English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se alguém tiver alguma dúvida sobre a filosofia espirita, ou se você é um espirita, vamos trocar idéias ?!...
E para aqueles que ainda não conhecem...
Somos espiritas, não bruxos, e nem procuramos fazer o mau...
São várias filosofias espiritas espanhadas pelo mundo, a que eu estudo e pratico é a coodificado por Allan Kardec...

2006-08-02 12:01:18 · 10 respostas · perguntado por Miltinho Dsy 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Suas considerações são razoáveis, mas o grande problema do tema é que ele gira em torno do significado das palavras, que infelizmente tem múltiplos sentidos. Além da passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo com que o hokus_phokus nos brindou, o próprio Kardec preferia não enfatizar a palavra religião, mas não deixou de considerar o Espiritismo como religião no sentido filosófico, Leon Denis também o considerava assim, Emmanuel, André Luiz e diversos outros espíritos seguem a mesma linha de pensamento . Eis porque no grupo preferimos adotar o meio termo, ou seja, o Espiritismo não é uma religião no sentido vulgar da palavra - a que tem cultos, liturgias, paramentos, etc. -, mas é uma religião no sentido mais espiritualizado da palavra, no sentido filosófico de ligação da criatura com Deus. O Espírita não é católico, protestante, budista, etc... mas também não é ateu - Crê em Deus, Crê na imortalidade da alma, tem um modo particular de relacionar-se com o criador e com a criação - e não existe uma palavra no dicionário que qualifique essa situação a não ser a surrada palavra "religião".

Em resumo, a questão é difícil porque envolve questões de foro intimo, envolve o modo como cada um vê as religiões e o conceito que atribuiu a palavra religião. A "carga emocional" dessa palavra é grande, e debatê-la é um trabalho árduo e na nossa opinião infrutífero, pois no fundo todos concordam com que o Espiritismo "é", a disputa fica em como "rotulá-lo".

Um comentário adicional: Na minha opinião não se pode "condenar" a "religião" pelos abusos cometidos em seu nome. Uma idéia não é necessariamente má por ter sido mal empregada, deve-se estudar a idéia, deve-se estudar as religiões e, isto sim, verificar o que são em sua essência e quanto os seus adeptos as praticaram verdadeiramente ou não. Pouquíssimas religiões em seus ensinamentos incitam a violência e com certeza o Cristianismo não é uma delas, se foram mal empregadas foi devido a outras ambições que nada tinham a ver com "religião", ambições que tiveram também efeito sobre outros campos da atividade humana.

Se seguíssemos a ferro e fogo o mesmo "critério" nas demais palavras, não chamaríamos o Espiritismo de ciência. Um dos usos vulgares desta palavra, no sentido de ciência "oficial" (do que é aceito nas academias, das posições estabelecidas, do que fazem os cientistas dos institutos e dos órgãos oficiais) representa algo que derramou neste século muito mais sangue do que todas a guerras religiosas em todos os tempos da humanidade. Se não acredita no que digo lembre-se que o nazismo se utilizava de uma grosseira teoria cientifica (a pureza da raça germânica - se me disser que era uma "falsa" ciência, direi que as cruzadas foram movidas por uma "falsa" religião, usemos o mesmo peso e a mesma medida) para justificar as matanças que cometia, que o Stalinismo se considerava justificado dentro da concepção "cientifica" da historia marxista, que os criadores da bomba atômica não foram fanáticos religiosos mas sim as mais brilhantes mentes cientificas de sua época.

Em resumo, nessa questão nos parece que a melhor posição e a de moderação, outra posição só levaria a divisões completamente inúteis e, ai sim, estaríamos nos comportando como os adeptos das religiões tradicionais - que por questiúnculas se matavam mutuamente, ignorando o maior mandamento que e a essência de qualquer religião: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo".

Ou seja, ser ou não ser o espiritismo uma religião , não é a questão e sim, saber se praticamos o que o espiritismo prega, visando fazer todo o bem possível e a fazer nossa reforma íntima, essa sim deveria ser a questão.

Ah, apenas mais uma coisa: NÃO HÁ VÁRIAS FILOSOFIAS ESPÍRITAS, APENAS UMA - O ESPIRITISMO, CODIFICADO POR ALLAN KARDEC, OK?

Muita Paz,
Jorge Luiz Murta (um espírita)

2006-08-02 14:53:24 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 7 0

Você é praticante do Kardecismo. Doutrina espírita codifcada pelo médium e estudioso francês Alan Kardec.
Não se importe com os adjetivos que nos empregam, como bruxos, macumbeiros, pais de encosto, etc...
Fui kardecista por dois anos, e fazem treze anos que optei pela Umbanda, doutrina também baseada no espiritismo, só que com uma ressalva. Única Religião genuinamente brasileira. Codificada por um médium do Rio de Janeiro, em meados de 1920, que também era um médium kardecista, só que como eu e milhares de médiuns kardecistas, trazia com ele mentores (nós na umbanda, chamamos de entidades, de espíritos de indígenas, escravos, etc. ). O importante é que conservemos em nossos corações o fundamento principal de qualquer praticante de qualquer religião. FORA DA CARIDADE, NÃO HÁ SALVAÇÃO.
abraço fraterno!!!

2006-08-02 23:43:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Sabemos que os espíritas não procuram fazer o mal... pelo menos nem todos...

Mas sabemos que muitas coisas que o espiritismo prega contradiz a Palavra de Deus.

Meu desejo é que os espíritas conheçam a Verdade, que é Cristo, e que a Verdade os liberte do engano.

2006-08-03 01:37:44 · answer #3 · answered by Du 3 · 0 0

Como poderiam as gentes iletradas ou de poucas letras identificar "a tal", se constantemente estão surgindo novas seitas, pretendendo cada uma possuir essa característica? Como, se os graus de entendimento são infinitos, e aquilo que satisfaz a uns não apraz a outros? Pois se nem mesmo os sábios, até hoje, conseguiram pôr-se de acordo a esse respeito?!Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual do vocábulo, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral."
Acreditamos que podemos amar profundamente o próximo e pôr em prática essa notável nobreza, aproximando-nos de Deus, através do crescimento interior de cada um, sem haver necessidade de se reduzir o Espiritismo a uma religião, contrariamente ao pensamento de Kardec. Não devemos confundir moral com religião. A moral tem um sentido mais abrangente, mais Universalista, englobando todas as sensibilidades religiosas, sendo ela própria, uma disciplina da Filosofia. O conceito de religião é redutor limitando-se apenas a uma religião, é limitativa, absolutista, estática, e sendo a mais pura antítese, da lógica e do raciocínio.
Disse Allan Kardec - O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência, e não se ocupa com questões dogmáticas. Como ciência, e como todas as filosofias, tem consequências morais. Estas são boas ou más? Pode-se julgá-lo pelos princípios gerais que acabo de recordar. Algumas pessoas se equivocaram quanto ao verdadeiro carácter do Espiritismo. A questão é suficientemente séria e de molde a merecer uma explicação de nossa parte."
QUEM DESEJA QUE O ESPIRITISMO SEJA MAIS UMA RELIGIÃO?
Eis uma observação de Kardec, muito a propósito, na Revue Spirite de 1864, p. 199, com respeito à divulgação do Espiritismo como uma religião pelos doutores da Lei da era moderna:
"Quem primeiro proclamou que o Espiritismo era uma religião nova, com seu culto e seus sacerdotes, senão o clero? Onde se viu, até o presente, o culto e os sacerdotes do Espiritismo?
Se algum dia ele (Espiritismo*) se tornar uma religião, o clero é quem o terá provocado".
Bem e finalizamos... o Espiritismo é a doutrina mais bela que pessoalmente temos conhecimento.

2006-08-02 14:32:27 · answer #4 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Oi Miltinho também sou espirita aqui em Salvador tudo bem?? adoro conhecer pessoas, principalmente com visão macro, gostaria sim de me comunicar com você só não sei como? No mais não se esquente com a opinião dos outros a respeito de nossa religião pois comigo tive o desprazer de houvir de membros da minha própria família que "...eu estava trazendo coisa ruim para dentro de casa..." orei, chorei muito e pedi um conselho a Deus, acredite ele me falou e até hoje sou espirita isso aconteceu a quase 8 anos atrás e hoje sou a única na minha familia que ainda respeita a familia como a célula mãe da sociedade. No mais as pessoas tem o mal habito de querer que você pense igual aos outros quando na verdade somos seres unicos, beijos e muita luz para você. Ah!!! eu frequento as palestras de Divaldo Franco conhece????

2006-08-02 13:28:06 · answer #5 · answered by nadia m 2 · 0 0

Tenho uma.
Sou Espírita e sempre digo que o espiritismo é ciência, filosofia e "TAMBÉM" uma religião, pois no livro "O Evangélho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec, página 415 ( não sei se varia de acordo com a editora ), encontrei esse pequeno trecho:

"O Espiritismo é uma opinião, uma crença; fosse (1) até uma religião, por que se não
teria a liberdade de se dizer espírita, como se tem a de se dizer católico, protestante, ou judeu,
adepto de tal ou qual doutrina filosófica, de tal ou qual sistema econômico? Essa crença é
falsa, ou é verdadeira, se é falsa, cairá por si mesma, visto que o erro não pode prevalecer
contra a verdade, quando se faz luz nas inteligências. Se é verdadeira, não haverá perseguição
que a torne falsa."
(1) Ver "Reformador" de 1946, pág. 253; "Revue Spirite", de dezembro de 1868; "Allan
Kardec", de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, vol. III, pág. 100. Nota da Editora da FEB.

Assim, também não vejo mal algum em dizer que é uma religião.
Estou errado?
Por quê?

Ps:
Amigo Alfredo, no mesmo portal que citou:
http://www.espirito.org.br/index.asp

Espiritismo é A RELIGIÃO, por Múcio Melo Alvares
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/espiritismo-eh-a-religiao.html

Espiritismo é religião? -Grupo de fraternidade Espírita "Irmã Clotides"
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/espiritismo-eh-religiao.html

O sentido da religião espírita - Centro Espírita Porto da Paz
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/o-sentido.html

O espiritismo é Religião? -Márcio Sales Saraiva
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/o-espiritismo-eh.html
Nesse último ele conclui:
5- conclusão:

Por fim, não quero com isso desmerecer o debate doutrinário no Kardecismo. Acho-o enriquecedor e importante para o progresso do Espiritismo, que é doutrina progressista. Desejo apenas colocar, do ponto de vista da evolução cósmica, a centralidade e universalidade do amor-caridade, no seu aspecto amplo, político, social, econômico, moral etc., sobre toda e qualquer doutrina ou convicção particular (como disse o antigo sábio, "discordo do que pensas, mas defendo o direito de o dizeres"). Será que consegui?

Apenas defendo meu ponto de vista, da mesma maneira que citado nesse último texto ( link ). Mas não me digo dono da verdade, e por favor não entendam de outra maneira.

Amigo Jorge, acho que compreendeu minha intenção, que não é criár polemica quanto a isso.
E a pergunta continua:
Não pode ser TAMBÉM uma RELIGIÃO?
Filosófica e não dogmática.

2006-08-02 12:39:31 · answer #6 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

O espiritismo é filosofia porque ensina principalmente a questionar, procurar respostas, a crescer.

Não existe a fé simples no espiritismo.
Nós os Kardecistas acreditamos na razão para fazer crescer o coração.
Não procuramos a perfeição nós procuramos o desenvolvimento.
Entendemos o livre arbítrio não como uma escolha entre o bem e o mau. Entendemos como um aprendizado entre opções erradas ou certas.
A Doutrina Espírita está em constante evolução.
A religião é um assunto ainda muito delicado por que nós os seres humanos que ainda não aprendemos a melhor palavra do vocabulário humano.

Pensou no amor? Não é o R E S P E I T O. Nós os espíritas insistimos nisto. Respeitar escolhas.

2006-08-02 12:31:26 · answer #7 · answered by rita C 2 · 0 0

O Espiritismo, seja da linha kardecista ou de quaquer outra, é uma religião, porque se baseia na fé.

Filosofia se baseia na razão. Na razão não cabe nada que seja sobrenatural, como a sobrevivência do espírito após a morte ou a comunicação mediúnica entre vivos e mortos.

Para a razão morreu, acabou.
Para o espiritismo morreu, desencarnou.

Não conheço ninguém que ache que os espíritas sejam bruxos ou procurem fazer o mal.

2006-08-02 12:28:11 · answer #8 · answered by Rastejador 7 · 0 0

Depende do ponto de vista de quem a classifica,não faz diferença religião ou filosofia todas tem como objetivo aprender a conviver em sociedade e buscar uma pseudo salvação da alma pra quem acredita

2006-08-02 12:20:05 · answer #9 · answered by Laudelino R 2 · 0 0

Não vejo mal algum nos espíritas afirmarem que o espiritismo é uma religião. Qual é o mal que há em afirmar que é uma religião? Vai ser mal vista? vai ser menos visitada?
Na minha opinião é uma religião pois tem tudo que as religiões tem: livro, doutrina, preceitos, orações, líderes, seguidores, locais de reunião, etc.
Se não é religião, então não existe religião, tudo é filosofia.... mas isto é minha opinião.

2006-08-02 12:09:31 · answer #10 · answered by DeBarros 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers