O baço tem funções variadas e no embrião é um órgão de hematopoiese, atuando do 2 º ao 5 º mês e após não continua. No percorrer da vida esta função pode reaparecer em estados de doença tais como; doenças mieloproliferativas, anemias hemolíticas e mielofibrose.
Em animais de laboratório foi demonstrado que, “células de baço adulto podem repopular a medula e restaurar a hematopoiese”, após as células medulares terem sido severamente danificadas por irradiação.
Por ser o maior sítio de produção de imunoglobulinas representa a sua grande importância na resistência do organismo a infecções.
Ë um fator importante na produção excessiva de imunoglobulinas, particularmente anticorpos auto-imune e a púrpura trombocitopênica, podendo se originar desta maneira.
Provavelmente a função mais importante do baço, do que nos distúrbios hematológicos, é a destruição das células envelhecidas e também de uma variedade de células anormais.
Os eritrócitos nos estados hemolíticos têm membranas que são mais rígidas que a normal, um defeito que promove a suscetibilidade à fragmentação, na circulação geral e no baço.
2006-08-07 01:44:23
·
answer #1
·
answered by J@nnY 2
·
0⤊
0⤋