Alguns livros explicam com clareza sobre o nascimento de Cristo e a semelhança com outros mitos. Parabéns ao Alfredo, que tem boa explicação em seus livros "Sinto muito...Jesus nunca existiu" e "Ateu Graças a Deus".
2006-08-09 12:42:26
·
answer #1
·
answered by Dudu 4
·
0⤊
2⤋
não posso falar de Buda como um mito , amo o Budismo com todo o meu coração,nada que venha a ser dito sobre Buda ,Jesus e todos os outros mestres vai mudar o que realmente é. aprendi, recentemente, em um grupo de estudos, que o melhor entre ter razão e ser feliz, é, sem dúvida alguma, ser feliz!!!!
quero apenas deixar um pensamento do mestre Sakyamuni, apenas leia, se tiver vontade, namaste!
Minha Doutrina
Minha doutrina é semelhante ao oceano.
O oceano é minha doutrina, ambos pouco a pouco vão se tornando cada vez mais profundos. Ambos em todas as suas mudanças conservam a unidade. Ambos devolvem cadáveres à praia.
Assim como os rios, lançando-se no mar, perdem seu nome e, a partir de então, ficam fazendo parte do grande oceano, assim também os homens de toda casta, entrando para a comunidade, tornam-se irmãos e passam a ser contados como filhos do Buda.
O oceano é o reservatório de todos os cursos d’água e da chuva das nuvens e, no entanto, não transborda, nem seca, nunca. Assim, também minha doutrina é compreendida por milhões de pessoas, e no entanto não aumenta nem diminui.
Assim como o grande oceano está impregnado de um só sabor - o do sal -, assim também minha doutrina está impregnada de um só sabor, o da libertação.
O oceano e minha doutrina, ambos estão cheios de pedras preciosas, tesouros e pérolas, e ambos servem de morada a toda uma poderosa existência.
Minha doutrina é pura e não faz distinção alguma entre o nobre e o vulgar, o rico e o pobre.
Minha doutrina é semelhante à água que apaga toda nódoa.
Minha doutrina é semelhante ao fogo que tudo purifica.
Minha doutrina é semelhante ao céu, porque há nela lugar, muito lugar, para receber todos os homens, o nobre e o vulgar, o rico e o pobre, o poderoso e o humilde.
Sakyamuni
2006-08-09 22:01:58
·
answer #2
·
answered by grazia brasiliana 4
·
2⤊
0⤋
Já, e Buda existiu.
2006-08-09 22:42:07
·
answer #3
·
answered by Hokus Phokus 7
·
1⤊
0⤋
BUDA EXISTIU SIM!!!
MAS NA VERDADE SEU NOME NÃO FOI BUDA.
BUDA É UM TÍTULO QE SIGNIFICA "AQUELE QUE DESPERTOU A CONSCIENCIA PARA SUA REAL VERDADE E NATUREZA ESPIRITUAL A CAMINHO DA ILUMINAÇÃO"
SEU NOME VERDAIRO FOI SIDARTA GAUTAMA.
ELE FOI UM PRÍCIPE INDIANO, E NÃO UM CHINES GORDO, CARECA E ORELHUDO COMO RETRATAM AQUELAS ESTATUETAS FEIAS....
NÃO FOI MITO.
ELE VIVEU E DEIXOU SEU ENSINAMENTO.
PORÉM... ASSIM COMO FIZERAM COM KRISHNA ANTES DELE, FIZERAM TAMBÉM COM ELE, E DEPOIS FIZERAM O MESMO COM JESUS.... OU SEJA, DETURPARAM SEUS ENSINAMENTOS E CRIARAM RELIGIÕES ENCIMA DE SUAS RESPECTIVAS PESSOAS.
TODO MUNDO TEM DIREITO DE CRER NO QUE QUISER, MAS NÃO PODE FALAR IRRESPONSAVELMENTE DAQUILO QUE NÃO SABE!!
MUITAS COISAS QUE ACONTECERAM COM GAUTAMA BUDA, FORAM COPIADAS E APLICADAS NA VIDA DE JESUS, MAS ESTAS OCORRENCIAS DA VIDA DO SIDARTA FORAM ACRESCENTADAS EM SUA BIOGRAFIA POR PESSOAS QUE QUERIAM ENFEITAR SUA VIDA COM UM BRILHO E UM TOQUE TODO ESPECIAL, QUE AO MEU VER É INUTIL E IRRESPONSÁVEL.
AS LENDAS QUE FORAM ACRESCENTADAS NA VIDA DO BUDA JÁ EXISTIAM MUITO TEMPO ANTES DE KRISHNA.
E MESMO PARA ESTE ÚLTIMO, HOUVE CÓPIA DE MITOS ANTERIORES, MAIS ANTIGOS ATÉ DO QUE OS POVOS MAIS REMOTOS.
NO EGITO TINHA UMA LENDA ASSIM, ONDE OSIRIS MORREU NA CRUZ E DEPOIS FOI RESSUSCITADO... ASSIM COMO ACONTECEU COM JESUS.
PORTANTO, DEVE-SE SEPARAR O JOIO DO TRIGO, RELAIDADE E FICÇÃO, MAS JAMAIS REJEITAR PERSONAGENS HISTÓRICOS APENAS POR PURA RIXA CÉTICA PROVENIENTE DO ATEISMO!!!
UMA COISA É SER RCIONAL, OU COISA É SER IMPLICANTE SEM RAZÕES!!!!
2006-08-09 20:43:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O budismo tem sua origem nos ensinos expostos pelo Buda Sakyamuni na Índia, há aproximadamente 3.000 anos. Este grande homem de sabedoria, embora nascido como um príncipe, deixou seu palácio e título, dedicando incessantes esforços para atingir a iluminação, e lançou a luz da felicidade humana sobre o povo indiano.
Nos dias de Sakyamuni as pessoas não tinham forte interesse em manter exatos registros históricos. Antes de registrarem as datas dos eventos mutantes na sociedade, estavam muito mais interessadas em descobrir o significado atrás de tais eventos em relação à natureza eterna do universo. Neste sentido, o ambiente cultural indiano estava propício à formação de profundos pensamentos filosóficos e religiosos, O fruto deste ambiente cultural foi naturalmente o budismo, o desafio de Sakyamuni ao bramanismo e aos outros pensamentos estabelecidos.
Nascido como filho dos governantes do reinado dos Sakya, rei Suddhodana e rainha Maya, o iluminado foi chamado de Siddhartha Gautama, ou seja "aquele que realiza todos os desejos", indicando que todos os desejos de Suddhodana foram realizados após o nascimento de seu filho e a subseqüente prosperidade que veio ao seu país.
O local de nascimento de Siddhartha foi Lumbini, a aproximadamente 15 milhas de Kapilavastu, atualmente localizada nas planícies de Terai, no Nepal. Naquela época, essa região era fértil e pacífica, e seus habitantes tinham uma vida voltada à agricultura. O nome Suddhodana, que significa "arroz leitoso puro", refere-se ao fato de Terai ter sido uma região de rica colheita de arroz.
Contudo, a despeito de sua prosperidade agrícola, Kapilavastu sofria com a situação política turbulenta. Não era um país completamente independente, mas obrigado a pagar tributos à potência vizinha, Kosala. Vendo o precário estado de sua pequena e impotente tribo que estava destinada a ficar sob o governo das potências vizinhas, esperava-se que Siddhartha, o príncipe herdeiro do clã dominante, suprisse a necessidade de liderança no futuro.
A mãe de Siddhartha morreu sete dias após seu nascimento e assim o príncipe foi criado por sua tia Mahaprajapaty. A morte de sua mãe teve uma grande influência no jovem que mais tarde se tornou muito interessado pela questão da morte. Seu pai tomou muito cuidado com seu introspectivo e calmo filho e deu-lhe especial treinamento em literatura e artes marciais.
2006-08-09 19:33:56
·
answer #5
·
answered by Cigana 5
·
1⤊
0⤋
TAMBÉM CONHECIDO COMO SIDARTA GALTAMA, BUDA É A REPRESENTAÇÃO DE UMA IDEOLOGIA CENTRADA NO SER, OU SEJA, O BEM E O MAL ESTÃO DENTRO DE SI MESMO.
2006-08-09 19:36:31
·
answer #6
·
answered by daniloh20 2
·
0⤊
0⤋
A vida é cheia de mitos, o homem não vive sem eles, entretanto Buda não é só um mito vulgarmente dito e sim um homem que fez algo de bom e deixou como guia de boa conduta como Jesus o faria anos mais tarde e você o que está fazendo de bom para deixar de exemplo para a posteridade?
2006-08-09 19:32:35
·
answer #7
·
answered by Fernandão 1
·
0⤊
0⤋
Buda é um mito diz bem. Porque foi um homem bom mas não mais que isso. Não ressuscitou dos mortos. O seu túmulo está lá. e as pessoas perdem tempo a visitá-lo à espera de milagres.Cristo era Deus que se fez homem, que veio à Terra, para viver como eu e você, para olharmos para Ele e termos uma referência, nos mostrar que não é com guerras , nem com maldade que se conquista alguma coisa, mas com AMOR e sabedoria que é o que falta ao ser humano. Tantos jovens se matam sem propósito para a vida. Porque as pessoas se enganam umas às outras. porque há tanto egoismo e soberba de coração. Eu sei sempre mais que os outros!!!!. Porque o ser humano está tão ferido de traições de abusos de culpas de traumas e recalcamentos. Deus criou a humanidade e tudo o que nela existe, para ser feliz. E o homem com a sua sede de desobediencia e de fazer coisas erradas, com o seu egocentrismo estragou tudo. Mas ainda há uma esperança É a Cruz de Jesus. Ele venceu a morte para que nós pudessemos ter vida através dele.(ressurreição). Isso não é mito há provas evidentes e estão escritas para quem as quer ler.
2006-08-10 17:39:41
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋