English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eram um povo, um cargo, uma posição social, o que eram, leva dez pontos quem me der a resposta com detalhes e me provar na Bíblia ou em algum artigo da net.

2006-08-08 15:06:53 · 7 respostas · perguntado por informe007 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

O termo “fariseu” provém dum radical que significa “separado”, “distinto”. Este grupo aparece pela primeira vez em escritos históricos que tratam dos acontecimentos no segundo século A. E. C. Embora vivessem na mesma região que os demais judeus, os fariseus separavam-se ou distinguiam-se deles pelos esforços extraordinários de observarem plenamente a lei mosaica.

Os fariseus ficaram especialmente conhecidos pelo pagamento de dízimos e a observância de regras sobre a limpeza cerimonial. A lei de Deus, dada por meio de Moisés, exigia que os israelitas dessem um décimo dos produtos de sua terra, de suas manadas e de seus rebanhos. Este dízimo destinava-se a sustentar o sacerdócio levítico e outras coisas necessárias, relacionadas com a adoração de Deus. (Deu. 14:22, 23) Os fariseus iam ao ponto de pagar o dízimo até mesmo das coisas mais pequenas, tais como vagens (feijão, ervilhas e outros legumes), folhas e ervas. Não somente davam um décimo dos produtos de seus próprios campos, mas também de coisas adquiridas por compra, comércio ou outros negócios. (Luc. 11:42; 18:11, 12) Faziam isso por temor de que seus donos originais não tivessem pago devidamente o dízimo.

Sob a lei mosaica, as lavagens rituais para a limpeza cerimonial eram ocasionalmente necessárias. Isto se dava especialmente com os sacerdotes, que tinham de estar física e cerimonialmente limpos quando serviam no santuário de Jeová. (Êxo. 30:17-21; Lev. 21:1-7; 22:2-8) Antes de comerem sua porção das refeições sacrificiais, os sacerdotes tinham de lavar as mãos e os pés em água.

A maioria dos fariseus não eram sacerdotes. Não obstante, obrigavam-se voluntariamente a observar as leis sacerdotais da limpeza cerimonial, mesmo nos assuntos cotidianos que não tinham nenhuma relação direta com a adoração. Praticavam a lavagem ritual das mãos antes e depois de cada refeição. Se a refeição consistia em diversos pratos diferentes, fazia-se também a lavagem entre estes. O escritor evangélico Marcos salientou: “Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos até os cotovelos, apegando-se à tradição dos homens dos tempos anteriores, e, ao voltarem do mercado, não comem sem se purificarem por aspersão; e há muitas outras tradições que receberam para se apegarem a elas: batismo de copos, e de jarros, e de vasos de cobre.” — Mar. 7:3, 4.

Embora esses esforços extensivos de observar o pagamento do dízimo e a limpeza cerimonial não violassem a lei escrita de Deus, iam além do que esta lei exigia. É interessante que a lenda rabínica represente a congregação de Israel como dizendo: “Senhor do universo, impus a mim mesmo mais restrições do que Tu me impusesse, e eu as tenho observado.”

2006-08-08 15:53:25 · answer #1 · answered by LLian 3 · 1 0

Os fariseus eram um dos principais grupos religiosos judaicos nos tempos de Cristo. Eram muito rigorosos na obediência à lei de Moisés e a outros ritos e costumes que se agregarm com o passar do tempo. Os fariseu foram críticos declarados de Jesus e desafiaram sua autoridade divina apensar de alguns deles o protegeram.
(Dicionário e Concordância Bíblica)

2006-08-09 07:07:00 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O historiador judaico Flávio Josefo escreveu: “Os fariseus haviam transmitido ao povo certos regulamentos legados por gerações anteriores e não registrados nas Leis de Moisés.”

Estes regulamentos incluíam um enorme número de preceitos para a observância correta do sábado. O código judaico de leis tradicionais conhecido como A Míxena declara sobre tais “regulamentos” não-bíblicos: “As regras sobre o Sábado, as Ofertas festivas e o Sacrilégio são montanhas suspensas por um fio, porque [o ensino da] Escritura [sobre elas] é escass[o] e as regras são muitas.”


O nome “fariseu” provém duma palavra que significa “separado” ou “distinto”. Alguns afirmam que era usado pelos seus oponentes para estigmatizá-los de hereges. Outros afirmam que se refere à posição “distinta” que eles assumiam, separando-se dos ‘am ha·’á·rets (povo da terra), a quem consideravam impuros. Os fariseus eram extremamente autojustos em guardar tanto a lei escrita como a lei oral. A atitude igualmente rígida dos saduceus para com a lei escrita possivelmente “surgiu, não de algum sentimento religioso especial”, escreve o autor judeu Gaalyahu Cornfeld, “mas como arma política em sua oposição aos poderes legislativos dos fariseus”.

Os essênios, outro grupo religioso, pelo visto surgiram durante esse mesmo período. Eles romperam com o sacerdócio oficial, refreavam-se de participar de ofícios e sacrifícios religiosos no templo, mas, de outros modos, aderiam de perto à Lei. Como os fariseus, aos quais eram semelhantes, em muitos sentidos, tornaram-se vítimas da influência helenística, adotando a crença numa alma imortal.

Esse grupo provavelmente não tinha mais de cerca de 4.000 membros, todos varões adultos, muitos dos quais eram celibatários. Eles viviam em habitações comunais, em comunidades isoladas, por toda a Palestina.

2006-08-08 15:57:57 · answer #3 · answered by David 4 · 1 0

na realidade é fariseu e não farizeu.....

2015-12-02 07:40:18 · answer #4 · answered by Enivaldo 1 · 0 0

era uma das principais seita dos judeus, muito mais numerosas,
isto e farizeus são chamo dos SEPARADOS, o nome Fariseu
já adquiriu o sentido de hipócrita

2006-08-10 11:45:09 · answer #5 · answered by ricardo luiz s 2 · 0 0

Eram judeus se diziam"santos"e na verdade eram lobos com pele de ovelha ou seja os hipócritas da época.

2006-08-08 15:31:12 · answer #6 · answered by mauricio cezar barros costa c 5 · 0 0

Segundo a Biblia, era um povo com algumas convicções religiosas, o proprio jesus disse algo a respeito deles em mateus 23:26, 5:20, 12:14, 23:15,23,27,29,
lucas 5:21,30
atos 5:34

Eram povos comuns como outros que viviam na epoca, o que diferenciava um Fariseu de um Saduceu(mateus 3:7, 22:23) eram algumas crenças e tbm a regiao onde viviam.

2006-08-08 15:20:43 · answer #7 · answered by barba ruiva 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers