English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo a Bíblia, Jó era um exemplar servo de Deus. Justo, honesto, fiel e digno. Como era possuídor de muitas riquezas materiais, saúde e uma família que o amava, Deus decidiu fazer um teste entregando aos poucos tudo que Jó tinha nas mãos de satanás, simplesmente para mostrar a satanás, que mesmo perdendo tudo Jó continuaria fiel.

Em primeiro lugar:
Porque Deus teria que provar algo a Satanás?
Quando em outra passagem Bíblica, Jesus foi tentado a pular de um penhasco, ele se negou.

Segundo:
Sendo Deus oniciente, ele já sabia que Jó não pecaria. Poderia ter poupado a vida dos 10 filhos de Jó.

Quem ler esses questionamentos pode até imaginar que sou descrente ou ateu. Mas não é verdade.
Acredito em Deus. E se Deus nos deu um cérebro é para nós usarmos. Pra mim fica evidente que trechos como esse da Bíblia, tem a intenção de implatar o conformismo no subconsciente coletivo do povo, para que ele se torne mais facilmente manipulado.

2006-08-02 03:01:43 · 9 respostas · perguntado por MarcioDias 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

O que mais me impressiona, é que muitas pessoas ao responder esse pergunta usam o seguinte argumento:

"No final Jó recebeu tudo em dobro"

Como se dois filhos pudessem substituir um filho que se perdeu. Além disso, o fato de receber em dobro é mais uma evidência do carater tendencioso dessa passagem. Deus não dá valor aos bens materiais e Jó, sendo fiel a Deus e justo, com certeza não deve ter visto vantagem nenhuma em trocar 10 filhos pelo dobra da riqueza material que tinha.

2006-08-02 03:28:01 · update #1

9 respostas

Bom, em primeiro lugar a bíblia não é um livro com história e sim com estórias, a diferença está na veracidade dos fatos. Então teremos dois problemas propostos por você:
Por que Deus tem que provar algo a Satanás?
Deus não prova nada a Satanás, quem prova é o homem, neste caso Jó.
Na bíblia existem exageros por que muitos textos foram contados como cantigas e "causos" como os de Minas Gerais, ou seja, história de pescador que explica o sumiço de gente no rio. Então as provações de Jó, se é que ele tenha existido foram aumentando com o passar do tempo e se tornaram um absurdo.
Deus é oniciente sim, mas não deixar o homem ser tentado, no caso desta história seria retirar de Jó a liberdade de se manifestar e de deixar de acreditar em Deus.
Quem retirou a vida dos filhos de Jó?
Acredito que não foi Deus!
Por fim, como sempre falo, não tente transformar a Metafísica da Bíblia em realidade histórica, é o mesmo que procurar o coelho da pascoa ou esperar Papai Noel, infantil demais! Concordo plenamente no fato de que a leitura promove uma esperança fora deste mundo, sem que tetemos mudá-lo e transformá-lo, observando Deus por esta leitura, ele se torna objeto de quem domina a população, já que é promeça de um lugar melhor que esse e a recompensa sempre vem no final.
Sinceramente, seu questionamento sobre Deus não o torna ateu, mas sim promove uma racionalização da Divindade.

2006-08-02 03:21:41 · answer #1 · answered by Anonymous · 6 1

Conformismo??
Pra mim essa história passa, primeiro:


Jó disse que "aquilo que eu mais temia me sobreveio" (Jó 3:25)
Ora, não é verdade que sem fé é impossível agradar a Deus? E a dúvida e o temor não são contrários à Fé?
Lembre-se de Pedro: enquanto ele não temia, andava sobre as águas! Até o momento em que começou a reparar na força dos ventos e.... afundou! (Mateus 14:28-30)

A segunda lição que eu tiro é:

FIDELIDADE:
Mesmo acontecendo tudo o que aconteceu com Jó, ele permaneceu ao lado de Deus! No fim, recebeu ainda tudo em dobro. Claro que não devemos ficar ao lado de Deus apenas para receber coisas! NÃO! Mas por que, como disse Pedro, "para onde iríamos Senhor? Só Tu tens as palavras de vida eterna!"

2006-08-02 03:19:39 · answer #2 · answered by Miller 4 · 3 0

vc esta certo Deus não precisa provar nada para ninguem.
mas nós temos de provar que amamos a Deus, apesa de tudo o que nos acontece, vou te explicar o por que.
nós ao lermos a biblia, temos de analizar toda ela.
lembra do primeiro casal humano? quando eles foram enganados por satanas, desobedesceram a Deus, mas não é um caso tão simples assim.
satanas havia colocado uma duvida na cabeça do homem.
quis satanas dizer em sua pergunta que Deus era mentiroso, que era um governante egoista que pensava só em seu beneficio e que o homem seria mais feliz se governasse a si mesmo.
Deus poderia muito bem ter destruido os tres e começado do zero, mas Deus é um Deus de justiça, então ele providenciou uma forma de voltarmos a ter o que adão perdeu, e permitiu que o homem governasse a si mesmo, para responder as questões lançadas por satanas.
quando satanas desafiou a Jeova no caso de jó, ele queria provar a Deus que o homem só serve a Deus com as bençãos dele, e que se perdessemos tais, deixariamos de aceitar que as leis de Deus guie nossa vida, ou de aceitar o governo de Deus.
novamente como Deus de justiça, ele deixou que essa questão fosse respondida, e no caso Jó mostrou que amava a Jeová e que faria a sua vontade, aceitando desde ja que Deus governe sua vida.
por que temos de fazer o mesmo?
para provar que satanas é um mentiroso, que os desafios lançados contra Deus são falsos e quenós queremos viver sob o reino de Deus por permitir que ele governe nossa vida desde ja
espero ter explicado de maneira clara, mas qualquer duvida me contate no msn
luiz_ziuliagib@hotmail.com

2006-08-02 03:17:17 · answer #3 · answered by Eu 3 · 3 0

Seus questionamentos são logicos, mas uma analise sincera verá que a questão é outra. E na verdade o que acontece sempre é que pessoas sinceras como vc acaba perdendo a fé na Bíblia como a palavra de Deus não por que ela tem algum problema, mas devido a religião em geral ter ensinado mentiras ou fatos distorcidos a repeito de Deus. Como por exemplo vc fala da oniciencia de Deus, as religiões tem dito que Deus sabe tudo de antemão. Bom é verdade que Deus tem o poder sim de saber o amanha, mas se você tivesse uma linda voz seria obrigado a cantar dia e noite? logico que não, então o fato de Deus ter o poder não quer dizer que ele o usa arbtrariamente.Por que não usa sempre? bem aonde ficaria o livre arbtrio? Seriamos realmentes livres? Dificilmente. Antes seria um Deus cruel e injusto indigno de ser adorado. Com isso em mente voltemos a Jó, Deus sabia sim que ele era justo assim como era evidente a qualquer um, mas ele não sabia que Jó seria fiel ou nãosobre provação. Por que? porque Satanas esperto como sempre usou bem as suas palavras em Jó cap 1:7-11 ele questionou a integridade de Jó e depois da inteira raça humana em Jó 2:4 bem tendo sua integridade questionada cabe a quem provar o contrário? Deus teria assim de dar oportunidade tanto a Jó como a nós por extenção de provar a nossa integridade perante ele, pois a alegação de Satanás é que o ser humano é egoista na sua adoração e que serve a Deus apenas por interesses. Sendo assim Deus não queria provar nada a Satanás, mas depositou plena confiança no seu servo, assim como se da hoje o relato mostra que nós embora imperfeitos e diante de um sofrimento extremo podemos manter sim nossa integridade, enfim imperfeição não é desculpas ou muletas pelas nossas falhas ou deixar de servi ao Criador. Diante desse fatos o que devemos fazer é manter a nossa integridade e provar que Satanas é um mentiroso ou tomar o seu lado?

2006-08-02 03:30:26 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Bom dia,

As vezes me questiono sobre muitas coisas tbm, e isso é bom pois quetionamentos nos trazem esclarecimentos,

Esse livro é entendido d uma forma errada por muitas pessoas, muitos acham q o sofrimento d jó durou a vida toda, o livro d Jó abrange + ou - 6 meses da vida dele, a lição q eu tiro dele é q qualquer um pode enfrentar um momente muito dificil, mas Deus sempre age em favor daqueles q creêm, no final do livro Jó teve td em dobro.

Grande abraço, fica na paz!

2006-08-02 03:16:55 · answer #5 · answered by willydosprazeres20 2 · 2 0

A história de Jó tem a inteligência de nos alertar , para que não caiamos no mesmo sentimento que Jó teve, e que o levou a passar por momentos horríveis. Jó , no intimo do seu coração, temia, tinha medo. Em JÓ 3:25 -
Porque o que eu temia me veio; e o que eu receava me aconteceu. Então, está bem claro que o próprio Jó provocou a sua queda. Em 1 TIMÓTEO 1:7 - está escrito:
PORQUE DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE TEMOR[medo], MAS DE FORTALEZA, E DE AMOR, E DE MODERAÇÃO. Com certeza , quando algo não vai bem, só existe um culpado; a própria pessoa, porque DEUS é totalmente bom e misericordioso.

2006-08-02 03:38:04 · answer #6 · answered by vera L?d 3 · 1 0

Também não tenho religião, mais estudei muito a Bíblia, e para mim, foi exatamente para tirar Jó da comodidade em que vivia, veja bem, ele tinha tudo o que queria e não lutava por mais, e uma das características de um ser humano é lutar por mais, ou você acha que se Jó fosse mais rico ainda não daria emprego a mais pessoas ainda e não ajudaria. Geralmente temos grandes sonhos quando somos crianças, adolescentes, jovens e quando começamos nossa fase adulta e num determinado momento paramos de aumentar nossas metas (boas), tanto é que o final do livro Deus fala a Jó que ele foi criado junto com o Bemonte e com o Leviatã (criatura para viver sem temor), um homem acomodado não ajuda a si, nem sua família, nem a comunidade onde vive. Faltava a Jó esse homem de fé, porém já acomodado lutar mais e o querer continuar crescer. Digo isso porque estou passando por momento igual, onde tinha tudo o que possuia uma família feliz, um escritório de digitação, carro, não me faltava nada, porém estava acomodado - veio a depressão que me botou lá embaixo, o movimento do escritório caiu, minha mulher pediu o divórcio, estou morando na casa de meus pais, longe de minha filha - perdi tudo o que eu mais amava, porém tenho a possibilidade de recomeçar sabendo onde estava errando ou onde estava acomodado.

2006-08-02 03:21:55 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 1

Puxa, eu nunca tinha pensado nisso, mas vc tem razão.
Eu lembro de ter ouvido isso de forma diferente, o capeta questionando Deus se mesmo um homem que perdesse tudo continuaria fiel, tipo como uma aposta, o que pra mim já era incocebível.
Esse trecho tem mesmo a intenção de induzir ao conformismo, àquele pensamento de "dê graças pelo que tem, tem gente em pior situação que vc". Eu dou graças sim pelo que eu tenho, pela saúde, pela inteligência, pela vontade de progredir. Mas todos somos criados iguais, não? Então da mesma maneira que há pessoas em situação pior que a minha, há pessoas em sitauçaõ melhor. Não é inveja da minha parte, apenas constatação de que posso melhorar.
Parabéns pela pergunta, foi a melhor que eu vi até agora.

2006-08-02 03:20:47 · answer #8 · answered by halberych 3 · 1 0

Marcio..

em minha opinião a Biblia é uma grande farsa.
Foi criada para defender os interesses de quem a criou.

Não tem nada a ver com descrença.
Acredito em Deus, mas a Biblia é uma palhaçada criada para enganar o povo que não questionada nada.

A Igreja Bundiversão vem fazendo a mesa coisa a nos e ninguém faz nada...

2006-08-02 03:08:25 · answer #9 · answered by aganiuipuque 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers