Uma Escola com 6 Milhões de Alunos
Nesta reportagem procuramos enfocar o trabalho de um grupo que nos últimos sessenta anos tem idealizado e implementado um sistema de educação altamente eficiente, multinível, de âmbito internacional, e cujos resultados, como veremos, só vêm a comprovar tais afirmações. No momento eles contam com cerca de 6 milhões de pessoas, de todas as faixas etárias, sob treinamento ininterrupto em todo o mundo. Falamos do grupo religioso das Testemunhas de Jeová (TJ).
EDUCAÇÃO pode ser entendida como o conjunto de eventos necessários ao processo de transmitir ou obter capacitação em qualquer campo do conhecimento humano, quer seja físico, técnico, intelectual, moral, religioso ou outro. O termo educação refere-se também ao efeito observado do aprendizado no desenvolvimento e aperfeiçoamento das faculda-des humanas, resultando na melhor integração do ser individual e coletivamente. Portanto, uma "boa educação" tende a produzir melhores indivíduos em quaisquer aspectos, círculos e níveis sociais.
Matéria Publicada na edição no 1 da revista
Escol@a.net que foi às bancas em Outubro de 2000
Desde suas origens nos Estados Unidos, por volta de 1880, as TJ têm direcionado seus esforços em prol do que mais importante consideram: a comissão deixada por Cristo aos seus servos nos "últimos dias" dedivulgar em toda a terra, a tantas pessoas e de tantos modos quanto fosse possível, as "boas novas do Reino de Deus" como a única solução para todos os problemas da humanidade. Conscientes do peso da responsa-bilidade e imbuídos de um profundo senso de urgência, desde os primórdios, o grupo tem realizado um incansável trabalho de educação religiosa e social, atingindo, em todo o mundo, desde as mais prósperas metrópoles até os mais pobres povoados.
Para ver mais detalhes da exposição dos
"Triângulos Roxos" no Brasil, clique aqui
Um Projeto de Educação Para o Mundo
Embora as TJ afirmem não ter qualquer pretensão de converter o mundo à sua fé, todo o seu trabalho é direcionado como se assim fosse. Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas em todo o globo e no menor espaço de tempo, as TJ implementaram, ao longo das déca-das, e, especialmente, a partir de 1940, um monumental projeto edu-cativo composto de grande diversidade de programas. Entre estes podem ser citados: formação de missionários para envio ao exte-rior, formação em oratória pública, formação de ministros pregadores congregacionais, formação de supervisores congregacionais, formação de técnicos de operação e manutenção de rotativas de impressão de última geração, formação de técnicos de desenvolvimento e aplicação de processos em construção civil ultra-rápida, formação de técnicos e desenvolvimento de tecnologia computacional avançada aplicada à tradução de idiomas, escolas de treinamento para deficientes auditivos, escolas de treinamento para cegos, cursos de. alfabetização, cursos de aprimoramento de leitura e outros. Os resultados desse notável programa podem ser vistos, em parte, pelo que é realizado na sua obra mundial de pregação domiciliar que, no ano passado, atingiu o expressivo total de 1,1 bilhão de horas e a distribuição de matéria impressa que, entre as revistas A Sentinela e Despertai !, livros, brochuras e folhetos, chegou a mais de 1 bilhão.
São também apresentadas peças teatrais, com
atores amadores, retratando episódios bíblicos e
ressaltando sua aplicação dentro do contexto da
vida do cristão.
Dentro do programa global de instrução, ocupa lugar de destaque a realização de eventos maiores, anuais, para ensino e associação. Estes são os "Congressos de Distrito", com duração de 3 dias, as "Assembléias de Circuito, com duração de 2 dias, e as "Assembléias Especiais",com duração de 1 dia.
Educação Familiar
As TJ crêem solidamente que a família é a célula básica da sociedade cristã e, por isso, precisa ser muito forte e bem estruturada, independentemente de sua cultura e nível social. Isto se constitui num outro enorme desafio, e, para vencê-lo, a comunidade mundial das TJ mantém um programa direcionado à educação familiar que procura suprir suas necessidades espirituais, morais, sociais e, quando necessário, econômicas. Neste pormenor, as pessoas respon-sáveis pela supervisão em cada congregação, denominados "anciãos", preocupam-se pessoalmente com o bem-estar de cada família em sua comuni-dade, dando-lhe atenção individualizada e constante. Além disso, são produzidas centenas de ajudas impressas em forma de matérias simples e objetivas para estudo familiar e congrega-cional, formatadas de modo a incluir a participação ativa de todos na família, desde as crianças até os mais idosos. É notório que dentro do grupo o índice de separação familiar é praticamente nulo.
O casal de empresários, Albertina e Geraldo Hahn,
optou por uma nova atividade comercial, a fim de
dispensar maior atenção à educação de seus filhos.
"Triângulos Roxos": educação que resistiu ao Holocausto
À exceção dos judeus, que recebiam uma estrela de Davi costurada como identificador sobre seus uniformes, os demais grupos de prisioneiros dos campos de concentração nazistas, durante o domínio do III Reich, eram identificados, segundo o grupo ou comunidade a que pertenciam, por triângulos de pano de diferentes cores nos seus casacos. Por exemplo, os comunistas recebiam um triângulo de cor vermelha, os homossexuais usavam um triângulo cor-de-rosa e assim sucessivamente. As Teste-munhas de Jeová ostentavam um triângulo roxo.
O grupo religioso das TJ foi o único "agraciado" por Hitler com a ordem de ser extinto da Alemanha. Implacavelmente perseguidos, com suas propriedades confiscadas, viam seus filhos pequenos serem levados para instituições governamentais enquanto os adultos e idosos eram transportados para os odiosos campos de extermínio e trabalho forçado. O motivo de tal ódio é que as TJ se negaram categoricamente a participar do esforço de guerra nazista, assim como aclamar o Fuehrer como o salvador do mundo, e nem mesmo a tão cultuada sau-dação Heil Hitler lhes era admissível. Tais posições eram inegociáveis. Isto era demais para Hitler.
A série de congressos de 3 dias, no Brasil em 2000,
totalizou 253 eventos, em 104 cidades, com mais de
850 mil pessoas.Em 234 países o mesmo programa
é reproduzido para os demais 6 milhões de alunos.
Totalmente inferiorizada e, aparentemente, fragilizada, essa minoria de alguns milhares pareceria, na concepção de qualquer analista, fadada a um simples e rápido extermínio. Assim pensava Hitler. Entretanto, o todo-poderoso ditador não contava com um fator que ele nunca chegou a conhecer em toda a sua vida. A pode-rosa educação religiosa e a determi-nação de homens e mulheres de todas as idades a não transigir na sua fé, não importando as conseqüências advindas. Hitler passou, e com ele seu hediondo regime, mas não as Testemunhas de Jeová alemãs. Os "Triângulos Roxos", que lograram sobreviver, saíram dos campos de concen-tração para tentar reencontrar os seus amados, só Deus sabe onde e se seriam mesmo encontrados. Porém, com vigor, fé e determinação redobrados, continuaram a professar e difundir sua fé. Hoje, as Testemunhas de Jeová constituem um notável segmento na sociedade religiosa da Alemanha, contando com mais de 160 mil seguidores.
"Triângulo Roxo": educação que resistiu ao Holocausto. Veja a programação clicando aqui.
Escola de Oratória
Chamada de "Escola do Ministério Teocrático", esse programa iniciado em 1943, transcorre em nível local nas congregações. Fornece treinamento contínuo em uma sessão de estudos por semana, tanto para homens quanto para mulheres, a partir da idade escolar. Seu objetivo é formar oradores capacitados, para discursar a pequenos ou grandes públicos, e também evangelizadores ou "publicadores" como são mais comumente chamados os pregadores domiciliares. Imagine o impacto educativo e social produzido quando uma criança de 9 ou 10 anos assume a tribuna da congregação, diante de 80 a 100 pessoas, para fazer uma exposição de 5 minutos baseada num trecho bíblico - que lhe foi designado com suficiente antecedência - sendo ouvida atenciosamente por seus familiares, amiguinhos e todos os demais. Ao final, ela é elogiada pelo instrutor que destaca seus pontos positivos e oferece carinhosamente uma sugestão para um ponto que pode ser aprimorado.
Escola de Oratória
Um prédio construído em 23 dias com tecnologia dos próprios alunos
As demandas geradas pelo cresci-mento acelerado do número de adeptos em todo o mundo, trouxe uma necessidade desafiadora: a costrução de novos locais para reunião. Para supri-la, foi desen-volvido o programa internacional de construção rápida de Salões do Reino, como são denominados seus locais de reuniões semanais . A especificação dos materiais e a técnica de construção que atendesse a este objetivo foram desenvolvidas, testadas e implementadas primeira-mente em países de melhor padrão econômico. Progressivamente, foram estendidas aos países mais carentes, proporcionando a esses o acesso à tecnologia de ponta no setor. Do início do lançamento dos alicerces até o final da obra, com o prédio já acabado e pronto para uso, o trabalho consome apenas 23 dias. O Salão dispõe de: um auditório para 150 pessoas, uma sala menor, saleta para operação de som, dois banheiros, hall de entrada e calçada em volta - um total de aproximada- mente 150 m2. A obra é iniciada sempre às sextas-feiras, e, ao final da terceira semana, já se realiza a primeira reunião da congregação com tudo pronto. Este programa foi implantado no Brasil em 1992 e, somente no ano passado, foram construídos 362 desses salões.
Um exemplo de construção de um prédio dos Salões do Reino.
Duas revistas educativas no livro dos recordes
Baseado em diretrizes unificadas, o projeto educativo deste grupo, rigidamente moldado em princípios bíblicos, cobre hoje mais de 230 países. Seu principal veículo de estudo semanal, a revista A Sentinela, circula ininter-ruptamente há 121 anos e atualmente é publicada em 134 idiomas, o que lhe valeu um lugar no Guiness Book. A maior parte dessa publicação é em edição quinzenal, e o restante, mensal. A tiragem média por edição é de 22,4 milhões, e sua companhei-ra, a revista Despertai!, tem tiragem média de 20 milhões em 82 idiomas. O resultado do conteúdo destas revistas levou, somente no ano passado, 323.439 pessoas a se tornarem membros efetivos da organização.
Para conhecer as publicações
desta escola, clique aqui.
Educação direcionada aos não alfabetizados
As Testemunhas de Jeová sempre perseguiram o objetivo de ter a totalidade de seus membros alfabetizados. Para atingir esta meta foi criado o Curso de Alfabetização de Adultos, um programa que funciona em qualquer congregação que possua pessoas que necessitem de alfabetização. Os recursos humanos e materiais para a viabilização do projeto são fornecidos pela própria congregação local, sem qualquer custo para o aluno. No Brasil, este programa existe há vários anos e, até o ano passado, alfabetizou o total de 22.750 adultos.
Um outro programa paralelo é o Curso de Alfabetização Individual. Este visa principalmente à alfabetização de pessoas que não sejam Testemunhas de Jeová, mas que aceitem ser por elas alfabetizadas em seus próprios lares. O material de aprendizado é o mesmo usado nas classes, e as aulas são dadas em base particular, podendo ter como alunos tantos quantos desejarem na família. Nesse caso, as crianças da casa podem também participar, ajudando-as no ensino regular. No presente, os registros indicam um total de 2.768 destas aulas particulares em andamento no país.
EDUCAÇÃO PARA PESSOAS ESPECIAIS
A educação é o melhor meio de integrar os deficientes à comunidade, ajudando-os a levar uma vida significativa. Cientes disso, as Testemunhas de Jeová têm um intenso programa educacional para ajudar os deficientes auditivos e visuais.
Ajudas educativas para os deficientes auditivos
Com o objetivo de facilitar a comunicação com os deficientes auditivos, as Testemunhas de Jeová produziram o livro Linguagem de Sinais, com 336 páginas e mais de 700 fotos e ilustrações. Muitos têm usado esse livro para começar a aprender a sofisticada linguagem de sinais. Outra excelente ajuda educativa disponível é o vídeo O Que Deus Requer de Nós ?, que apresenta um fascinante estudo de dezesseis questões bíblicas em liguagem de sinais. E, recentemente, tornou-se disponível em vídeo a encenação do drama bíblico Exemplos de Avisos Divinos Para os Nossos Dias, em que os atores, usando a linguagem de sinais, encenam empolgantes passagens bíblicas.
Para ajudar os deficientes visuais, boa parte das publicações das Testemunhas de Jeová se acha disponível também em Braille, Isso inclui as edições quinzenais da revista A Sentinela, bem como dezenas de livros e brochuras, além da própria Bíblia. E, para educar os que não sabem ler pelo método Braille, foi produzida uma cartilha que habilita qualquer pessoa a ensinar este sistema. Centenas de deficientes visuais já aprenderam dessa forma. Algumas pessoas conseguem, com ajuda deste livro, ler até duzentas palavras por minuto.
2006-08-09 08:53:43
·
answer #1
·
answered by LLian 3
·
2⤊
0⤋