English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Existe um outro nome para essa doença?

2006-08-01 04:05:44 · 7 respostas · perguntado por São Ninguém 6 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

7 respostas

CONHEÇO. TIVE UMA NAMORADA DE QUEM GOSTAVA MUITO E QUE TINHA ESSE COMPORTAMENTO.
Nossa relação era sofrida, e eu, que gostava muito dela, fui pesquisar sobre o assunto. Assisti a palestras na USP - Faculdade de Medicina, e encontrei uma entidade, cuja finalidade é alertar a população sobre o problema e auxiliar a pessoa e familiares da melhor forma.


O DISTÚRBIO BI- POLAR ou "MANÍACO DEPRESSIVO é uma doença sem causa aparente. (eu disse aparente - causas existem) Eu diria que é mais comportamental que virótica, ou de causas biológicas e bacterianas, e vários fatores podem desencadear isso. Ele pode em alguns casos ser tratado com medicamento, em outros, só com terapia e eu outros, por incrível que pareça, a pessoa se livra dela sózinha. O assunto é extenso, dá muitos livros e tem muita teoria sobre o assunto. Não cabe no Yahoo Responde. Como faz parte daqueles processos intrincados da mente, existem muitas teorias contraditórias sobre o assunto. (li e ouvi muita coisa antagônica)

Há dois tipos (dentre variáveis) básicos de depressivos: o suicida e o não suicida. Em comum eles têm a "fantasia" ou imaginam que a morte é a única solução para seus problemas. O suicida, pode chegar a cometer esse ato insano. Minha namorada não era suicida, embora eu tenha ficado encanado por algum tempo. Ela tinha a sensação de que a solução para seus problemas, (alguns sérios, outros nem tanto) seria Deus levá-la o mais rápido possível. A Morte era a solução, mas ela não se mataria.
Ela rezava, com fervor (tinha sido uma ex freira) pedia a Deus para levá-la desta vida a cada problema cabeludo. Depois de muitas palestras com especialistas, entendi que isso nunca iria acontecer. (no caso dela, uma não suicida)

Acho que ela tinha um histórico familiar depressivo, também. Pelo que entendi, isso contribui também. Mas não pega todos os familiares.

Nossa convivência era muito boa, mas nos momentos de surto, complicada.
Qualquer coisa, dê repente, pode desencadear esse processo de abandono e de pensar na morte como solução. Lembro-me de não ter passado na sua casa num sábado em que ela estava com a perna quebrada e engessada, e eu, com muito trabalho (meus projetos - sou arquiteto - atrazados) por fazer. Minha ausência desencadeou uma série de processos depressivos e fantasias de abandono em sua mente. Foi um estopim que fez explodir um monte de sentimentos "doidos " e confusos em sua cabeça.

Ela me mandou um e-mail dos mais horríveis do qual me lembro. Disse estar confusa com relação à sua situação, sua vida, sentindo-se abandonada pelo Mundo, QUERENDO MORRER, uma mistureba de sentimentos num estado e escrita que eram "DEPRESÃO PURA" só porque não fui na sua casa. Que estado LASTIMÁVEL . Não estava realmente sózinha. Seu irmão casado pernoitou lá, e a filha de minha namorada com 6 anos (à época) também. Ela me dizia que sabia que o problema não era eu, era ela, mas mesmo assim, acho eu, não "enxergava ninguém na sua frente", só a morte.

Depois, nossa situação acabou não dando certo. Uma hora a gente estava bem, em outra ela queria mandar tudo para os ares. Numa dessas em que ela me mandou passear, eu fui e não voltei. Depois a gente ou ela tentamos contato, mas eu preferi não arriscar a volta. Se houvesse, teria altas chances de ser eternamente isso.
O engraçado, é que no seu ambiente de trabalho (ela é socióloga), nas vários amizades, seus subalternos, ninguém a definiria como depressiva.
Ela dá muita risada, é bem falante e extrovertida, toca violão, dá palestras, canta em karaokê, etc. Uma profissional de sucesso. Ninguém acredita que ela é depressiva. Ela mesmo me colocava isso com suas palavras. Mas, nós dois sabíamos o que havia de errado. E muito errado. Bota errado nisso aí.

Hoje, estou com uma pessoa normal, de quem gosto muito. A gente se dá bem. Depressão, não passa nem perto.
Mas é uma pena. Gente assim e as pessoas próximas sofrem uma barbaridade. O pior é que a pessoa não têm culpa nenhuma disso. Geralmente nem sabe o que a levou a tal comportamento.

ESPEREMOS QUE UM DIA, TODOS ESSES TRANSTORNOS TENHAM CURA!

2006-08-01 10:14:29 · answer #1 · answered by ClaiX 6 · 0 0

Conheço pessoas com transtorno bipolar que vivem normalmente, mas fazem acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.

Antigamente, esse distúrbio era chamado de doença maníaco-depressiva. Existe um livro muito bom a respeito, chamado "Uma Mente Inquieta", de autoria de Kay Redfield Jamison.

2006-08-01 11:56:52 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 0 0

Sim. Kay Redfield, autora do livro autobiográfico Uma Mente Inquieta, relata como conseguiu controlar a doença. No livro ela chama de transtorno bipolar do humor. O livro é ótimo, vc entende bem o que o paciente sente.
"às vezes pareço alegre e afável; converso também com os outros de modo bastante razoável; e a impressaõ é, só Deus sabe como, me sinto bem. No entanto, a alma permanece no seu sono mortal, e o coração sangra por mil feridas abertas".

2006-08-01 11:42:28 · answer #3 · answered by vagnervieitas 4 · 0 0

Conheço, a nível profissional, porque sou psicóloga e trabalho com delinquentes.
O distúrbio bipolar é uma patologia psiquiátrica, em que o indivíduo tem alterações de humor e comportamento que oscilam entre a depressão e a euforia. Anteriormente era designada por psicose maníaco-depressiva. Essa patologia necessita geralmente de tratamento psiquiátrico e toma de medicação para a pessoa andar controlada e equilibrada, podendo assim levar uma vida normal, sem problemas de maior.

2006-08-01 11:16:55 · answer #4 · answered by Eva 2 · 0 0

Conheço. Não sei de outro nome, mas na classificação mencionada na Psicologia, é um "distúrbio comportamental" . A criatura oscila entre o amor e o ódio em 5 segundos apenas! As pessoas ao redor acham q esse comportamento faz parte da personalidade, mas é um distúrbio.

2006-08-01 11:14:31 · answer #5 · answered by WillyBigDog 5 · 0 0

Tem um imã la em casa que tem isso dai!!!

2006-08-01 11:12:04 · answer #6 · answered by Oswaldo Aivarone 2 · 0 0

conheço...

2006-08-01 11:11:42 · answer #7 · answered by marcelo r 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers