English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pq ninguem aceita o ateismo como uma forma de livre pensamento e imparcialidade, mas todos acham ser uma seita satanica ou algo parecido?

2006-08-04 08:46:12 · 10 respostas · perguntado por Fernando 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Oi Fernando,essa é uma pergunta muito interessante,pois sou atéia,mesmo sendo batizada como católica quando criança.Nós somos criticados por não seguir uma regra imposta pela sociedade religiosa que não admite que alguém não vá a igreja,nem que seja uma vez por semana.Acredito que para crer em Deus não precisamos ir a igreja,ouvir o que um outro Homem como eu tenha a dizer.Acho que é mais simples do que pensamos,pois vc pode ir á igreja e ser um pecador ou não ir e ser puro de coração e vice-versa.As pessoas complicam muito,basta seguirmos nosso coração da maneira mais simples possível,sem pisar em ninguém ou humilhar,ajudando sempre que possível for e tentar ser feliz da maneira mais honesta possível,pois temos a opção de livre arbítrio,querer ou não querer.Espero que minha resposta te ajude.Sou feliz como sou,tenho fé em Deus e Ele sabe disso,não preciso viver dentor de uma igreja para Ele me olhar,basta eu sussurrar e tenho certeza de que Ele me ouvirá mesmo sendo atéia.

2006-08-04 09:08:22 · answer #1 · answered by bibian 1 · 0 3

Prove que ele existe, e não me venha com paradoxos.

2006-08-04 20:30:00 · answer #2 · answered by Sei Lá. 2 · 1 0

DISCORDO TOTALMENTE.

SOU DECLARADAMENTE ATEU, E JÁ PARTICIPEI DE VÁRIAS ATIVIDADES ASSISTENCIAS COM TRABALHOS VOLUNTÁRIOS EM ENTIDADES RELIGIOSAS, (só para medir o que eu digo) E NUNCA, EM LUGAR NENHUM DEIXEI DE DECLARAR O QUE PENSO, E NUNCA FUI E NUNCA VI NINGUÉM SER DISCRIMINADO.

Isso é Mito. É Fantasia. Passei anos trabalhando como voluntário com mendigos de rua, em várias entidades; espíritas, católicas, evangélicas, e NUNCA FUI DESTRATADO nem discriminado, MUITO MENOS CRITICADO POR SER ATEU. Sempre tratei e fui tratado com muita lealdade, embora faça críticas pesadas a algumas pseudo e desonestas religiões, sempre em alto e bom som para todo mundo ouvir.

Tinha uma entidade que todas as vezes antes de começarem os trabalhos voluntários rezavam para as "Falanges de São Francisco", bando de anjos, espíritos ou "o catzo", que "vinham nos ajudar". Eu, ao contrário dos outros, em meu íntimo (para não ofender na hora a crença de ninguém - embora contasse depois) mandava tal falange para aquele lugar, usando todos os palavrões que conheço.

NUNCA DEU NADA ! ! (nem vai dar, porque não posso tomar pau de quem não existe) E modéstia a parte, meu trabalho era um dos mais produtivos. Eu fazia ponte entre entidades assistenciais, procurava tirar quem podia das ruas, fui no "Sindicato dos Catadores de Lixo', na LIMPURB conseguir vaga para o povo da rua, fui a Albergues, no AIDs na Rua, entre várias entidades.
Encontrei pessoas e entidades espetaculares. Gente de tirar o chapéu.

O pessoal gostava do meu trabalho. Ficavam admirados porque eu não estava lá para "pagar pecado de outras vidas", conseguir vaga no Céu quando morrer, "agradar a Deus" (puxar o saco de Deus, na minha interpretação) conseguir bençãos de todos os tipos, e outras besteiras.

Mas eu sempre fiz meu trabalho com boa vontade. Gosto de contribuir para o bem estar das pessoas, e faço com prazer. (muitos ateus o fazem) Meu pagamento é a satisfação de poder me relacionar com o outro ser humano, nesta troca positiva de experiências e emoções. (tem gente de rua que é espetacular - encontrei vários).

Também em 52 anos de vida, nunca vi ninguém considerar o ateísmo como seita; muito menos satânica. "Ele" (ateísmo) critica todas as seitas, justamente porque não é uma seita, e qualquer ou a maioria das pessoas mínimamente esclarecidas não falam essa besteira. O que eu vi, foi muita gente discordar polidamente da minha opinião. Outros querendo converter-me, etc..Mas sempre dentro do maior respeito. Talvez, se eu morasse num país teocrático, um Irã dos aiatolás, sob um regime talibã, talvez eu fosse discriminado, mas num Brasil, multiracial, multicultural, multireligioso, isso não acontece. Pelo menos não comigo, nem com nenhum ateu dentre os vários que conheço.

Portanto colega, acho que o enunciado da sua questão não corresponde exatamente à verdade, mas considero a sua pergunta muito boa, porque dá a oportunidade de qualquer pessoa, independente da sua crença, contribuir com a sua opinião.
Um grande abraço.


Para quem fala (a asneira) que ateísmo é religião, e que ateu não se reune.
site interessante: http://www.str.com.br

2006-08-04 17:13:50 · answer #3 · answered by ClaiX 6 · 1 0

PARA MIM ESTE ESPAÇO É ÓTIMO.
É A PRIMEIRA VEZ QUE CONHEÇO ATEUS.
ATÉ PORQUE ATEU NÃO FUNDA IGREJA
NEM CLUBE, NÃO SE REUNI PARA ADORAÇÕES,
NEM PEDE GRANA AO OUTROS PARA PROPAGAR
SUAS IDÉIAS.
SERÁ QUE O CRIADOR INVENTOU A CRIATURA PARA
ADORAR O CRIADOR?

2006-08-04 16:22:51 · answer #4 · answered by ivan 2 · 1 0

Eu nem posso esrever direito aqui porque estão apagando as minhas mensagens, mas imaginem o seguinte: Quem critica os ateus? Religiosos!... Quem ensina os religiosos? ... nnnxxx muyyuu ... Não são esses os mesmos que fazem a cabeça deles?!... Que ensinam tudo errado? Pois é.... Aí, somos satênicos etc e tal..... Por isso!...

2006-08-04 15:59:20 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

AOS JUÍZES DE PLANTÃO

GOSTARIA DE ESCLARECER AOS QUE GOSTAM DE JULGAR OS QUE DESLIZARAM O SEGUINTE TEXTO:

ROMANOS 11.32

32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

2006-08-04 16:07:34 · answer #6 · answered by fr_bezerra 3 · 0 0

Eu ia dizer que o único responsável é a ignorância. Mas não é verdade. Existe muito preconceito e desinformação também.

2006-08-04 16:07:19 · answer #7 · answered by Daniel P 3 · 0 0

Eu acho que algumas pessoas que seguem a religião e a defendem com dentes e punhos, parecem não querer admitir nada que vá contra sua doutrina, seja ela qual for. Eu acho que a religião tem um papel muito importante no que diz respeito a ajudar, incentivar, introduzir a FÉ na vida da pessoa... Mas muitas pessoas religiosas tentam explicar os "mistérios" da vida e quando surgem idéias contra eles se revoltam e defendem suas teorias com unhas e dentes, por isso talvez o Ateu, que duvida da maior razão da existência de todas as religiões, sofra tantas críticas de qualquer panorama que seja.

2006-08-04 16:03:01 · answer #8 · answered by Bola 2 · 0 0

Ateus serão tão combatidos quanto mais combativos forem.

E o mesmo pode ser dito a respeito de qualquer outra religião, e o ateísmo é uma religião como qualquer outra.

2006-08-04 16:14:34 · answer #9 · answered by Naturista 7 · 0 1

Porque as pessoas não deveriam "criticar as pessoas" e sim concordar ou discordas das idéias... a intolerância é inadmissivel em qualquer assunto... vc tem a livre escolha de pensar da forma que quiser...mas vc só tem essa capacidade por que DEUS à concedeu a vc...

O acedeu a vc...

O ateísmo é uma forma de se "crer" (que paradoxo)..

só uma pergunta, prove que DEUS não existe..

Abr

2006-08-04 15:53:37 · answer #10 · answered by EU 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers