English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Achar que de todo o reino animal, só ele tem alma? E que tal querer ser eterno, dizendo que depois que seu corpo morrer, vai viver no paraiso celeste? Não estou pretendendo provocar polêmica religiosa, eu só queria poder entender.

2006-08-08 13:46:54 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Ora deixe o coitado do ser humano sonhar...

2006-08-08 16:07:16 · answer #1 · answered by Bruna 2 · 0 0

é sim . somos nada mais que "primatas com cérebros" ; que acham que existe "papaí do céu" pra coroar nossa devoção e amar cada um como se ele fosse único . chega de "tirar da reta" ; e se deixar ser "guiado por entidades mágicas" .

2006-08-08 21:06:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Isso se deve graças ao egoísmo e egocentrismo do homem... É bom lembrar que muitas das pessoas que acreditam que só o homem tem alma tem as mesmas crenças de quem crucificava, enforcava e guilhotinava pessoas por elas dizerem que a terra era redonda e não era o centro do universo...
Se eu disser que acredito que quando esquilos morrem eles vão pro paraíso dos esquilos, com o Grande Deus Esquilo, sentado ao lado do Messias Esquilo que morreu para pagar os pecados os esquilos que não sabem o que fazem, todos rirão de mim. Porém o homem pode, por que o homem é "racional".
Para os que dirão que esquilos são diferentes e que nós somos inteligentes e pensamos e eles não, eu digo: somos governados pelo mesmo instinto de sobrevivência e reprodução. Quando homens são colocados em situações extremas, simplesmente agem como os animais, matando para sobreviver, se reproduzindo para manter a espécie. Puro instinto animal. Como diria Freud: tudo o que o homem faz tem como objetivo o sexo. Ou seja, a sobrevivência da espécie.
A diferença do homem para os demais animais é que eles não são orgulhosos, ignorantes, corruptos e egocêntricos.

EU NÃO ACREDITO NO QUE LI...

Vida? nem sei se isso é nome...
Só os homens matam da sua espécie? Quanta ignorância... Aquilo que está escrito nos livros de que a Viúva Negra mata o parceiro depois do sexo era mentira!!! E os animais que lutam até a morte por uma fêmea também!!! Como eu sou burro....
E o melhor de tudo!!! Os animais se movem porque tem espíritos, somente isso... Pena que pedras e árvores não tem espíritos... Agora me expliquem... Como deus pode existir e ter uma pessoa tão ignóbil feita a sua imagem e semelhança?? Eis o mistério da fé...

2006-08-08 22:17:21 · answer #3 · answered by Filipe B 1 · 0 0

Você disse bem, não é só o ser humano que tem Alma (Corpo físico+Espírito) Deus quando fez tudo o que há neste Mundo primeiramente criou em espírito depois pôs a matéria, essa é a vantagem de se estar no lugar certo onde se aprende diretamente da fonte hehehehe.
Eterno todos seremos pois é um dom gratuito que Jesus nos concedeu através da Expiação.
Quanto ao paraíso, é para aqueles que fizerem por merecer, uma frase resume bem isto:
Estreito e apertado é o caminho que leva a vida eterna.

A vida não começa no nascimento e nem termina na morte.
Você é um filho de Deus com uma natureza e um destino divinos. Você vivia com Ele como espírito antes de nascer. Deus o enviou à Terra para receber um corpo e obter as experiências de que precisa para voltar a Ele.

Se você deseja voltar e viver com Ele eternamente, deve guardar Seus mandamentos , aceitar a Expiação de Jesus Cristo , e seguir Seu exemplo enquanto estiver sobre a Terra.

Mais cedo ou mais tarde terminará sua vida na Terra, e você morrerá. Mas por Jesus Cristo ter vencido a morte, seu espírito e seu corpo serão reunidos , para nunca mais serem separados. Então, se você tiver feito o que veio à Terra para fazer, poderá voltar a viver com seu Pai Celestial.

2006-08-08 21:24:53 · answer #4 · answered by Ricardo Melazzo 4 · 0 0

Não, não é pretensão. Pra entender, você precisa analisar seus princípios, o que você acredita e se basear nas suas crenças. Se você crer que Deus existe, já é meio caminho andado. Porque Deus seria pra você a inteligência superior que criou tudo, depois viria quem? Os humanos; humanos porquê? Por que possuem almas. Não têm o que descutir. É humano porquê possue alma. Depois viriam os animais, que por mais espertos que sejam, não são humanos, não possuem almas, possuem espíritos, que é o que dá vida a eles, permitindo que eles se locomovam, emitam sons e vivam em grupo com os da sua espécie. Mas mesmo não tendo alma são melhores do que os homens, porque não matam os da sua espécie. Depois de muito se pesquisar não conseguiram explicar porque só os homens matam os da sua espécie. Então, ter alma não torna os humanos melhores, nem superiores.

2006-08-08 21:24:18 · answer #5 · answered by vida 1 · 0 0

Genesis menciona que tanto o homem como o animal foram criados almas viventes.

A diferenca e que o homem foi feitro a imagem e semelhanca de Deus, capaz de imitar as suas qualidades de amor, justica sabedoria e poder.

isso os animais nao tem.

por isso nao ha esperanca biblica de ressurreicao para eles.

mas chega mais... vc se sente igual a um animal?

vc nao se acha superior a eles em qualidades e dons?

cuidado nao se engane.Qual é a função do humor e do riso? Por que os moribundos fazem confissões? . . . Qual é exatamente a função do pesar? . . . Depois que alguém morre, de que maneira o pesar ajuda os genes?


mesmo nos nossos mais felizes e prezados momentos de amor, muitas vezes sintamos que nos falta algo.

Queremos mais, sem saber o que é esse mais que queremos.

os humanos conscientes — diferente dos animais com quem dividimos esse planeta — sentem ainda outra necessidade.

2006-08-08 21:11:43 · answer #6 · answered by LLian 3 · 0 0

O que é a alma?

Filo ensinava que a alma é separada do corpo. Ele falava do homem como “tendo corpo e alma”. Será que a alma morre? Note a explicação de Filo: “Quando estamos vivos, nosso corpo está vivo embora nossa alma esteja morta e enterrada no corpo como que num túmulo. Mas, se ele [o corpo] morrer, então a nossa alma viverá a sua própria vida, sendo libertada do corpo mau e morto no qual está confinada.” Para Filo, a morte da alma era simbólica. Ela nunca morre, é imortal.

No entanto, o que a Bíblia ensina a respeito da alma? Gênesis 2:7 diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Segundo a Bíblia, os humanos não têm almas, mas são almas.

A Bíblia ensina também que a alma não é imortal. Ezequiel 18:4 declara: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” À base desses textos, podemos concluir corretamente que o homem é uma alma. Portanto, quando o homem morre, a alma morre. — Gênesis 19:19.

Depois que Filo morreu, os judeus deram pouca atenção aos seus escritos. No entanto, a cristandade adotou seus ensinos. Eusébio e outros líderes eclesiásticos acreditavam que Filo havia se convertido ao cristianismo. Jerônimo alistou-o como um dos Pais da Igreja. Assim, foram os cristãos apóstatas, e não os judeus, que preservaram os escritos de Filo.

Esses escritos desencadearam uma revolução religiosa. Sua influência levou cristãos nominais a adotar a doutrina, contrária à Bíblia, da imortalidade da alma. E o ensino de Filo a respeito do Logos (ou Palavra) contribuiu para o desenvolvimento da Trindade, um dogma não-bíblico do cristianismo apóstata.

Não seja desencaminhado

No seu estudo das Escrituras Hebraicas, Filo certificou-se de “não omitir nenhum significado alegórico que por acaso ficasse oculto sob a linguagem clara”. No entanto, como encontrado em Deuteronômio 4:2, Moisés disse a respeito da Lei de Deus: “Nada deveis acrescentar à palavra que vos ordeno e nada deveis tirar dela, para guardar os mandamentos de Jeová, vosso Deus, que vos ordeno.” Apesar de suas intenções aparentemente boas, Filo acrescentou camadas de especulação, como uma densa névoa, que obscureceram a instrução clara da inspirada Palavra de Deus.

“Não foi por seguirmos histórias falsas, engenhosamente inventadas, que vos familiarizamos com o poder e a presença de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o apóstolo Pedro. (2 Pedro 1:16) Em contraste com os escritos de Filo, a instrução de Pedro aos primeiros cristãos se baseava em fatos e na direção do espírito de Deus, “o espírito da verdade”, que os guiou a toda a verdade. — João 16:13.

Se estiver interessado em adorar o Deus da Bíblia, você precisa de orientações verdadeiras, não de interpretações baseadas em pensamentos humanos. Precisa de conhecimento exato de Jeová e de sua vontade, e tem de ter humildade para ser um estudante sincero. Se você estudar a Bíblia com essa atitude, chegará a conhecer ‘os escritos sagrados, que podem fazê-lo sábio para a salvação, por intermédio da fé referente a Cristo Jesus’. Verá que a Palavra de Deus pode torná-lo “plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra”. — 2 Timóteo 3:15-17.

“PARAÍSO é um nome para céu”, diz a Enciclopédia Mundial do Livro. “Jesus usou a palavra nesse sentido quando falou ao ladrão moribundo na cruz.”

Mas, prometeu Jesus Cristo realmente um paraíso celestial para o ladrão moribundo? Ou prometeu-lhe um Paraíso terrestre?

A PROMESSA DE VIDA CELESTIAL

Não há dúvida de que Jesus estendeu a esperança de vida celestial aos seus fiéis apóstolos. Na noite antes de sua execução, ele prometeu: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. . . . Vou embora para vos preparar um lugar. Também, se eu for embora e vos preparar um lugar, virei novamente e vos acolherei a mim, para que, onde eu estiver, vós também estejais.” Que grandiosa promessa de vida celestial! — João 14:2, 3.

Jesus governará no céu como Rei do Reino de Deus. E Deus tem selecionado dentre a humanidade pessoas para governar com ele. A Bíblia revela o que Cristo faz com estes escolhidos: “Fizeste deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e reinarão sobre a terra.” — Revelação 5:10; 2 Timóteo 2:11, 12.

O apóstolo João disse que os que são “comprados da terra” para governar no céu com Cristo totalizariam 144.000. Representariam um “pequeno rebanho” em comparação com todos os que recebem a vida eterna. (Revelação 14:1-3; Lucas 12:32; João 10:16) Para tais, que tinham a esperança de ser recebidos no céu, Cristo prometeu: “Àquele que vencer concederei comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” (Revelação 2:7; João 16:33; 1 João 5:4) Este figurativo “paraíso de Deus” fica nos céus invisíveis.

Entretanto, será correto presumir que o céu seja o único paraíso apresentado a todos os seguidores de Jesus? Visto que o malfeitor compassivo não venceu o mundo por seguir um proceder de fidelidade a Deus, mas estava sendo executado justamente devido aos seus atos iníquos, que paraíso prometeu-lhe Cristo?

QUE PARAÍSO FOI PROMETIDO AO MALFEITOR?

Um dos malfeitores que foi pregado ao lado de Jesus disse: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós.” Contudo, o malfeitor compassivo censurou-o. Depois, voltando-se para Jesus, ele disse: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” A isso Jesus fez a notável promessa. “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.” — Lucas 23:39-43.

Onde é esse prometido Paraíso? O modo como esse versículo é vertido em numerosas traduções da Bíblia tem influenciado o conceito de muitos com respeito a isso. A maioria das Bíblias rezam assim como a versão do Centro Bíblico Católico: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.” Assim, de acordo com tais traduções, no mesmíssimo dia em que Jesus e o malfeitor morreram eles foram para o Paraíso. Contudo, como poderia isso se dar, visto que a Bíblia diz que Jesus foi ao Hades, ou Seol, ao morrer? O apóstolo Pedro, falando de Sua ressurreição de lá, três dias depois, disse: “Ele nem foi abandonado no Hades [Seol, em hebraico] . . . A este Jesus, Deus ressuscitou.” — Atos 2:31, 32; Salmo 16:10.

Visto que Jesus claramente estava no Seol, ou no Hades (a sepultura comum da humanidade), antes de ser ressuscitado, o Comentário de Escrituras Sagradas, de J. P. Lange, diz: “Entretanto, temos de entender este Paraíso, não como o Paraíso celestial . . . mas como aquela parte do Seol que se contrasta com a Geena, e que também foi chamada de Paraíso.”

D. D. Whedon, em seu Comentário dos Evangelhos (em inglês), fornece algum fundo sobre esse conceito do Paraíso, explicando: “O nome [Paraíso] foi transferido pela Igreja Judaica [do Paraíso original no Éden] para o setor abençoado do Hades, ou o estado intermediário entre a morte e a ressurreição. Sem sombra de dúvida, foi a intenção de Jesus designar isto pelo termo Paraíso, ao ladrão moribundo.”

É o Paraíso um “setor abençoado do Hades”? Pelo visto, esse é um conceito que se originou dos instrutores judaicos; certamente não é algo ensinado nas sagradas Escrituras Hebraicas. A maioria dos clérigos hoje não aceita o conceito de que o Paraíso seja um setor do Hades. A Enciclopédia Católica (em inglês) observa: “De acordo com a interpretação prevalecente dos teólogos e comentaristas católicos, o paraíso é neste caso usado como sinônimo do céu dos bem-aventurados, ao qual o ladrão acompanharia o Salvador.”

Muitos escritores protestantes concordam com esse conceito sustentado pelos católicos. J. G. Butler, em seu comentário A Obra Bíblia (em inglês), exclama: “Que dia para aquele homem moribundo! Sua manhã o presenciara como criminoso condenado perante o tribunal de juízo terreno; antes de a noite cobrir o monte Sião ele se encontrava na condição de aceito no tribunal do céu.

Mas, espere! Nós vimos que, de acordo com a Bíblia, Jesus foi ao Seol, ou Hades, quando morreu, e não ao céu. Ficou morto durante três dias, inconsciente na sepultura comum da humanidade. (Eclesiastes 9:5, 10) Portanto, ele não poderia ter ido para o céu. A Bíblia diz que Jesus retornou ao céu 40 dias após sua ressurreição. — Atos 1:3, 6-11.

Evidentemente, Jesus prometia ao malfeitor simplesmente que ele seria ressuscitado no Paraíso; Jesus não afirmava que ele viveria no Paraíso naquele mesmo dia. Portanto, a tradução correta das palavras de Jesus é: “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.” Diversas traduções da Bíblia rezam dessa maneira, uma das quais (Lamsa) diz na nota ao pé da página: “Os textos antigos não eram pontuados. A vírgula poderia vir antes ou depois de hoje.”

Portanto, onde será o Paraíso que Jesus prometeu ao malfeitor? E quando será usufruído?

UM PARAÍSO TERRESTRE

Lembre-se de que falamos, no início, da criação do Paraíso original por Deus no Éden aqui mesmo na terra. Obviamente, era do propósito de Deus ter um Paraíso terrestre em que a humanidade usufruísse vida eterna em paz e segurança. Acha que Deus permitirá que esse seu propósito deixe de se cumprir? Nunca! “Farei tudo o que for do meu agrado”, diz ele. “Eu até mesmo o falei; também o introduzirei.” (Isaías 46:10, 11) Sim, Deus fará aquilo que intenciona! E Sua promessa é: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.

Assim, quando lemos a promessa de Jesus sobre o Paraíso para o malfeitor, devemos retratar na nossa mente esta terra toda transformada num belo lugar em que morar, como um jardim frutífero, pois esse é o significado da palavra “paraíso”. Estará Jesus aqui mesmo na terra, junto com o ex-malfeitor no Paraíso? Não, Jesus estará no céu, governando como Rei sobre o Paraíso terrestre. Estará com aquele homem no sentido de que o levantará dentre os mortos e proverá suas necessidades, tanto físicas como espirituais.

Obviamente, o malfeitor não era um fiel cristão vencedor que se qualificava para a vida como co-regente no céu junto com Cristo. Fez coisas iníquas, assim como milhões de outras pessoas a quem Jesus ressuscitará. (Atos 24:15) Mas, cometeram tais coisas iníquas porque desconheciam a vontade de Deus. Portanto, no Paraíso se lhes ensinará qual é a vontade de Deus, e terão a oportunidade de provar que realmente amam a Deus por obedecerem à Sua vontade.

QUADRO DO PARAÍSO

Embora conclua que o Paraíso seja “um lugar diferente da terra”, a Nova Enciclopédia Católica (em inglês) diz: “A paz e a justiça ideal a serem produzidas pelo rei messiânico serão semelhantes às do Paraíso em Is[aías] 11, 6-11; .” Considere o belo Paraíso descrito ali. Depois de falar do governo do rei messiânico, Jesus Cristo, esta acalentadora profecia de Isaías, capítulo 11, prossegue por dizer nos versículos 6 a 9:

“O lobo, de fato, residirá por um tempo com o cordeiro e o próprio leopardo se deitará com o cabritinho, e o bezerro, e o leão novo jubado, e o animal cevado, todos juntos; e um pequeno rapaz é que será o condutor deles. E a própria vaca e a ursa pastarão; juntas se deitarão as suas crias. E até mesmo o leão comerá palha como o touro. E a criança de peito há de brincar sobro a toca da naja; e a criança desmamada porá realmente sua própria mão sobre a fresta de luz da cobra venenosa. Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.”

Onde se cumprirão as condições paradísicas tão belamente descritas aqui? Os instrutores religiosos da cristandade não acreditam que se cumprirão realmente na terra. “Todas as características do quadro retratado por Isaías levam a marca da corporalidade terrena existente”, reconhece o professor J. P. Lange. Mas ele acrescenta: “Nesta esfera a profecia não pode ser compreendida. Precisamos presumir uma nova base de corporalidade espiritual, glorificada, feita para este cumprimento.”

Contudo, descreve esta profecia a paz e a segurança que as pessoas terão num paraíso celestial? De modo algum! Descreve as condições existentes aqui mesmo na terra. Já hoje, existe dentro da organização das Testemunhas de Jeová em toda a terra uma condição de prosperidade, paz e segurança espirituais, conforme tão belamente descrito pelo profeta de Deus, Isaías. Entretanto, será que, no tempo devido, tais condições paradísicas se ampliarão de modo a terem um cumprimento literal?

É verdade que a maioria dos instrutores de religião na cristandade talvez zombem da idéia de que Deus fará que os animais fiquem em paz uns com outros e com os humanos. Mas podemos confiar em que esse Deus Todo-poderoso produzirá tais mudanças maravilhosas no domínio animal. Conforme observou certo comentarista bíblico com respeito a esta profecia da Bíblia: “Se tudo for simplesmente figurativo, qual é o motivo de tais declarações pormenorizadas concernente à mudança nos animais? Pareceria também que temos aqui um paralelismo ou uma comparação com as condições existentes antes da queda do homem no pecado. Antes de o pecado entrar no mundo, os animais eram os ajudantes do homem e foi ele que deu nome a eles. Tudo o que Deus fizera era bom. A hostilidade entre o homem e os animais, pelo menos, era desconhecida.”

Realmente, que belos paralelismos há entre esta descrição profética em Isaías, sobre o governo do Messias, e as condições que existiam no jardim do Éden! Lá, “o conhecimento de Jeová” era abundante, visto que Deus sem dúvida conversava com o Seu filho terrestre perfeito, Adão. A Bíblia diz especificamente que naquele tempo os animais receberam “toda a vegetação verde por alimento”. Não devoravam outros animais. (Gênesis 1:30) E os animais estavam sujeitos ao homem, obedecendo à ordem de comparecerem diante dele para receberem nomes. — Gênesis 2:19, 20.

Quão maravilhoso será ver tal harmonia e segurança serem restabelecidas em toda a terra! Que privilégio será desfrutar um glorioso Paraíso terrestre, em que todos se amarão mutuamente e no qual esta maravilhosa paz entre os humanos até mesmo se refletirá na cessação das hostilidade no reino animal! Deveras, a Bíblia realmente promete um Paraíso terrestre!

Um abraço do Jacaré.

2006-08-08 21:04:05 · answer #7 · answered by Joaquim Luiz 3 · 0 0

É rapaz e olha que a gente já evoluiu muito. Antigamente, nem mulher tinha alma, indio então nem pensar. Aos poucos nossos salvadores religiosos começaram a democratizar e aceitaram os dois. KKKK O reino vegetal e o reino animal tem principios menos complexos de alma que vão também evoluindo, tudo no universo evolui. Tanto no mundo fisíco, quanto em outras vibrações. Parado mesmo, só quem pode evoluir e não quer porque acha que já chegou no máximo e não aceita mudar, crescer, ouvir e aprender. Abraços.

2006-08-08 21:02:56 · answer #8 · answered by Beto 3 · 0 0

Você entendeu sim...Ou então não é humano.

Tchauzinho!!.

2006-08-08 20:57:26 · answer #9 · answered by sebasca 5 · 0 0

é,eu acho tambem

2006-08-08 20:56:11 · answer #10 · answered by bocaum 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers