English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Considerar por exemplo Chevrolet Blazer

2006-08-04 06:47:20 · 4 respostas · perguntado por Curioso 2 em Carros e Transportes Consertos e Manutenção

4 respostas

No caso da Blazer, que é realmente um dos melhores exemplos, há de se considerar que os motores V6 (gasolina ) e 2.8 (turbo) possuem gamas de torque, potência e desempenho muito semelhantes. Os dois são também motores muito duráveis, sem correia dentada, comandos variáveis e outros bichos, que se bem cuidados passam dos 20 anos de vida sem maiores manutenções. Há de se considerar, então, a relação CONSUMO DE COMBUSTÍVEL x VALOR INVESTIDO. Uma Diesel consome a metade, aproximadamente, e custa em média 20% mais cara que um mesmo modelo V6 a gasolina. Não vamos considerar a versão com motor gasolina 4 cilindros, que custa menos mas oferece desempenho muito abaixo da expectativa , sem consumir tão menos gasolina assim.
Só que IPVA e seguro são absurdamente mais caros na versão 2.8. Se fizer as contas, fica quase uma questão de gosto, creio que em custo os valores somados ficam muito parecidos.

2006-08-04 14:47:17 · answer #1 · answered by CSS™ 7 · 0 0

o custo X benefício que se pretende atingir com a aquisição, afinal, além das viagens você praticamente irá utilizar o veículo por ruas e cidades no dia a dia. Pode-se começar, então, pelo tipo de combustível e perguntando qual é a média de distância que você pretende percorrer mensalmente? Se tiver que fazer grandes descolamentos semanais é provável que o custo de um veículo com motor diesel seja mais compensador. O valor elevado de aquisição se dissipa pela grande durabilidade, custo baixo do combustível e pouca manutenção.

Por outro lado, se não há necessidade de grandes deslocamentos semanais e sua média de quilometragem é dentro da cidade, então, um veículo a gasolina é o ideal. Apesar do custo mais alto para abastecer, o preço do veículo a gasolina é sempre menor, assim como sua manutenção quando comparado a um motor diesel.

Resolvida a escolha do tipo de combustível, agora vem a questão do espaço interno. Felizmente o mercado oferece uma variedade muito grande de modelos e tamanhos para escolher. Se você é solteiro/a, anda mais tempo sozinho/a e raramente carrega mais pessoas no veículo, talvez um modelo pequeno como um Suzuki Vitara, um Toyota RAV 4, ou um Mitsubishi Io, seja o ideal.

Para quem tem família pequena a escolha recai para modelos como o Sportage da Kia, a Blazer da Chevrolet, ou a Pathfinder da Nissan. Mas se você carrega carga freqüentemente e ainda necessita transportar pessoal, então, considere algumas das pick-ups cabine dupla como a Nissan Frontier, a Toyota Bandeirante, a Mitsubishi L-200, ou a Defender 130. Não esqueça de levar em conta a estatura média de seus passageiros, já que algumas cabines duplas sempre têm espaço entre os bancos traseiro e dianteiro menor que o desejado.

Os modelos antigos, apesar dos anos de uso, também merecem seu espaço principalmente porque foi a partir deles que os modernos 4x4 surgiram no mercado. Os valentes Jeep da Willys e da Ford, fabricados até a década de oitenta, são encontrados com muita facilidade e boa forma, em nosso mercado de usados. Um Jeep bem cuidado, com a manutenção em dia, pode promover anos de bom divertimento e serviços para seu proprietário. Também a espaçosa Rural garante sua legião de fãs, proporcionando muito conforto para até uma família inteira, em viagem de passeio e mesmo para as duras lidas no campo, nas lavouras e pequenas propriedades.

Na mesma linha você tem as F-75, que possui uma boa carroceria com espaço e capacidade de carga para ninguém botar defeito. As peças de reposição são relativamente fáceis de se encontrar e as lojas especializadas em 4x4 atendem o mercado com boa confiabilidade de fornecimento. A mão de obra para estes veículos também leva uma série de vantagens, em relação aos modernos importados, pois é mais barata e um mecânico de qualquer parte do país poderá resolver um eventual problema, sem nenhuma dificuldade.

O número de passageiros é outro item importante e, a melhor configuração, para uma viagem prolongada, deve considerar uma média de 50% de ocupação para o número máximo de lugares do veículo. Isto significa que para uma tripulação de 3 pessoas o ideal é que o veículo comporte 5 ou 6, para que elas tenham um mínimo de conforto e espaço interno.

Depois de decidir qual é o veículo, o passo seguinte é ter o dinheiro necessário para a aquisição e pesquisar bastante, já que a compra por impulso pode trazer surpresas desagradáveis. Não raro se compra um reluzente jipão com motor em final de vida útil, ou com sérios problemas que podem passar desapercebidos por uma pessoa sem experiência.

Então, quando for comprar seu 4x4, se não for um zero quilômetro, leve um mecânico de confiança, que possa dar uma volta com o veículo e checar como está o estado geral. Depois disso é só preparar a máquina e conquistar o mundo!

2006-08-05 03:25:11 · answer #2 · answered by Mauricio 7 · 0 0

Se for só o custo do combustível e durabilidade do motor, sem dúvida o diesel é mais eficiente.

Mas existem 2 pontos sempre desconsiderados nestas análises: o custo de aquisição e o custo do seguro.

Considerando estar no Brasil, o custo do seguro muda este cenário, veículos a diesel como a Blazer chegam a ter o seguro valendo 30% do veículo, ou seja em 3 anos quase pagou-se novamente o carro.

Além disso o custo de aquisição de um veículo a gasolina é bem menor, na média 20% abaixo.

Portanto, se TODOS os custos forem considerados, veículos a gasolina no Brasil custam menos que os equivalentes a diesel, e oferecem quase o mesmo benefício.

O que é uma pena!

2006-08-04 08:29:23 · answer #3 · answered by Eduardo Costa 4 · 0 0

Os motores a diesel de alta rotação mais recentes apresentam uma relação custo/benefício favorável em relação aos movidos a gasolina. Em alguns países, é grande o número de carros dotados de motores a diesel.

2006-08-04 07:01:01 · answer #4 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers