English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-02 12:12:59 · 51 respostas · perguntado por reianan natanael marques n 1 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

51 respostas

O dente do ciso é um dente em extinção.Ele serve para realizar a função mastigatória como os outros.Só que ele tem aparecido escondido(incluso) ou anômalo(diferente),pois nossos ancestrais se alimentavam de carne crua,ossos,etc....,alimentos esse muito duros,necessitando do maior número de dentes possível.Hoje em dia nós nos alimentamos de produtos industrializados,semi cozidos.sanduiches,etc... .Nós hj tb temos um encurtamento das arcadas tanto superior como inferior,devido ao fato da pouca força utilizada na mastigação.
Isto tb ocorre com o canino,que serve para rasgar o alimento,pouco usado por nós.
Só uma observaçâo. Isto que a Michele escreveu não é verdade.O DENTE DO CISO NÃO É " OCO", possui raiz portanto tem nervo e a inflamação do mesmo pode até causar problemas cardíacos.

2006-08-02 12:59:45 · answer #1 · answered by Raica 5 · 0 0

Servem para os Dentistas ganharem dinheiro, do mesmo jeito que a chuva serve para ocorreram acidente de trânsito e os chapeadores ganharem dinheiro, do mesmo jeito q a gripe existe pra os farmaceuticos ganharem dinheiro, sendo assim o dente do sizo é de suma importancia para a economia mundial, calcule assim:
Cada habitante do País possui normalmente 4 dentes do sizo, se arrancarem metade, isso siginifica, 180 milHões de dentes arrancados, a um valor de R$ 150, 00 em média por dente dá R$ 27.000.000.000, invistidos e circulando no Brasil.
O dente do Sizo acabaria com a fome no Nordeste.
O dente do Sizo acabaria com o aluguel, com a construção de casas populares.
O dente do Sizo financiaria uma Guerra.
Viram a ImpOrtância Do DENTE DO SIZO.

2006-08-03 04:09:59 · answer #2 · answered by cbpmrenato 2 · 2 0

Gente, vocês não estudaram Darwin na escola não? Lembram daquela discussão sobre o pescoço das girafas? Lamarck dizia que ele aumentava com o tempo e o uso pelas girafas, que precisavam buscar alimento cada vez mais alto. Já para o Darwin, o que acontecia era que, através da seleção natural, as girafas que tinham pescoço maior se alimentavam melhor e por isso deixavam descendentes, enquanto as girafas que tinham pescoço menor não. Ao longo de várias gerações, o pescoço aumentava, mas não por causa do uso. Se fosse assim, alguém que tem a mão cortada, se tiver um filho, o filho nasceria sem mão...
Com o dente do siso é a mesma coisa, só que é o raciocínio inverso. Hoje em dia, como a gente cozinha os alimentos comprados no supermercado, a seleção natural não atua mais na capacidade de a nossa boca mastigar carne dura etc. Por isso, o fato de ter ou não mais dentes não determina mais a sua capacidade de deixar descendentes. Assim, tem gente que nasce com 32 e tem gente que nasce com 34 dentes...
Aliás, o dente do siso hoje em dia funciona para a seleção natural no sentido inverso. Como a capacidade de deixar descendentes depende dos atributos estéticos físicos, alguém que tem dente do siso e não arranca tem menos possibilidade de deixar descendentes, já que vai ficar com os dentes todos tortos.
Bom, respondendo à pergunta, o dente do siso serve para a mesma coisa que os outros servem: pra mastigar. E, assim como os outros, quando dói, serve pra arrancar.

2006-08-03 04:23:12 · answer #3 · answered by Alexandre 1 · 1 0

Há muitos anos atrás, o homem ainda nos seus ancestrais, tinha hábitos alimentares muito diferentes. Adaptados a isto, estavam portanto a mandíbula, ou maxilar inferior ( o osso onde os dentes inferiores se alojam). A mandíbula era mais alongada anteriormente, o que permitia que nossos ancestrais pudesses buscar folhas e frutos, que eram basicamente a sua alimentação. Eles assim, com o maior comprimentos anterior da mandíbula, conseguiam obter alimento.

Tais ancestrais entretanto, passaram a buscar também carne para alimentar-se e os caninos começaram a crescer... para suprir tal necessidade.

O comprimento da mandíbula já começava a não ser tão importante... e começou a reduzir... Com a evolução, as comidas passaram a ter consistências mais cremosas, pastosas... não precisamos mais de buscar comidas com a boca diretamente das árvores. A mandíbula portanto foi ficando cada vez menor... até que começou a faltar espaço para "tantos dentes".
No futuro, pela falta da necessidade dos 3ºs molares (sisos), eles desaparecerão. Aliás, já se observam pessoas com ausência de sisos.

Portanto, tudo está diretamente relacionado com a evolução das espécies. Não apenas os sisos, os pelos no peito dos homens, por exemplo... também tendem adesaparecer.... Eram essenciais nos macacos e primatas para aquecimento... Mas hoje em dia tal função é das roupas. E pelo desuso, vai também tender a desaparecer...

2006-08-03 10:16:58 · answer #4 · answered by cristal 2 · 0 0

É o dente do juízo... Se vc naum criou juízo até esse dente nascer, naum cria mais!!!!

2006-08-03 09:59:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Os dentes do sizo ou terceiros molares serviram, como já disseram numa das respostas, para a mastigação de alimentos duros, crús, resistentes. Hoje com os alimentos macios, que não necessitam de grande força mastigatória, eles são praticamente inúteis. Praticamente pois quem tem falhas de dentes anteriores a eles, por exemplo outros molares (2º e 1º molares), o dente sizo pode vir a ocupar o lugar deles se for um dente sadio e ajudar no processo mastigatório. Há também uma grande incidência de casos em que os dentes sizos são imperfeitos, nascem com cárie, têm múltiplas raízes (o que dificulta tratamento de canal e também o encarece), não nascem totalmente, ficam escondidos pela bochecha ou ossos da mandíbula dificultando a higienização, causam problemas nas articulações. Aí, são casos indicados para extração. Qualquer outro tratamento ficará mais caro e sem retorno a longo prazo, ou melhor, sem garantia que não vá dar complicações futuras. Mas não é porque você tem sizo que você tem que extraí-los. Cada caso é um caso.

2006-08-03 08:07:08 · answer #6 · answered by Curioso 2 · 0 0

Como já disseram anteriormente... é um remanescente dos nossos antepassados... pois antigamente era necessário já que os alimentos eram consumidos duros... e crú.. e os dentes posteriores têm a função de aguentarem a maior carga mastigatória.. hoje em dia... já não precisamos mais disso.. e por isso mesmo que eles estão desaparecendo... há crianças que já nascem sem probabilidade de desenvolverem esse dente... no entanto há uma teoria que não concorda com o que a "Adriana h" disse, pois o dente do ciso não tem força suficiente para "entortar" o resto dos dentes... imaginem só... seria necessário ter muita força para empurrarem uns sobre os outros... lei da física... é praticamente impossível!!!

2006-08-03 07:59:54 · answer #7 · answered by Mariana A 1 · 0 0

Bom...o dente do siso serve para: encomodar
doer
latejar
infeccionar
criar carie
E depois de tudo isso.... ele finalmente nasce!!!!!!
ai vc vai no dentista e arranca eleee...fica mais uma semana com a boca dolorida e anestesiada....

moral da história: o dente do siso serve para te deixar mais resistente contra a dor de dente...

2006-08-03 07:03:05 · answer #8 · answered by Deise 1 · 0 0

Não; nos mamíferos sem excessão, a formação de dentições (dentes de leite, "permanentes" e tardios (ciso)) é ocorrencia de regra; e até identificação de fósseis, o motivo se dá pelo número fixo de dentes por espécie conforme a idade; o tamanho dos maxilares é fator que determina o tipo de dente e seus tamanhos, tendo problemas de má formação quando os maxilares não acompanham o crescimento nas dimensões da dentição a ser formada ou já formada;
Os dentes de leite tem substituição imediata no início da vida, é ocorrencia normal a todos, a novidade e surpresa (quando ocorre, pois células macrófagas, que consomem as raízes dos dentes de leite também são capazes de consumir dentes do ciso quando não desenvolvidos corretamente)é que a dentição tardia, é para a substituição dos molares finais gastos, os quais por se posicionarem mais próximos do encontro das mandíbulas, são os que mais sofrem em desgaste e os que mais se derioram por ataques de microorganismos, com a evolução da medicina dentária, estes problemas estão resolvidos a décadas, em alguns casos passam de séculos como na China, onde o hábito de escovar os dentes tem milênios.
Eu pessoalmente, tenho os quatro de forma funcional a mais de vinte e cinco anos devido a grande formação dos meus maxilares.
Logo, tem finalidade, a natureza é espetacular e não erra assim de graça, havia tempo que se afirmavam as mesmas coisas sobre o apêndice e as amigdalas; caso seus dentes do ciso realmente incomodarem, como em qualquer outro problema, não exite em pocurar auxílio médico.
( PS Não sou dentista ou coisa assim)

2006-08-03 06:51:51 · answer #9 · answered by Franz 2 · 0 0

só pra serem arrancados mesmo...

2006-08-03 04:58:42 · answer #10 · answered by pessoa 1 · 0 0

acho que só.Mas dizem que eles são importantes para a postura dos outros.

2006-08-02 12:15:27 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers