Olá,
Certamente, para que uma empresa vença todos os desafios deve ter Visão de Futuro, Sensibilidade no Presente e Consciência do aprendizado PASSADO.
Embora seja necessário superar-se continuamente, preparando-se para encarar as incertezas que aparecem a cada momento, entendo ser necessário à empresa de hoje, antes de mais nada, preparar-se para superar 02 desafios básicos.
PRIMEIRO DESAFIO - A EDIFICAÇÃO DO RESPEITO
A empresa de hoje deve ser formada por uma equipe de talentos. Apesar de ser uma frase simples, ela reúne algo profundamente desafiador...
Agregar competências, motivar talentos, fortalecer o propósito, promover o comprometimento e a iniciativa individual, fomentar a superação contínua, construir lealdade.
Certamente, não é algo fácil de ser feito, requer lideranças verdadeiras que respeitem o ser humano, conquistem aliados pelo poder do exemplo, caminhando lado a lado e não, subindo no pedestal para dar ordens é péssimos exemplos (Não praticando o que cobra dos outros).
Líderes conquistam a confiança fazendo o que falam, auxiliando e colaborando no desenvolvimento das pessoas, tendo a humildade de reconhecer que sozinho não seria capaz de alcançar os resultados relevantes que sua equipe possibilitou.
O Líder alcança o sucesso da organização através do sucesso pessoal dos seus liderados, para o qual, está seriamente comprometido, pois ele planta o que espera colher.
O Líder desenvolve continuamente as suas habilidades interpessoais , demonstra empatia pelas pessoas e, acima de tudo, confiança e respeito...muito respeito.
Muitas pessoas trabalhando sem o mínimo entusiasmo, envolvimento e prazer pelo que fazem. Não tem orgulho pelo trabalho que realizam pois não consideram seus os frutos colhidos. Acham que estão sendo explorados e, numa relação de exploração, dão o mínimo pois são...o mínimo.
É preciso MAXIMIZAR as pessoas...fazê-las crescer em confiança, vontade, desejo, fé, determinação, iniciativa, orgulho de si mesmas e de seu trabalho.
A base do crescimento de uma organização é o auto-respeito individual. Sem auto-respeito qualquer organização corre grave risco.
Profissionais de verdade tem elevado auto-respeito, orgulho pelo seu trabalho e comprometimento com a sua superação contínua, não em palavras, mas em ações.
A base do respeito comum é cada um fazer a sua parte dando o máximo de si, sem ninguém precisar cobrar ou lembrar.
Pessoas com auto-respeito dão, em tudo o que fazem, 110% de si mesmas, superando-se continuamente.
SEGUNDO DESAFIO - EDIFICAR A COMUNICAÇÃO
O dia tem 24 horas, mas são nas 8 horas do horário comercial que ela necessita construir algo essencial junto à Comunidade onde está inserida: Relacionamentos.
Neste âmbito se incluem dentre outros: Clientes, Fornecedores, Parceiros Comerciais, Prestadores de Serviços, Consultores, Concorrentes, Associações, Poder Público, Entidades Institucionais e Assistenciais, Público em geral, além da própria comunicação interna.
Como diz o ditado: Quem não se comunica...se trumbica.
Uma empresa necessita construir e gerir 3 agendas essenciais de relacionamento: Comercial, Administrativa e Processual
Uma andorinha só não faz verão...
Muitas empresas fracassam ou passam por extrema dificuldade por se isolarem das pessoas, tanto interna quanto externamente, ficando limitada para lidar com grandes problemas apenas com os recursos disponíveis, sem auxílio externo.
A União faz a força, contudo, o fraco desenvolvimento da capacidade de comunicação nas organizações faz com que pequenos problemas demandem muito tempo e recursos para serem sanados, devido ao baixo nível de interação, envolvimento das pessoas, solidariedade e comprometimento.
Quando há excessiva centralização é impossível gerir estas agendas simultaneamente com resultados diferenciais.
Alguém deve planejar e gerir a agenda comercial criando e envolvendo uma equipe de talentos preparada para se relacionar com o cliente e atender às suas necessidades, interagindo internamente e externamente da forma mais harmoniosa possível para o alcance deste objetivo.
Deve prospectar e ampliar continuamente os contatos e a interação para ampliar estes relacionamentos. Se esta estrutura não for cuidadosamente planejada, haverá improvisos e incêndios a apagar a todo instante, gerando stress.
Da mesma forma, é necessário à alguém planejar e gerir uma agenda administrativa criando e envolvendo uma equipe de talentos preparada para se relacionar com os Fornecedores, Parceiros Comerciais, Prestadores de Serviços, Consultores, Concorrentes, Associações, Poder Público, Entidades Institucionais e Assistenciais, Público em geral.
Na gestão da agenda processual, uma liderança deve promover o fortalecimento da comunicação interna, o fortalecimento do respeito e da cooperação mútua. É necessário um fórum interno na organização onde as pessoas sejam ouvidas, tratadas com o devido respeito e atendidas de forma consensual, prevalecendo o bom senso e o interesse global sobre os particulares.
Bem, no meu ponto de vista, estes são os 2 desafios mais imediatos que uma empresa de HOJE deve encarar de forma madura e responsável se quiser também ser uma empresa de FUTURO.
Um grande abraço !!!
2006-08-03 15:45:50
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋