Estava de passagem e vi uma pergunta assim "Você pode provar que Deus existe?", e me interessei nas respostas. Eram tipo assim: "Claro, Deus é tudo ..."; "Deus esta nas coisa belas da vida" e muitas frases prontas que agradariam a muitos padres, pastores e demais.
Agora, alguém já pensou seriamente sobre isso? Deus é tudo o que? O que é tudo? Deus esta nas coisas belas da vida, mas o é beleza? O que é a vida? Para que estamos aqui?
Me considero uma pessoa religiosa, e também acredito que Deus exista, porém, não de forma "induzida". Procuro uma verdadeira maneira de entende-Lo.
E se a religião estiver errada? E se quando eu morrer for tudo diferente do que me dizem?
São perguntas que, a maioria das pessoas não fazem! Apenas vão engolindo um monte de teorias, frases e livros que PODEM NÃO ESTAR CERTOS!
Ao meu ver, ser crítico e não acreditar em tudo que me dizem não é problema nenhum.
E você acha que a religião, em muitos, mais muitos casos mesmo, pode causar "cegueira cerebral"???
2006-08-05
05:42:36
·
7 respostas
·
perguntado por
Humberto
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
O pensamento religioso deveria ser mais filosófico, assim a tal cegeuira cerebral não seria uma realidade.
Trabalhar com possibilidades é um raciocínio, e a possibilidade da existencia de Deus não é menos digna de ser considerada.
O Homem criou suas religiões inicialmente para que as pessoas desfrutassem de uma mesma teoria, e não acreditarem cegamente como acontesse hoje em dia.
Uma vez criada a questão; Quém, como e de onde veio Deus?, o ser humano tem mais um estudo a fazer, pois ja não acredita somente em algo maravilhoso ( que seja ), mas que Deus tem que ser racional.
A cegueira, ou melhór, a fé cega, provém do estado psicológico da pessoa, e não é uma condição para a adoração de Deus, mas que é explorada por muitos hoje em dia.
Livre arbítrio para se questionar e criticar. Procurar cada um a sua razão ou não é direito de todos, tanto que temos ateus, agnosticos, e religiosos de todos os tipos não?
Tudo isso faz parte da evolução humana.
2006-08-05 09:11:57
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
A pergunta parece sincera.
Realmente existem religiões falsas.
Ou seja, os seus ensinos não "batem" com os originais bíblicos, que são cópias do Hebraico de Israel.
A dica é leia a bíblia.
Sempre recomendo o site www.cacp.org.br, mostra as doutrinas de várias religiões.
Daí é só conferir se a religião que você quer praticar está em conformidade com a bíblia original.
Melhor ainda é pedir ajuda a Deus para não dá o pulo errado.
Tenho certeza que Deus já visitou sua preocupação e não te deixará perdido.
Não tenha medo de ir para inferno praticando o bem, Deus não olhará para a placa de sua igreja.
A igreja Universal que Cristo virá buscar, é composta de cristãos sinceros e acima de tudo humanos, passíveis de falhas.
Evite os erros grosseiros.
Deus te ajudará.
2006-08-05 14:00:14
·
answer #2
·
answered by fr_bezerra 3
·
0⤊
0⤋
E muitas das vezes veneno da alma ou melhor do seu eu verdadeiro. Como dizem os bolchevistas:
- Religião é opio do povo!!
2006-08-05 13:44:05
·
answer #3
·
answered by Eclamyr_Daruma 4
·
0⤊
0⤋
Boa Pergunta Humberto.
Acredito também que a maioria das respostas aqui (Não só dos religiosos), são apenas escapistas, pois a maioria das pessoas não gostam de pensar, raciocinar a fundo, preferem as respostas prontas.
Não só a ciência, mas também a Bíblia nos convida a raciocinarmos sobre o que cremos.
pensar é ir além do convencional, alem do condicionamento a que somos submetidos todos os dias, é viajar por caminhos jamais percorridos, é descobrir o que está alem da visão humana.
Gosto de pensar nas propostas mais absurdas (É claro que muitas não posso expor, porque geraria uma confusão sem fim), analisar todas as teorias e suas razões.
é bom sempre ter os pés no chão para isto.
Veja as grandes revoluções teológicas que aconteceram quando os homens ousaram pensar, e então descobrir o mais profundo de Deus:
"Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jeremias 33:3)
Jó questiona o pensamento religioso de sua época e tem uma visão mais clara de Deus. (Jó 40-42)
Jeremias desafia os religiosos, seus contemporâneos, a ponto de propor o que poderia ser considerado traição à Pátria (Jeremias)
João Batista chama os chefes religiosos de "Raças de Víboras" (Mateus 3)
Jesus traz sua proprosta revolucionária que deixaria os Fariseus e saduceus de cabelo em pé.
apesar de minhas constantes pesquisas e raciocínios, ainda não encontrei nenhuma proposta que de longe se iguale à minha fé em Jesus.
2006-08-05 13:14:48
·
answer #4
·
answered by rohi 7
·
0⤊
0⤋
Tudo bem! Não posso lhe provar que Ele exista, mas ninguém pode me provar que Ele não exista.
Você pode não entendê-Lo mas acredite que se Ele existe Ele entende você, e é o que importa, não se sua religião está errada ou certa, se você procura fazer o certo mesmo estando errado você acha que Deus não te entende? Que pai seria esse? Quando você morrer tudo será realmente diferente do que dizem ninguém esteve lá para contar ao certo como é do outro lado.
Se você acredita em Deus peça a Ele que lhe mostre algo que o conforte. Não procure respostas para suas dúvidas nas pessoas elas não poderão satisfazê-lo.
2006-08-05 13:03:04
·
answer #5
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Crer em deus é fé. Fé é o auto convencimento de uma coisa. Se você não se auto convence de nada, não tem fé. O ateu tem fé (geralmente) em si mesmo. Ele se auto convence de sua capacidade, acima de qualquer outra coisa. Não se convence do poder de um deus, mas convence-se do seu poder e conhece ou imagina os seus limites. Reconhece que os tem.
Não se pode comprovar cientificamente que deus existe porque deus é uma coisa totalmente mental. Uma fé. Um convencimento arquivado no seu sub-consciente. A mente de um crente, exatamente no sub-consciente, tem um arquivo que identifica deus de várias maneiras. Muita coisa pode ser deus, ou tudo é deus, ou determinada coisa é deus. Depende do que foi arquivado no seu sub-consciente. Uma vaca pode ser deus, uma estátua, ou uma alegria, uma emoção... Depende do que ele se convenceu ou foi convencido. Depende do que ele arquivou em sua mente. Os islâmicos arquivaram em suas mentes que morrendo em batalha irão direto para o paraíso! Problema de quem? É triste não é?!... Foram convencidos disso. Têm fé.
Também não se pode provar a inexistência de deus, porque não se pode provar a inexistência de uma coisa que não existe. A mesma coisa entre a luz e a escuridão. Você só pode provar a luz em seus diversos níveis, até a sua total ausência. Mas não pode provar a escuridão, salvo mencionando a ausência de luz.
Você só pode provar que uma caixa está vasia, quando prova que nada há dentro dela. Você prova a ausência de coisas dentro dela. Então, nada existe ali.
Assim, a ausência da prova da existência de deus é a prova da sua inexistência. Pode entretanto aparecer um filósofo e dizer que ninguém pode provar que vivemos entre os cabelos de um deus de dimensões fabulosas!... Vamos dizer o quê? Que não? Que é mentira? Jamais poderemos afirmar isso, como não podemos afirmar a inexistência de deus.Todos têm o direito de fantasiar bastante. Acredite quem quiser...
2006-08-05 12:56:53
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu procurei Deus, e provas de sua existência, em todos os lugares, e em todas as formas de expressão de fé. E entrei em paz com Deus justamente quando abandonei toda forma de religião. Cultos e simbolismos estão mesmo separando o homem de Deus, e fazendo com que EM VEZ DE QUESTIONAR SABIAMENTE, o homem apenas adquira um símbolo de fé e acredite estar mudando o mundo, sem nada fazer para tanto. A cegueira acontece por causa do cisma religioso que o mundo enfrenta hoje. Eu concordo com você.
2006-08-05 12:49:05
·
answer #7
·
answered by Andre S 4
·
0⤊
0⤋