Olá,Adriano!
Sendo o seu grupo sanguíneo O Rh - e o da sua esposa também,não há problema algum!Se o seu fosse O+ e o dela O-,poderia haver problema,pois o fator Rh (leva esta sigla por ter sido descoberto através de experiências feitas com o macaco Rhesus) negativo interpreta a formação do feto como um corpo estranho que invade o organismo e então,começa a formar,aceleradamente,uma substância chamada "aglutinina",que pode afetar o feto.Sendo os dois Rh negativo,não há problemas de rejeição.Se o da mulher for Rh + e o do homem Rh-,também não há problema,pois o Rh + aceita o Rh -.
Esse problema se acentua à medida que a mulher vai gerando mais filhos,pois a taxa de aglutinina formada permanece,em seu organismo,e quanto mais gestações ela tiver,maior será o risco.Na primeira gestação,mesmo o homem sendo Rh+ e a mulher Rh-,dificilmente o feto será afetado,pois a taxa de aglutinina,na maior parte das vezes,é tão baixa que não consegue atravessar a placenta.Mas,isso tudo já foi problema no passado.Antigamente,chegávamos a trocar todo o sangue da criança ainda antes do parto(tranfusão intra-uterina).Em outros casos,assim que a criança nascia,se fosse necessário (comprovados pela taxa de aglutinina,a prova de Coombs)substituiamos o seu sangue,imediatamente e a criança,na maioria dos casos,não ficava com qualquer sequela.Falemos de hoje! Hoje temos uma vacina que deve ser aplicada na mulher portadora do fator Rh -,e tendo o marido Rh+,na hora do parto.É fundamental que a vacina seja aplicada na hora do parto,para prevenir contra malefícios numa futura gestação!
Mas,no seu caso,sendo você e a esposa,ambos fator Rh -,não há nada a temer!Apenas,escrevam em algum documento que portem sempre,que o seu sangue é O- (como fazem os pilotos)
pois em caso de necessitarem uma transfusão de sangue,é importante que o doador seja Rh-,para não induzir ao choque!
Saudações!
2006-08-01 14:57:20
·
answer #1
·
answered by Protesto contra Yahoo! 3
·
2⤊
1⤋
Não tem nenhum problema. Se ambos tem fator RH negativo, está ótimo.
2006-08-01 21:56:08
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
1⤊
0⤋
Só se vocês tiverem algum grau de parentesco... Sou enfermeiro e ja vi cada coisa relacionada a isso que nem te conto...
2006-08-02 00:12:40
·
answer #3
·
answered by Marcio Maia 1
·
0⤊
0⤋
Nao, o fator rh so eh prejudicial em caso de gravidez quando a mae possui rh - e o filho possui rh+ ,dai ocorre a chamada eristoblastose fetal, uma gravidez assim deve ser acompanhada de perto por um medico.
O sangue com fator rh- dispoe anticorpos contra o + na presenca deste.
2006-08-01 23:37:41
·
answer #4
·
answered by The Wolff 2
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta. Fiquei impressionado com o número de pessoas que não sabem nada sobre isto. Só para vc entender melhor, imagine que o + quer dizer que o sangue tem um bichinho chamado RH (RHESUS). Ele não faz mal nenhum. Só que se ele (através do filho que ela vai estar gerando) entrar numa moça que tem um sangue sem ele, o sangue da mãe não o reconhece e o ataca. Aí vai haver um choque, que poderá ter resultados muito ruins para a futura mãe e futuro filho. Então, se o sangue do pai for - (negativo) tudo bem. A mãe pode ter sangue com RH + ou - que não tem problema. Se o pai for + a mãe deverá ser positiva também, para não ter que fazer tratamento. E no caso da mãe, se ela é positiva, sempre estará tudo bem. E é por isto que o seu sangue é doador universal, ou seja, você pode, por ser O doar para qualquer tipo, e por ser negativo, pode doar para + ou - . Se fosse O + só poderia doar para todos os +, sacou?
2006-08-01 23:01:16
·
answer #5
·
answered by Beto 3
·
0⤊
0⤋
Sim, com certeza irão aparecer problemas na segunda gravidez, caso a sua esposa não seguir algumas orientações médicas, após o parto da primeira gestação. Procure orientações com um médico obstetra antes da sua esposa resolver engravidar e felicidades!!!!
2006-08-01 21:46:56
·
answer #6
·
answered by Luly 2
·
0⤊
0⤋
Mulheres cujo sangue possui Rh-, ao ter seu segundo filho de Rh+, caso não tenham tomado o soro preventivo logo após o nascimento de seu primeiro filho, terão um bebê com eritroblastose fetal. Caso seja a primeira gravidez com um bebê de Rh+, a eritroblastose também pode ocorrer, desde que este seja o segundo contato da mãe esse tipo de sangue (ex: a mãe sofreu um transplante sanguíneo anteriormente e recebeu o sangue de Rh+ numa situação de emergência).
No entanto, no seu caso, o filho de vocês só poderá ter sangue Rh-, já que, o tipo O e o Rh- são características recessivas. Claro, isso se for seu filho com ela.
2006-08-01 21:46:09
·
answer #7
·
answered by Miau 2
·
0⤊
0⤋
o único problema seria o nascimento de uma criança com tipo sanguineo diferente!!! dor de cabeça pra vc, eh,eh.
2006-08-01 21:39:02
·
answer #8
·
answered by Zac W 6
·
0⤊
0⤋
Não tenho conhecimento na área de hematologia, mas acredito que não. Pelo menos não tenho ouvido falar nada neste sentido.
2006-08-01 21:37:15
·
answer #9
·
answered by SKY´UP 3
·
0⤊
0⤋
Nenhum problema, poderia ter se vcs tivessem fatores Rh diferentes, um + e outro -! ok! os 2 sendo - ou + não tem prob.! Ok
2006-08-01 21:35:08
·
answer #10
·
answered by Fernando Crespo 2
·
0⤊
0⤋