English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Acredito que o cristianismo seja, como qualquer outra religião, um vírus da mente. Um meme (vírus da mente), termo cunhado pelo biólogo evolucionário Richard Dawkins, é uma idéia que é transmitida de cérebro para cérebro. Podemos notar isso no mundo da moda, onde tendências são tão facilmente adotadas quanto esquecidas. Memes desse tipo são passados de forma horizontal e tem vida curta. Um belo dia, fulano decide que é muito legal usar boné de time de basquete americano. os outros então exclamam: Puxa, aquele cara descolado tá usando! vou usar também. Assim a epidemia segue adiante e depois de algum tempo morre.

Já nas religiões a coisa é diferente. O virus é transmitido de forma vertical, e não horizontal. Eles passam geração após geração. As pessoas adotam as religiões, não por questionamento crítico, mas por tradição. Desde de muito pequenos, o vírus nos é passado, o que o concede muito mais credibilidade, embora que para sobreviver, ainda nescessite que seja tratado acriticamente.

Alguns comentários acima disseram que religião tem a finalidade de melhorar o ser humano, mas acredito que ela pode se prestar aos dois papéis. Ninguém pode olhar para o cristianismo e o islã e afirmar que eles trouxeram mais benefícios do que o contrário. Se quiser bom conselho, dá pra achar coisas úteis em uma bíblia, mas se quiser justificar maldades e atrocidades, ela também é um preto cheio.
Tanta dubiedade parece não deixar dúvidas quanto a sua origem. Um livro humano, sujeito aos erros e acertos das sociedades de sua época. Nada mais que isso.

Jacques Douglas

2006-08-04 04:43:22 · answer #1 · answered by jacques douglas s 2 · 1 1

Com certeza não, mas depende de que tipo de cristianismo você está falando, pois hoje em dia o mundo esta cheio de falsos cristãos. O verdadeiro cristianismo tem suas bases na Bíblia como um todo e não só em partes dela como muitas denominações. Você precisa conhecer a Bíblia dentro dos seus contextos que são quatro: Histórico; Cultural; Lingüístico e Geografico. Pense nisso? E você descobrirá o que realmente é o cristianismo!!!

2006-08-04 12:15:54 · answer #2 · answered by Marza 3 · 0 0

Você quer dizer, um Meme?

Sim, com certeza.

2006-08-04 12:15:06 · answer #3 · answered by Luis Olavo D 3 · 0 0

Não sei pq chama de vírus...acho que vc tem uma idéia deturpada do que é...também, é só ver os "exemplos" de alguns cristãos que dá pra se chegar a esse raciocínio. Mas o cristianismo original não tinha nada de vírus não, era mais um remédio.

2006-08-04 11:48:09 · answer #4 · answered by La Gioco 5 · 0 0

não acredito que o cristianismo acabou, são as pessoas que se perderam, o céu não é para qualquer um e sim os que querem,e fazem o que Deus quer,acha que pessoas que não amam a si próprio vai amar os outros,então o mundo esta cada vez mais sem pessoas humanas, pois nós precisamos das pessoas do carinho,da caridade, do amor,precisamos ajudar nosso próximo,pois nós também precisamos de ajuda

2006-08-04 11:32:54 · answer #5 · answered by estrela 2 · 0 0

O que você quer dizer com a palavra "virus"? Seria no sentido de alienar alguém ou coisa semelhante? Bem, não diria que o cristianismo (ou qualquer outra religião ou ideologia) seja por si mesmo um fator de alienação mental. Tudo depende de como seja usado, ou seja, dos interesses de quem está liderando. Se for olhar por essa ótica, as novelas seriam vírus, os discursos políticos também, bem como o carnaval ou outras festas sociais. Se eu quiser eu posso usar a Bíblia para meus fins ou o Alcorão, ou a Constituição Federal ou qualquer livro. Pessoalmente, acho que o cristianismo autêntico (puro) não é nenhuma espécie de vírus, pois basta tentar entender a mensagem de Jesus Cristo e ver que ele só pregou o amor, a partilha, o desapego material, o perdão, a paz. Isso são coisas alienantes? Se os homens vão distorcer sua preciosa mensagem, isso é outra coisa. O único vírus que Jesus deixou foi o "virus" do verdadeiro e único Amor. Abraços.

2006-08-04 11:29:33 · answer #6 · answered by Fofinho Lindo 2 · 0 0

O Cristianismo ou Qualquer outra Religião (Excluo as Seitas) nuca foram nem serão Vírus da Mente. São sim formas de nos elevarmos perante um ser que poderá e certamente o é mais importante que nós.
Não tenhamos a Arrogância/Veleidade/etc. de nos considerarmos os únicos seres pensantes do Universo. Isso seria - em meu entender - uma forma de Egoísmo que e a ser verdade levava-me a supor que com e ENORMIDADE do COSMOS nós seríamos os unicos seres pensantes.... Circunscrevamo-nos à nossa dimensão...

2006-08-04 11:27:26 · answer #7 · answered by carlos2006rocha 5 · 0 0

um virus pode matar e o cristianismo não prega a morte muitas pessoas ficam obsecadas por diversos fatos não coloque o cristianismo em questão e sim a maneira q as pessoas colocam a religião em sua vida.

2006-08-04 11:26:46 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acredito que todas as religiões são males assim. A lavagem cerebral que existe em todas elas, sem exceção, vai minando e destruindo a capacidade de raciocínio de seus adeptos pouco a pouco. É uma pena, porque às vezes você encontra mentes com ótimo potencional, que acabam por se destruir completamente nas igrejas/templos/centros e afins.

Algumas, tal como os piores vírus que se "camuflam" em nosso corpo, tentam fingir não serem religiões, ainda que tenham todas as características e males de uma religião. Estas, sem dúvida, são as piores.

2006-08-04 11:24:17 · answer #9 · answered by Lord_of_Dreams 7 · 0 0

As religiões em geral são feitiches! Só posso te afirmar isso. Marx acreditava que a religião, em especial o cristianismo, teria um ponto final com a modernização, com a mundança de mentalidade do homem. Como vemos não foi bem o que aconteceu, e continuamos, como o próprio acreditava, possuindo uma espécie de véu no rosto que nos impede de enxergar verdadeiramente a realidade!

2006-08-04 11:21:54 · answer #10 · answered by Camille Claudel 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers