English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-10 02:08:42 · 14 respostas · perguntado por boticcelli 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

O sentido da vida
Porquê e para quê vivemos ? A resposta a esta pergunta é de importância para compreendermos o problema da obsessão. Segundo o Espiritismo, vivemos para desenvolver as potencialidades psíquicas de que todos somos dotados. Nossa existência terrena tem por fim a transcendência, ou seja, a superação constante da nossa condição humana. Desde o nascimento até o nosso último dia passamos pelas experiências que desenvolvem as nossas aptidões inatas, em todos os sentidos. A criança recém-nascida cresce dia a dia, desenvolve o seu organismo, aprende a comunicar-se com os outros, a falar e a raciocinar, a querer e a agir para conseguir o que quer. Transcende a condição em que nasceu e passa para as fases superiores da infância, entrando depois na adolescência e depois na mocidade, na madureza e na velhice. Ao fazer todo esse trajeto ela desenvolveu suas forças orgânicas e psíquicas, sua afetividade, sua capacidade de compreender o que se passa ao seu redor e seu poder de dominar as circunstâncias. Isso é transcender, elevar-se acima da condição em que nasceu. É para isso que vivemos. E isso nos mostra que o sentido da vida é transcendência.

Hoje, a Filosofia Existencial sustenta esse mesmo princípio no campo filosófico. Os existencialistas consideram o homem como um projecto, ou seja, um ser projetado na existência como uma flecha em direção a um alvo, que é a transcendência. Mas no Espiritismo as existências são muitas e sucessivas, de maneira que em cada existência terrena atingimos um novo grau de transcendência. As pesquisas parapsicológicas atuais sobre a reencarnação confirmam esse princípio. O fato de vivermos muitas vidas na Terra, e não apenas uma, mostra que temos no inconsciente uma armazenagem de lembranças e conhecimentos, aspirações, frustrações e traumas muito maior que a descoberta por Freud.

É bom anotar na memória este dado importante: quando Kardec descobriu as manifestações do inconsciente, através de suas pesquisas sobre os fenômenos anímicos, Freud tinha apenas um ano de idade. Isso não desmerece Freud, que não conhecia as pesquisas de Kardec, mas nos prova a segurança das pesquisas espíritas do psiquismo humano. A concepção espírita da vida humana na Terra não é imaginária, mas real, baseada em pesquisas científicas. Os que consideram o Espiritismo como uma doutrina supersticiosa, gerada pela ignorância, revelam ser mais ignorantes do que poderiam pensar de si mesmos. A Doutrina Espírita está hoje comprovada cientificamente pelos cientistas mais avançados. Dizemos isto para mostrar aos leitores que o sentido da vida, a que nos referimos, não é uma hipótese, mas uma realidade. Se não compreendermos que a vida é transcendência, crescimento, elevação e desenvolvimento constante e comprovado do ser espiritual que somos, não poderemos encarar com naturalidade o problema da obsessão e lutar para resolvê-lo.

2006-08-10 02:15:45 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Amar a Deus acima de todas as coisas. e ao teu próximo como a ti mesmo. Pense nisso!!!!

2006-08-10 03:35:12 · answer #2 · answered by ricellig3 1 · 0 0

VIVER!

2006-08-10 03:05:48 · answer #3 · answered by Ely 3 · 0 0

O sentido da vida é adorar a Deus, é viver para Deus, é buscar uma comunhão íntima com o Espírito Santo de Deus, é colocar Deus como a primazia de nossas vidas.

2006-08-10 02:38:10 · answer #4 · answered by CCJ 2 · 0 0

Amigo, quando Lucifer, (o anjo que era responsavel pel adoração no ceu) sentio inveja de Deus e tentou armar ua rebelião, foi jogado do ceu para o inferno, Deus se sentio solitario e nos criou para adoramos Ele e sermos filhos dEle, podermos ter intimidade com Ele. Então... O verdadeiro sentido da vida é termos uma vida de inteimidade e adoração em espirito e em verdade com o Senhor.
Deus te abençõe, Jesus ta com saudades de voce... Volta logo!

2006-08-10 02:37:17 · answer #5 · answered by @Deh_Luis 2 · 0 0

“Como o mergulhador desce fundo no mar, pela pé****,
Arriscando sua vida na busca do transitório,
Deves tu mergulhar profundamente dentro de ti mesmo,
Na busca da eternidade.
Como o alpinista aventureiro que escala para conquistar,
Assim tu deves subir até aquela altura vertiginosa,
De onde todas as coisas são vistas em suas verdadeiras proporções,
Como o lótus que, rompendo o lodo, ao céu se eleva
Assim tu deves colocar de lado todas as coisas transitórias
Se queres descobrir esse reino de felicidade.
Como a árvore majestosa cuja força depende de suas raízes ocultas
E brinca com os vendavais que passam,
Assim tu deves assentar tua força oculta profundamente em ti mesmo,
E brincar com o mundo que passa.
Como a corrente de água rápida conhece sua fonte,
Assim tu deves conhecer teu próprio ser.
Como o manso lago azul cuja profundidade nenhum homem conhece,
Assim deve tua profundidade ser insondável.
Como os mares contêm um sem-número de coisas vivas,
Assim estão em ti os segredos escondidos dos mundos.
Como na encosta da montanha, nas várias altitudes, diferentes flores crescem,
Assim em ti existem gradações de beleza.
Como a terra é cheia de tesouros escondidos que o homem jamais viu,
Assim em ti há segredos ocultos, desconhecidos de ti mesmo.
Como os ventos possuem uma força imensa e inesgotável,
Assim em ti se encontra uma grande e invencível energia.
Como os cumes das montanhas dançam à luz do sol,
Assim tu deves dançar à luz do conhecimento de ti mesmo.
Como existe uma visão que sempre vai mudando na trilha tortuosa da montanha,
Assim em ti há uma constante revelação.
Como a estrela distante que cintila na noite escura,
Assim é aquele que descobriu a si mesmo.”

2006-08-10 02:33:06 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Imagine duas linhas do tempo... uma parela a outra, em uma... nao tem começo nem fim! ou seja... as suas duas estremidades sao infinitas, sem medida de tempo ou espaço. Na outra linha do tempo sim, temos um começo, um meio e um fim, esta por sua vez chamamos de vida! nascemos, crescemos e morremos... na verdade estamos na primeira linha do tempo e fazemos uma pequena passagem pela linha do tempo chamada vida! vivemos porque precisamos evoliur o suficiente pra entendermos o porque das coisas... nem tudo que ouvimos dizer por ae eh verdade! para sabermos a verdade precisamos nos perguntar sempre "o porque" das coisas e nao simplesmente aceitar os fatos.... veremos que as respostas nem sempre sao oque queremos ouvir mas a logica sempre nos mostra a verdade... ou seja... vc soh vai entender melhor a linha de tempo sem espaço e tempo depois que descobrir as verdades que nao quer. espero ter respondido a sua pergunta.

2006-08-10 02:22:19 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O sentido da vida é descobrir a razão de sua existência e cumprir o propósito para o qual julgar ser o seu.Propósito este que alguns chamam destino, outros caminhos de Deus, este último, após uma análise profunda de seu lado espiritual pode ser o mais viável e que lhe proporciona um futuro muito mais promissor e compensatório (Céu)!

2006-08-10 02:16:07 · answer #8 · answered by Jasmina 2 · 0 0

O homem foi criado p/ dominar a Terra leia genesis 1; e tbm p/ fazer a vontade de Deus servi-lo, porém temos o livre arbitrio, naum somos obrigados a fazer o q naum queremos.

2006-08-10 02:12:13 · answer #9 · answered by Intelectual 5 · 0 0

Fomos criados para sermos felizes.

O sentido da vida está aí buscar a felicidade.

e onde será que está essa tal felicidade?

Só em Deus.

Valeu!

2006-08-10 02:11:25 · answer #10 · answered by Artur 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers