colônias de bactérias benéficas (probióticos) que colonizam o trato intestinal, onde controlam e destroem as bactérias patogênicas.
Outra característica muito importante do kefir é que suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o um alimento indicado nos casos de diarréia e uma ótima fonte protéica para pacientes com intolerância à lactose.
No Brasil, imigrantes libaneses, sírios ou turcos ou seus descendentes costumam, de forma caseira, fabricar utilizando grãos conservados por muitos anos. Também a adição, ao leite fervido e resfriado, de um pouco de miolo ou de fermento de pão, resulta num produto que por seu odor alcoólico é por vezes denominado Kefir ou Leben.
É isso ai Carlos, o kefir é muito bom para saúde. Você também pode visitar os sites abaixo e obter mais informações. Um abraço e até mais.
2006-08-10 03:01:55
·
answer #1
·
answered by Júnior 4
·
2⤊
1⤋
Eu tenho tomado e ajuda bastante na digestão.
Especialmente para quem optou por não comer carne, o kefir traz bactérias importantes para o nosso organismo. Até hoje só preparei kefir com água e açucar mascavo, com leite ainda não.
Vejo apenas um ponto contra o kefir, que é a questão dos gases presentes, que são os mesmos do refrigerante e da água com gás. É bom ao paladar, é claro, mas não muito saudáveis.
Outra vantagem, além de ser saudável, é que é muito fácil obter o kefir. Exatamente por isso ele não pode ser vendido. Eu tenho uma porção aqui em casa.
Os sites que o Fernando sp citou são interessantes também; aos quais acrescento alguns:
http://www.hc.ufpr.br/hosp/nutricao/curiosidades2_nut.htm
http://www.cienciadoleite.com.br/kefir.htm
http://paginas.terra.com.br/saude/kefir/beneficios.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir
Não sabia, mas há um grupo no Yahoo sobre esse alimento probiótico:
http://br.groups.yahoo.com/group/kefir_real/
____________________________________________________
Entre na campanha:
"Não dê voto para quem Copia e Cola! O bom é opinar e relacionar Fontes!"
2006-08-10 04:03:13
·
answer #2
·
answered by Miller 4
·
0⤊
2⤋