English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estamos habituados a não questionar muitas coisas, mas vamos parar e pensar um pouco.

Não acreditamos em saci, mula-sem-cabeça e papai noel por motivos lógicos.

Mas enquanto as "fábulas" da bíblia? Muitos e muitos seguidores acreditam cegamente.

Acredito que maior parte dela seja simbólica, e as pessoas aderem seu sentido ao pé da letra.

Embora seja também de se questionar sua existência.

Alguém sabe me dizer até onde as escrituras são verídicas?

2006-08-08 02:43:25 · 21 respostas · perguntado por devagard 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

Primeiramente temos de reconhecer q tudo parte da obscuridade (ignorância). Logo, sabemos q o Ser evolui gradativamente em tudo. A principio irá interpretar a bíblia ao pé da letra, mas com o passar do tempo, verá q tudo é simbologia porque a luz substituirá as idéias arcaicas dando sentido para a vida q antes estava cristalizada no fanatismo ou na incredulidade. E ai, saberemos de onde viemos e p onde vamos.

2006-08-08 02:54:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Ela só subsiste em alguém se for por inteiro ,senão nem creia pela metade ,não serve.

2006-08-08 18:30:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

A Bíblia é verídica em todo o seu conteúdo

É preciso porém um estudo aprofundado para entender a variedade linguística e o objetivo de cada texto.

Muitas fábulas são inventadas à partir de textos bíblicos; mas não podemos considerar que tudo o que não podemos racionalizar seja fábula.

a ciência está em constante evolução, e a cada dia experimentamos novas descobertas.

Quando não compreendemos alguma coisa na bíblia (falo aos que creem) devemos analisar com todo o cuidado, buscando sempre a orientação de Deus, sem nos precipitarmos em nossas conclusões.


Muitos textos bíblicos trazem linguagem simbólica, mas precisamos entender bem o que é simbólico e o que é literal, para não partirmos nem para o misticismo, nem para um materialismo sem fé "Sem fé é impossível agradar à Deus"

"Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens."


Tudo pode ser pesquisado, questionado, analisado, revisto, mas não podemos nos esquecer que sempre haverá uma contra-argumentação, algo a mais a ser aprendido. um milagre maior para se ver, uma análise mais profunda de um fato,

Isto é ciência, é ampliar os horizontes, é crescer em sabedoria, é ir além do que já foi alcançado.

"A Ciência busca conhecer a criação"
"A Bíblia Revela o Criador".

2006-08-08 10:38:57 · answer #3 · answered by rohi 7 · 0 0

Jesus ressuscitado, ou era tudo apenas uma invenção?

Uma coisa que as pessoas daquele tempo provavelmente iriam perguntar é:

Encontra-se o cadáver de Jesus ainda no túmulo?

Os seguidores de Jesus ter-se-iam confrontado com um enorme obstáculo, se seus oponentes pudessem ter apontado para o próprio cadáver ainda no lugar do sepultamento como evidência de que ele não fora ressuscitado.

No entanto, não há nenhum registro de que eles fizeram isso. Antes, segundo a Bíblia, deram dinheiro aos soldados designados para guardar o túmulo e disseram-lhes: “Dizei: ‘Seus discípulos vieram de noite e o furtaram, enquanto estávamos dormindo.’” (Mateus 28:11-13)

Temos também evidência à parte da Bíblia de que os líderes judaicos agiram assim.

Cerca de um século após a morte de Jesus, Justino, o Mártir, escreveu uma obra chamada Diálogo com o Judeu Trífon.

Nesta, ele disse: “Vós, [os judeus,] enviastes homens escolhidos e ordenados pelo mundo afora para proclamar que surgira uma heresia ímpia e ilegal da parte de certo Jesus, um enganador galileu, a quem crucificamos, mas que os discípulos dele o furtaram de noite do túmulo, onde fora deitado.”

Ora, Trífon era judeu, e o Diálogo com o Judeu Trífon foi escrito para defender o cristianismo contra o judaísmo.

Portanto, é pouco provável que Justino, o Mártir, tivesse dito aquilo — que os judeus acusaram os cristãos de furtar o cadáver de Jesus do túmulo — se os judeus não tivessem feito tal acusação.

De outra forma, ele se teria exposto a uma facilmente verificável acusação de estar mentindo. Justino, o Mártir, só teria dito isso se os judeus realmente tivessem enviado tais mensageiros.

E eles teriam feito isso apenas se o túmulo realmente estivesse vazio em 16 de nisã de 33 EC, e se não pudessem apontar para o cadáver de Jesus no túmulo como evidência de que ele não fora ressuscitado.

Portanto, visto que o túmulo estava vazio, o que havia acontecido? Será que os discípulos furtaram mesmo o cadáver? Ou fora milagrosamente removido como evidência de que Jesus realmente fora ressuscitado?

A Conclusão Tirada por Lucas, o Médico

Um homem bem instruído do primeiro século, que examinou cuidadosamente a evidência, foi Lucas, o médico. (Colossenses 4:14)

Lucas escreveu dois livros que agora fazem parte da Bíblia: um era um Evangelho, ou história do ministério de Jesus, e o outro, chamado de Atos dos Apóstolos, era uma história da expansão do cristianismo nos anos após a morte de Jesus.

Na introdução do seu Evangelho, Lucas cita muitas evidências que ele tinha à sua disposição, mas que hoje não temos mais.

Ele fala de documentos escritos sobre a vida de Jesus, que havia consultado. Menciona também que falara com testemunhas oculares da vida, da morte e da ressurreição de Jesus.

Daí, ele diz: “[Tenho] pesquisado todas as coisas com exatidão, desde o início.” (Lucas 1:1-3)
Evidentemente, a pesquisa de Lucas foi cabal. Era ele historiador competente?


visto que esta ressurreição aconteceu mesmo, todos os outros milagres da Bíblia também são possíveis — milagres para os quais também temos sólida confirmação de testemunhas oculares.

O mesmo Poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos também habilitou Jesus a ressuscitar o filho da viúva de Naim. Ele habilitou também Jesus a realizar milagres menores — mas ainda assim maravilhosos — de cura.

Foi Ele quem estava por trás da alimentação milagrosa da multidão, e quem habilitou também Jesus a andar sobre a água. — Lucas 7:11-15; Mateus 11:4-6; 14:14-21, 23-31.

falar a Bíblia de milagres não é motivo de duvidar da veracidade dela.

Antes, o fato de que milagres aconteceram mesmo nos tempos bíblicos é uma poderosa prova de que a Bíblia realmente é a Palavra de Deus.

alguns milagres mencionados na Bíblia podem ter envolvido fenômenos naturais, tais como terremotos ou deslizamentos de terra.

ainda assim são considerados milagres, porque aconteceram exatamente na hora em que eram necessários, e assim, evidentemente, sob a direção de Deus. — Josué 3:15, 16; 6:20.

2006-08-08 10:22:20 · answer #4 · answered by LLian 3 · 0 0

As Escrituras só são verídicas do livro de Gênesis até o livro de Apocalipse.

O que passar disso é mentira.

2006-08-08 10:04:21 · answer #5 · answered by Du 3 · 0 0

Quando você olha para a Bíblia, antes de abri-la, e imagina "esse dever ser um livro chato de ler". Até aí vai a verdade, até antes de você abrir. Depois que abrir, tudo é falso.

2006-08-08 10:04:09 · answer #6 · answered by Lord_of_Dreams 7 · 0 0

Não adiantam especulações, criticas,tentativas de provar verdades ou "inverdades".Mesmo q cheguem a comprovar o q defendem:ninguém vai mudar a sua fé,a sua crença,ou falta delas.Sempre haverá quem concorde ou quem discorde.Eu acredito que ela seja verdadeira sim;ou no sentido real,ou no figurado,pra mim,tudo q esta la e valido.Não vejo de outra forma.Apenas tenho FÉ.

2006-08-08 10:01:22 · answer #7 · answered by camponesasolitaria 2 · 0 0

A Bíblia é verídica até onde vai a sua fé Nela. Eu acredito que tudo Nela é verdade, mas se vc não acredita, por exemplo, não tem como eu forçar a sua fé, fazer ela ir além do que vai..... própria Bíblia diz: não é por força, nem por violência....

2006-08-08 09:59:27 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

quem disse que não ha comprovação cientifica na biblia?
pela exatidão historica e cientifica da biblia, podemos crer que ela é veraz.
veja um exemplo, a 2700 anos atras o profeta isaías disse que a terra era redonda.
quando que o homem tão inteligente um cientista descobriu isso?
a 500 anos atras, a 2200 anos depois desse profeta.
moisés no livro de jó escrito a 3500 anos atras, disse que a terra se estendia sobre o nada.
quando que o homem começou a acreditar nisso realmente?
a 50 anos atras.
ainda moisés citando as palavras de jó, falou que jó so havia escapado com a pele dos dentes da perseguição de satanás
a 3 meses o homem descobriu que o dente tem uma pele protetora.
por esses motivos eu creio na biblia.
e creio que ela seja veridica do inicio ao fim.
se vc quiser aprender mais pontos sobre como a historia e a ciencia concordam com a biblia, me contate.
luiz_ziuliagib@hotmail.com

2006-08-08 09:57:30 · answer #9 · answered by Eu 3 · 0 0

Toda ela é verdadeira

2006-08-08 09:57:09 · answer #10 · answered by guerreiro 2 · 0 0

As escrituras são verídicas até o ponto máximo da sua fé, se sua fé é pequena vc questiona a Bíblia como a palavra de Deus, se vc é uma pessoa de fé, vc não questiona. Históricamente a Bíblia foi consultada até por grandes historiadores como foi Josefo nos primeiros séculos. A fé e a firme certeza e convicção de coisas que não vemos e de fatos não presenciamos, portanto a Bíblia é a base da fé cristã. Eu creio na Biblia como a palavra de Deus aos homens, e não questiono nenhuma de suas paginas, tem gente que crê nas profecias de Nostradamus, e ignora as profecias bíblicas, para esses eu recomendo o livro do Profeta Jeremias (Velho Testamento) compare-o aos dias de hoje, principalmente as crises políticas no Oriente Médio.

2006-08-08 09:55:20 · answer #11 · answered by Toddy 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers