English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As hélices dos helicópteros são flexíveis, mas mesmo assim suportam todo aquele peso. Além do mais, a velocidade de rotação é muito grande. Então me pergunto: por que elas não quebram?

2006-08-08 06:22:26 · 10 respostas · perguntado por Mica 2 em Carros e Transportes Aviação

10 respostas

PRIMEIRO NUNCA CHAME AQUILO QUE PARECE UMA HELICE , DE HÉLICE PERTO DE UM PILOTO DE HELICOPTEROS, O NOME CERTO É ASA ROTATIVA, ELA É CONSTRUIDA DE MATERIAIS COMPOSTOS E RESISTEM EXATAMENTE O MONTANTE PARA O QUAL FORAM PROJETADAS, NÃO EXISTE ISSO DE NÃO QUEBRAREM , TODO O MATERIAL É PASSÍVEL DE QUEBRA , FADIGA OU DESGASTE, O QUE OCORRE QUE A ASA ROTATIVA É PROJETADA COM UM FATOR DE FLEXÃO MUITO MAIOR DO QUE UMA ASA NORMAL., E A ROTAÇÃO DA MESMA NÃO É TÃO ALTA COMO PARECE NÃO EXCEDENDO SE NÃO ME ENGANO, OS 320 RPM OQUE VARIA EM VOO É O PASSO DA PÁ , QUE INCLINA MAIS OU MENOS DANDO UM ANGULO DE ATAQUE VARIADO CRIANDO MAIOR OU MENOR SUSTENTAÇÃO AERODINAMICA, GRAÇAS AINDA AO DESENHO ESPECIAL DO SEU PERFIL, DE ONDE PROVÉM O NOME ASA ROTATIVA,
TEMOS AINDA O ROTOR DE CAUDA QUE É INSTALADO PARA "CONTER" A TENDENCIA NATURAL DA AERONAVE DE GIRAR EM SENTIDO CONTRÁRIO AO DA HELICE -OPSSS DESCULPE, ASA ROTATIVA.... EXISTEM AINDA HELICOPTEROS SEM ROTOR DE CAUDA, COMO O KAMOV RUSSO QUE POSSUI DOIS ROTORES CONTRA-ROTATIVOS E TAMBÉM OS MD COM SISTEMA NOTAR ( NO TAIL ROTOR) QUE USA OS GASES DE ESCAPAMENTO DA TURBINA PARA FAZER O EFEITO DE "SEGURAR" A CAUDA DO HELICOPTERO.

ESPERO TER AJUDADO . SDS.

2006-08-08 07:01:44 · answer #1 · answered by rubem r 5 · 1 1

Vários fatores colaboram para que as pás do rotor principal de um helicóptero não venham a se quebrar durante um vôo sem anormalidades. Dentre eles podemos elencar:
- Composição do material com que as mesmas são fabricadas;
- Velocidade de rotação das pás (conforme estabelecido no manual do fabricante da aeronave);
- Constante manutenção (conforme determinação do fabricante as peças de um helicóptero devem ser trocadas periódicamente, independentemente de estarem em boas ou más condições);
Dentre os fatores elencados, especial atenção deve ser dada à velocidade de rotação das pás uma vez que os demais fatores dependem do fabricante e da equipe de manutenção. As pás de um helicóptero, em suas estremidades, giram em torno de 800 km/h fato que, a título de curiosidade, é o fator limitador da velocidade máxima de um helicóptero, (ondas de choque) o qual é em torno de 260 km/h, salvo raras exceções.
Já a rotação (RPM) das pás do rotor principal (que fica sobre a aeronave) é da ordem 380 rpm, podendo variar muito pouco.
A resistência da pá (quanto ao aspecto da velocidade de rotação) será afetada da seguinte forma:
- Baixa rotação - Fará com que as pás se enflechem (curvem-se para cima) diminuindo sua resistência, chegando em situações críticas a se partirem, como é o caso de parada do motor em que o piloto não venha a tomar as providências de emergência requeridas.
- Alta rotação (Excesso) - As pás podem vir a se soltarem dos punhos (pontos que as prendem ao mastro do helicóptero) o resultado não será dos melhores.

Em resumo, o material que compõe as pás aliado à devida aceleração centrípeta, colaboram para que as pás do rotor principal não venham a se partir.

2006-08-11 15:01:26 · answer #2 · answered by Frederico F 1 · 1 0

porque se andassem quebrando assim ninguem ia comprar helicoptero, eu jamais subiria num bicho desses pra cair

2006-08-10 04:55:42 · answer #3 · answered by warm 3 · 0 0

São feita de materiais que suportam mais diversas situações

2006-08-08 18:40:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

As hélices de um helicóptero são planejadas de tal forma a suportarem o impacto do vôo e produzir a reação necessária para mover o aperelho. No entanto, as hélices NÃO suportam o peso do helicóptero, se fosse assim, elas partiriam mesmo. O movimento de rotação gera a sustentação que impulsiona o aperelho que se mantém pelas correntes ascendentes de ar. Como o peso está deslocado pela sustentação,as hélices não se quebram.

2006-08-08 14:22:53 · answer #5 · answered by ? 3 · 0 0

PQ SAO FLEXIVEIS COMO VOCE FALOU MAS UMA COISA E DUREZA OUTRA E RESISTENCIA UM DIAMANTE TEM DUREZA 10 NA ESCALA DE MOHS POREM SE QUEBRA SE UM IMPACTO FOR GRANDE ,OU SEJA DUREZA E QUANDO VOCE O RISCA COM OUTRO ,,MAS RESISTENCIA E QUANDO BATE,,,

2006-08-08 13:57:41 · answer #6 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 0 0

Por quê nos projetos de aviação os parâmetros de uso são em torno de um terço do limite de projeto.

Isso significa que os componentes são projetados para suportar 3 vezes mais do que estão submetidos em uso normal.

Isso vale também para aviões (pelo menos na Airbus, onde já visitei).

2006-08-08 13:38:21 · answer #7 · answered by Basket B 5 · 0 0

porque sao bem resistentes e da para voar com elas

2006-08-11 00:40:22 · answer #8 · answered by Matheus 1 · 0 1

os rotores de um helicóptero, tanto o principal quanto o de cauda, não são só os responsáveis pela sustentação da aeronave. O rotor principal chama-se asa-rotativa, que tem sua angulação modificada conforme sua rotação, ou seja, ela "move-se" mudando sua sustentação, auxiliada pelas turbinas do motor, quando a aeronave possui. O rotor principal tem a mesma função que a asa de um avião, conforme seu angulo muda ela cria a sustentação da aeronave e ao mesmo tempo a perfil aerodinamico necessário para criar a sustentação. Elas são feitas de um material muito resistente, que as possibilita aguentar todas as mudanças em vôo.

2006-08-08 15:38:12 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

pq são muito resistentes.

2006-08-08 13:30:17 · answer #10 · answered by Ir. Francieudes 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers