Os apóstolos claramente possuíam abonação divina e falavam em confirmação de outros escritores, tais como Lucas e Tiago, meio-irmão de Jesus.
Por meio do espírito santo, os apóstolos tinham “discernimento de pronunciações inspiradas”, quanto a se eram de Deus, ou não. (1Co 12:4, 10)
Com a morte de João, o último dos apóstolos, esta corrente fidedigna de homens divinamente inspirados chegou ao fim,
e, portanto, com a Revelação, o Evangelho de João e suas epístolas, o cânon bíblico foi encerrado.“perto do fim do 1.° séc., Clemente, bispo de Roma, estava familiarizado com a carta de Paulo à igreja em Corinto.
Depois dele, as cartas tanto de Inácio, bispo de Antioquia, como de Policarpo, bispo de Esmirna, atestam a disseminação das cartas paulinas por volta da segunda década do 2.° século”.
(The International Standard Bible Encyclopedia [A Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional], editada por G. W. Bromiley, 1979, Vol. 1, p. 603) Todos estes eram escritores antigos — Clemente de Roma (30?–100? EC), Policarpo (69?–155? EC) e Inácio de Antioquia (fim do 1.° e começo do 2.° século EC) — que intercalaram citações e trechos de diversos livros das Escrituras Gregas Cristãs, mostrando que conheciam esses escritos canônicos.
Por volta do fim do segundo século não havia dúvida de que o cânon das Escrituras Gregas Cristãs estava completo, e encontramos homens tais como Irineu, Clemente de Alexandria, e Tertuliano, reconhecendo os escritos que constituem as Escrituras Cristãs como tendo autoridade igual à das Escrituras Hebraicas.
Irineu, recorrendo às Escrituras, faz tantas quantas 200 citações das cartas de Paulo. Clemente diz que responderá aos seus oponentes com “as Escrituras que cremos serem válidas, em vista da sua onipotente autoridade”, quer dizer, “pela lei e pelos profetas, e, além disso, pelo bendito Evangelho”. — The Ante-Nicene Fathers, Vol. II, p. 409, “Os Estrômatos, ou Miscelâneas”.
2006-08-08 03:09:45
·
answer #1
·
answered by LLian 3
·
0⤊
0⤋
PTOLOMEU, FILHO DE ALEXANDRE O GRANDE QUERIA RESGUARDAR A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA- MANDOU CHAMAR 71 SACERTODES PARA TRADUZIR OS MANUSCRITOS ENCONTRADOS(SEPTUAGINTA), DEPOIS DE UM CERTO PERÍODO ELES DEIXARAM O LIVROS TODOS COMPILADOS, PORÉM A BIBLIOTECA FECHOU. QUANDO FORAM PEGAR A TRADUÇÃO, ALGUNS HISTORIADORES MISTURARAM OS LIVROS TRADUZIDOS COM OUTROS QUE NÃO FAZIAM PARTE DOS LIVROS INSPIRADOS POR DEUS(APÓCRIFOS).HOUVE UM CONCÍLIO E ACREDITO QUE NA ÉPOCA DA REFORMA PROTESTANTE POR LUTERO, DECIDIU-SE RETIRAR ESTES LIVROS DO CONJUNTO QUE FORMAVA A BÍBLIA ATUAL. MAS O CONCÍLIO DO VATICANO DECIDIU QUE OS LIVROS PERMANECERIAM E, ESTES SÃO OS QUE COMPÕEM A BÍBLIA CATÓLICA. PROCURE NO GOOGLE ALGO SOBRE APÓCRIFO, LÁ VC ENCONTRARÁ MAIORRES DETALHES OK
2006-08-10 04:49:24
·
answer #2
·
answered by VALASS 3
·
0⤊
0⤋
Assim como Deus inspirou homens a escrever, segue-se logicamente que ele dirigiu a coleção destes escritos inspirados.
Segundo a tradição judaica, Esdras teve parte neste trabalho, depois de os judeus exilados se terem estabelecido novamente em Judá.
Ele estava bem habilitado para este trabalho, por ser um dos escritores inspirados da BÃblia, sacerdote e também “copista destro da lei de Moisés”. (Esd. 7:1-11)
O cânon das Escrituras Hebraicas estava já bem estabelecido por volta do fim do 5 século AEC.
Continha os mesmos escritos que nós temos hoje e que agora se encontram divididos em trinta e nove livros.
Não foi nenhum concÃlio de homens que os tornou canônicos; tinham a aprovação divina desde o seu inÃcio.
O testemunho mais conclusivo da canonicidade das Escrituras Hebraicas( Velho Testamento) é a palavra inquestionável de Jesus Cristo e dos escritores das Escrituras Gregas Cristãs.(Novo Testamento)
Embora eles usassem liberalmente as inspiradas Escrituras Hebraicas, nunca citaram os livros apócrifos. — Luc. 24:44, 45.
A escrita e o agrupamento dos vinte e sete livros das Escrituras Gregas Cristãs foram similares aos das Escrituras Hebraicas.
Cristo “deu dádivas em homens”, sim, “deu alguns como apóstolos, alguns como profetas, alguns como evangelizadores, alguns como pastores e instrutores”. (Efé. 4:8, 11-13)
Tendo sobre si o espÃrito santo de Deus, eles apresentaram doutrina sã para a congregação cristã.
Jesus assegurou aos seus apóstolos que o espÃrito de Deus os ajudaria, ensinando, orientando e fazendo lembrar as coisas que haviam ouvido dele, bem como revelando-lhes coisas futuras. (João 14:26; 16:13)
Isto assegurou a veracidade e a exatidão das suas narrativas evangélicas.
A verdadeira prova de canonicidade não é quantas vezes certo livro foi citado ou qual o escritor não-apostólico que o citou.
O conteúdo do próprio livro precisa dar evidência de ser produto do espÃrito santo. Por conseguinte, não pode estimular a superstição, o demonismo ou a adoração de criaturas.
Precisa estar completamente em harmonia com as outras partes da BÃblia. Cada livro precisa conformar-se ao divino “modelo de palavras salutares” e estar em harmonia com os ensinos de Jesus. (2Â Tim. 1:13)
Os apóstolos falavam claramente com autoridade divina. Por meio do espÃrito santo, eles tinham “discernimento de pronunciações inspiradas” quanto a se tais eram de Deus ou não. (1 Cor. 12:4, 10)
Com a morte de João, o último apóstolo, esta série fidedigna de homens divinamente inspirados chegou ao fim.
E por isso encerrou-se o cânon bÃblico com a Revelação do Apocalipse., o Evangelho de João e suas cartas.
Os sessenta e seis livros de nossa BÃblia, por meio de sua harmonia, atestam a unicidade da BÃblia e a recomendam a nós como sendo deveras a inspirada palavra de verdade de Jeová Deus.
2006-08-08 02:46:46
·
answer #3
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
O autor da Bíblia é o Espírito Santo, que inspirou os escritores a escreverem nos Manuscritos originais a mensagem divina sem erro; sendo absolutamente verdadeira, fidedigna e infalível. II Tm 3:16 II Pe 1:21
Escrita por aproximadamente 40 escritores diferentes, em um período de 1500 anos (aproximadamente).
2006-08-08 02:32:41
·
answer #4
·
answered by CCJ 2
·
0⤊
0⤋
A Igreja Católica, no século II ou III DC. São Jerônimo, padre apostólico, foi um dos principais estudiosos que ajudou a definir o Canon Bíblico.
2006-08-08 02:31:34
·
answer #5
·
answered by Antonio 1
·
0⤊
0⤋
Com 2 mil anos, os pergaminhos encontrados no deserto de Israel são os mais antigos textos bíblicos conhecidos e descrevem o cotidiano dos judeus da época.
Os Manuscritos do mar Morto constituem a maior descoberta arqueológica do século 20, segundo os estudiosos. Os pergaminhos reúnem os mais antigos documentos bíblicos já encontrados e os textos que descrevem o cotidiano de uma comunidade que há 2 mil anos vivia isolada no deserto de Qumran, em Israel, e cujas práticas foram absorvidas pelo nascente cristianismo.
Os pergaminhos de pele de cabra e ovelha, embrulhados em panos de linho, foram descobertos acidentalmente por um pastor de uma tribo de beduínos, em 1947, dentro de jarros de barro escondidos em cavernas. São cópias de trechos do Antigo Testamento e descrições das crenças e dos costumes dos essênios, uma seita judaica que viveu há 2 mil anos na região do mar Morto.
Escavações que duraram cerca de dez anos desenterraram quase mil manuscritos em aramaico, hebraico e grego. Alguns rolos foram recuperados praticamente inteiros, e outros não passavam de fragmentos que formavam um imenso quebra-cabeças. Os documentos resistiram à passagem dos séculos graças ao clima árido e à baixa umidade relativa do ar do deserto, que fica a 25 km de Jerusalém, capital israelense.
2006-08-08 02:27:34
·
answer #6
·
answered by Dany 1
·
0⤊
0⤋
São os pergaminhos do Mar morto, escrito pelos Essenicos a mais de 2 Mil anos, e que inclusive estão em amostra aqui no Brasil.
2006-08-08 02:23:25
·
answer #7
·
answered by Robinson 1
·
0⤊
0⤋