English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

17 respostas

Minha cara Adri, afinal de contas, o que é reencarnação?

As religiões tradicionais, do ocidente, ensinam que nós nascemos, vivemos, morremos e nada mais. Dizem que tudo começa no berço e termina no túmulo.

Dizem também que depois que as pessoas morrem, elas ficam esperando milhares de anos por um tal "juízo final", quando Jesus voltará à Terra, para fazer a ressurreição de todo mundo e julgará. Sinceramente, eu não sei de onde Jesus voltará, pois ele sempre esteve e sempre estará por aqui.

Dizem que uns vão para um tal Inferno, local comandado por um cidadão chamado Satanás, para se queimarem por toda a eternidade num sofrimento sem fim.

Outros, privilegiados, vão para o Céu, que é um local onde ninguém faz absolutamente nada, vivendo apenas para adorar e bajular um velho, que é o chefe de tudo lá, vaidoso ao extremo, que adora puxa-sacos, gosta de sentir cheiro de animais em holocaustos, é adepto de castigar os outros, gosta de vingança, fica com raiva por qualquer motivo e gosta muito de destruir povos, cidades, etc... Dizem que esse velho é o próprio Deus.

Absurdo, mas é isto que ensinam.

Usemos a lógica, os conhecimentos elementares da ciência e perguntemos se tem sentido esse tal de "juízo final":

Em princípio, o próprio Jesus ensinou: "Não julgueis para não serdes julgados".

Como é que poderá Ele mesmo vir aqui, contradizer-se, julgando todo mundo?

Talvez nessa vinda Ele dirá: "Olha, gente, o que eu disse antes não vale nada, todo mundo será julgado. Eu estava brincando, da outra vez, quando disse que ninguém deveria julgar para não ser julgado.".

Mas tem outra questão:

Sabemos que quando alguém "morre", o corpo é sepultado no chão coberto por terra, em alguma catacumba toda revestida por pedras e cimento, ou queimado transformando-se em cinzas.

Nestes dois primeiros casos o corpo de desintegra. Na terra, em aproximadamente cinco anos, ficam apenas os ossos. Na catacumba de cimento, é mais rápido, em apenas três anos. Depois deste período, os coveiros retiram esses ossos das sepulturas para dar o lugar a outro defunto, levam para uma vala comum e os queima. A partir daí, nem ossos existirão mais. Tudo vira cinza.

No processo de cremação, tudo é destruído imediatamente, transformando-se em cinza.

Quando a pessoa morre numa explosão de avião, por exemplo, e os pedaços caem no mar, os peixes devoram aqueles pedacinhos e os expelem mais tarde em forma de excrementos.

Cadê o corpo? JÁ ERA.
Percebemos que a matéria está totalmente desmoralizada. Sobrarão alguns átomos espalhados por aí, por sua vez divisíveis. Quem conhece as noções elementares da química, certamente já deve ter ouvido falar nos prótons, elétrons e nêutrons bem como nos imensos espaços livres existentes entre eles. É assunto para outra ocasião.

E daí, como é que fica?

Nessa tal ressurreição, se existir, vai ser a maior confusão que o mundo terá oportunidade de ver em todos os tempos. O que vai ter de gente brigando por causa de átomos, não vai ser fácil.

- Largue aí, esse átomo é meu.

- Negativo, eu é quem fui enterrado neste local.

- Não lhe dou, de jeito nenhum, você já está com muitos e eu encontrei muito pouco dos meus.

- Mas isso é problema seu. Eu tenho que estar ressuscitado de corpo inteiro.

- Cuidado com esse seu egoísmo. É Jesus quem está aí e Ele vai ficar com muita raiva e provavelmente você não irá para o Céu.

Enfim, a coisa seria mais ou menos assim.

Com todo respeito que são merecedoras as religiões que pregam esse "fim", o Espiritismo não pode concordar, por questão de lógica, com isto.

Vamos raciocinar juntos:

Se, por acaso, tudo começasse no berço e terminasse no túmulo, como pregam, Deus seria a maior expressão de injustiça do Universo. Ele seria um grande e inconseqüente discriminador. Pois algumas pessoas nascem em berço de ouro e outras na miséria absoluta.

Deus não seria justo se tivessem razão aqueles que recusam aceitar a lei da reencarnação.

Claro, pois nada explica a discriminação "divina" que permite alguns nascerem em berço de ouro e outros na mais absoluta miséria.

Certo dia, eu visitava uma Igreja Protestante, (gosto muito de visitar igrejas de várias religiões, para conhecer cada uma e procurar ter o mínimo de condições para falar com conhecimento de causa), e o pastor, que fora avisado por alguém da presença de um divulgador Espírita no recinto, adotou como tema da sua pregação a condenação da reencarnação.

Alegava o religioso, que o fato de algumas pessoas nascerem na miséria, mutiladas ou na carência absoluta é uma forma de Deus castigar os seus pais.

Raciocinemos, mais uma vez:

Um rapaz, irresponsável, namora uma garota, também irresponsável, com objetivos apenas de fazer sexo. Na primeira relação, às vezes até na rua, em pé, encostados numa árvore, surge a gravidez. O sem-vergonha se manda, e a menina faz tudo para evitar mas não consegue livrar-se do parto. Nasce a criança com problemas diversos.

A mãe irresponsável abandona o nenem numa lata de lixo. Alguém ampara a criança e percebe que ela é cega, surda e provavelmente muda, além de portar mutilações nos membros.

Quem vai querer adotar uma criança nessas condições?

Partindo do princípio que a nossa sociedade discrimina até mesmo crianças normais, simplesmente pela cor da pele ou pela aparência, imaginemos num caso deste.

E daí? Será que Deus, ao impor tanto sofrimento a uma indefesa criança, estaria castigando os irresponsáveis dos pais que nunca fizeram a menor questão do filho?

E os casos de dois filhos do mesmo pai e da mesma mãe, em que um nasce com saúde perfeita e o outro nasce com alguma deficiência física ou mental? Como explicar isso com base nos pecados dos pais? Afinal, os pais são os mesmos para os dois filhos.

Tem lógica, um argumento deste?

Vocês, que teimam em recusar a reencarnação, apontem uma razão lógica e plausível que justifique coisas como estas que acontecem todos os dias, em milhões e talvez bilhões de famílias no planeta Terra.

Somente a reencarnação explica essas coisas.

A vida não pode ser limitada apenas à uma existência terrena. Nós já passamos por aqui várias outras vezes e, provavelmente, passaremos inúmeras outras. Já cometemos muitos erros e, por uma questão de Justiça de Fato temos que resgatá-los. Queiramos ou não.

Mas é preciso que esse conceito não seja confundido com certas definições que muitos espíritas mal esclarecidos tentam dar às nossas vidas, afirmando que estamos aqui para sofrer e para pagar débitos anteriores. É mentira.

Não estamos aqui para pagar coisa alguma. Estamos aqui, na condição de escola, para nos educarmos e evoluirmos sempre. O pagamento de um débito é um fato natural.

Se tomamos, por exemplo, um dinheiro emprestado, podemos optar por pagar de uma só vez, se tivermos condições, ou em prestações. A relação é a mesma.

Alguns fazem muito esforço em dedicar-se às causas nobres servindo ao próximo, outros vivem no mundo apenas para se servirem do próximo. Logicamente os primeiros estão se livrando mais rápido dos seus débitos, atingindo mais depressa a felicidade, os outros, por sua vez, estão contraindo mais débitos, conseqüentemente mais afins com as angústias e os problemas diversos.

Queiramos ou não, a reencarnação não é uma questão religiosa e sim científica. Não é também uma invenção do Espiritismo, pois é milenar Os espíritas reencarnarão, os católicos reencarnarão, os evangélicos reencarnarão, quer queiram quer não queiram. E não adianta espernear.

Condenada pela Bíblia, jamais. Pois a própria Bíblia, em várias passagens, cita-a como realidade. Vale lembrar, principalmente àqueles que não apenas se postam como escravos da Bíblia, mas que já tiveram a oportunidade de estudar a sua história, que a reencarnação sempre esteve presente nas suas páginas, de forma muito clara e indiscutível, até o momento em que a Rainha Eudóxia resolveu mandar retirar a palavra dos escritos, com medo de reencarnar com escrava.

Sugiro a leitura atenciosa das obras básicas do Espiritismo, sem qualquer pretensão de querer convencer ninguém a ser Espírita. E não aceite lavagem cerebral de ninguém, você é inteligente e tem seu livre-arbítrio para decidir por si só o que é bom e o que é ruim.

Mais teria para dizer sobre reencarnação e sobre espiritismo, mas já tomei muito espaço, construindo informações e desconstruindo desinformações de algumas respostas anteriores. Mas, caso queira saber mais é só clicar no meu avatar e depois em meus contatos e me mandar um email, que responderei com prazer.

Muita Paz.
Jorge Luiz (espírita)

2006-08-04 09:25:03 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 7 1

Para maiores conhecimentos recomendo o estudo da Doutrina Espírita, leia o Livro dos Espíritos e Céu e Inferno e terá todas as informações.

Para aqueles que creem na Biblia como única e exclusiva Palavra de Deus, uma pergunta, porq acreditar q um livro escrito por homens é 100% a palavra de Deus?
Acreditar que tudo o que lá está escrito é Deus falando é pura fé sem uma única prova real. Acreditar q por a Biblia acertar em alguns pontos e todo o resto é correto tambem é questão de fé.
Nostradamus tambem acertou muita coisa e seus livros não são Deus falando.
Acreditar q a BIblia é a Palavra de Deus é acreditar que Deus escolheria um só povo pra passar seus ensinamentos e ignoraria todo o resto do planeta q não teve acesso aos conhecimentos.
A "Palavra" teria sido passada para os judeus q foram passando de boca em boca até que alguns séculos AEC foi escrita.. Quem morreu antes disso ficou então privado da Palavra de Deus, e aí? Que Deus justo seria esse que só falaria a palavra pra uns e outro não..
Quem morava em outros continentes não tinham nem o ensino de Moises, q tambem ficou restrito aos hebreus..
Isso leva a crer que se Deus deixou ensinamentos eles foram deixados para todas as culturas e povos. A base de todas as crenças em todo o planeta é o amor ao próximo, fazer o bem,etc.. Isso sim acredito q é palavra de Deus, foi passado isso em todos os livros sagrados.
Gostaria q explicasse com justiça as diferenças socias e físicas do planeta sem reencarnação.
Imagine um homem bom e com perfeita saude q segue os ensinos de Deus e vai pro céu.
E Imagine outro q nasce deficiente, passando todo tipo de dificuldades na vida e tambem segue os ensinos de Deus.
Ambos vão pro céu.
Um teve uam vida boa na Terra, com saúde e o outro com problemas físicos.
Se os dois forem pro céu. Onde está a Justiça???
Deus estaria sendo parcial.
Isso entre várias outras questões q a única vida não responde tornando Deus parcial...

2006-08-04 03:32:21 · answer #2 · answered by Marcos 2 · 0 0

Assunto um pouco abrangente o seu. Cada sistema religioso tenta explicar sua teoria a respeito de tal fenômeno. Somos católicos, protestantes, macumbeiros enfim crentes em alguma coisa.
Segundo a África Ocidental, somos espíritos em evolução e galgamos degraus de evolução segundo nossas encarnações. Os Odu ( Dunõ ) ou destinos nos permitem ter uma clareza de consciência, quando devidamente consultados, de nossa missão quando no Aiyê ( Terra ) para desenvolvermos uma forma feliz de voltarmos em outra existência sendo um ancestral divinizado e colocando-se em outra escala mais elevada de progressão espiritual.
Poderia dissertar horas sobre o assunto mas iria te falar de teorias que você talvez não esteja ao alcance ou não tenha um nível de maturidade exigido para discutirmos algo parecido.

2006-08-04 03:25:30 · answer #3 · answered by Thraxx Wiz - Fashion Style 2 · 0 0

Não sei se vc é cristã mas vou tentar responder sem ofender a nenhuma crença.

Existem muitos livros, estudos, doutrinas, "provas" sobre este assunto mas a verdade é que a maioria deles são ficções, crendices e enganos. Existe um livro no qual vc não corre o perigo de ser enganado pois ele existe a cerca de 2000 anos e não mudou uma única palavra e inguém conseguiu realmente contestá-lo. É incrível como as respostas que nele existem são tão atuais. Comece pelo novo testamento no livro de Atos e tire as conclusões vc mesmo.

Não se deixe levar por doutrinas, não coma do alimento já mastigado por outras pessoas. Leia com atenção e calma, sozinha, sem interrupções e/ou distrações. Vc verá as respostas aparecendo como as palavras fossem vivas.

Estou à disposição caso queira conversar sobre este ou outros assuntos.

Até mais

2006-08-04 03:10:51 · answer #4 · answered by Renato 2 · 0 0

Não existe reencarnação.
A verdade é nua e crua.
Não existe nada além daqui.
Viva e aproveite a sua vida.

2006-08-04 03:08:05 · answer #5 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

Reencarnação

É a crença no retorno do espírito à vida terrena, em um corpo humano, ora para purificar as más ações na vida anterior, ora para cumprir uma missão especial. Seria um meio de purgar os pecados e evoluir moralmente e espiritualmente. Sendo o número de reencarnações sem limites definidos.

O espiritismo classifica os espíritos em quatro categorias: imperfeitos, bons, superiores e puros. Podendo o espírito galgar sozinho as "categorias espirituais" através das boas ações e sucessivas reencarnações.

- Refutação Bíblica:

Essa tese tenta anular o valor do sacrifício de Jesus. Se o homem pode reencarnar-se porque Jesus morreria por nossos pecados? A reencarnação é mentira do diabo. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Jo 3.29, Mt 20.28, I Pe 2.21-25, II Pe 2.1 e Cl 2.14.

A Bíblia declara claramente que quando o homem morre só duas coisas acontecem: o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus (Ec 12.7).

A Bíblia declara claramente, também, que ao homem está ordenado morrer uma só vez (Hb 9.27).

A Bíblia declara claramente, também, que a salvação só se alcança mediante a fé, e nunca meritoriamente. Jo 3.16, At 16.30 e 31 e Ef 2. 8 e 9.

Os espíritas tentam dar um sentido bíblico a doutrina da reencarnação. (É bom lembrar que estes não aceitam a inspiração divina da Bíblia mas usam-a apenas ao seu bel-prazer) Lançam mão do capítulo 3 de João para dizer que Jesus ensinou sobre a reencarnação. Usam a versão do Padre Antonio Pereira de Figueredo que no versículo 3 traduziu: "...renascer de novo". Enquanto em nossa versão está escrito: "...nascer de novo". Ora, o padre tradutor cometeu uma tremenda redundância. E ainda fica claro que Jesus não falou de um novo nascimento carnal, mas sim, da necessidade de um nascimento espiritual. Vejamos: Jo 3.3-8 e Jo 1.12 e 13.

Kardeck no "Evangelho segundo o Espiritismo", um dos seus livros, afirmou que o "Espiritismo não ensina nada contrário ao ensinamento de Cristo, mas o desenvolve, completa e explica o que foi dito sob forma alegórica". Partindo desse princípio, o espiritismo julga ser, ele próprio, a "terceira revelação". Nós temos visto justamente o contrário neste estudo. O espiritismo adultera a Bíblia ao seu bel-prazer e vai contra o que Jesus ensinou. E nesse "espírito adulterador" afirmam que João Batista é a reencarnação de Elias (Ml 4.5 e Mt 17.10-13).

- Refutação Bíblica:

Elias não poderia ter reencarnado porque não morreu, mas foi arrebatado (II Rs 2.11).

Se João Batista fosse a reencarnação de Elias, aquele que teria aparecido no monte da transfiguração, deveria ser João Batista e não Elias (Mt 17.1-3). Pois de acordo com a doutrina espírita: a última pessoa reencarnada é que deve aparecer.

A Bíblia fala que João Batista teve um ministério parecido com o de Elias (Lc 1.17). Este versículo será completamente esclarecido se comparado com a história de Elias e Eliseu (II Rs 2.9-15).

Os judeus não criam em reencarnação, e sim na ressurreição dos mortos (Lc 9.7-8 e Mc 6.14-16).

João Batista disse claramente que não era Elias (Jo 1.21).

A tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo (ao mostrarmos que a reencarnação não existe, todo pensamento espírita perde o sentindo de ser). Baseando-se nesta doutrina, muitas outras teses espíritas são formadas. Vejamos algumas:

A existência de outros mundos - Os espíritas crêem que existem outros mundos onde habitam os espíritos em vários estágios de evolução espiritual. Conforme o "aperfeiçoamento", os espíritos são transferidos para mundos diferentes. Usam João 14.2 como base bíblica. Fica claro que a referência de Jesus a muitas moradas é para dar a idéia da amplitude do céu.

A Bíblia ensina que existem dois destinos finais para os que morrem: Céu e inferno. Enquanto os espíritas dizem que o inferno é aqui mesmo. (Mt 13.38-43, Jo 3.18, Lc 23.43 e Ap 21.8).

Jesus foi um espírito evoluído - O espiritismo nega a divindade de Jesus alegando que este era um espírito em alto grau de desenvolvimento. A Bíblia não deixa dúvida que Jesus é o filho de Deus que se tornou carne para ser o substituto da raça humana cravando os pecados da mesma na cruz (Mt 1.23, Mt 16.15-17, Jo 1. 1 e 14, Jo 10.30, Jo 14.7-11 e I Pe 2.24).

Estamos vendo que a tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo e que outras doutrinas dependem deste para ter algum sentido. Continuaremos a estudar sobre doutrinas espíritas que partem do princípio que a reencarnação existe.

Os anjos são espíritos evoluídos - No livro O Céu e o Inferno, Kardeck afirmou que: "os anjos são almas de homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade".

Por sua vez a Bíblia, a Palavra de Deus, afirma que anjos são anjos e homens são homens. Ou seja, são duas criações distintas de Deus. Vejamos resumidamente o que a Bíblia fala sobre anjos. Os anjos foram criados por Deus (Ex 20.11, Ne 9.6 e Cl 1.16) e já existiam quando o pecado entrou no mundo. Tanto que após a queda de Adão e Eva, foram investidos da missão de guardar o caminho que conduzia à árvore da vida (Gn 3.24). Eles são mensageiros e ministros de Deus (Hb 1.14, Sl 91.11 e Sl 34.7). E é bom dizer que a Bíblia não nos autoriza a orar pedindo anjos e condena terminantemente o culto dirigido aos mesmos (Cl 2.18 e Ap 22.8 e 9).

O diabo e os demônios são vistos como espíritos inferiores - Os espíritas não crêem na existência do diabo e dos demônios, esses são vistos como símbolos de todos os espíritos imperfeitos que não alcançaram o desenvolvimento. Alziro Zadur, renomado espírita brasileiro, afirmou que: "Satanás é nosso irmão, por quem devemos orar, uma vez que poderá entrar novamente no círculo de evolução espiritual e tornar-se um espírito perfeito e puro".

Por sua vez, a Bíblia mostra que o diabo e os seus demônios foram anjos que se rebelaram contra Deus. E por isto foram expulsos do céu (Is 14.12-17, Ez 28.13-17 e Jd 6). E que estão condenados para todo sempre aguardando a execução da sentença (Jo 16.11, Lc 10.18, Jo 12.31, Cl 2.14 e 15, II Pe 2.4 e Ap 20.10).

2006-08-04 03:04:54 · answer #6 · answered by Du 3 · 0 0

Acredito sim!
Por sinal já descobri algumas coisinhas sobre minhas vidas passadas, foi emocionante!!!
Ainda quero me aprofundar mais no assunto!

2006-08-04 02:59:17 · answer #7 · answered by nenhum 2 · 0 0

eu não acredito.,mas têm pessoas que sim.
depende da credibilidade de cada um,eu acredito no que A Bíblia diz a respeito disso (a o Homem está ordenado a morrer somente umas vez depois disso o Juizo eterno)hebreus 9.27
e o pó volte a terra ,como o era,e o espirito volte a Deus, que o deu.

2006-08-04 02:55:44 · answer #8 · answered by anderpin 1 · 0 0

Cara irmã Adri, nosso irmão Fdutra falou correto, concordo com ele, sou cristão católico e acredito que haverá a ressureição dos mortos mas não a reencarnação (Deus não trabalha com material reciclado!) Não concordo com a doutrina da reencarnação mas respeito as outras opiniões e outras religiões. A Bíblia é o único livro "deixado" por Deus, com suas orientações e ensinamentos e todas suas instruções já estão ali. Essa é minha opinião. Na bíblia há várias citações que não há reencarnação.

2006-08-04 02:53:44 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Se você for se basear na bíblia verá que não existe reencarnação e sim ressurreição. Se você acreditar em reencarnação estará desqualificando o sacrifício de Cristo pois a bíblia fala que Ele morreu e ao terceiro dia ressurgiu (Mat 17:22-23). A bíblia também fala que Cristo virá outra vez e que ressuscitará os mortos(1 Ts. 4:16), e isto não seria possível se houvesse reencarnação.

2006-08-04 02:42:11 · answer #10 · answered by Fdutra 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers