English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gostaria de saber a area em que ele atua; quais sao os seus prinipios basicos...
e por ai vai

2006-08-05 06:17:51 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Medicina

7 respostas

A medicina é a área do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela é, num sentido amplo, a ciência da prática da prevenção e da cura das doenças humanas. É a área de atuação do profissional formado em uma faculdade de medicina.

Cabe ao médico, auxiliado por outros profissionais da saúde (farmacêutico, profissionais de laboratório, enfermeiros, fisioterapeutas) diagnosticar doenças no paciente, bem como apresentar as soluções, assistindo-o, junto dos outros profissionais, ao longo do tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença. É muito mais do que isso, é o completo bem estar social e mental do indivíduo.

História da medicina
Ver artigo principal: História da medicina.
Hipócrates é considerado o pai da medicina. Viveu cerca de 300 anos antes de Cristo e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais apesar da limitação do conhecimento da época (e nos dias de hoje). Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o atomisto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. No primeiro século de era cristã, Cláudio Galeno, outro médico grego, deu contribuições substanciais (baseado em violações de animais) para o desenvolvimento da medicina.

Na Idade Média os religiosos assumiram o controle da arte de curar através de medicamentos e deixaram para os barbeiros, que já lidavam com a navalha, a arte de drenar abcessos e retirar pequenas imperfeições da pila. A formação de secreções purulentas era considerada normal e saudável.

Em 1865, Louis Pasteur teorizou que as infecções eram causadas por seres vivos. Foi ele o inventor do processo de pasteurização, muito utilizado no leite. Lister, em 1865, aplicou pela primeira vez uma solução antisséptica em um paciente com fraturas complexas, com efeito profilático na infecção. Iniciou-se uma nova era. Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina ao observar que as colônias de bactérias não cresciam próximo ao mofo de algumas placas de cultura. Surge uma nova era: a dos antibióticos, que permitiu aos médicos curar infecções consideradas mortais. A evolução desde então não parou. A eterna luta do homem contra a morte entrou em uma nova etapa, cada vez mais moderna e cara.

Ciências médicas e profissões médicas
A Medicina tem dois aspectos: é uma área de conhecimento (isto é, uma ciência) e é uma área de aplicação desse conhecimento (as profissões médicas). Podemos considerar duas grandes areas na prática profissional, a medicina (trata da doenças dos seres humanos) e a veterinária (que trata das doenças das outras espécies de animais), dentro da medicina humana, podemos destacar a odontologia. A Medicina baseada em evidências é uma tentativa de ligar esses dois aspectos (ciência e prática) através do uso do método científico, buscando através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento para um determinado paciente.

Às vezes, pode ser difícil distinguir entre ciência e profissão em Medicina. Os vários ramos especializados da Medicina são estudados por ciências básicas especializadas e por correspondentes profissões médicas, igualmente especializadas, que lidam com órgãos, sistemas organicos e suas doenças. As ciências básicas da medicina frequentemente são as mesmas de outras áreas da ciência como a biologia, a física, a ciência veterinária e a química.
Existem várias áreas ligadas à saúde : odontologia, psicologia, enfermagem (o cuidado com o paciente doente), farmácia, terapia da fala e da linguagem, fisioterapia , terapia ocupacional, nutrição, protética e bioengenharia.
O médico, quando nos últimos anos da Faculdade de Medicina, realiza internato hospitalar em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia. Em algumas faculdades já foi introduzido também o 5º internato obrigatório, em Medicina de Família e Comunidade.

Ciências médicas e profissões médicas
A Medicina tem dois aspectos: é uma área de conhecimento (isto é, uma ciência) e é uma área de aplicação desse conhecimento (as profissões médicas). Podemos considerar duas grandes areas na prática profissional, a medicina (trata da doenças dos seres humanos) e a veterinária (que trata das doenças das outras espécies de animais), dentro da medicina humana, podemos destacar a odontologia. A Medicina baseada em evidências é uma tentativa de ligar esses dois aspectos (ciência e prática) através do uso do método científico, buscando através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento para um determinado paciente.


As especialidades médicas, as subespecializações e as áreas de atuação
Para ser um especialista, o médico deve realizar uma residência médica ou prestar um concurso junto a associação médica da especialidade, que é reconhecido pela Associação Médica Brasileira e homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sem o qual ele é apenas médico, sem especialidade.
A medicina têm muitas especializações possíveis, algumas subespecializações e as denominadas "áreas de atuação".
No Brasil elas são regulamentadas em Resolução expedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). (veja abaixo).
A relação das especialidades médicas e das áreas de atuação médica, reconhecidas no Brasil pela APM e CFM podem ser aqui consultadas:[1]


Anatomia Patológica: É uma especialidade médica responsável pela realização de diagnósticos de várias doenças, inclusive do câncer, por meio de estudo ao microscópio de amostras de células ou tecido. Os médicos patologistas são os profissionais responsáveis pelos diagnósticos, gerando laudos que orientam tratamentos, estabelecem prognósticos, garantem a qualidade do atendimento médico e são indispensáveis às campanhas e ações preventivas. No Laboratório de Patologia ou de Anatomia Patológica todos os procedimentos são realizados por médico patologista. Estes profissionais detêm conhecimento altamente especializado para o diagnóstico de doenças, incluindo o câncer, a partir de estudo de material obtido por aspirações, esfregaços, biópsias e cirurgias. Em cada exame o médico patologista seleciona, de forma individual, as amostras para estudo microscópico, não havendo a possibilidade de automatização por máquinas. Exames anatomopatológicos (biópsias, peças cirúrgicas), Exames imunoistoquímicos e Exames citopatológicos (preventivos, punções, líquidos orgânicos) são procedimentos médicos e devem ser rigorosamente analisados por médicos patologistas ou por médicos citopatologistas, para que sejam executados de forma confiável.
Anatomia é o estudo da estrutura macroscópica física dos organismos. Estuda as grandes estruturas, o esqueleto, a musculatura, os vasos sanguíneos arteriais e venosos, bem como os vasos linfáticos e nervos, órgãos e estruturas anexas.
Anestesiologia estudo da dor e anestesia.
Angiologia, englobando a Cirurgia Vascular é a área da medicina que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.
Bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e médico. Ela é essencial ao planeamento, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área biológica e médica. É fundamental à epidemiologia e à Medicina baseada em evidências.
Bioética é o estudo do relacionamento entre biologia, medicina e filosofia, especialmente da disciplina ética e metafísica.
Bioquímica é o estudo das reações químicas que acontecem dentro dos organismos vivos e, levando em conta a estrutura e a função dos componentes celulares e da célula como um todo.
Cardiologia é o estudo das doenças relacionadas com o coração.
Cirurgia Geral é a área que engloba todas as áreas cirurgicas, sendo também subdividida.
Cirurgia do Aparelho Digestivo atua na cirurgia dos órgãos do aparelho digestivo, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.
Cirurgia Torácica atua na cirurgia dos pulmões.
Cirurgia Cardíaca atua na cirurgia do coração.
Citologia é estudo das células individuais e de suas estruturas internas.
Clínica Médica é a área que engloba todas as áreas não cirurgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.
Dermatologia é o estudo da pele e suas doenças.
Embriologia é o estudo do desenvolvimento dos organismos a partir da união dos gametas, as células sexuais parentais, que dá origem ao ovo ou zigoto que, por sua vez, se denvolve no embrião.
Endocrinologia é o tratamento das glândulas.
Epidemiologia é o estudo quantitativo dos processos de doenças nas populações humanas. Inclui o estudo das epidemias, das endemias, da bioestatística, dos fatores de risco relacionados às doenças entre outros tópicos.
Farmacologia é o estudo das drogas, desde sua obtenção até suas ações benéficas e prejudiciais aos organismo.
Fisiatria é a área da Medicina que estuda e trata das consequências das doenças que geram a incapacidade física.
Fisiologia é o estudo do funcionamento normal do organismo.
Gastroenterologia é o tratamento do aparelho digestivo.
Genética é o estudo dos genes e de seu papel na herança das características paternais e maternais pela prole. A grande questão da genética nos dias de hoje e da medicina em geral são as células tronco e a clonagem humana.
Geriatria é o estudo das doenças do idoso.
Ginecologia é o estudo do sistema reprodutor feminino.
Hematologia é o estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos).
Histologia é estudo de como as células e o material intercelular se unem para formar os tecidos, como o ósseo, o muscular, o conjuntivo etc.
Homeopatia é a prática médica baseada na Lei dos Semelhantes.
Imunologia é o estudo das células e moléculas que compõem o sistema imunitário e de seu funcionamento na defesa do organismo contra agentes infecciosos e células cancerígenas.
Medicina de Família ou Medicina Comunitária ou Medicina de Família e Comunidade é a área da medicina que se propõe a estudar o indivíduo enquanto ser inserido num contexto familiar e comunitário, buscando entender como este indivíduo se relaciona com estes grupos sociais e estudando as doenças que o acometem através deste prisma. Trabalha preferencialmente com atividades de prevenção.
Medicina Legal ou Medicina Forense é a especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.
Medicina Intensiva é o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.
Medicina nuclear é o estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.
Microbiologia é o estudo dos microorganismos (protozoários, bactérias, fungos e vírus).
Nefrologia é a parte da medicina que estuda e trata clinicamente as patologias do rim, como insuficiência renal.
Neonatologia é o ramo da Pediatria que estuda e cuida dos recém-nascidos, do nascimento até os 28 dias de idade.
Neurociência é um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, especialmente a anatomia e a fisiologia do cérebro humano.
Neurologia é a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso.
Obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher.
Oftalmologia é a parte da medicina que estuda e trata os distúrbios dos olhos e suas patologias.
Oncologia ou cancerologia é a especialidade que estuda os tumores malignos ou câncer.
Ortopedia e Traumatologia é a parte da medicina que estuda e trata as doenças dos óssos e as fraturas.
Otorrinolaringologia é a parte da medicina que estuda e trata as patologias da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.
Pediatria é a parte da medicina que estuda e trata o ser em desenvolvimento.
Pneumologia é a parte da medicina que estuda e trata o sistema respiratório.
Proctologia é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do Intestino Grosso (cólon), sigmóide e doenças do reto, canal anal e ânus.
Psiquiatria é a aplicacão da disciplina da psicologia no cuidado médico
Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Alguns exemplos de doenças tratadas pelo Reumatologista: Lupus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatóide, Gota, Febre Reumática, Osteoartrite (ou Osteoartrose), Esclerodermia, Osteoporose entre muitas outras. Diferente do senso comum o Reumatologista não trata somente "reumatismo".
Saúde Pública é a aplicação dos conhecimentos médicos, processados pelos epidemiólogos, com o objetivo de impedir a incidência de doença nas populações.
Toxicologia é o estudo dos efeitos das toxinas e venenos vegetais, animais e minerais.
Urologia é a parte da medicina que estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário.

Especialidades diagnósticas e de imagem
Bioquímica Clínica
Microbiologia clínica se preocupa com os diagnósticos in vitro de bactérias, fungos, e protozoários.
Medicina do Trabalho trata das patologias causadas pelo trabalho ou com este relacionasdas.
Informática Médica é o campo de estudo relacionado à vasta gama de recursos que podem ser aplicados no gerenciamento e utilização da informação biomédica, incluindo a computação médica e o próprio estudo da natureza da informação médica.
Radiologia - a radiologia comporta desde a visão do corpo humano através de radiografias simples ou contrastadas, como também a Tomografia Axial Computadorizada.
Ultra-sonografia - estudo do corpo humano através do ultra-som, que forma sombras e ecos nas estruturas do corpo humano.
Física Médica - utiliza de conhecimentos da Física para chegar a diagnósticos, bem como auxilia no desenvolvimento de novos equipamentos.

2006-08-05 09:27:45 · answer #1 · answered by Skywalker 7 · 4 0

a medicina se baseia em compreender o porque da doença para poder achar a cura!
valeu.......

2006-08-06 23:00:23 · answer #2 · answered by bruna17_cgf 1 · 0 0

Tatiane, atualmente a medicina se baseia em evidências, feitas geralmente por estudos controlados e randomizados, porém há outras formas de se chegar a conclusões nas quais a medicina se baseia.
Um exemplo é o de que cigarro é fator de risco para câncer de pulmão. Foram pegos vários pacientes, uns com câncer de pulmão e outros não. Entre estes grupos, havia os que fumavam e os que não fumavam. Foi visto então, com relevância estatística, de que cigarro é realmente um fator de risco para desenvolvimento de câncer de pulmão.
Já nos estudos controlados e randomizados (ECR), são selecionadas várias pessoas e colocadas em dois grupos: um que irá tomar o medicamento e o outro grupo que irá tomar placebo. Só que este estudo é feito com o chamado "duplo cego", ou seja, nem o paciente sabe o que está recebendo e nem o médico, que está dando o medicamento, sabe o que é (se é placebo ou não). Ao final, tudo é revelado e então são feitas as análises estatísticas para comparação com o placebo, chegando-se à conclusão se o medicamento é bom ou não.
Basicamente é isso.

2006-08-05 16:09:38 · answer #3 · answered by Gansolino 1 · 0 0

A medicina se baseia na experiência concreta, feita em laboratórios.

2006-08-05 15:03:04 · answer #4 · answered by C鬩a Lfoquinha 5 · 0 0

Pode-se afirmar que assim como a anatomia e a fisiologia foram os fundamentos da medicina clássica; a física e a química foram as disciplinas básicas da medicina do século XIX; as disciplinas sociais ou ecológicas serão essenciais para a medicina do terceiro milênio. Antropologia médica, História da Medicina, Psicologia e Pedagogia sociais, Sociologia e Epidemiologia, Estatística e Ética médicas, dentre tantas outras, serão pedras fundamentais para erigirmos uma nova teoria da medicina, preocupada com as tarefas curativa, preventiva e reabilitadora, mas também com a melhoria da natureza humana e o bem-estar social.

2006-08-05 14:59:27 · answer #5 · answered by Ð♀Þ®☼© 7 · 0 0

Ao nos formarmos, fazemos desde tempos antigos este juramento, que resumidamente explana nosso código de ética, Este é o juramento de Hipócrates:

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

2006-08-05 13:32:48 · answer #6 · answered by André 4 · 0 0

Nas pesquisas , na teoria. ou seja na ciência que avança com certa velocidade

2006-08-05 13:22:22 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers