PRIMEIRO NUNCA CHAME AQUILO QUE PARECE UMA HELICE , DE HÉLICE PERTO DE UM PILOTO DE HELICOPTEROS, O NOME CERTO É ASA ROTATIVA, ELA É CONSTRUIDA DE MATERIAIS COMPOSTOS E RESISTEM EXATAMENTE O MONTANTE PARA O QUAL FORAM PROJETADAS, NÃO EXISTE ISSO DE NÃO QUEBRAREM , TODO O MATERIAL É PASSÍVEL DE QUEBRA , FADIGA OU DESGASTE, O QUE OCORRE QUE A ASA ROTATIVA É PROJETADA COM UM FATOR DE FLEXÃO MUITO MAIOR DO QUE UMA ASA NORMAL., E A ROTAÇÃO DA MESMA NÃO É TÃO ALTA COMO PARECE NÃO EXCEDENDO SE NÃO ME ENGANO, OS 320 RPM OQUE VARIA EM VOO É O PASSO DA PÁ , QUE INCLINA MAIS OU MENOS DANDO UM ANGULO DE ATAQUE VARIADO CRIANDO MAIOR OU MENOR SUSTENTAÇÃO AERODINAMICA, GRAÇAS AINDA AO DESENHO ESPECIAL DO SEU PERFIL, DE ONDE PROVÉM O NOME ASA ROTATIVA,
TEMOS AINDA O ROTOR DE CAUDA QUE É INSTALADO PARA "CONTER" A TENDENCIA NATURAL DA AERONAVE DE GIRAR EM SENTIDO CONTRÁRIO AO DA HELICE -OPSSS DESCULPE, ASA ROTATIVA.... EXISTEM AINDA HELICOPTEROS SEM ROTOR DE CAUDA, COMO O KAMOV RUSSO QUE POSSUI DOIS ROTORES CONTRA-ROTATIVOS E TAMBÉM OS MD COM SISTEMA NOTAR ( NO TAIL ROTOR) QUE USA OS GASES DE ESCAPAMENTO DA TURBINA PARA FAZER O EFEITO DE "SEGURAR" A CAUDA DO HELICOPTERO.
ESPERO TER AJUDADO . SDS.
2006-08-08 07:01:44
·
answer #1
·
answered by rubem r 5
·
1⤊
1⤋
Vários fatores colaboram para que as pás do rotor principal de um helicóptero não venham a se quebrar durante um vôo sem anormalidades. Dentre eles podemos elencar:
- Composição do material com que as mesmas são fabricadas;
- Velocidade de rotação das pás (conforme estabelecido no manual do fabricante da aeronave);
- Constante manutenção (conforme determinação do fabricante as peças de um helicóptero devem ser trocadas periódicamente, independentemente de estarem em boas ou más condições);
Dentre os fatores elencados, especial atenção deve ser dada à velocidade de rotação das pás uma vez que os demais fatores dependem do fabricante e da equipe de manutenção. As pás de um helicóptero, em suas estremidades, giram em torno de 800 km/h fato que, a título de curiosidade, é o fator limitador da velocidade máxima de um helicóptero, (ondas de choque) o qual é em torno de 260 km/h, salvo raras exceções.
Já a rotação (RPM) das pás do rotor principal (que fica sobre a aeronave) é da ordem 380 rpm, podendo variar muito pouco.
A resistência da pá (quanto ao aspecto da velocidade de rotação) será afetada da seguinte forma:
- Baixa rotação - Fará com que as pás se enflechem (curvem-se para cima) diminuindo sua resistência, chegando em situações críticas a se partirem, como é o caso de parada do motor em que o piloto não venha a tomar as providências de emergência requeridas.
- Alta rotação (Excesso) - As pás podem vir a se soltarem dos punhos (pontos que as prendem ao mastro do helicóptero) o resultado não será dos melhores.
Em resumo, o material que compõe as pás aliado à devida aceleração centrípeta, colaboram para que as pás do rotor principal não venham a se partir.
2006-08-11 15:01:26
·
answer #2
·
answered by Frederico F 1
·
1⤊
0⤋
porque se andassem quebrando assim ninguem ia comprar helicoptero, eu jamais subiria num bicho desses pra cair
2006-08-10 04:55:42
·
answer #3
·
answered by warm 3
·
0⤊
0⤋
São feita de materiais que suportam mais diversas situações
2006-08-08 18:40:04
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As hélices de um helicóptero são planejadas de tal forma a suportarem o impacto do vôo e produzir a reação necessária para mover o aperelho. No entanto, as hélices NÃO suportam o peso do helicóptero, se fosse assim, elas partiriam mesmo. O movimento de rotação gera a sustentação que impulsiona o aperelho que se mantém pelas correntes ascendentes de ar. Como o peso está deslocado pela sustentação,as hélices não se quebram.
2006-08-08 14:22:53
·
answer #5
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
PQ SAO FLEXIVEIS COMO VOCE FALOU MAS UMA COISA E DUREZA OUTRA E RESISTENCIA UM DIAMANTE TEM DUREZA 10 NA ESCALA DE MOHS POREM SE QUEBRA SE UM IMPACTO FOR GRANDE ,OU SEJA DUREZA E QUANDO VOCE O RISCA COM OUTRO ,,MAS RESISTENCIA E QUANDO BATE,,,
2006-08-08 13:57:41
·
answer #6
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
0⤊
0⤋
Por quê nos projetos de aviação os parâmetros de uso são em torno de um terço do limite de projeto.
Isso significa que os componentes são projetados para suportar 3 vezes mais do que estão submetidos em uso normal.
Isso vale também para aviões (pelo menos na Airbus, onde já visitei).
2006-08-08 13:38:21
·
answer #7
·
answered by Basket B 5
·
0⤊
0⤋
porque sao bem resistentes e da para voar com elas
2006-08-11 00:40:22
·
answer #8
·
answered by Matheus 1
·
0⤊
1⤋
os rotores de um helicóptero, tanto o principal quanto o de cauda, não são só os responsáveis pela sustentação da aeronave. O rotor principal chama-se asa-rotativa, que tem sua angulação modificada conforme sua rotação, ou seja, ela "move-se" mudando sua sustentação, auxiliada pelas turbinas do motor, quando a aeronave possui. O rotor principal tem a mesma função que a asa de um avião, conforme seu angulo muda ela cria a sustentação da aeronave e ao mesmo tempo a perfil aerodinamico necessário para criar a sustentação. Elas são feitas de um material muito resistente, que as possibilita aguentar todas as mudanças em vôo.
2006-08-08 15:38:12
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
pq são muito resistentes.
2006-08-08 13:30:17
·
answer #10
·
answered by Ir. Francieudes 6
·
0⤊
1⤋