English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me expliquem porque Deus permitiria que um sofresse com doenças e enfermidades ou pobreza, fome, enquanto que o outro nasce em berço de ouro, perfeito, com condições de ter estudo, porque uns morrem na infância e outros tem vida longa e farta ?

2006-08-01 06:54:28 · 12 respostas · perguntado por Amanda 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Um nobre amigo respondeu de forma esmera e sensata sobre a reencarnação.
Atribuindo a Deus uma bondade e justiça infinita só a reencarnação explica estas diferenças.
Deus nos cria iguais sem diferença alguma, nos mostra a palavra e nos dá uma coisa chamada livre arbítrio ( se não seríamos somente robôs nas mãos Dele ) Na nossa consciência nos guardamos estas duas premissas. Pesamos o que é melhor para nós e tomamos decisões que nem sempre é a mais certa mas é a que queremos por causa do nosso livre arbítrio.
Tomando uma decisão incorreta e que cause mal a você ou a otrem você adquiri uma divida não com Deus mas com o outro (irmão) e com você mesmo. Dependendo do grau desta falta você pode ser colocado a prova para ou expiar o que fizeste ou mesmo para servir de lição para que não faça novamente.
Um exemplo:
Olhe para uma criança. Quais são os seus desejos? Vamos pegar um simples: Comer doces.
Para criança diante de um prato de verduras frescas e frutas e outro de guloseimas ela vai achar que o que é melhor para ela são as guloseimas. Sem a devida intervenção dos pais ou responsáveis ela vai passar mal e terá sérias complicações ficando doentes.
As guloseimas são mais saborosas mas fazem mal se abusadas e desregradas. Mas a criança não sabe disto. Quem sabe são as pessoas vividas e que já passaram por estas experiências.
Somos como crianças que muitas vezes achamos que certas coisas seriam boas para nós e que na verdade não são. Deus como nosso Pai nos intervém e a forma que ele usa é como agente faz com a criança coloca uma barreira muitas fezes dolorosa mas que educa.
Fato: Um rapaz depois de suicidar 5 vezes veio sem braços e sem pernas porque nas outras cinco ele usou as mãos e as pernas para suicidar. Assim este aparente mal (Paraplégico) para ele era uma coisa boa pois mostrava pra ele que não se deve tirar a vida de ninguém (nem a própria).

Deus é sempre que o nosso bem tanto que nos criou para sermos felizes. nós com nossa ignorância, orgulho e maldade é que distorcemos as coisas e somos como crianças que não pode ver uma guloseima.

Assim a reencarnação nos dá sempre uma nova chance de reparar e aprender com nossos erros e nos melhorando sempre alcançaremos o reino dos céus prometido na Bíblia Sagrada.

Que Deus nos abençoe agora e sempre.
Assim seja.

2006-08-01 08:01:59 · answer #1 · answered by hagendanzs 1 · 3 3

Isto não tem nada a ver com Deus... Acredito que crianças que nascem com enfermidades, ou foi por um erro genético, a mãe e o pai não se cuidavam, foram usuários de drogas, etc...
E aqueles que nascem sadios é pq a genética era perfeita....isso é um fator biológico, é fácil para as pessoas dizerem que foi pa Deus quis assim ou quis assado...
A riqueza e a pobreza, caminham juntas vc pode nascer pobre e morrer rico e vice e versa....

2006-08-01 20:45:01 · answer #2 · answered by nanda 2 · 0 0

A unica explicação é a reencarnação.
Reencarnar é voltar a viver num novo corpo físico. É uma nova oportunidade de aprendizado, como prova do amor de Deus para seus filhos. Só através da reencarnação se prova a justiça e a bondade de Deus, pois é a única explicação racional para as desigualdades sociais existentes no mundo. Como explicar o fato de crianças que morrem em tenra idade, enquanto outras criaturas vivem quase 100 anos? Como explicar os que nascem com saúde perfeita, enquanto outros nascem com deficiências físicas grosseiras? Somente a reencarnação nos dá a chave desse "mistério". Com as múltiplas experiências na carne, temos a chance de adquirir e aprimorar conhecimentos que ainda nos faltam nos campos do intelecto e da moral. Além de reatar as amizades com nossos inimigos e reparar erros do passado. Quando estivermos evoluídos moral e intelectualmente, não mais necessitaremos reencarnar.

É uma contingência admissível no desenrolar do processo reencarnatório.
É a lei de causa e efeito.
A justiça nunca deixa de vir, cedo ou tarde, segundo as nossas noções de tempo. A reencarnação está na vida social, não tenhamos dúvida. Conseqüentemente, não se exclui em tudo e por tudo a reencarnação como um dos dados de avaliação nos desajustes sociais, ainda que não seja razoável generalizar, o que daria motivo a conclusões muito rígidas.

2006-08-01 15:57:01 · answer #3 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Não existe outra maneira a não ser pela Reencarnação.

É uma absurdo pagarmos pelos erros dos nossos pais...etc. Deus é perfeito, ou seja, justo e bom. Como pode nos castigar?
Não existe destino e sim, somos nós mesmos culpados pelos nossos erros. Cristo disse que é segundo nossas obras. Então quando alguém está do jeito que está, é por causa dele mesmo em outras vidas.

2006-08-01 14:41:06 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Só aceitando a tese da pluralidade das existências você pode chegar a uma explicação razoável dessas aparentes injustiças. Nada atenta mais contra a nossa inteligência o afirmarem que essas discrepâncias acontecem apenas PORQUE DEUS QUER. Esse Deus seria muito parcial, por jogar com as vidas dos seres humanos. Dizer-se também que os pais são castigados nos seus filhos é uma aberração. Quando na Bíblia lemos que nossos erros nos atingirão na nossa 3a. ou 4a. geração, devemos entender que é nessa época que deveremos estar retornando à carne em nova encarnação, ou seja, nós mesmos estaremos pagando por nossos deslizes.

Então, quando vemos uma pessoa miserável ou com doenças graves, entendemos que ela está resgatando seus erros de outras vidas, mesmo que não se recorde. Após o desencarne, a alma lembrará de tudo e verá que não sofreu em vão. E terá, se sofreu resignada, aprendido a lição.

Se tivermos usado mal nossa inteligência, voltaremos com deficiência mental, por exemplo. Se não tivermos usado o dom da riqueza com sabedoria, renasceremos pobres, e por aí vai.

Por isso devemos usar a nossa vida, nosso corpo saudável e as oportunidades, como a riqueza e o poder, para nos melhorarmos enquanto pessoa (desapego, combater o egoísmo, o orgulho e a vaidade) e para ajudarmos de todas as formas possíveis ao nosso próximo (diminuir a probreza, a ignorância, a violência, a fome, o desemprego, e por aí vai). Como vê, Deus nos usa para espalhar o bem em nome dEle, e ao mesmo tempo vamos nos aproximando mais dele.

Que bom que a nossa sorte não está irremediavelmente decidida após uma única vida, pois temos a chance de retornar e recomeçar uma lição mal feita. É assim na escolas terrenas: quem não vai bem em um ano letivo tem apenas que repetir de série. E a quem acha que pensar assim nos torna preguiçosos com a nossa mudança íntima, pergunto: acreditar no diabo tem sido motivo para o homem evoluir? Acreditar que se vive apenas uma vez não é desolador e, como você diz, injusto? Se acreditamos que vivemos outras vezes, tudo se explica de forma racional: ninguém sofre por acaso, nem por parcialidade divina, nem por pecado dos seus pais e avós.

É tudo questão de fé, sim, mas acima de tudo, questão de inteligência.

Espero ter ajudado.

2006-08-01 14:35:57 · answer #5 · answered by Marcia Regina 1 · 0 0

Primeiro q Deus é amor e jamais quereria o mal p alguém. Segundo q a vida é de cada um, então cada colhe o q planta. Terceiro : a justiça de Deus não pune quem não deve e nem recompensa quem não tem não mereça.

2006-08-01 14:27:18 · answer #6 · answered by cacto 1 · 0 0

A bíblia diz que: "o salário do pecado é a morte". Analizando a coisa de modo mais profundo, percebemos que as histórias de vício, deficiência, fracassos profundos, tormentos psicológicos, são de certo modo acompanhados por diversas gerações sanguineas. Ou seja, parace que as pessoas vem herdando esse tipo de infortunio.

Portanto, entendemos que as atividades espirituais dos pais, o tipo de vida que os antepassados levavam, as aliancas concretizadas com entidades espirituais em geral, e até os nomes (pode até parecer esquisitice, mas repare nas histórias de vida dos Severinos, dos Antonios, das Marias das Dores e de outros nomes que acopanham pessoas atormentadas.) acabam influenciando e levando consequencias terriveis aos filhos.

Um exemplo prtico disso é notório qdo acompanhamos a África e a série de dificuldades que ela tem passado. Na verdade, a origem dos homens africnos está em Cam, um dos filhoos de Noé que foi amaldiçoado pelo pai a milhares de anos atrás. Entretanto, pelas palavras da maldição até hoje a África tem sofrido.

2006-08-01 14:19:33 · answer #7 · answered by afonsomalachi 1 · 0 0

A explicação está em uma palavra chamada Reencarnação.Não sei sua religião, mais se vc for crente, nem termine de lêr a minha resposta. Crentes não respeita a opinião de ninguém, e se não for do jeito deles, já viu né? vai pro inferno uauhah. Você imagina um Deus cruel? um Deus injusto? Claro que não, Deus é amor e bondade infinita. E como explicar uma pessoa nascer cega enquanto outra nasce enxergando? nascer deficiente enquanto outra nasce perfeita? nascer com sindrome de dawn?Enquanto alguém passa fome e frio de baixo da ponte outro come do bom e dorme em uma caminha quente? Explico, nos somos responsaveis por nossas ações, nem tdo que fazemos aqui na terra nos pagamos aqui msmo. Um outro dia um colega respondeu a respeito da lei de causa e efeito, ele falou "se vc palantar tomate não vai colher cenoura, se você matar você vai ser preso". Essa afirmação em parte é falsa, Nem tudo que fazemos nos pagamos aqui, tem mta gente que mata ou manda matar que estão soltos, mta gente faz o mau e não paga. Lembra aqui em cima eu falei que Deus não era injusto, poisé, essas pessoas que por ventura vieram ao mundo com alguma dessas deficiencias ( só exemplos), ou com passando necessidades, estão pagando por alguma coisa que fizeram em vidas passadas. Sabe qual a resposta dos crentes quanto a isso? Eles falam que criança quando nasce deficiente a culpa é dos pais, os pais fizeram algo de errado e estão pagando com um filho doente. É mole? muita igonrancia né? Agora uma criança indefesa que nada tem haver com as atitude dos pais, vai ter que pagar pelo resto da vida algo que nem ele sabe o que é. Mais é isso, temos que respeitar todas as religiões, coisa que parte dos evangelicos não fazem. mais fica ai a minha concepção sobre o assunto.
Grande beijo!

2006-08-01 14:19:04 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Sempre me perguntei sobre isso e descobri uma verdade dolorosa.
Não há significado. Simplesmente deus não existe.
E daí, o mais é pura sorte ou azar da pessoa.

2006-08-01 14:17:45 · answer #9 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

Segundo um cara da IURD, que tentei dialogar com ele (diga-se de passagem, foi preciso paciência para escutar), é que algumas crianças nascem amaldiçoadas devidos aos pais.
Pasmem, parece piada, mas ele disse que a maldição podia vir até pelo motivo do pai ter nome indígena.

2006-08-01 14:07:17 · answer #10 · answered by JotaErre 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers