English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

as gangrenacoes as quais eu me refiro seriam as vendas d indugencias e simonias feitas pela igreja.

2006-08-09 08:35:23 · 9 respostas · perguntado por mc8 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Martinho Lutero fez 90 teses contra o catolicismo e descobriu coisas totalmente fora da Bíblia que os católicos pregavam.
Lutero é que iniciou o Protestantismo e que é uma das religiões mais atraentes do MUNDO e seguidas, onde ( no Brasil ainda é que é o catolicismo é predominante.)

2006-08-09 08:45:48 · answer #1 · answered by Lulú 2 · 0 0

Lutero abriu um franquia da igreja católica. Na verdade um braço, pois Lutero ao sair da Idolatria não procurou a Igreja Verdadeira, mas sim, fundou a sua. Não se batizou nas águas portanto os batismos que ele fez não valem. Nem os batismos subsequentes.

2006-08-09 22:52:52 · answer #2 · answered by graficamor 1 · 0 0

Muito corajoso, porém para quem vive a bíblia a risca, fecha os olhos para muita coisa que está lá escrita, e quem era ele para se achar o dono da verdade e retirar sete livros da bíblia.

2006-08-09 19:00:54 · answer #3 · answered by magrão 7 · 0 0

Este é o Lutero que os crentes nao falam:


Que mal pode haver se um homem diz uma boa e grossa mentira
por uma causa meritória e para o bem da Igreja (luterana)?"

Martinho Lutero


Padre Theobald Beer e o maniqueísmo de Lutero

“Lutero? Delírio Maniqueísta”
Felipe Melanchthon

Um elemento novo acrescentou contornos dramáticos à análise da doutrina luterana: o estudo do padre alemão Theobald Beer sobre fontes originais – e até então desconhecidas – de Lutero, publicadas em meados da década de 60 sob o título Der Fröhliche Wechsel und Streit.

As fontes são “anotações autógrafas de Lutero, escritas entre 1509 e 1516 às margens de obras de Agostinho, Pedro Lombardo e outros, e as “Disputas” do período 1535-1545.” (Beer: 54)

O Padre mostrou que Lutero era desde o começo da revolta um gnóstico e maniqueísta, portanto radicalmente contra Santo Agostinho! E mostrou também um Lutero extremamente influenciado pela obra do pseudo-Hermes Trismegisto, o Livro dos 24 Filósofos, traduzido pela Academia Platônica de Florença.

Para o maniqueísmo, combatido por Santo Agostinho - que pertencera à seita antes da conversão - existem duas divindades em luta, uma boa e outra má. São dois princípios opostos e complementares em luta constante, sendo que o mundo refletiria esse dualismo em todas as coisas.

Lutero exprimia-se continuamente de maneira dualista, ora opondo, ora confundindo Cristo e Deus, Deus e o diabo, e mesmo a dupla natureza de Cristo: “deve-se conceder uma hora de divindade do diabo e eu devo atribuir a diabolicidade a Deus” dizia o rebelde alemão! (Beer: 55)

Também, segundo Lutero,

“Cristo não tomou sobre si só uma condição humana geral, mas submeteu-se ao diabo e concorda com o diabo de alguma forma. Ele não assumiu só as culpas, como afirma a fé católica, mas também a disposição ao pecado.” (Beer: 55)

Agora ficam claras as frases blasfemas de Lutero contra Cristo: na cristologia luterana Nosso Senhor de fato tinha de pecar; para que Cristo pagasse o pecado deveria cometer todos os pecados! Eis a reforma que dizia reconduzir a Igreja à pureza primitiva!

Dado que Cristo é uma dualidade para Lutero, Ele não pode ser a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que encarnando tornou-se uma só pessoa:

“Cristo não pode ser “pessoa”, deve ser um “compositum”, pois nele devem coexistir a divindade e a maldição, ou seja, a diabolicidade.” (Beer: 55)

O Padre Beer mostra como essa visão é absurda e condenada desde o Concílio de Éfeso. O próprio Melanchthon irá rejeitar essa e outras proposições escandalosas de Lutero, acusando-o no final da vida de delírio maniqueísta.

Lutero dirá, escandalosamente, baseado nesse seu maniqueísmo, que Cristo “(...) É rocha, pedra angular”. Mas acrescenta: pedra significa peccatum, “ita Christus vere est peccatum” (Assim Cristo é verdadeiramente pecado). Não se trata de uma “pessoa”, mas de duas funções, cuja primeira é proteger-nos da ira divina e a segunda é dar-nos um exemplo.” (Beer: 56)

Para exemplificar a influência do hermetismo, o Padre Beer mostra que Lutero acreditava que a natureza humana de Cristo era apenas um acidente, assim como o branco está na parede! A substância se referiria apenas à Sua divindade:

“[Cristo] Fala como substância e acidente: a substância é a divindade e o acidente é a humanidade. Muito bem, nesse ponto o modo de pensar e de falar de Lutero vem da tese VI do Pseudo-Hermes: “Deus est cuius comparatione substantia est accidens, accidens nihil” (Deus é aquilo em relação ao qual a substância é acidente e o acidente é nada). Uma coisa é certa: as suas concepções da Trindade e da divindade e humanidade de Cristo não são as afirmações da Igreja, expressas em todos os Concílios. O próprio Melanchthon se recusou não só a divulgar essas idéias mas até defendeu os decretos conciliares.”

Conclui então Padre Beer que em Lutero não há nada de cristianismo, pois ele rejeitou toda a doutrina cristã sobre Cristo e sobre a Trindade.

Lutero, numa das anotações recuperadas pelo Padre Beer, mostra-se também claramente em oposição a Santo Agostinho, e em ponto fundamental:

“Lutero despreza Santo Agostinho. Nas Confissões, Agostinho ataca o dualismo dos maniqueus e critica a sua concepção de duas divindades em luta. À margem desse trecho, Lutero comentou: “É falso. É daqui que vêm todos os erros de Agostinho”. Portanto, ataca Agostinho onde ele se opõe aos maniqueus. Por isso, Melanchthon o acusou de maniqueísmo depois da morte, porque em Lutero voltam os dois deuses, os dois Cristos.(...)” (Beer: 58)

Para a grande maioria dos biógrafos luteranos, isso cai como uma bomba: a filiação de Lutero a Agostinho é ponto de honra para os protestantes, que se recusam a ver quanta distância existe entre o santo Bispo de Hipona e o herege de Wittemberg.

Com as anotações descobertas pelo Padre, é Lutero mesmo quem confessa seu anti-agostinianismo!

Maniqueu que era, Lutero via dualismo em tudo. Além das naturezas opostas em Cristo, há oposição entre Cristo e Deus. Padre Beer nos revela:

“Para Lutero (...) Deus é mau em si, é preciso atribuir a diabolicidade a Deus. São Paulo escreveu que em Jesus Cristo “habita a plenitude da divindade”, e Lutero comentou: “é bom que tenhamos um homem assim, porque Deus é em si mesmo mau e cruel.” (Beer: 59)

Eis o homem. Eis o herói popular. Eis o grande teólogo que só queria reformar a Igreja!

Pena que o livro do Padre Beer tenha sido sistematicamente rejeitado pelos patrocinadores do ecumenismo utópico. Como conseqüência, não temos senão o original alemão (por enquanto, inacessível pela dificuldade da língua...), e nenhum comentário a não ser a entrevista à 30 Giorni donde tiramos essas citações.

As descobertas desse Padre liquidam o principal argumento dos reabilitadores do monge alemão: o de que Lutero seria bom no começo, e que a culpa pela separação seria da Igreja Católica. É sobre esse frágil argumento que cem anos de preparação culminaram numa biografia comum a católicos e protestantes.

A revelação de que Lutero era desde o princípio um gnóstico e um maniqueu liquida completamente esse esforço diabólico, que trabalhou durante o último século para reabilitar o rebelde alemão e permitiu – em última instância – que fosse possível fazer um filme como esse Lutero.

***

Apesar do boicote à obra de Beer, o que nos alenta é que um personagem extremamente influente leu e aprovou o livro de Beer, expressando-se nestes termos em carta ao Padre:

“Considero o seu trabalho muito estimulante. A influência do neoplatonismo, da literatura pseudo-hermética e do gnosticismo, que o senhor demonstrou estar presente em Lutero, apresenta a sua polêmica contra a filosofia grega e a Escolástica em uma luz inteiramente nova. Novo e importante é também o modo como o senhor aprofundou a diferença até o ponto central da cristologia e da doutrina trinitária.”

O autor dessa carta hoje ocupa o trono de São Pedro.

Exatamente: o autor da carta é Bento XVI!

E Sua Santidade o Papa Bento XVI voltou a denunciar que há lobos...

Que Bento XVI denuncie esse grande lobo, hoje coberto com as peles dos cordeiros devorados nesse último século de traições e de sua reabilitação vergonhosa.

Como pediu Sua Santidade, rezaremos para que não fuja dos lobos: Oremus pro Pontifice nostro Benedicto. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum ejus. Amen

Pois sabemos que Deus não ignora a história:

"Quando os próprios fundamentos se abalam, que pode fazer ainda o justo?
O Senhor habita em seu templo, o Senhor tem seu trono no céu.
Sua vista está atenta, seus olhares observam os filhos dos homens." (Salmo X, 3-4)


In Jesu et Mariae
Marcos Libório


--------------------------------------------------------------------------------

Referências Bibliográficas


(Beer): 30 Giorni Ano VII, fev. 1992, pág.54, entrevista "Lutero? Delírio Maniqueísta"
(Bossuet): Bossuet, Jacques Benigne, Histoire des variations des eglises protestantes, Chez de la veuve de Sebastien Mabre-Cramoisy, Imprimeur du Roy, Paris, 1688
(Brentano): Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed.
(Emme): 30 Giorni Ano VII, fev. 1992, pág.62, artigo "Não foi um Relâmpago"
(Franca, CP): Franca, Leonel, S.J. Catolicismo e Protestantismo, Ed. Agir, 1952, 2a. ed.
(Franca, IRC): Franca, Leonel, S.J. A Igreja, a reforma e a civilização, Ed. Agir, 1952, 6ª ed.
(Franca, PB): Franca, Leonel, S.J. O Protestantismo no Brasil, Ed. Agir, 1952, 3a. ed.
(Franca, Pl): Franca, Leonel, S.J. Polêmicas, Ed. Agir, 1953
(Fedeli): Fedeli, Orlando, Nos labirintos de Eco, Ed. Veritas, 2005
(Fedeli, Jf): Fedeli, Orlando, Joaquim de Fiore, Mestre Eckhart e Guilherme de Ockham in http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=filosofia&artigo=20040814234709&lang=bra (on-line)
(Fedeli, PG): Fedeli, Orlando, Considerações sobre a gnose: Panteismo e Gnose in http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=panteismo_e_gnose&lang=bra
(Greydanus): http://www.decentfilms.com/commentary/luther.html
(Grisar): Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960
(Kloppenburg): Kloppenburg, Frei Boaventura, O.F.M., Espiritismo, orientação para os católicos, Ed. Loyola, 6a. ed.
(Köstlin) Köstlin, Julius, Life of Luther, Longmans, Green, and Co, United Kingdom, 1883
(Llorca): Llorca, Bernardino, Historia de la Iglesia Catolica, Vol. III – Edad Nueva, BAC, 4ª ed.
(Sales): Sales, São Francisco de, The Catholic Controversy, TAN Books, 1989
(Veuillot): Veuillot, Louis, Le parfum de Rome, Gaume Frères et J. Duprey éditeurs, Paris, 1862
(Wood): Revista EXAME, no. 777, Out/2002, págs. 100-103, artigo “Gestão Espetacular”, de Thomaz Wood Jr.


--------------------------------------------------------------------------------
Para citar este texto:
Libório, Marcos - "Lutero, o filme: uma boa e grossa mentira"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=apologetica&artigo=lutero_filme&lang=bra
Online, 09/08/2006 às 17:22h

2006-08-09 16:27:16 · answer #4 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

Lutero foi o cara!!! além de confrontar a igreja e fazer suas publicações, ainda traduziu a bíblia para o Alemão!!! sou fã dele!
abraços.

2006-08-09 16:02:57 · answer #5 · answered by Lu 3 · 0 0

Lutero é um reformador e lutou para fazer vir a tona a verdade sobre o livro que Deus deixou para nós.
Infelizmente durante seculos a igreja catolica impos a sua verdade para nós alterando trechos do livro para seu proprio beneficio(Exemplo o mandamento sobre o santo sabado que em biblias catolicas falam do Domingo )
naquele tempo sómente nobres ou clericos sabiam ler está mesma igreja manipulava tudo praticamente sem oposição
Até o Dia em que os inscritos de Martinho Lutero Cairam nas mãos do povo Pesquise na Net pois Vale a Pena Conhecer a Historia

2006-08-09 15:48:43 · answer #6 · answered by legiaosetecidades 2 · 0 0

FOI ÓTIMO .GRAÇAS A ELE EU SEI QUE JESUS CRISTO NÃO É TRINDADE,QUE SE EU NÃO TIVESSE CONVERTIDO EU MORRERIA SEM SALVAÇÃO.E SEI QUE EU POSSO FALAR COM MEU DEUS A TODA HORA SEM PRECISAR DE INTERMEDIÁRIO ISSO E LINDO E PERFEITO E ÓTIMO.VC SABE PORQUE A IGREJA CATÓLICA E A MAIS RICA DO MUNDO ?COMEÇOU FOI DAI

2006-08-09 15:45:42 · answer #7 · answered by LUBRITO 2 · 0 0

A postura de Lutero foi providencial, mas também ele servia a uma burguesia podre da Alemanha. Ele não foi nenhum santinho não. Mas o que ele fez foi muito bom.

2006-08-09 15:41:02 · answer #8 · answered by Cavaleiro 3 · 0 0

BOM,CADA UM TEM SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ELE TEVE A DELE...

2006-08-09 15:40:22 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers