English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Já li muito sobre Espiritismo, mas esse e um ponto que me parece duvidoso. Para progrdeirmos, precisamos aprender com os erros. Edson fez mais de 70 experiências antes de conseguir acender a primeira lâmpada elétrica. Se ele tivessa esquecido as experiências passadas, jamais teria tido sucesso. E assim é a vida, em todos os setores, inclusive os morais. Crescemo com as experiências porque nos lembramos de seus resultados.

Mas, se nada lembramos de vidas pasadas, como tirar partido daquelas experiências? Não faz sentido o que estou dizendo?

2006-08-02 06:18:07 · 10 respostas · perguntado por Steiner 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Façamos a seguinte analogia: você lembra das pessoas que você conheceu no primário? De cada uma com quem brigou na escola e do motivo por que brigaram? Lembra até mesmo da maneira como cada aula foi dada? Certamente que não, mas também certamente que você, embora não tenha registrado a maneira como cada aula foi dada, apreendeu alguma coisa da matéria e a trouxe para sua experiência de adulto.

Claro que essa é apenas uma analogia, mas serve para exemplificar o esquecimento do passado dos espíritos. Pare e pense: como você se sentiria se lembrasse que na encarnação passada foi marido do espírito que hoje é sua mãe? Como você sentiria se lembrasse que seu pai foi morto por você na encarnação passada, quando ele seria seu rival pelo amor do espírito que hoje é sua mãe ou se lembrasse que foi seu pai atual que matou você na vida passada? Certamente ficaria abalado e até perturbado por estas lembranças e perderia uma chance de, na encarnação atual, poder construir novos laços espirituais, ao invés de algemas espirituais. Mas, para progredirmos, as aquisições de encarnações passadas, nos vem sob a forma de intuições, que nos orientam na hora de tomarmos decisões. Resumindo: as experiências passadas não são lembradas, mas permanecem em nós, sob a forma de progressos moral e intelectual (os quais nunca perderemos) ou sob a forma de culpas ou doenças físicas ou mentais (os quais servem de resgate de erros passados e se bem suportadas, de construção para um futuro espiritual um pouco melhor). Portanto, não se preocupe com o fato de não lembrar o passado (são poucos os que lembram de algo), se quer saber como foi ou o que fez em vidas passadas, é só olhar para o que faz hoje ou como você é na presente vida.

Muita Paz

2006-08-02 09:19:41 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 8 0

Deus, em sua imensa sabedoria, sabe muito bem o que é melhor para nós, como crianças espirituais que somos. Temos necessidades específicas, muitas delas nem sequer conhecemos ou gostamos. Todo pai sabe muito bem que tem que impor, certas vezes, coisas às crianças. Ninguém gosta de ver uma criança chorando, mas sabe que isso não é importante se o choro vem do fato dela ter tomado uma vacina. O pequeno mal causado a ela é, em muito, compensado pelos benefícios da imunização às doenças. Assim também age Deus conosco. Sabe que muitas coisas nos são necessárias, por isso no-las impõe.

O conhecimento excessivo pode ofuscar as pessoas. Tal como a uma criança, não se fala de morte, doença e etc. sem o devido cuidado e na correta medida, saber coisas do nosso passado pode ser muito doloroso, de nenhum proveito à nossa evolução.

Oportunidade de Remissão: Cada vida que passamos encarnados é uma oportunidade de redimir as faltas que cometemos. Somos colocados nas mesmas situações, frente a frente com as mesmas pessoas e locais, para podermos corrigir os erros e aprender a não comete-los mais. Se nos lembrássemos de todas as existências anteriores, teríamos uma vantagem injusta. Faríamos as coisas não porque aprendemos, mas apenas porque lembramos do erro. Não teríamos o mérito da atitude que tomamos, sem o qual não evoluímos efetivamente. Assim, Deus nos dá a chance de tentarmos de novo, mas não nos tira o mérito da boa ação.

Está tudo perdido ?: Também surge a questão: Não nos lembraremos mais do nosso passado ?

Devemos nos lembrar que a vida principal é a do espírito, que cada encarnação é apenas um processo de aprendizado, mas que sempre voltamos ao plano maior. É assim que, após cada encarnação, quando do outro lado da vida, lembramo-nos das existências anteriores, como quem lembra cada ano passado na escola. Claro que a lembrança completa de todas as existências só ocorrerá quando estivermos bastante evoluídos, pois a pessoa não deixa de ser em nada o que ela é apenas por ter alterado seu estado, de modo que nem todos estão prontos para suportar, mesmo que desencarnados, as revelações do passado.

Assim, o espírito só tem lembrança de alguns fatos mais relevantes de suas existências, fatos estes que ele usa para definir como será sua próxima existência, escolhendo os problemas, situações, pessoas que conhecerá e demais dados, visando sempre seu aprendizado e aprimoramento. Não se importa com as dificuldades, prefere-as mesmo, pois sabe que elas o levarão adiante.

E Nesta Existência: Nova pergunta nos aparece, então: Toda a nossa experiência, tudo o que passamos, é perdido a cada nova encarnação ?

Se olharmos o esquecimento do passado sem o devido cuidado, podemos pensar que sim. Já que ele diz que esquecemos de tudo, então tudo o que aprendemos foi perdido, temos que aprender tudo de novo.

A experiência de vida nos prova o contrário. Quem nunca ouviu falar daquelas crianças que são pequenos gênios, que sem que ninguém ensinasse nada, ou com um pequeno aprendizado, são capazes de fazer coisas como se fossem adultos ?

De onde viria esta experiência, senão de vidas passadas.

Porque dois irmãos, criados na mesma casa, expostos aos mesmos estímulos, educados da mesma forma, podem ser tão diferentes entre si ?

Acontece que o passado está esquecido, sim, mas não perdido. Está gravado em nossa mente num local que não nos permite ir lá e lembrar o que houve, mas permite usar aquilo para o nosso bem. É o nosso subconsciente. Assim, a voz intuitiva de nossa consciência, é muitas vezes a lembrança adormecida e escondida do nosso passado que vem à tona para refrear nossos erros do presente.

Assim também ocorre com as pessoas que convivemos. Todos nós não temos aqueles com quem nós afinamos imediatamente ? Não temos aquela pessoa que conhecemos no trabalho, vizinha da nova casa ou até mesmo no ônibus, e imediatamente gostamos ? Não temos aqueles que queremos estar sempre juntos deles, mesmo que sem saber o porque ? E não há o inverso ? Aqueles que imediatamente não gostamos ? Que tudo o que fazem parece errado ? Pois bem estes são os amigos e inimigos do passado que reencontramos. Não nos lembramos deles, até porque podem estar bem diferentes do que eram. Mas guardamos lá dentro de nós o secreto conhecimento de sua existência, e dos motivos que temos para estarmos juntos de novo.

Lembrar do Passado Ajuda ?: Outro aspecto interessante ocorre quando pensamos o que faríamos com o conhecimento do passado, se lembrássemos de tudo ? Todos devem conhecer todos os aspectos da vida. Assim, todos passam por etapas como ricos, pobres, saudáveis, doentes e etc. Não importa como vivemos, e sim o que fazemos de nossas vidas. Mas cá entre nós, quem não gostaria de saber que já foi rei ?

Não seria bom, quando conversasse com outra pessoa, mencionar, assim por cima, que já governamos todo um reino. Que tínhamos mil serviçais ao nosso dispor, para atender todos os nossos desejos. Não seria bom ?

Claro que seria, mas isso seria útil ? Aí está a grande questão. Deus respeita nossa vontade, através do livre arbítrio, mas quer o melhor para nós, impõe-nos limites para evitar que nosso orgulho e vaidade nos atrapalhe. Responda-me você, como se sentiria, sabendo que já foi rainha um dia, na hora de lavar roupa ? Lembrando, enquanto toma o ônibus lotado, que houve época em que homens fortes lhe carregavam para todo lado onde fosse ? Será que ajuda ? Ou atrapalha ?

E não são só as coisas boas não. Imagine então como se sentiria ao falar com alguém que você soubesse que matou em outra vida ? Não se sentiria humilhado ? Não ficaria imaginando se ele não quereria vingança ? Não teria sua consciência lhe cobrando o tempo todo ?

Orgulho e humilhação. Estes seriam os resultados destas lembranças. Em nada ajudariam para nossa evolução. Só atrapalhariam. Deus sabe o que faz.

Estamos Sempre Juntos: Se encarnamos, como já dissemos, é para aprender coisas novas e corrigir os erros do passado. Por isso estamos sempre cercados daqueles com quem convivemos em outras vidas. Mas seria fácil perdoar uma pessoa que nos fez um grande mal no passado, mesmo que hoje fosse alguém próximo, como um pai, um irmão ou mesmo um filho ?

Voz da Consciência: Deus nos deu o que realmente necessitamos. É a capacidade de saber o que é certo e errado. Tira-nos a lembrança do passado, que em nada nos auxilia. É aquilo que chamamos de consciência, é a lembrança interior do que fizemos, é dela que precisamos. Assim, não importa saber quem fomos ou o que fizemos em outras vidas. O que importa é aproveitar o tempo de encarnado, que é curto e raro, para corrigir nossas más tendências, nossos defeitos. Sim porque mudar maus hábitos é coisa difícil e complicada. Não é de um dia para outro que paramos de fumar, de comer demais, de falar mal do próximo, de ser preguiçosos. Ninguém se torna santo de um dia para o outro. É um trabalho árduo, difícil, lento, que começa com a atitude, e que com a repetição dessa atitude torna-se um hábito, e que com mais repetição torna-se sentimento, para aí sim incorporar-se de modo definitivo.

espero que tenha ajudado!

2006-08-03 07:00:33 · answer #2 · answered by Jaqueline K 3 · 1 0

Olá! Ñ seria nada legal se lembrássemos, imagine vc vivendo ao lado de 1 pessoa q te fez muito mal em outra encarnação? Pois somos nós, geralmente q pedimos p/ viver novamente c/ essas pessoas p/ podermos progredir e dar 1 oportunidade p/ esse q nos fez mal se elevar também.
Será q te ajudei tomara q sim!!!
Abraços Vanessa

2006-08-02 13:37:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O adiantamento moral de uma pessoa não se encaixa no mesmo rol de necessidades que uma experiência científica tem.

Uma experiência científica necessita de registros exatos sobre o universo em que se aplica. Thomas Edson precisou ter registros precisos de todos os seus ensaios para chegar a uma conclusão.

Já com o adiantamento moral não... quando você comente uma falta com alguém, não precisa lembrar o nome da pessoa, lugar, data, hora, circunstância, etc, para que conserve a lição do remorso no seu íntimo.

Uma vez que você perceba que errou e se arrependa, cria dentro de você um sentimento abstrato de que não voltará mais a cometer uma falta daquela natureza, mesmo sem se lembrar. E esse sentimento você leva para outras vidas.

Ou seja, os pormenores das lembranças de vidas passadas se vão, porém através das experiências você depura seus sentimentos. Isso é elevação moral.

2006-08-02 13:34:32 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Esta é uma pergunta muito complexa e teria uma resposta muito extensa. Mas imagine que em sua vida passada você cometeu muitas barbaridades. A idéia da próxima encarnação é a tentativa de purificar o espírito, mas diga como você conseguiria continuar vivendo sabendo que cometeu tais atos, isto poderia te levar até a loucura ou ao suicidio.

2006-08-02 13:32:22 · answer #5 · answered by Nada 2 · 0 0

SE LEMBRARMOS NÃO CONSEGUIRIAMOS POR MERITO A EVOLUÇÃO QUE PRECISAMOS,A CARIDADE E O PRIMEIRO PASSO PARA TUDO

2006-08-02 13:25:11 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

olá!!! nos passamos por uma lavagem cerebral p/ esquecemos das outras vidas.....Mesmo pq não teria outras vidas se isso não acontecer,pois estamos em faze de ´aprendizado,,imagina se lembrássemos de outras vidas ia ser a pior coisa do mundo ficar preso com oq aconteceu no passado imagine...me desculpe este espaço é curto p/ eu te responder esta pergunta..abraços

2006-08-02 13:24:32 · answer #7 · answered by Vanderlei 3 · 0 0

O esquecimento não é total. Permanece a intuição a respeito do melhor caminho a seguir ou uma rapidez maior em assimilar assuntos que foram aprendidos em existências anteriores.

2006-08-02 13:24:09 · answer #8 · answered by ? 7 · 0 0

Eu não lembro nem o que eu comi no almoço de quarta-feira passada... Quanto menos coisas da última vida.... O esquema é que tipo, formata o HD....

2006-08-02 13:22:49 · answer #9 · answered by Pedro P. Madeira 4 · 0 0

sai dessa cara!

2006-08-02 14:00:15 · answer #10 · answered by richard 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers