English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

dispenso resposta de evangélicos querndo defender a biblia.

2006-08-01 10:34:17 · 8 respostas · perguntado por ATECUBANOS 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Ei... que Julgamento injusto e esse?

voces estao Julgando a Biblia e so podem ouvir os acusadores?

defendo a biblia - a Palavra de Deus.

Tambem faco a minha parte:

Trata-se de Dificuldades Reais?

▪ Onde obteve Caim a sua esposa? (Gênesis 4:17)

Talvez se pense que, depois de Abel ter sido assassinado, sobravam na Terra apenas seu irmão culpado, Caim, e os pais, Adão e Eva. No entanto, Adão e Eva tiveram muitos filhos. Segundo Gênesis 5:3, 4, Adão teve um filho chamado Sete. O relato acrescenta: “Os dias de Adão, depois de gerar Sete, vieram a ser oitocentos anos. Entrementes ele se tornou pai de filhos e de filhas.” Portanto, Caim casou-se com uma das suas irmãs ou talvez com uma das suas sobrinhas. Visto que a humanidade estava naquele tempo tão perto da perfeição humana, tal casamento evidentemente não apresentava nenhum dos riscos de saúde que hoje põem em perigo a descendência de uma união desse tipo.

▪ Quem vendeu José ao Egito?

Gênesis 37:27 diz que os irmãos de José decidiram vendê-lo a alguns ismaelitas. Mas o próximo versículo declara: “Passavam então homens, mercadores midianitas. Portanto, [os irmãos de José] puxaram e levantaram José para fora da cisterna, e venderam então José aos ismaelitas por vinte moedas de prata. Estes, por fim, levaram José ao Egito.” Foi José vendido a ismaelitas ou a midianitas? Ora, os midianitas podem também ter sido chamados de ismaelitas, com quem eram aparentados através do seu antepassado Abraão. Ou os mercadores midianitas podem ter viajado numa caravana ismaelita. De qualquer modo, os irmãos de José o venderam, e mais tarde ele podia dizer-lhes: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito.” — Gênesis 45:4.

▪ Quantos israelitas morreram por terem relações imorais com mulheres moabitas e por se envolverem na adoração do Baal de Peor?

Números 25:9 declara: “Os que morreram do flagelo [da parte de Deus, por causa da conduta iníqua deles] somaram vinte e quatro mil.” No entanto, o apóstolo Paulo disse: “Nem pratiquemos a fornicação, assim como alguns deles [dos israelitas no ermo] cometeram fornicação, só para caírem, vinte e três mil deles, num só dia.” (1 Coríntios 10:8) O número dos mortos talvez fosse entre 23.000 e 24.000, de modo que qualquer destas cifras seria satisfatória. No entanto, o livro de Números indica especialmente que “todos os cabeças do povo” envolvidos neste pecado foram mortos por juízes. (Números 25:4, 5) Pode ter havido 1.000 destes “cabeças” culpados, perfazendo o total de 24.000, quando acrescentados aos 23.000 mencionados por Paulo. Ao passo que aparentemente 23.000 foram vítimas diretas do flagelo da parte de Deus, todos os 24.000 sofreram o flagelo de Jeová porque cada um deles morreu sob o Seu decreto de julgamento adverso. — Deuteronômio 4:3.

▪ Visto que Agague era contemporâneo do rei israelita Saul, não constitui uma discrepância a referência muito anterior de Balaão a um governante amalequita do mesmo nome?

Por volta de 1473 AEC, Balaão predisse que um rei de Israel seria “mais elevado do que Agague”. (Números 24:7) Não há nenhuma referência subseqüente a Agague até o reinado do Rei Saul (1117-1078 AEC). (1 Samuel 15:8) No entanto, não se trata duma discrepância, porque “Agague” pode ter sido um título régio, similar ao de Faraó no Egito. É também possível que Agague fosse um nome pessoal usado repetidas vezes por governantes amalequitas.

▪ Quem induziu Davi a fazer uma contagem dos israelitas?

O Segundo de Samuel 24:1 declara: “Novamente veio a acender-se a ira de Jeová contra Israel, quando se instigou Davi [ou: “quando Davi foi instigado”, nota] contra eles, dizendo: ‘Vai, faze a contagem de Israel e de Judá.’” Mas não foi Jeová quem induziu o Rei Davi a pecar, porque 1 Crônicas 21:1 diz: “Satanás [ou: “opositor”, nota] passou a pôr-se de pé contra Israel e a instigar Davi a recensear Israel.” Deus se desagradava dos israelitas e por isso permitiu que Satanás, o Diabo, os induzisse a esse pecado. Por este motivo, 2 Samuel 24:1 reza como se o próprio Deus o tivesse feito. É interessante que a tradução de Joseph B. Rotherham reze: “Acendeu-se a ira de Iahweh contra Israel, de modo que deixou Davi ser induzido contra eles, dizendo: Vai, conta Israel e Judá.”

▪ Como se podem harmonizar os números diferentes dos de Israel e dos de Judá na contagem de Davi?

Em 2 Samuel 24:9, dá-se o número de 800.000 para os de Israel e de 500.000 para os de Judá, ao passo que 1 Crônicas 21:5 dá o número dos combatentes de Israel como 1.100.000 e os de Judá como 470.000. Os efetivos alistados no serviço real eram 288.000 soldados, divididos em 12 turmas de 24.000, cada turma servindo um mês durante o ano. Havia adicionalmente 12.000 a serviço dos 12 príncipes das tribos, perfazendo o total de 300.000. Pelo que parece, os 1.100.000 de 1 Crônicas 21:5 incluem estes 300.000 já alistados, ao passo que 2 Samuel 24:9 não os inclui. (Números 1:16; Deuteronômio 1:15; 1 Crônicas 27:1-22) No que se refere a Judá, 2 Samuel 24:9 parece incluir 30.000 homens dum exército de observação destacado nas fronteiras filistéias, mas não incluídos no número em 1 Crônicas 21:5. (2 Samuel 6:1) Se lembrarmos que 2 Samuel e 1 Crônicas foram escritos por dois homens com pontos de vista e objetivos diferentes, podemos facilmente harmonizar estes números.

▪ Quem foi o pai de Sealtiel?

Certos textos indicam que Jeconias (o Rei Joaquim) foi o pai carnal de Sealtiel. (1 Crônicas 3:16-18; Mateus 1:12) Mas o evangelista Lucas chamou Sealtiel de “filho de Néri”. (Lucas 3:27) Parece que Néri deu sua filha a Sealtiel por esposa. Visto que os hebreus costumavam referir-se ao genro como filho, especialmente nas listas genealógicas, Lucas podia corretamente chamar Sealtiel de filho de Néri. De modo similar, Lucas chamou José de filho de Eli, o qual realmente foi o pai de Maria, esposa de José. — Lucas 3:23.

Harmonização de Textos Que Envolvem Jesus

▪ De quantos homens expulsou Jesus Cristo aqueles demônios que se apossaram duma grande manada de porcos?

O evangelista Mateus menciona dois homens, mas Marcos e Lucas mencionam apenas um. (Mateus 8:28; Marcos 5:2; Lucas 8:27) Evidentemente, Marcos e Lucas trouxeram à atenção apenas um homem endemoninhado, porque Jesus falou com este e o caso dele era mais notável. É possível que este homem fosse o mais violento ou tivesse sofrido por mais tempo sob o controle dos demônios. Depois, talvez só este homem quisesse acompanhar Jesus. (Marcos 5:18-20) Numa situação de certo modo paralela, Mateus falou de dois cegos curados por Jesus, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas um. (Mateus 20:29-34; Marcos 10:46; Lucas 18:35) Isto não é contraditório, porque havia pelo menos um homem assim.

▪ De que cor era a roupa que Jesus usava no dia da sua morte?

Segundo Marcos (15:17) e João (19:2), os soldados cobriram Jesus com uma roupa púrpura. Mas Mateus (27:28) chamou-a de “manto escarlate”, destacando a cor vermelha. Visto que a púrpura é qualquer cor que tenha por componentes tanto o vermelho como o azul, Marcos e João concordam em que o manto tinha coloração vermelha. O reflexo da luz e o fundo podem ter dado diferentes nuanças à roupa, e os escritores dos Evangelhos mencionaram a respectiva cor que se destacava mais para eles, ou para aqueles de quem obtiveram a informação. A pequena variação mostra a individualidade dos escritores e prova que não houve conluio.


▪ Como morreu Judas Iscariotes?

Mateus 27:5 diz que Judas se enforcou, enquanto Atos 1:18 diz que, “jogando-se de cabeça para baixo, rebentou ruidosamente pelo meio e se derramaram todos os seus intestinos”.

Ao passo que Mateus parece tratar do modo da tentativa de suicídio, Atos descreve o resultado. Pelo visto, Judas atou uma corda ao galho duma árvore, pôs o nó corrediço em volta do pescoço e tentou enforcar-se por pular dum penhasco. Parece que a corda ou o galho da árvore se rompeu, de modo que ele despencou e se rebentou nas rochas embaixo. A topografia em volta de Jerusalém torna esta conclusão razoável.

Como Deve Encarar Estes Assuntos?

Quando encontramos aparentes discrepâncias na Bíblia, convém reconhecer que as pessoas muitas vezes dizem coisas que parecem contraditórias, mas que são facilmente explicadas ou entendidas.

Por exemplo, um empresário talvez se corresponda com alguém por ditar uma carta à sua secretária.

Se interrogado, diria que ele enviou a carta. Mas, visto que foi a secretária que datilografou e enviou a carta, essa poderia dizer que foi ela quem a enviou.

De modo similar, não era contraditório Mateus (8:5) dizer que um oficial do exército veio pedir um favor a Jesus, ao passo que Lucas (7:2, 3) disse que o homem enviou representantes.

Os exemplos mencionados mostram que as dificuldades bíblicas podem ser resolvidas. Portanto, há bons motivos de se ter uma atitude positiva para com as Escrituras.

Devemos imitar o exemplo dos apóstolos que, quando alguns dos discípulos se ofenderam com o que chamaram de ‘discurso duro’, a ponto de abandonar Cristo, silenciaram toda objeção com o seguinte: ‘Senhor, para quem iremos nós?

Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos certeza de que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.’ . . .

Quando vemos uma verdade aparentemente em conflito com outra verdade, procuremos conciliá-las e mostrá-las assim conciliadas a todos.” — João 6:60-69.

Adotará você tal atitude?

Espera-se que, depois de ter examinado uns poucos exemplos que demonstram a harmonia das Escrituras, concorde com o salmista, que disse a Deus: “A substância da tua palavra é a verdade.” (Salmo 119:160)


Os Cristaos adotam este conceito referente à Bíblia inteira e de bom grado apresentarão os motivos para a sua fé nela.

A animadora mensagem dela pode muito bem enchê-lo de verdadeira esperança e felicidade.

obrigado.

2006-08-01 15:48:13 · answer #1 · answered by David 4 · 2 2

Primeiro: Culto aos mortos
Segundo: Apologia á feitiços.
Terceiro, se você é tão averso contra evangélicos defendendo a bíblia, deveria saber que estas contradições estão presentes na bíblia católica, que tem seis livros à mais que a bíblia evangélica, que não foram aceitos justamente por estas contradições...

2006-08-04 13:06:35 · answer #2 · answered by Procura-se 1 · 2 0

Certas incoerências ou contradições bíblicas também depõem contra a tese de que seja a palavra de Deus, vejamos alguns exemplos.
1 – Considerando que somente podemos falar em dia quando o Sol passou a existir, perguntamos: como então se diz que Deus criou no primeiro, no segundo e no terceiro dia, sendo que o Sol só foi criado no quarto dia?
2 – Considerando que um dos castigos de Eva foi parir em meio a dores, perguntamos: as fêmeas dos animais levaram o castigo de Eva, já que também elas parem com dor?
3 – O que aconteceu com a ordem divina “e ele te governará”, já que nós os homens não estamos nos dias atuais conseguindo governar nossas mulheres?
4 – Considerando que os castigos foram individualizados, cada um recebendo o seu, perguntamos: porque os animais, as plantas e as mulheres morrem, já que esse foi o castigo dos homens?
5 – Considerando que “Os pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem os filhos pela culpa dos pais. Cada um será executado por causa de seu próprio crime” (Dt 24, 16), como explicar que morremos pelo pecado de Adão e Eva?
6 – Considerando o Dt 24, 26, citado acima, como conciliá-lo com: “Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos” (Ex 20, 5)?
7 – Considerando que o que não é proibido é permitido perguntamos: as mulheres podem desejar o homem das outras, já que o mandamento é “não desejar a mulher do próximo”?
8 – É afirmado que Moisés conversava com Deus face a face como um amigo conversa com outro, entretanto, Jesus disse que “ninguém jamais viu a Deus” (Jo 1, 18).
9 – A tomada da cidade de Jericó (Js 6, 1-5) não pode ter ocorrido como relatada, pois àquela época a cidade estava desabitada não existiam as muralhas, poderá então nos explicar essa passagem?
10 – O nome do sogro de Moisés é Ragüel, sacerdote de Madiã (Ex 2, 17-18) ou Jetro (Ex 3, 1; 3,18; 18,1) ou Hobab, filho de Ragüel (Nm 10, 29) ou ainda Hobab, o quenita (Jz 1, 16, 4,11)?
Ler a Bíblia sem preconceitos, sem medo de estar ofendendo Deus com suas dúvidas e questionamentos, pois Ele não se ofende com os nossos erros, muito menos com nossos esforços de crescimento.

2006-08-01 22:38:27 · answer #3 · answered by ALFREDO D 5 · 2 0

Devemos Matar?
Êxodo 20:13 "Não Matarás"
Levítico 24:17 "Quem matar alguém, será morto"
vs.
Êxodo 32:27 "mas teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu SENHOR."
I Samuel 6:19 "... feriu deles setenta homens; então o povo chorou, porquanto o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles"
I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada."
Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés"
Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."
Para uma discussão sobre a defesa de os Mandamentos proibirem somente assassinatos, veja "Murder, He Wrote" ("Assassinato, Ele Escreveu"), capítulo 27 (Losing Faith In Faith: From Preacher To Atheist).

Devemos Mentir?
Êxodo 20:16 "Não dirás falso testemunho contra teu próximo"
Provérbios 12:22 "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR."
vs.
I Reis 22:23 "Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o que é mau contra ti."
II Tessalonicenses 2:11 "É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira."
Also, compare Joshua 2:4-6 with James 2:25.
Devemos Roubar?
Êxodo 20:15 "Não furtarás"
Levítico 19:13 "Não oprimirás o teu próximo nem o roubarás."
vs.
Êxodo 3:22 "e despojareis os egípcios."
Êxodo 12:35-36 "Fizeram, pois os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés... E despojaram os egípcios."
Lucas 19:29-34 "[Jesus] enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrar, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que o soltais? respondereis assim: Porque o Senhor precisa dele. E indo os que foram mandados, acharam segundo lhes dissera Jesus. Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? Responderam: Porque o SENHOR precisa dele."
Sempre aprendi desde criança que pegar algo sem pedir é roubo.


Devemos Ter Escravos?
Levíticos 25:45-46 "Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós,... e vos serão de possessão...perpetuamente os fareis servir."
Gênesis 9:25 "E [Noé] disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos."
Êxodo 21:2,7 "Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá fôrro de graça...Se um vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos."
Joel 3:8 "Venderei vossos filhos e vossas filhas aos filhos de Judá, e estes aos sabeus, a uma nação remota, porque o SENHOR o disse."
Lucas 12:47,48 [Jesus falando] "Aquele servo porém que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade; será punido com muitos açoites. Aquele, porém que não soube a vontade do seu senhor e fez cousas dignas de reprovação, levará poucos açoites."
Colossenses 3:22 "Servos obedecei em tudo a vossos senhores."
vs.
Isaias 58:6 "Desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo."
Mateus 23:8-10 "Vós, porém não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre...porque um só é vosso Guia, o Cristo."
Versos da bíblia a favor da escravidão foram citados por muitas igrejas no Sul (dos EUA) durante a Guerra Civil, e foram usados por alguns teólogos na Igreja Reformada Holandesa para justificar o apartheid na África do Sul. Há muito mais versos pró-escravidão do que os citados aqui.


Só pra citar alguns....

2006-08-01 17:43:26 · answer #4 · answered by jacques douglas s 2 · 1 0

Que tal sua própria contradição.

Faço minha parte.

Que parte?

Promover a injustiça, desprezar os argumentos que viriam a expor sua insensatez.


A Bíblia não precisa de defesa, alíás sua própria argumentação já se torna mais um ponto em favor da bíblia.

2006-08-04 14:21:53 · answer #5 · answered by rohi 7 · 1 1

uma bem básica: Caim, após ser expulso da companhia de seus pais, encontrou a cidade de Nod, onde encontrou sua esposa.

2006-08-02 18:37:51 · answer #6 · answered by betoquintas 6 · 1 1

Se dispensa pq pergunta

2006-08-01 18:28:11 · answer #7 · answered by Tiago M 2 · 1 1

APLAUSOS!!!

fora o assunto de defender igreja.

Graças a ela, mulheres sofreram preconceito até a pouco tempo (se ainda não sofrem).

abaixo INQUISIÇÃO

ATT

2006-08-01 17:50:30 · answer #8 · answered by BiaNCoO 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers