English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-08 03:36:04 · 12 respostas · perguntado por AE, maluco! 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

UMBANDA:
Religião que tem por base a prática da caridade e tem em uma de suas funções a elevação espiritual do médium e das entidades que governam o próprio médium.
A Umbanda é uma grande expressão religiosa nacional com maiores laços com o Rio de Janeiro. Irradiou-se para os Estados de Minas Gerais, São Paulo e demais estados do Brasil e até nos E.U.A existem casas de Umbanda.
É um culto popular aceito em todas as camadas sociais e de fácil acesso


CANDOMBLÉ: O Candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira. Os Orixás são arquétipos de uma atividade ou função e representam as forças que controlam a natureza e seus fenômenos, tais como as águas, o vento, as florestas, os raios, etc. Cada Orixá tem um dia da semana a ele consagrado, por isso não se espante com a grande quantidade de baianos vestidos de branco nas sextas feiras, pois sexta-feira é dia de Oxalá, a divindade da Criação e branco é a sua cor. Oxalá é sincretizado com o Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade do Salvador. O sincretismo entre o candomblé e a religião católica foi uma forma de defesa visando a preservação da religião proibida pelos escravocratas.
Também é denominado candomblé o templo em que são realizados os ritos e cerimônias. A visita ao candomblé, como a qualquer outro templo religioso deve ser feita com seriedade e respeito, seguindo-se algumas regras básicas: não trajar bermuda ou roupa de banho; não tirar fotos, gravar ou filmar os cultos.

AS DIFERENÇAS:
Esses são alguns tópicos que relacionei sobre as diferenças entre o Umbanda e o Candomblé, e com isso você poderá aprender um pou-co mais sobre a religião. Alguns grupos de Umbanda assi-milam mais elementos do espiritismo, dando origem ao Umbanda de mesa, [a qual] os adeptos cos-tumam chamar de "Mesa Branca". Porém, a maior predominância é dos rituais, que são semelhantes aos do Candomblé. Essa predominância varia de terreiro [para] terreiro, dependendo da doutrina de cada pai ou mãe de santo. Se essa predominância for muito grande, chamamos de "Umbandomblé".
Apesar de alguns rituais e entidades serem as mesmas do Candomblé, existem ainda algumas particularidades que diferenciam o Umbanda do Candomblé. Por exemplo, os orixás no Candomblé não se comunicam diretamente com a assistência. Para que a as-sistência possa saber alguma coi-sa para melhorar sua vida, ela precisa falar com o babalorixá, que consultará os búzios. Só assim os orixás poderão orientar a pessoa sobre seus problemas. No Umbanda, a assistência pode consultar as entidades diretamen-te, sem precisar do jogo de Búzios, uma vez que as entidades podem utilizar o corpo do médium para se comunicar. Essa consulta só pode acontecer nos dias de gira de trabalhos; e essa gira é especial-mente para isso. Existem outras giras, como, por exemplo, a Gira de Desenvolvimento, onde os mé-diuns novatos praticam e se aper-feiçoam na comunicação com o orixá e entidades. [Além disso], no Umbanda, os orixás maiores ou santos (Iemanjá, Oxossi, Xangô, Ogum, Oxum, Ian-sã) não falam, quando eles "bai-xam" no terreiro (Só sua presença já é uma bênção). Os santos não têm a falange (linguajar) para que as pessoas possam entender. Eles já transcenderam da Terra [há] muitos anos e adquiriram muita luz, portanto aqui na Terra o má-ximo que fazem são emitir sons (ou mantras) como por exemplo o canto de Iemanjá, que para uns pode ser um canto e para outros um choro. As consultas ficam por conta das entidades de cada linha como: os baianos, preto-velhos, boiadeiros, marinheiros, crianças etc; que por estarem mais próximos de nossa realidade (pois desencarnaram há apenas algumas décadas - como no caso dos preto-velhos), podem nos ajudar – por conhecerem bem mais de perto os problemas terrenos. Outra característica marcante é o congar de um terreiro de Umbanda que tem, lado a lado, imagens de santos católicos (estes repre-sentando os orixás) e imagens das entidades (marinheiros, caboclos ameríndios, preto-velhos, crianças etc) e também podem ter outras imagens como de Santa Luzia, Santo Agostinho, Santo Expedito etc.
Em terreiros de candomblé cada orixá tem seu lugar, [isto é], um quartinho, onde ficam os objetos do orixá. Os médiuns também não precisam ficar o dia inteiro no terreiro nem dedicar todo o seu dia a ele, basta apenas ter a res-ponsabilidade de estar nos dias de gira e cumprir sua missão com amor e caridade no coração. Os médiuns não incorporam, cada um, um orixá. Os médiuns se-guem a linha que os tabaqueiros e o Ogan (sabendo-se que ele só irá puxar um ponto quando o pai ou mãe de santo autorizar) puxam. Por exemplo, se estiverem cantan-do um ponto sobre Oxossi, os mé-diuns e a assistência já sabem que quem vem para trabalhar são os caboclos.
Outra diferença básica é como os médiuns se preparam para incor-porar. No Candomblé, [eles] dançam num círculo em movimento, rodopiando seus corpos ao som dos atabaques e outros instru-mentos. [No] Umbanda, o médium fica parado, acompanhando por palmas os pontos cantados e es-perando o momento exato para a incorporação dos orixás ou das entidades. Para os médiuns novatos, a mãe ou pai de santo “puxa" a linha dos orixás fazendo o sinal da cruz em sua testa e trazendo os orixás pa-ra que médium que ainda não tem experiência suficiente para incor-porar o orixá sozinho, possa tra-balhar (porém nesse estágio ainda não podem dar consultas nem passes). Outro fator importante é o adven-to das cores, bem diferentes entre o Candomblé e o Umbanda.
A música também é bem diferente, uma vez que no Candomblé vai depender de que nação é. [Já] no Umbanda, os cânticos são todos cantados em português. [Em geral], as roupas são brancas e o uso das cores fica reservado para os pais e mães de santo e em dias de festa e homenagem no terreiro. As roupas pretas e vermelhas são usadas em dia de Gira de Exu. [Isso é] reservado apenas ao mé-dium de incorporação e pais e mães de Santo. Os outros médiuns (novatos, ogans, cambones etc) devem usar roupas brancas somente ou com uma fita verme-lha presa a sua cintura. A assis-tência deve sempre ir a um terrei-ro de roupas claras, deixando a escura para as giras de exus (Ainda assim muitos terreiros orien-tam aos freqüentadores a usar a roupa branca). No Umbanda, o branco significa proximidade com a clareza, paz de espírito e abertura de seu corpo para as coisas boas (uma vez que o preto significa luto – corpo fe-chado).
Se a pessoa quer receber uma graça, ela deve estar receptiva para que isso aconteça. Cada orixá vibra em uma cor. Por exemplo, Oxossi vibra na cor verde assim como Iansã na cor amarela, mas indiscutivelmente o branco (Oxalá) é aceito por qualquer linha.

2006-08-08 04:01:02 · answer #1 · answered by Carol 4 · 25 0

A Umbanda é uma corrente religiosa que nasceu na cidade de Neves, próximo a Niterói/RJ. Agrega entidades como os CABOCLOS (grandes chefes índios e xamãs); PRETOS VELHOS (antigos escravos torturados pelos senhores de fazenda); ERÊS (crianças), entre outros denominados Encantados. Louvam também os Orixás, que são forças da natureza.

O Candomblé, palavra originária do Brasil, que significa o culto a diversos Orixás reunidos, tem origem na África, principalmente aqueles que chegaram ao Brasil através de navios negreiros, tais como Angola, Congo, Nigéria, Togo, República do Benin.
O Candomblé é uma Religião mais complexa, com certeza.

2006-08-08 04:33:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 6 2

RAINHA MARIA PADILHA que (CB)nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que (CB)me procure ainda hoje, AGORA me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá onde (CB) está e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija onde (CB)estiver me dê muito amor, carinho e queira ficar COMIGO PRA SEMPRE. Que (CB)jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU, e que ele tenha olhos só para mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (CB) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (CB)de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços. Que (CB) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra mulher que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu Encontro, e me peça para que eu nunca o abandone. Que (CB) queira ficar comigo PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (CB) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (CB) queime de desejo por mim. Que (CB) fique cego para outras mulheres que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar a atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (CB) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com NENHUMA outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que(CB) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas com que (CB) sinta-se bem só de ouvir minha voz E QUE ELE ME DESEJE PRA SEMPRE. Que (CB) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (CB) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim (CB). Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa Pomba Gira. Maria Padilha traga (CB)para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente. Ainda que (CB) resista,que com o seu poder o seu coração seja só meu. Confio no poder das Falanges da Maria Padilha, Rainha das Sete Encruzilhadas! sopre o meu nome (JAO) no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (CB) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha, feito uma cobra rastejante, humilde e manso, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (CB) está vindo correndo atrás de mim AGORA!, louco e apaixonado, o mais rápido possível pedindo para ficar comigo PRA SEMPRE, pois somente minha boca terá vontade e prazer de beijar, (CB) você vai me assumir de vez em seu coração. Pomba Gira, Rainha das Sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (CB) fique para sempre comigo. Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido de (CB) , e ele não conseguirá fazer MAIS nada ENQUANTO não VIER falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja assim será e assim está feito..AMEM. Axé!

2015-08-28 06:36:20 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Sejamos sinceros perante a Deus e seu filho Amado Jesus Cristo.
O problema não está na religião, e sim nos atos que o homem (ser humano) pratica na terra.
Religião não leve ninguém para o caminho do céu. Você pode ser Evangélico e aprender a amar o seu próximo, assim como pode ser Umbandista e saber discernir entre o certo e o errado, até porque estamos num mundo em estado de evolução. Pode vc ser do Candomblé, entretanto, seu grau de vibração será a sua sentença perante a Deus. Acho estranho as pessoas acharem que Deus e seu filho amado Jesus é exclusivo de uma religião. Deus está para todos, assim como estamos para Deus, perante nossa jornada na terra. Se fossemos perfeitos, com certeza aqui não estaríamos. Todos são criados a partir da essência do Pai Celestial, que ergue seus braços a todos os seus filhos. Mais uma vez esclareço, seja vc Evangélico Católica, Espirita Kardecista, Umbandista ou mesmo frequentador do Candomblé, observe bem suas palavras e atitudes para com o seu próximo. Amar a Deus é um amor incondicional, onde todos são merecedores do seu perdão no campo da evolução. Tenham cuidado com palavras ofensivas, achando que Deus é exclusivo de uma Religião. Temos missão a cumprir e no momento do desencarne, a quem chamaremos? Eu rogo por Deus e por seu Filho Amado Jesus, e não preciso entrar no mérito de nenhuma religião. Sei que existe embusteiros em todas as religiões, mas uma coisa é certa, ninguém passa escondido aos olhos do altíssimo. Exemplo: Jesus vou rezar pelo amigo em especial que está passando por dificuldades. Seria melhor vc rezar Jesus, olhe por este irmão e por todos aqueles que sofrem neste mundo, sem questionar erros e condenação.
Tenham cuidado com a guerra de religiões, uns falando mal dos outros, Se vc não gosta, não dê sua opinião, segue o tenho caminho pois Deus ama aquele que não julga o seu próximo.
Vc só responde pelos atos. a cada um segundo os seus atos certo.
Então, vá com calma ao invés o eleito de Deus.
Seja em qualquer religião, não use a dor das pessoas para surrupiar dinheiro, prometendo o reino do céus

2014-11-01 13:21:10 · answer #4 · answered by Geraldo 1 · 2 0

o meu recado é para este grupo de pessoas que na minha opinião são verdadeiros idiotas que ainda insistam em criticar, discutir, falar o que nao sabe ofendendo as pessoas. Esses idiotas que entram em assunto que não conhecem e se mostram verdadeiros imbecis ou ignorantes no assunto em questão.
Sao pessoas HIPÓCRITAS que falam tanto em Jesus, em Deus e fazem tudo ao contrário dos ensinamentos do mestre Jesus , á começar entrando aqui e ofedendo á pessoas que seguem uma religião ou doutrina para fazer a caridade cristã.
Minha pergunta é a seguinte: o que voces fazem para praticar a caridade ? vcs poe suas roupas de gala (ternos ou vestidos longos ) para ir á cultos procurar uma coisa somente : o bem estar de vcs, pedir á deus perdao das besteiras que vcs fixeram a vida inteira e que continuam fazendo na semana que antecedeu ao culto.

Gente...falam o que conheçam e mostram sua ignorância num tanque de roupa suja na casa de voces e CALEM A BOCA. pois voces nao conhecem absulatamente de nada.

axé

2014-02-02 00:35:12 · answer #5 · answered by ? 1 · 4 2

Diferença por diferença, todos os segmentos religiosos tem; até os de mesma denominação, dependendo
do intelecto de seus líderes.
O importante mesmo é o estudo, a informação. Porque sem conhecimento qualquer paixão nos convence de qualquer coisa. O conhecimento acredito vale para todos os setores da existencia do ser humano pensante.
Antes da escolha seja ela qual for, antes da crítca, é necessário se ter conhecimento de causa profundo. Buscar esclarecimento. Então ate a crítica cai por terra, porque concluímos que todos devem gozar da liberdade de fazer, pensar e agir de formas diferentes uns dos outros. Cada ser tem seus valores adquiridos pela, sociedade em que vivem, a familia, formação religiosa e moral.
Em fim somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente e evoluimos diferente. O que temos em comum é que somos obra do maior Arquiteto que ja se teve notícia. O que não esgota sua obra e que cria a cada minuto, a cada segundo mais seres diferentes, para habitara terra e continuar testemunhando a complexidade de ser.

2015-09-13 04:27:16 · answer #6 · answered by Caroline 1 · 0 0

ouço dizer que uma foi desmembrada da outra e praticam rituais difetrentes, portando, e tem formas diferenciadas de homenagear seu orixás

2006-08-08 03:40:42 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 6

Aqui tem as principais diferenças:

http://orbita.starmedia.com/~okanimo/cand_umb.htm

2006-08-08 03:45:26 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 7

A diferença é que o estadão funciona.

2006-08-08 03:44:59 · answer #9 · answered by Coiote 2 · 1 12

num sé

2006-08-08 03:39:38 · answer #10 · answered by qkynho 3 · 1 16

fedest.com, questions and answers