Qual a Diferença entre "Alma" e "Espírito"?
"O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23).
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir
alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pen-samentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12).
Estes dois versí-culos mostram que a Bíblia às vezes distingue entre "alma" e "espírito". A palavra portuguesa "alma" geralmente vem ou do hebraico "nephesh" ou do grego "psyche" e pode ser usada de várias maneiras.
Ela às vezes se refere à idéia de vida física e é freqüentemente traduzida como "vida" (Mateus 6:25; 2:20; Filipenses 2:30). Às vezes se refere à pessoa e é, assim, traduzida como "pessoa" (Atos 7:14; 1 Pedro 3:20).
Ocasionalmente, a palavra "alma" é usada para falar do "espírito" do homem, que não pode ser destruído, mas que pode sofrer castigo eterno e expulsão da presença de Deus (Mateus 10:28; 1 Pedro 1:22; Atos 2:27,31; Salmo 16:10). "Alma" é raramente usada em referência a Deus.
O termo espírito faz ressaltar o aspecto espiritual do homem, ou do próprio Deus. Ele vem do hebraico "ruach" e do grego "pneuma". Esta palavra pode ser usada para falar do aspecto racional, moral e espiritual do homem (1 Coríntios 2:11), mas não é usada para animais. É também freqüentemente usada para falar de Deus como um ser espiritual (1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 3:3).
Enquanto as palavras "alma" e "espírito" são às vezes intercambiáveis, é claro que muitas passagens fazem uma distinção. "Alma"é associada mais cumumente com a vida física, enquanto "espírito" se relaciona mais com a mente e o aspecto espiritual do homem. A vida física é tirada do homem quando seu espírito é separado de seu corpo (Tiago 2:26; Eclesiastes 12:7).
Mas o espírito eterno que volta a Deus para ser julgado continuará a existir eternamente. Pelos nossos atos nesta vida, cada um de nós escolhe para onde seu espírito irá na eternidade.
Ou sofremos o castigo eterno ou gozaremos a vida eterna (Mateus 25:46; 2 Tessalonicenses 1:9). Decidimos nosso futuro eterno pelo que fazemos nos corpos que temos agora (2 Coríntios 5:10).
-por Dennis Allan
2006-08-06 04:56:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Alma é a união do corpo+dom de vida.
Espírito é o fôlego de vida, respiração (dom de vida).
Grego=Pneuma
2006-08-09 16:35:45
·
answer #2
·
answered by Hans 3
·
0⤊
0⤋
Alma.. é td que envolve: sentimentos, intelecto, emoções, vontade, etc.. - (psique)
espírito... parte do nosso ser. O meio direeto de comunicação com Deus. Somente os humanos possuem um espírito, dado por Ele mesmo. - (pneuma)
Qdo alguém aceita Jesus como seu Salvador, Ele envia Seu Espírito ao coração... e Ele quem faz a obra na pessoa, dando um "novo" espírito (renascido), vivendo por ele e não mais pelas vontades da alma. E Ele testifica em nós... nos convence dos pecados e nos ajuda a viver a Palavra de Deus. Nos ensina a amar a Deus, adorá-lo, etc... E nos faz sentir verdadeiramente como filhos de Deus, pq qd se converte, uma pessoa que antes era criatura vira filha de Deus por causa de Jesus e seu sacrifício para quem o aceitar. Ele tirou toda inimizade entre o homem e Deus Pai. Ele traz vida (zoe) além da natural.
Legal né?
Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Gálatas 4:6 - E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: aba, Pai.
Romanos 8:15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: aba, pai!
Gálatas 5:16 - Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. (alma)
17 - Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 - a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 - as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
22 - Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 - a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
24 - E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Joao 3:5 - Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Joao 4:24 - Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
São só alguns versículos aleatórios para ilustrar.
2006-08-06 13:38:53
·
answer #3
·
answered by JHS 2
·
0⤊
0⤋
Muitas vezes os dois se equivalem. Normalmente é aceito que alma é o que "anima" o corpo, lhe dá vida. Espíritio é a alma "desencarnada", sem estar ligada à um corpo. Entendo que a alma é a expressão do ser vivo e espírito é algo que existe antes e depois do corpo. A alma seria tudo que forma nossa personalidade, nosso eu e espirito seria o que está alem desta existência com conteúdo anterior ao corpo e se mantendo após o fim deste. Como analogia o hardware seria o corpo, o sistema operacional o espírito e tudo que faz a sua configuração a alma.
2006-08-06 13:21:23
·
answer #4
·
answered by claudiomar santos 3
·
0⤊
0⤋
Logo no primeiro livro da BÃblia, Gênesis, somos informados de que a alma não é algo que temos, mas é o que somos. Lemos sobre a criação de Adão, o primeiro ser humano: “O homem veio a ser uma alma vivente.” (Gênesis 2:7) A palavra hebraica usada aqui para alma, né·fesh, ocorre bem mais de 700 vezes nas Escrituras Hebraicas, nunca dando a idéia de ser uma parte separada, etérea, espiritual, do homem. Ao contrário, a alma é tangÃvel, concreta, fÃsica.
Verifique na sua própria BÃblia os seguintes textos mencionados, pois a palavra hebraica né·fesh ocorre em cada um deles. Eles mostram claramente que a alma pode correr risco, perigo e até mesmo ser raptada (Deuteronômio 24:7; JuÃzes 9:17; 1 Samuel 19:11); tocar em coisas (Jó 6:7); ser presa em ferros (Salmo 105:18); almejar comer, ser atribulada com jejum e desmaiar de fome e sede; e sofrer de uma doença que emacia, ou mesmo de insônia resultante de pesar. (Deuteronômio 12:20; Salmo 35:13; 69:10; 106:15; 107:9; 119:28) Em outras palavras, visto que a sua alma é você, seu próprio ser, sua alma pode passar por tudo o que você passa.
Então, será que isso significa que a alma pode realmente morrer? Sim. Longe de ser imortal, as Escrituras Hebraicas falam de a alma ser “decepada”, ou executada, por transgressões, de ela ser golpeada fatalmente, ser assassinada, destruÃda e dilacerada. (Ãxodo 31:14; Deuteronômio 19:6; 22:26; Salmo 7:2) “A alma que pecar — ela é que morrerá”, diz Ezequiel 18:4. à evidente que a morte é o fim comum das almas humanas, visto que todos nós pecamos. (Salmo 51:5) O primeiro homem, Adão, foi informado de que a pena para o pecado era a morte — não a transferência para o domÃnio espiritual e a imortalidade. (Gênesis 2:17) E quando ele pecou, proferiu-se a sentença: “Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Quando Adão e Eva morreram, eles simplesmente passaram a ser o que a BÃblia muitas vezes chama de ‘almas mortas’ ou ‘almas falecidas’. — Números 5:2; 6:6.
Não é de admirar que The Encyclopedia Americana diga referente à alma nas Escrituras Hebraicas: “O conceito do Velho Testamento referente ao homem é o de unidade, não o de união entre alma e corpo.” Acrescenta: “Nefesh . . . nunca é concebida como operando separadamente do corpo.”
Alma e diferente de espirito.
Corpo + espirito = Alma vivente.
corpo - espirito = Alma morta.
as Escrituras mostram que tanto psy·khé (grego)como né·fesh, (hebraico) conforme usadas com referência a criaturas terrestres, referem-se à quilo que é material, tangÃvel, visÃvel e mortal.
A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) diz: “Nepes [né·fesh] é um termo de muito maior extensão do que nossa ‘alma’, significando vida (Ãx 21.23; Dt 19.21) e suas várias manifestações vitais: respiração (Gn 35.18; Jó 41.13[21] ), sangue [Gn 9.4; Dt 12.23; Sl 140(141).8 ], desejo (2 Sm 3.21; Pr 23.2). A alma no A[ntigo] T[estamento] significa, não uma parte do homem, mas o homem inteiro — o homem como ser vivente. Similarmente, no N[ovo] T[estamento] significa vida humana: a vida duma entidade individual, consciente (Mt 2.20; 6.25; Lu 12.22-23; 14.26; Jo 10.11, 15, 17; 13.37).” — 1967, Vol. XIII, p. 467.
2006-08-06 13:10:33
·
answer #5
·
answered by David 4
·
0⤊
0⤋
Espírito é o que realmente o ser humano deveria ser. É sua origem, e a alma é a veste do espírito. O espírito necessita da alma (sua veste) para viver eter suas experiencias no mundo material. Porque a alma ainda tem algo de material, enquanto o espírito é a única realidade do Homem. Mas aqui na terra a maioria dos humanos já estão mortos em espirito, só permanessem na terra por causa da alma, que esta sim, tem ligação com o mundo material e essa alma irradia e continua dando uma forma de vida aquele humano que já está morto espiritualmente. (são os mortos, aparentimentes vivos)
2006-08-06 12:30:11
·
answer #6
·
answered by acyuta7 1
·
0⤊
0⤋
A alma é você mesmo, o espírito é a sua respiração o seu fôlego de vida. Não entre nessa de que você veio de algum lugar do além. Você saiu da barriga da sua mãe. E como você foi colocado lá você sabe muito bem.
2006-08-06 12:07:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A alma é o princípio vital que todo ser vivo possui. O vegetal, num nível inferior, o animal, num nível mais elevado e o homem num nível superior. No reino mineral, a alma ainda está latente, ainda não eclodiu. No caso do homem a alma é o próprio espírito encarnado, ou seja, é a sua manifestação e interação com o mundo, não através do instinto, como a alma dos animais, mas com o raciocínio, a inteligência e a habilidade de compreender-se a si mesmo. O espírito é a alma num nível superior. Quando desencarnada, ou seja, quando sem o corpo animal do homem a alma será apenas denominada de Espírito. Os animais e os vegetais só possuem a alma (princípio vital), mas não possuem Espírito (princípio inteligente), capaz de abstrair-se e de compreender-se a si mesmo. Superior ao espírito só esse ser o qual chamamos Deus. Espero ter sido objetivo e elucidativo com esse resumo. Abraço
2006-08-06 12:03:34
·
answer #8
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
0⤊
0⤋
O ser seria triuno, se dividindo em corpo, alma e espírito.
Respondendo para leigos, seria mais ou menos assim:
A alma é aonde ficam sua emoções, sua personalidade, os desejos, como paixão, amor, ódio, amizade e etc.
O espírito é o local de devoção e ligação do seu ser com o seu deus interior, da onde vem a fé e outras manifestações ligadas a sua essência espiritual. Em algumas religiões, há uma denominação para o que se propõe essa parte, como o templo do Espirito Santo, para as religiões protestantes; ou como local de acesso entre o ser e o seus ancestrais, para algumas correntes filosóficas.
Espero ter ajudado.
2006-08-06 12:03:03
·
answer #9
·
answered by Aprendiz de Feiticeira 2
·
0⤊
0⤋
até que a descrição tava mais ou menos, Mas quando falou em castigo ai estragou tudo.
Como Deus vai castigar alguem, então ele não é Deus.
E tanta babozeira depois voces não entende que alma e espirito são a mesma coisa.
2006-08-06 11:59:55
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Espírito é quando se está desencarnado e alma quando se está encarnado.
2006-08-06 11:59:06
·
answer #11
·
answered by cacto 1
·
0⤊
0⤋