A depressão é uma doença psíquica que, além de afetar o emocional de um indivíduo tornando-o incapaz de sentir prazer, afeta seu funcionamento fisiológico. É uma das doenças que causam maior índice de incapacitação psico-fisico-social à população geral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) perderá apenas para as doenças cardiovasculares quanto a esse índice (DEL PORTO, 1999).
O desenvolvimento de estudos científicos sobre depressão vem sendo importante para a promoção da saúde. Nos últimos 15 anos esses estudos vêm promovendo avanços sistemáticos relacionados ao conhecimento dos substratos biológicos e do tratamento da depressão (BECK,1997).
A medicação farmacológica antidepressiva apresenta influencias positivas no tratamento da depressão, porém muitos pacientes não aderem ou não persistem a esse tipo de tratamento devido aos seus efeitos colaterais e ao seu alto custo. A falta de acesso e persistência ao tratamento farmacológico aumenta a procura por tratamentos antidepressivos alternativos, como eletroconvulsoterapia, psicoterapia e a atividade física (KATZ, 2003; SILVEIRA, 2001).
Pesquisas direcionadas à qualidade de vida têm evidenciado cada vez mais a importância da atividade física e do exercício físico à saúde mental. Levantamentos realizados nos EUA e na Inglaterra demonstram que a prática de exercício físico regular apresenta valor terapêutico na redução de sentimentos de ansiedade e depressão (WEINBERG, 2001).
A atividade física é um importante aliado do tratamento antidepressivo devido ao seu baixo custo e sua característica preventiva de patologias que podem levar um indivíduo a situações de estresse e depressão. Os estudos que relacionam a atividade física à depressão têm verificado que indivíduos que praticam atividade física de forma regular reduzem significantemente os sintomas depressivos (SHARKEY, 1998).
Este estudo procurou verificar a percepção de Psiquiatras e Professores de Educação Física atuantes em clínicas psiquiátricas da Grande Florianópolis sobre a influência da atividade física no tratamento da depressão. Identificou-se também formação e a experiência destes profissionais, bem como as principais características dos programas de atividade física realizados nestas clínicas.
PS: o estudo completo está no link abaixo
2006-08-01 04:56:58
·
answer #1
·
answered by vagnervieitas 4
·
1⤊
0⤋
Porque quando praticamos uma atividade física, principalmente as consideradas aeróbicas, aumentamos o nível de oxigenação em nosso organismo, o que entre diversos efeitos benéficos estimula a produção das tão conhecidas endorfinas, que são substâncias lançadas em nosso sangue que se associam com diversos receptores nas células e são responsáveis pela sensação de bem estar.
Há também o fato de que a pessoa com depressão pode tirar proveito da convivência com outras pessoas durante a prática do exercício, aumentando a rede de amigos, gerando novos focos de atenção que irão desviar a atenção de sua depressão, reduzindo os efeitos da depressão.
2006-08-01 04:22:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Além do que o Marcelo falou, a atividade física é ESSENCIAL no caso do indivíduo que toma medicamentos antidepressivos, pois a atividade física ajuda a eliminar esse "veneno" do corpo através da transpiração. O antidepressivo, apesar de tratar doenças psicológicas, é uma "bomba" para o corpo e o seu uso prolongado (em conjunto com o sedentarismo) pode causar sérios problemas à saúde, além da dependência.
2006-08-01 03:37:39
·
answer #3
·
answered by emma 3
·
0⤊
0⤋
Uma caminhada durante 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão efetiva no alívio dos sintomas da depressão quanto o tratamento padrão à base de medicamentos anti-depressivos, conforme publicado na edição de hoje do The Archives of Internal Medicine.Diminui as sensações ruins, irritabilidade,ansiedade e estimula a produção da substancia responsável pela sensação de prazer e bem estar!A pessoa se torna mais disposta e menos preguiçosa e sedentária!
2006-08-01 03:19:41
·
answer #4
·
answered by luciana p 2
·
0⤊
0⤋
basicamente porque a prática de atividades físicas aumenta o nível de endorfina produzida pelo cérebro. essa substância como se sabe é responsável pela sensação de "bem estar".
2006-08-01 03:19:33
·
answer #5
·
answered by marcelo r 3
·
0⤊
0⤋